Seguidores

quarta-feira, 24 de julho de 2024

QUEM ERA IRAN LIMA, ATOR DA ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO QUE MORREU.

Por Fábia Oliveira

A confirmação da morte

Morreu, na manhã deste domingo (21/7), aos 88 anos, o ator Iran Lima, o Seu Candido Manso da Escolinha do Professor Raimundo. 

O ator tinha 88 anos e estava internado em uma unidade de saúde da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.

6 imagens

O humorista se sentiu mal na última sexta-feira (19/7) e foi levado para o Hospital da Unimed Barra. O falecimento foi confirmado pela esposa do ator, Lucia Baruffaldi. Ela conversou com a coluna de contou o que aconteceu.

“Ele já teve vários AVCs e 2 infartos. Na sexta, ele passou mal, viemos para o hospital e ele ficou internado. Até ontem, ele estava debilitado, mas falando. E hoje recebemos a notícia do falecimento”, relatou ela.

A companheira de Iran Lima revelou, ainda, que descobriram um outro problema de saúde: “A gente não sabia, mas ele tinha um aneurisma no abdômen, que estourou”, desabafou.

O velório do ator será aberto ao público, a partir das 10h desta segunda-feira (22/7) , na capela 2 do Crematório do Memorial do Carmo, no Caju, zona Portuária do Rio de Janeiro. A cerimônia de cremação será às 13h.

Morte de outro ator global

Morreu, aos 39 anos, Thommy Schiavo, que interpretou o Zoinho de Pantanal. A notícia do falecimento do ator foi confirmada pelo colega de de trabalho, Leandro Lima, que postou uma homenagem ao companheiro.

“Acabo de receber uma notícia muito triste. Nosso amigo Thommy Schiavo nos deixou. Ainda estou atônito, tentando digerir tudo isso. Thommy era um cara de coração enorme, sempre pronto a ajudar, amava o campo, os bichos e cuidar das pessoas”, começou Leandro.

E continuou recordando: “Lembrando dele chamando todo mundo pra assistir um pôr do sol lindo ouvindo Tião Carreiro ou pedindo pra cantar junto Peão (uma de suas favoritas) lá no Pantanal”, relatou.

Thommy Schiavo era casado com a maquiadora Angra Monaliza, que conheceu durante as gravações da novela da TV Globo, e pai de Lara, que completou 1 ano no mês passado.

O amigo também citou a menina em sua despedida: “Ele deixa Larinha, sua filha com quem sonhava tanto (mesmo antes dela nascer) e amava demais. Esse retrato que fiz dele lembro como se fosse hoje. Estamos orando por você nosso eterno peão Zoinho”, encerrou.

O ator nasceu em Presidente Prudente, em São Paulo, e se formou em Artes Cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro. Além de participar de Pantanal, Thommy Schiavo esteve no elenco de Paraíso (2009) e viveu o cantor Leandro, da dupla com Leonardo, no especial Por Toda a Minha Vida.

Em Pantanal, apesar de o personagem não ser um dos principais e ter poucas falas, ele chamou a atenção do público. No fim da novela, Zoinho deu um beijão em Zaquieu, interpretado por Silvero Pereira.

Escrito nas Estrelas (2010), A Teia (2013), Império (2014), Cordel Encantado (2011), Gabriela (2012) e Espelho da Vida (2018) são outros trabalhos dos quais ele fez parte.

 https://www.metropoles.com/colunas/fabia-oliveira/quem-era-iran-lima-da-escolinha-do-professor-raimundo-que-faleceu

http:blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREVISTA DE JOÃO BEZERRA DA SILVA, O EXTERMINADOR DOS REIS DO CANGAÇO LAMPIÃO E MARIA BONITA.

Por Helton Araújo

João Bezerra o homem que comandou a ação que deu cabo à vida de Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros na grota do Angico, deu uma importante entrevista ao jornal O Globo na década de 50, onde ele narrou segundo sua visão os momentos que antecederam o ataque a grota do Angico e os pormenores sobre todo caso.

Para saber mais sobre esse episódio clica no link que está logo aí abaixo e assista nosso novo vídeo no canal Cangaço Eterno no YouTube.

https://youtu.be/OydZsfrJMLM?si=ZX4QN7U8I6qlLJVU

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2483895928486003%2C2481538012055128%2C2481495938726002%2C2481810355361227&notif_id=1721555822392263&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A CRUZ DO CANGACEIRO BARRA DE AÇO " CABRA DE LAMPIÃO "

 Por Cangaço Eterno

https://www.youtube.com/watch?v=W72tan4K0Y8&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

O pesquisador Luis Bento com seu trabalho incansável de propagar e presevar a história do cangaço em especial em sua cidade " Jati-CE ", demarcou com uma cruz o local da morte do cangaceiro Barra de Aço l, cabra de Lampião que foi morto no sítio Macapá. Agradeço meu compadre José Francisco por disponibilizar esse material que agrega em minha luta por preservar e PROPAGAR a história do cangaço. Parabéns ao amigo Luís Bento e todos os envolvidos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MÉDICO E OS CANGACEIROS -A SAGA DE DOUTOR EPITÁCIO DE ANDRADE FILHO COM JESUÍNO BRILHANTE E A FAMÍLIA LIMÃO.

 Por Epitácio de Andrade Filho

O Médico e os Cangaceiros – A Saga de Doutor Epitácio de Andrade Filho com Jesuíno Brilhante e a Família Limão - “Catolé do Rocha - Praça de guerra - Catolé do Rocha - Onde o homem bode berra - Catolé do Rocha” - Béradêro, canção de Chico César, 1995).

O conhecimento da história envolvendo o cangaço de Jesuíno Brilhante contra a família Limão por parte do médico Epitácio de Andrade Filho remonta à infância. Natural de Catolé do Rocha, a “praça de guerra” da canção de Chico César, um dos epicentros do confronto, e criado no Patu, nascedouro do  cangaceiro potiguar, desde tenra idade, ele convive com narrativas dessa epopeia.

Nos anos 70, acompanhado por uma moça, moradora do Sítio Tuiuiú (comunidade onde nasceu o Brilhante), assistiu, no Ginásio Comercial, ao filme “Jesuíno Brilhante, o Cangaceiro” (1973), de William Cobbett. Também na década de 70, o professor Cosme Aires Nogueira lhe apresentou o livro “Jesuíno Brilhante, o Cangaceiro Romântico” (1971), de Raimundo Nonato.

Cultural e cientificamente, essa relação começou em 1981, quando acompanhou a realização da pesquisa de campo para elaboração da 1ª edição da Revista: “Jesuíno Brilhante em Quadrinhos”.

Ao assumir a presidência da diretoria da Associação Cultural Universitária Patuense (ACUP), estabeleceu parceria com a Prefeitura municipal de Patu (gestão 1983/88) e Fundação josé Augusto para viabilizar a 2ª edição da Revista de História em Quadrinhos sobre Jesuíno Brilhante, de autoria de Aucides Sales, Emanoel Amaral e Luiz Elson Dantas. O lançamento do periódico ocorreu na memorável Jornada Universitária de Patu, no ano de 1987.

Em 2004, dirigiu o documentário “O Lugar da Morte de Jesuíno Brilhante”, filmado em São José de Brejo do Cruz/PB. Realizou pesquisa histórica sobre o cangaceiro Liberato Cavalcante de Carvalho Nóbrega (contemporâneo de Jesuíno), que deu base para o poeta Gil Holanda escrever o folheto de cordel “O Delegado que Virou Cangaceiro”, lançado em 2007. Foi um dos orientadores da dissertação de mestrado: “Lugares de Memória e os Testemunhos de Jesuíno Brilhante nos Sertões do Oeste do Rio Grande do Norte e Fronteira Paraibana”(UFPB), defendida pela professora Lúcia Maria de Souza Holanda e aprovada em 2010.

Em 2011, lançou o livro “A Saga dos Limões e o Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”. De 21 a 22 de junho de 2024, aconteceu o 1º Fórum do Cangaço Jesuíno Brilhante-180 anos (1844/2024), onde foi agraciado com a comenda “Patu-Terra de Jesuíno Brilhante”.

Dr. Epitácio - O médico e os cangaceiros

Lúcia e Gil Hollanda com dissertação

Dissertação de Lúcia

Epitácio e Cristina doc JB

Comenda Jesuíno Brilhante

Enviado pelo o autor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com