Seguidores

terça-feira, 31 de outubro de 2017

JURITI O CANGACEIRO...

Por Kydelmir Dantas

Jose Mendes Pereira Mendes ... Só para efeito de informação. Numa das viagens à Fazenda São Miguel - Serra Talhada-PE (março de 2011), ouvimos do saudoso amigo LUIZ DE CAZUZA, pai do José Alves e sobrinho do Zé Saturnino: "Numa das vezes que ao bando de Lampião passou naquela fazenda lhe chamou a atenção a presença de um jovem cangaceiro, que devia ter a sua idade - entre 15 e 18 anos - e chamou-o pra conversarem. Porque estava naquela vida? Daí a surpresa em seu depoimento... Disse-o o jovem marginal: 


- Eu andava duas a 3 léguas por dia para aprender a ler e escrever. Um dia me encontrei com uns homens que vinham na mesma estrada e fui perguntado quem era e pra onde ia... Se tinha visto outros homens armados por aquelas bandas e tal. Respondi que não. Daí ouvi a ordem do chefe do grupo, um sargento da polícia... Dê umas 'macacadas' nele pra abrir a cabeça e ele aprender mais... Com uma chibata de bater em cavalo fui açoitado por 3 vezes, sem motivo nenhum... 


Daí, seu Luiz, morreu o estudante e nasceu o cangaceiro JURITI!" Não sei se o Aderbal Nogueiral ouviu isto, mas ele estava lá conosco. OBS: A primeira imagem é do Benjamin Abrahão e a segunda foi pinçada de um grupo do 'feice'.



Nota: Este é apenas um comentário sobre o cangaceiro Juriti escrito pelo poeta, escritor e pesquisador do cangaço Kydelmir Dantas lá da cidade de Nova Floresta no Estado da Paraíba, mas radicado em Mossoró desde a década de 80.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário