Por: José Mendes Pereira
Palácio da Resistência
No século XIII, muitos pequenos fazendeiros deram início às suas fazendas às margens do rio Mossoró. E a maioria dessas fazendas, foi instalada por proprietários de outros Estados, dentre elas a fazenda das "Barrocas", de um senhor chamado Domingos Francisco Pinto; mais ainda a fazenda de Santa Luzia e Barra de Mossoró, pertencente ao Sargento Mor Antônio de Souza Machado.
A população dessas fazendas era pequena, possivelmente formada por vaqueiros, criadores e procuradores das fazendas, isto é, nos tempos de hoje, “Gerente”, já que os proprietários geralmente residiam nas suas cidades de origem.
Afirmam os historiadores que as primeiras famílias a se localizarem na atual Mossoró foram: Gamboa, Guilherme e Ausentes, que se instalaram definitivamente nas suas fazendas, às margens do rio Mossoró. E essas famílias aos poucos foram se espalhando, chegando a Apodi.
O maior interesse dessas famílias se deslocarem para outras regiões, graças às condições do local que ficava entre o rio e um lago de água potável.
Sendo de origem portuguesa, o Sargento Mor Antônio de Souza Machado; interessado pelas terras, veio para cá, e se localizou com toda sua família, pois era um dos seus maiores desejos dar início a uma nova e maior comunidade.
E logo mandou construir uma capela, sendo esta batizada por Santa Luzia, recebendo o mesmo nome da fazenda, tendo sido esta fundada no dia 05 de Agosto de 1772, a qual viria a ser o marco inicial da construção da nossa cidade.
Em 1862, finalmente a pequena igreja recebeu uma nova estrutura, e passando de capela para Matriz. Esta ainda foi reformada em 1878, 1879, 1880.
Após a morte do Sargento Antônio de Souza Machado, vendo as necessidades de muitos que queriam construir as suas residências, a viúva cedeu parte de suas terras para a continuação do povoamento da região.
A partir dali estava criado o povoado de Mossoró. E no dia 09 de Novembro de 1870, foi elevada a cidade de Mossoró. Nesse período surgiram novas edificações e casas de comerciantes importantes da cidade, e ainda foi construída uma das maiores instituições de ensino, O Colégio Diocesano Santa Luzia e a casa do Mercado.
Colégio Diocesano de Mossoró
O aniversário de Mossoró, como cidade, é no dia 09 de Novembro, e não no dia 30 de Setembro, como muitos mossoroenses pensam que é.
Atualmente Mossoró é uma das principais cidades do interior nordestino, e vive um intenso crescimento econômico e de infraestrutura, considerada uma das cidades de médio porte brasileiras mais atraente para investimentos no país.
O município é o maior produtor em terra, de petróleo no país, como também de sal marinho. A fruticultura irrigada, voltada em grande parte para a exportação, também possui relevância na economia do Estado, tendo um dos maiores PIB per capita da região.
As festividades realizadas na cidade anualmente, atraem uma enorme quantidade de turistas. Destaque para o Mossoró Cidade Junina, uma das maiores festas de São João do país, e o Auto da Liberdade, o maior espetáculo brasileiro em palco ao ar livre.
O município marca o primeiro voto feminino do país, e por ter libertado seus escravos cinco anos antes da Lei Áurea. E também é a única cidade do Rio Grande do Norte que teve a coragem de escorraçar Lampião.
O município foi desmembrado de Assú em 1852 e tinha o nome de Vila de Santa Luzia de Mossoró. Hoje, conhecida como a Capital do Oeste Potiguar, por ter se destacado das demais na região Oeste. Destaca-se também pelo turismo de negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário