Seguidores

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

UMA IMAGEM RARA DE SE VER.

Por Geraldo Antônio De Souza Júnior

Nela aparece o jovem Antônio Ignácio da Silva que anos mais tarde viria a se tornar o cangaceiro Moreno, integrante do bando de Lampião.

A imagem que foi a mim recentemente enviada pelo nosso confrade Bruno Yacub (Brejo Santo/CE), foi registrada no ano de 1926, quando Moreno, que na imagem se encontra apontado por uma seta, fazia parte do Grupo de Escoteiros da cidade de Brejo Santo. Na fila acima identificado com o número seis vemos o jovem Floro, irmão de Moreno.


Moreno que foi no fim do cangaço lampiônico um dos homens responsáveis pelos "serviços pesados" à mando de Lampião, segundo palavras do escritor e pesquisador Frederico Pernambucano de Melo.


A primeira imagem que ilustra essa matéria é parte integrante do Livro "Euclides Inácio Basílio - A trajetória de um lider" de Francisco Mirancleide Basílio Cavalcante (2004). Página 231. A segunda foi registrada no ano de 2005, quando Moreno e sua companheira Durvinha (Durvalina Gomes de Sá), estiveram em visita à cidade de Brejo Santo no estado do Ceará, ao que consta, terra natal de Moreno.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário