Seguidores

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

( PEDRA DE LAMPIÃO.)


Por Luis Bento de Sousa

Fotos: Cachoeira do sossego = Rio Riacho dos Porcos Jati- Ce.

A pedra de Lampião localiza -se no sítio Sossego no Município De Jati - Ceará. Local de Difícil acesso. Refúgio e esconderijo muito seguro. 

Nesse coito Lampião e seus cangaceiros gozavam de muito sossego e tempo suficiente na cura dos enfermos. Além da tranquilidade que o referido local lhe oferecia para acampar, beneficiava-se com o líquido precioso (água), que jorrava de uma cachoeira (foto) e por outro lado, as correntezas do rio riacho dos porcos (foto). 

Era um ponto estratégico localizado a uma certa altitude com uma excelente visibilidade de observar qualquer movimento a longa distância principalmente aproximação de polícia. Lugar perfeito, ponto estratégico para um combate caso fosse necessário. Por várias vezes Lampião e seu grupo usufruíram da tranquilidade e das regalias que o esconderijo oferecia.

Antônio Inácio da Silva o cangaceiro (Moreno) antes de fazer parte do grupo de Lampião era um morador da região, conhecia pedra por pedra, vereda por vereda. Tudo indica ter sido ele o informante do referido esconderijo.










Pesquisador
Luis Bento de Sousa
( Luis Carolino)


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário