Seguidores

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

A PESQUISA É COISA QUE CHAMA A ATENÇÃO DE MUITA GENTE

Por José Mendes Pereira

Criar uma página na internet que seja blog, site, facebook... é muito fácil e simples. O difícil é manter esta página atualizada, porque, nem todo dia o sujeito tem tempo para isso, e também não é fácil encontrar materias que sejam agradáveis para os seus seguidores, leitores etc. Não adianta postar material que não satisfaz o gosto dos seus leitores, por isso é necessário selecionar com cuidado o que irá levar para o seu público leitor.


Chagas Nascimento e Assis Nascimento

Quando eu criei o http://blogdomendesemendes tinha começado a estudar cangaço, e tive um encontro relacionado ao tema em uma chácara distante de Mossoró 20 km que pertence aos manos ambos bancários, pesquisadores do cangaço e colecionadores Assis Nascimento e Chagas Nascimento, este último é secretário da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.


Pesquisador Manoel Severo

Nesse encontro diante do meu interesse pelo estudo do cangaço o Chagas Nascimento me incentivou seguir os blogs http://cariricangac.blogspot.com do amigo Manoel Severo e http:// http://lampiaoaceso.blogspot.com/ do ilustre pesquisador Kiko Monteiro, e ainda me emprestou dois livros sobre o assunto. 


Pesquisador Kiko Monteiro

Um deles é o “Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico” do saudoso escritor Alcino Alves Costa, livro com 27 histórias fantásticas sobre o cangaço. 


Pesquisador e escritor Billy Jaynes Chandler

O outro  sendo o autor Billy Jaynes Chandler, e aqui ponho link para que os amigos conheçam bem como está hoje o Billy Jaynes Chandler, segundo o blog do pesquisador e escritor Honório de Medeiros: - http://honoriodemedeiros.blogspot.com/2019/08/we-found-billy-jaynes-chandler.html


Escritor Honório de Medeiros

Continuando os estudos conheci o historiógrafo Rostand Medeiros em Natal administrador do blog Tok de História - https://tokdehistoria.com.br/ e nesse mesmo dia, à noite, conheci em Mossoró o escritor, professor, pesquisador do cangaço e fundador da SBEC 


Professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano.

Paulo Medeiros Gastão faleceu este ano, quando fui à sua residência entregar o livro “João Rufino” documentário do proprietário do Café Santa Clara que foi escrito pelo Rostand Medeiros. 


Historiógrafo Rostand Medeiros

Meses depois, apareceu em minha casa o professor, escritor, poeta, pesquisador do cangaço e gonzaguiano Kydelmir Dantas, lá da cidade de Nova Floresta na Paraíba, mas radicado em Mossoró, e com ele aprendi muito sobre cangaço. Vez por outra ele passa em minha casa para debatermos sobre o tema.


Professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano

Além destes  blogs que eu já os citei passei a pesquisar o cangaço juntamente com o pesquisador Antonio José de Oliveira, lá da cidade de Serrinha, no Estado da Bahia http://cangaconabahia.blogspot.com do professor e pesquisador Rubens Antônio, um site que muito fez o http://blogdomendesemendes.blogspot.com subir de acessos. 


Pesquisadores Antonio José de Oliveira de Serrinha-BA, Dr. Archimedes Marques de Aracaju-SE e Guilherme Machado de Serrinha-BA.

Outro, foi o http://portaldocangaco.blogspot.com/ do pesquisador Guilherme Machado também da Bahia. 

Lá de Sergipe fiquei como quase uma obrigação postar todos os dias crônicas do escritor Rangel Alves da Costa no seu blog http://blograngel-sertao.blogspot.com/.


Escritor Rangel Alves da Costa

Também sou cativo leitor das crônicas escritas pelo professor e escritor de Alagoas Clerisvaldo Braga das Chagas retirando os seus escritos no seu blog http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/.


Escritor Clerisvaldo B. das Chagas

Conheci o nobre Clerisvaldo Braga das Chagas através do escritor e pesquisador do cangaço Dr. Archimedes Marques, lá de Sergipe da capital Aracaju, logo que ele lançou o seu livro “Lampião o Mata Sete” e durante uma semana, todo dia,  o escritor Clerisvaldo Chagas publicava uma crônica sobre o seu excelente trabalho. 



Com interesse de anunciar o trabalho do Dr. Archimedes Marques e elogiado pelo escritor Clerisvaldo, e mesmo eu não o conhecendo pessoalmente, parece-me que é um amigo de muitos e muitos anos. Lendo é que eu vou aprendendo mais e mais os assuntos por eles escritos.

Posteriormente envolvido no tema cangaço e a cada dia mais eu gostava e continuo gostando findei criando o blogdomendesemendes para guardar nele os materiais que eu aos poucos ia tomando conhecimento e os lendo. O certo foi que eu jamais imaginava que o meu blog iria ser bem acessado por este Brasil afora e outros países. Os países que seguem na lista como mais o acessam são:

1º. Lugar - Brasil. 2º. Lugar - Estados Unidos. 3º. Lugar – Portugal.  4º. Lugar – Rússia. 5º. Lugar –  Alemanha. 6º. Lugar - França. 7º. Lugar – Cingapura. 8º. Lugar - Reino Unidos. 9º. Lugar –Dinamarca e 10º. Lugar Espanha. Mas com a continuação do tempo alguns países que ocupam um determinado lugar poderá subir passando por outros, ou então descendo, deixando que outro assuma a sua posição. Mas vale lembrar ao leitor que o nosso blog está em quase todos os países do mundo, mesmo alguns com poucas visualizações.


Escritor e pesquisador do cangaço Geraldo Maia do Nascimento

O http://blogdomendesemendes.blogspot.com não só posta cangaço como leva ao conhecimento do leitor outros assuntos interessantes como: Padre Cícero, Frei Damião, Coronel Delmiro Gouveia, Angiquinho, sobre histórias de Mossoró escritas pelo escritor Geraldo Maia do Nascimento e outros.

Felicidade e paz!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário