Seguidores

terça-feira, 31 de outubro de 2017

CURIOSAS REVELAÇÕES - FALANDO AOS JORNAIS🌵 EXPULSA DO BANDO DE LAMPIÃO, FOI PRESA A CANGACEIRA JOANA GOMES

Por Pedro Ralph Silva Melo

Maceió, Terça Feira, 13 de abril de 1937 (Agência Nacional) Joana Gomes é baiana, encontra-se presa em Mata Grande (AL), conta com 21 anos de idade, entrou para o cangaço em 1930, em Santo Antônio da Glória, indo logo ser companheira de "Cirilo de Engrácia", viveu com Cirilo 4 anos e 1 mês, até a morte desse, depois foi requisitada por "Jacaré" componente da quadrilha de "Corisco".

A cabeça de Cirilo já havia sido decepada, mas foi recolocada para a foto.
Os  que participaram da morte de Cirilo de Engrácias foram: A partir da esquerda: José Ignácio, João Henriques, Agripino Feitosa, e Cícero Ribeiro. data em 5 de Agosto de 1935 em Mata grande Alagoas.

Joana tinha 4 filhos do seu primeiro amasio, sendo órfã de pai e mãe, "pesada" para o cangaço, a expulsaram.

FALA A CANGACEIRA AO JORNAL NA PRISÃO

A cangaceira Joana

COMPANHEIRO

—"O que mais me causa pena é saber que Jacaré morreu quando ia se entregar a polícia, "abusado" da vida que a gente levava, pelas matas, feito bicho. Raramente, a gente dormia 2 horas, e nunca passou 3 dias num lugar".

VIDA DANADA

"—Nunca matei. Vi muitas vezes matar, mas não gostava daquilo. Me dava até dor de cabeça. Por isso nunca mais voltarei ao cangaço, nem que saia da cadeia. Vida para quem é doido e está desenganado do mundo".

DINHEIRO

"—No bolso da gente nunca faltou. Era de esbanjar. Quando porém escasseava, os homens atacavam nas estradas, nas fazendas e pronto, quando o dinheiro chegava era dividido imediatamente".

LAMPIÃO

"—Está magro, mas bem disposto. Ouvir da boca do cunhado de Corisco uma coisa interessante... "Lampião quer ser governador de um Estado, constituído de pedaços de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia..."

(A NOITE, -14 de abril de 1937- Ed. 9041)

Foto: Benjamim Abraão, 1936. Cangaceira Joana Gomes, vulgo Moça"
Acesse, participe, divulgue e compartilhe
Pedro Ralph Silva Melo (Administrador)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1949182982071825&set=gm.1774534839513335&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário