Seguidores

domingo, 20 de julho de 2014

Velório da ex-cangaceira Dadá

Esta foto publicada no jornal "A Tarde", foi batida, originalmente, por Carlos Casaes, segundo o professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio - Foto Sergio RobertoLampião, Cangaço e Nordeste

Sérgia Ribeiro da Silva1 mais conhecida como Dadá (Belém do São Francisco25 de abril de 1915 — Salvadorfevereiro de 1994), foi uma cangaceira - única mulher a pegar em armas no bando de Lampião.

Nasceu em Belém do São Francisco, onde viveu seus primeiros anos de vida e teve algum contato com índios. A família muda-se para a Bahia onde, aos treze anos, é raptada por Corisco (Cristino Gomes da Silva Cleto) - o "Diabo Loiro", de quem seria prima.

Cabocla bonita, esbelta, conheceu o homem da sua vida de forma violenta, em meio a caatinga árida por onde vivia errante o bando de cangaceiros. Consta que seu defloramento provocara-lhe tanta hemorragia que por pouco não faleceu.

A relação, que começara instintiva, transforma-se com o tempo. A vida nômade, seguindo o companheiro, que era o segundo homem, na hierarquia do bando, a chegada dos filhos, fez com que mais que uma amante Dadá se tornou a companheira de Corisco, com quem, ainda no meio das lutas veio a se casar.

Tiveram sete filhos, que eram ocultamente deixados em casas de parentes para serem criados. Destes, apenas três sobreviveram.

O bando de Lampíão dividia-se, como forma de defesa, em partes menores, a mais importante delas era justamente a chefiada por Corisco. A esposa tinha uma pistola, que ele dera, para sua defesa pessoal, e também lhe ensinou a ler, escrever e contar.

Num dos ataques feitos pelas volantes (em outubro de 1939, na fazenda Lagoa da Serra em Sergipe), o Diabo Louro é ferido em ambas as mãos, perdendo a capacidade para atirar. Dadá, então, torna-se a primeira e única mulher a tomar parte ativa - e não meramente defensiva - nas lutas do cangaço.

Se o marido era temido como um dos mais violentos bandoleiros, consta que muitas pessoas tiveram sua vida poupada graças à intervenção de sua companheira. Dada também era chamado "Suçuarana do Cangaço".

Dadá faleceu na capital baiana em 1994.

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgia_Ribeiro_da_Silva

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Prezado Mendes. Só uma informação, a modo de correção. Esta foto, publicada no jornal "A Tarde", foi batida, originalmente, por Carlos Casaes. Em minhas pesquisas, localizei a matéria sobre o sepultamento de Dadá. Disponibilizei-a. Porém, como as pessoas não costumam dizer de onde elas vieram, Vc, amigo, a recebeu e não teve como citar a referência corretamente. Agora, pode fazê-lo. Abraços.

    ResponderExcluir