Seguidores

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Envolvimento da família Ceará de Cruz das Graças com o bando de Zé Sereno.


Um outro fato tão importante quanto os anteriores que me foi passado, ainda na infância, por parentes foi o envolvimento da família Ceará de Cruz das Graças com o bando de Zé Sereno. 


Minha família vem de uma linhagem que cruza com as dos Cearás através do patriarca de minha família materna: Chico Ceará (Francisco Felipe dos Santos) que chegou do Ceará por volta de 1877 em terras sergipanas, fugindo da seca que assolava sua região. Veio com cinco filhos. Andrelino Felipe dos Santos e Antônio Felipe dos Santos, chegaram estes casados e Antônio era pai de Marcionília dos Santos, esposa de Pilin; José Felipe dos Santos (homônimo); e de José dos Santos, esposo de Dodó (Alexandrina Flora dos Santos), pais de Didi (Olindina) do Bonsucesso, minha bisavó. 

Também vieram duas filhas solteiras de Chico Ceará e mais dois sobrinhos. O último a ser citado, José Felipe dos Santos (Zezé Ceará), casou-se com Maria das Graças, da família Barreto, vinda do povoado Lagoa da Mata, tiveram doze filhos, dentre estes, Baltazar Francisco dos Santos e Manoel Perciliano dos Santos (este que vai a se tornar o primeiro prefeito de Cruz das Graças, eleito em 17 de janeiro de 1965), ambos que vão formar a famosa “Volante de Baltazar” que eclodem no famoso “Fogo do Salobro”, nas proximidades de Nossa Senhora das Dores. 

De preto, sentada, minha Trisavó, Alexandrina Flora dos Santos (Dodó).

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário