Seguidores

domingo, 15 de janeiro de 2012

Romançe e a Historia da Cangaceira Anésia Cauaçu:

Por: Guilherme Machado
[semp+020.jpg]

Anésia viveu no sudoeste baiano, exatamente na cidade de Jequié e região das Terras do Sol... Mais uma bela história de outra guerreira baiana, nas páginas do cangaço.


Acima ver-se um antigo retrato da cangaceira Anésia Cauaçu.


Este é o  romance do Escritor Baiano Domingos Ailton. 


Este é um cartaz do filme Anésia Cauaçu, Sem Datas...

Inicialmente, Anésia era uma dona de casa dedicada ao marido e a filha. Mas abandonou essa vida para ingressar no cangaço, juntando-se aos seus tios e seus irmãos que formavam o temido e afamado bando dos Cauaçus.

Carismática e extremamente bonita, Anésia era o membro mais célebre desse bando, pois, além de ter conhecimento de táticas de guerrilha e ter uma mira infalível, ela também jogava capoeira. Um de seus grandes feitos foi de arrancar com um tiro certeiro, o dedo de um delegado que indicava aos policiais onde deveriam se posicionar, durante um tiroteio no centro de Jequié, a uma distância considerável.

Em 1916, Anésia abandonou o cangaço e foi viver com sua família sob proteção de um fazendeiro que devia favores aos cauaçus, mas, traída pelo mesmo, foi entregue a polícia e nunca mais se teve notícias dela.

O escritor Ivan Estevam Ferreira, no seu livro "A Pedra do Curral Novo", sugere que Anésia pode ter falecido em Jequié e a identifica com uma anciã que morreu no ano de 1987 com 93 anos, que vivia sob os cuidados de pessoas caridosas... Conheci a saga da cangaceira Anésia Cauaçu através de um presente, do Livro o Romance de Anésia Cauaçu,  a mim doado pelo poeta repentista, José Junqueira de Oliveira (Beija Flor da Bahia). 

Agradecidamente Guilherme Machado. 



Extraído do blog: Portal do Cangaço de Serrinha - BA

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Um comentário:

  1. Anônimo13:05:00

    Caro Amigo Mendes.
    favor corrigir a palavra jequié, na postagem acima. ja o fiz o mesmo no portal.

    grato Guilherme.

    ResponderExcluir