Seguidores

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Bandido? Herói?

Por José Mendes Pereira

O temido cangaceiro não foi tão fácil para exterminá-lo da caatinga brasileira. Centenas e mais centenas de policiais estavam à procura do famoso cangaceiro, mas só após 20 anos de perseguição, foi que finalmente conseguiram exterminar de uma vez por toda Lampião e seus comparsas, que para dificultar o trabalho da polícia, ele resolveu dividir o seu grande bando de marginais em pequenos grupos.

Os tempos passaram, mas o perverso e sanguinário Lampião continua sendo o mesmo de antes, apenas com uma diferença, não mais faz o que fazia antes, mas é estudado por todos os lugares do Brasil e do mundo. Uns o classificam como herói, outro, como bandido e assim seu nome está indo de geração a geração.


Dona Expedita Ferreira, a única filha de Lampião e Maria Bonita disse o seguinte: 

"- Ninguém pode dizer se meu pai era bandido ou herói. Ele era um pouco de cada". 

Fonte: Revista Super Interessante - Ano 11 - Número 8 - Junho 1997


Já dona Maria Ferreira Queiroz, já falecida, irmã do cangaceiro Lampião, disse: 

"- Ele não roubava, não, ele pedia. Agora, se não dessem, ele ia buscar"

Fonte: Revista Super Interessante - Ano 11 - Número 8 - Junho 1997

Virgolino Ferreira da Silva o rei Lampião era profundo conhecedor da caatinga do nordeste brasileiro, e já a conhecia desde quando era rapazote responsável, honesto e trabalhador.

O cangaço resistiu tantos anos devido o apoio que tinha Lampião e seus comparsas, os quais eram: agricultores locais, políticos corruptos, camponeses e alguns padres que por serem religiosos, temiam os bandidos. 

A própria patente “capitão” de Lampião, segundo os pesquisadores, lhe foi concedida pelo o mais e poderoso religioso do nordeste, o Padre Cícero Romão Batista. Se a patente de capitão dada a Lampião foi por espontânea vontade do Padre Cícero, quase ninguém sabe, e é mais provável que ele tenha sido pressionado por alguém para patentear o terrível bandoleiro.


Como grande religioso que era, na minha humilde opinião Padre Cícero Romão Batista deve ter sofrido uma grande pressão por alguns políticos oportunistas, ou o padre Cícero recebia os cangaceiros em Juazeiro do Norte, ou seria banido da igreja que lá era o pároco.

Informação ao leitor: O que eu escrevi não tem nenhum valor para a literatura lampiônica. Isto é apenas minha humilde opinião. Não registre em seus documentos como real.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário