Seguidores

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Escritor e pesquisador João de Souza Lima, patrocina visita residência da ex-cangaceira Aristéia.

Por: Guilherme Machado


Escritor e pesquisador João de Souza Lima, patrocina visita residência da ex-cangaceira Aristéia, em companhia dos amigos: Guilherme Machado e Manoel Messias (Galeguinho do Subaé) em Jardim Cordeiro povoado de Delmiro Gouveia Al.
Aristéia Soares de Lima nasceu no dia 23 de Junho de 1916, dia de São João na Fazenda Lajeiro Dos Bois, no povoado Capiá da Igreginha, no município de Canapi, Alagoas. Fiz uma linda visita a Dona Aristéia em sua residência no povoado de Jardim Cordeiro, no município de Delmiro, Alagoas, visita patrocinada pelo amigo irmão, João de Souza Lima.
A visita aconteceu no dia 19 de Março de 2007.  O bate papo com dona Aristéia foi muito propícia para mim. Através da ex-cangaceira descobri a origem do avô da minha esposa, o cangaceiro João Vital "Tempestade".  Dona Aristéia me falou de sua prisão em Santana do Ipanema-Al. em 1939, e também da morte da sua irmã mais velha, Eleonora, que foi decapitada juntamente com mais dois cangaceiros, Ameaça e Serra Branca, marido de Eleonora, assassinados pelo tenente alagoano João Bezerra.
Perguntei a cangaceira se ela tinha conhecido Lampião.  Ela me respondeu que não.  Só vi o Capitão quando já estava morto. Quando e como perguntei, e ela lucidamente me respondeu: “Foi quando eu estava presa um macaco soldado de volante que não me lembro o nome, chegou com uma lata de querosene com as duas cabeças de Lampião e Maria Bonita”.
  
Segundo Dona Aristéia o troglodita do soldado entrou cadeia adentro berrando: “Olhe aqui rapariga se você não estivesse aí presa, este também seria o seu fim”. Confesso que fiquei horrorizado com o dilema desta simpática senhora de 99 anos de idade.
Fotos acima aparecem Dona Aristéia, João de Souza Lima, Guilherme Machado e Galeguinho do Subaé.
Fonte: Portal do Cangaço de Serrinha-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário