Seguidores

terça-feira, 19 de agosto de 2014

CRUELDADES VARREM O SERTÃO


Não dá para enumerar as atrocidades cometidas por Lampião. Sob o escudo da vingança, ele tornou-se um espert", em "sangrar" pessoas, enfiando-lhes longos punhais corpo adentro entre a clavícula e o pescoço. E consentiu que marcassem rostos de mulheres com ferro quente. Arrancou olhos, cortou orelhas e línguas. Castrou um homem dizendo que ele precisava engordar.

Manoel Severo, Aderbal Nogueira, Paulo Gastão e Antonio Vilela

Não há nada que justifique práticas assim. Mas muitos pesquisadores tentam explicá-las. "Lampião é um produto do seu meio", arrisca Paulo Medeiros Gastão - Sócio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, com sede em Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. "Ele foi levado por fatores ligados à vida no sertão, com ignorância, secas, ausência de governo e de Justiça", diz Paulo Gastão, mas argumentos assim, alegados por muitos estudiosos, não são suficientes para entender Lampião. É o que garante o historiador americano Billy Jaines Chandler, especialistado assunto.

Sua história, com todas as suas excentricidades, é toda dele". O ambiente em que o bandido cresceu, porém tem seu peso.

De acordo com Vera Lúcia F. C Rocha, da Universidade Estadual do Ceará, “o código de honra do sertão não culpabiliza os homens que matam por vingança, mas enaltece sua coragem”. Vera, que escreveu o livro “Cangaço: Um Certo Modo de Ver”, lembra que aquela sociedade repete para os meninos: “Seja homem”. Será que era essa expectativa que Virgolino Ferreira tentava atender?

Extraído da Revista:
"Super Interessante", 
Publicada em Junho de 1997
Ano: 11 
Nº 6

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário