Seguidores

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O ATAQUE A LAMPIÃO E SEU BANDO NA GROTA DE ANGICO EM 28 DE JULHO DE 1938

O tenente João Bezerra da Silva idealizador do extermínio de Lampião 
está sentado à esquerda da foto - hu.pinterest.com

Quando os volantes chegaram à vizinhança, se dividiram em quatro grupos e começaram a cercar o acampamento, Os relatos registrados daquela madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota de Angico no Estado de Sergipe atestam que os policiais estavam com sorte demasiada. Os cães não ladraram, não havia sentinelas para vigiar durante a noite e todos os cangaceiros dormiam. Já amanhecendo, os soldados viram que estavam a poucos metros do bando de onde se ouvia conversas. 

Um dos cangaceiros teria notado e alarmado (segundo a história, teria sido o cangaceiro Amoroso), o que de imediato recebeu reação por parte dos soldados que disparam. Os cangaceiros surpresos com o ataque tornaram-se miras fáceis, sendo que Lampião logo atingido por um tiro mortal.

O ataque durou pouco mais de vinte minutos. Ao final, onze cangaceiros foram mortos, incluindo Maria Bonita e Lampião.

Fonte: Jornal De Fato
Edição: 315
Ano: 2008
Data: 27 de Julho de 2008
Digitado e ilustrado por José Mendes Pereira

Este jornal foi a mim presenteado pelo pesquisador do cangaço e sócio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço Francisco das Nascimento (Chagas Nascimento).

Nota: Desculpem-me alguma falha na digitação, sou um pouco cego. Se faltar alguma letrinha na palavra, mas você entenderá o significado.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário