Seguidores

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

MANOEL PAU-FERRO O CANGACEIRO "CAPADOR"


Conhecido na vida do cangaço pelo vulgo de "Atividade" Manoel Pau-Ferro, nasceu na cidade  de Pão de Açúcar, município situado às margens do rio São Francisco, no Sertão Alagoano. Outros integrantes da família já militavam nas fileiras do cangaço, quando ele entrou naquela vida a exemplo do irmão, o cangaceiro "Velocidade". Manoel Pau-ferro (Atividade),inicialmente, percorreu os sertões nordestino no bando do "diabo Louro" (Corisco), posteriormente, com a criação de subgrupos passou a integrar o bando do cangaceiro José Lino de Souza "Pancada", que passou a ser líder.

O distinto, tinha uma grande habilidade na castração de pessoas, que o fazia, com a maior eficiência e naturalidade, perdeu as contas das vítimas do seu ofício. O cangaceiro "Atividade foi assassinado no dia 5 de julho de 1938" pelo, também cangaceiro "Barreira", que influenciado pela promessa de anistia, abandonou o cangaço e aliou-se as forças das volantes, e, como prova de submissão, e para conseguir redução de pena entrega as autoridades a cabeça do seu companheiro, fato ocorrido na região de Caboclo, município de Pão de Açúcar.

O gesto do cangaceiro " Barreira", foi como se, uma vez perdido seu estatuto e até mesmo sua identidade de cangaceiro, se arrogasse o direito de praticar as mesmas atrocidades dos seus algozes. Talvez, uma condição exigida pelas Forças Volantes para intimidar e desarticular seus ex-inimigos que acabara de depor as armas.

Como se não bastasse, "Barreira" teve que posar para fotografia vestido de cangaceiro ao lado da cabeça de sua vítima amarrada pelos cabelos a uma cerca. Aqui pra nós, o cangaceiro "Barreira" escapou fedendo da ação impiedosa do ofício   de Manoel Pau-ferro.

Adendo – http://blogdomendesemendes.blogspot.com

“É melhor escapar fedendo do que morto cheirando!”

http://blogsolvermelho.blogspot.com.br/2012/09/manoel-pau-ferro-o-cangaceiro-capador.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário