Seguidores

segunda-feira, 8 de junho de 2020

TESTEMUNHOS DE 1938 DA FAZENDA ANGICOS DE ONDE DERAM CABO DE LAMPIÃO MARIA BONITA E MAIS 9 CANGACEIROS.


Material do acervo do pesquisador/historiador Guilherme Machado

Mais uma foto que creio seja inédita aqui pelo face. Não encontrei muitas informações sobre ela,apenas que: Seriam repórteres do jornal A Noite e o subcomandante da volante que abateu Lampião,mas não indica em que local estavam e nem a data exata. É evidente que a foto merece profundo estudo e análise.

Pelo pouco que li e pelas minhas observações,deduzo que o homem à esquerda é o jornalista Melchiades da Rocha,que mesmo saindo às pressas do Rio de Janeiro,após receber a notícia da morte de Lampião,foi o primeiro a chegar nas cidades sertanejas por onde a caravana com as cabeças dos cangaceiros e os despojos do bando passaram,fazendo fotos preciosas e entrevistando o comandante João Bezerra e volantes que se destacaram no combate.Um dos outros homens na foto,é provável que seja o fotógrafo Maurício Moura, companheiro de jornal do Melchiades da Rocha,e responsável pelas fotos.

E como os amigos sabem,Melchiades da Rocha visitou Angicos acompanhado de uma volante,dias após o massacre,quando também foram feitas várias fotos no local.
Fonte: extraida do amigo Raimundo Gomes. Fortaleza Ce.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário