Seguidores

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

FIQUE POR DENTRO - BOLSONARO “DESCONVIDA” CUBA E VENEZUELA PARA SUA POSSE

Por Rafaela Benez
Foto Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), ordenou que os convites para a posse presidencial no dia 1º de janeiro, enviados aos chefes de Estado da Venezuela, Nicolas Maduro, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel, fossem desfeitos. Em novo comunicado emitido pelo Itamaraty, ambos os países foram informados que seus chefes de Estado não estavam mais convidados para a cerimônia em Brasília. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

No domingo (16/12), Bolsonaro afirmou no Twitter que não iria convidar líderes de “regimes que violam as liberdades de seus povos” para a posse dele. Em seguida, a assessoria de Maduro afirmou que havia recebido o convite. Os comunicado são enviados com pelo menos um mês de antecedência para que haja tempo hábil para a adoção de todas as providências diplomáticas e de segurança dos chefes de Estado.

Ainda segundo a reportagem, o líder venezuelano iniciará novo mandato em 10 de janeiro ficando no poder até 2025, a legitimidade da reeleição de Maduro foi contestada dentro e fora do país. O ditador está no poder desde 2013 e assumiu após a morte de Hugo Chávez, de quem era vice.

Em 10 de janeiro, Maduro iniciará um novo mandato, previsto para até 2025. Ele foi reeleito em maio deste ano, numa eleição cuja legitimidade foi contestada dentro e fora do país. O ditador está no poder desde 2013 e assumiu após a morte de Hugo Chávez, de quem era vice.

Essa é a primeira vez desde a redemocratização que países são deixados de fora da posse presidencial. Maduro, por exemplo, esteve na posse de Dilma Rousseff em 2015, assim como os então presidentes José Mujica (Uruguai), Michelle Bachelet (Chile), Evo Morales (Bolívia) e Horacio Cartes (Paraguai), além dos vice-presidentes Joe Biden (EUA) e Li Yuanchao (China).

Clique no link abaixo para você ler mais sobre o assunto:

https://www.metropoles.com/brasil/politica-br/bolsonaro-desconvida-cuba-e-venezuela-para-sua-posse?utm_source=push&utm_medium=push&utm_campaign=push

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário