Seguidores

terça-feira, 31 de outubro de 2017

OS COMBATENTES DE LAMPIÃO

Por Pedro R. Melo

1º Tenente aviador Manoel de Sampaio Macedo ou José Sampaio de Macedo (Foto) recentemente ferido em combate.


Conhecido pela FAB (Força Aérea Brasileira) como "Zé do Crato" Macedo se apresentou como voluntário para combater o bando de "Lampião" no "Raso da Catarina", localizado no sertão da Bahia. No comando de 54 homens, levando como carga um fuzil, 200 cartuchos, rapadura e farinha, o então Tenente Macedo, seguiu as pegadas do cangaceiro (Lampião) ,porém voltou para casa, dias depois, com um tiro no tornozelo.

Perguntado o motivo pelo qual se apresentou para combater Lampião, respondia: "Foi besteira, coisa de juventude. Não vi Lampião nem de longe. Ouvi os gritos dele, por um rochedo, dizendo: "Teus dias estão contados, tenente Macedo,"...

Macedo faleceu em 14 de fevereiro de 1992, aos 84 anos
(OLIVEIRA E IVONILDO, -História da Aviação no Ceará-)

ADENDO - COMENTÁRIO DO ESCRITOR E PESQUISADOR DO CANGAÇO LUIZ SERRA

A admirável romancista Ana Maria Miranda com o escritor Luiz Serra (ANE, 19/10). .. .. Foto: Rosângela Trindade, da ANE. — com Ana Miranda. - http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2017/10/palestra-da-escritora-ana-miranda-sobre.html

Luiz Serra Amigo José Mendes, ótimo Post... o tenente Macedo era irmão do médico Octacílio do Crato, que entrevistou Lampião. 

http://cangacologia.blogspot.com.br/2017/09/entrevista-de-lampiao-completantrevista.html

Há uma versão que diz ter a volante sido emboscada por Lampião, e o chefe cangaceiro o perdoou por ter quando jovem a família Ferreira ter sido acolhida por Dona Maria do Crato, mãe do tenente. Lampião liberou o ten Macedo mas disse que iria deixar uma "lembrança" pela ousadia. E deu um tiro no pé do oficial voluntário. Mais uma: o tenente Macedo chegou a brigadeiro e foi um dos fundadores do Ministério da Aeronáutica. Abrs.

Foto: Revista "O Cruzeiro" (Rio de Janeiro)
Acesse, participe, divulgue e compartilhe
Pedro Ralph Silva Melo (Administrador)


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1951623125161144&set=gm.1776342979332521&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário