Por José Mendes Pereira
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terça-feira, 8 de fevereiro de 2022
MEU, SEU, DELE, DELA, NOSSO ESTADUAL
MUTTI SE TORNA CUNHADO DE MARIA BONITA.
Por Cangaçologia
https://www.youtube.com/watch?v=Ne7dgFtwFD0&ab_channel=Canga%C3%A7ologiaGeraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
TAPA NA CARA
*Rangel Alves da Costa
Assim é
demais. Quer que eu explique ou quer que eu desenhe? Mas sei que não adianta.
Certas pessoas fogem do óbvio, do acerto mais evidente, daquilo que nem seria
preciso dizer que é assim que deve ser.
Só mesmo dando
bofetada na cara. Só mesmo apontando o dedo e dizendo na cara: “Porra, não tá
vendo que isso tá errado, então por que continua fazendo essa merda?”. Ou então
levantar a voz e raivosamente asseverar: “Você nasceu torto pra fazer tudo
errado, ou não tem a mínima noção do certo ou errado para continuar fazendo
assim?”.
Certas
palavras são como verdadeiros tapas na cara. Mas muita gente merece tomar tapa,
bofetão, tabefe, sopapo. E sem a certeza da serventia em mirar nas fuças e
tentar ensinar na força, na violência, no desespero de mostrar o óbvio.
“Acho certo
isso que anda fazendo? Será que somente você não vê esse abismo que está
procurando? E depois, e depois reclamar de que? Você já viu companhia ruim
levar a lugar que preste? Você já percebeu o valor moral que tem suas novas
amizades e o que elas, que já têm nada a perder, querem que você faça?”.
Mas nem sempre
adianta. Certamente que a ira, o ódio e o embrutecimento, somente mostraram
suas garras após inúmeros diálogos pacientes, depois de muitas conversas
amigáveis tentando contornar a situação sem maiores dissabores. Mas nem sempre
adianta.
“Porra,
quantas vezes eu já disse a você que não tá certo o que anda fazendo? Quer
morrer, quer matar, quer afundar de vez? O que tem dentro dessa cabeça que não
consegue pensar o melhor pra si mesmo? Será que sua mente só tem serventia para
o que não presta, para continuar fazendo o que certamente vai acabar com sua
vida?”.
O erro humano
é comum. Todo mundo erra. Mas o normal na vida humana é que o erro não seja
repetido, não seja reiterado conscientemente. E mais: a pessoa deve fazer tudo
para não seguir pelos caminhos do erro, para não seguir pelos atalhos
desconhecidos e labirintos medonhos.
Mas tem gente
que parece buscar os caminhos errados, as veredas da perdição. A qual destino
levará o caminho das drogas, das ilicitudes, das violências, das más
companhias, da reincidência em erros e mais erros? Somente ao caminho da
derrocada.
A qual destino
levará a estrada da traição, da falsidade, da mentira, do egoísmo, da
insensatez, da vilania, da conspiração contra tudo e todos? A qual destino
levará o percurso da maldade no coração, do preconceito e da discriminação, da
violência pela violência, da vingança, do embrutecimento da alma e do coração?
E chamar mais
uma vez e dizer: “Saiba de uma coisa. Pessoas felizes fazem os outros felizes.
A conquista do outro se dá pelo caráter, pela honradez, pelo respeito que cada
um merece receber. Ou você muda de atitude ou essa maldita redoma vai acabar
lhe isolando do mundo. Redoma sim, pois precisa sair desse mundo fechado e
imprestável que vive e deixar que a janela do sol da manhã se abra perante seu
mundo. Ou procura mudar ou já será tarde demais até para pena do que possa lhe
acontecer.
Porém, como
dito, nem sempre adianta. Quanto mais a pessoa fala, diz, explica, desenha,
mais o outro se faz de cego, de desentendimento, nenhuma valia dando ao que
ouviu. E novamente vai abrir a porta e seguir em direção às mesmas sarjetas de
sempre. Ou praticar os mesmos absurdos de sempre.
Absurdos tais
como aplaudir o governo genocida de um verme asqueroso que se diz governante.
Cegar para a realidade e dizer que é jardim o lamaçal que sustenta esse
governo. Fanatizar a nojeira, a podridão e o imprestável, levantando bandeira
contra o destino de todos.
Com gente assim, quando já ultrapassados todos os limites, somente com tapa na cara, com taca de couro cru pelo lombo, com ponta de ferrão. Não adianta dizer mais que está errado. Então bofetada no que não presta. Ademais não se trata de violência, e sim a salvação da humanidade de um mal maior.
Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com
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DINHEIRO PASSEIA NO CAMPO
Clerisvaldo B. Chagas, 7 de fevereiro de 2022
Escritor
Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica:
2.654
Indagamos à
pessoa abalizada quais os três sítios rurais economicamente à frente dos
outros, no município de Santana do Ipanema. De certa forma a resposta foi
surpreendente. E se você conhece a nossa área rural, imagine quais
seriam. Pois bem, Camoxinga dos Teodósio, São Félix e Areias Brancas.
Entendemos que o consultor quis dizer: a região do povoado São Félix e a região
do povoado Areias. Cada uma dessas regiões abrange mais de 15 sítios
circunvizinhos. Veja, o sítio Camoxinga dos Teodósio faz parte da região
serrana do município. Isso, por si só já mostra clima diferenciado e
fertilidade de solo. Faz parte da estrada de terra Santana – Águas Belas (por
dentro; atalho). O asfalto que chegou até o sítio Barroso, é roteiro
para o sítio Camoxinga que, de qualquer maneira, em parte já foi beneficiado.
A região do
povoado São Félix também está encravada em região serrana. O tradicional
povoado comanda o comércio entre os sítios e a cidade. Recentemente o sítio
Óleo, seu vizinho, progrediu muito, virou povoado e concorre com o tradicional
São Félix. Dois povoados para uma região de serras e grotas que trabalha com o
milho, o feijão e a criação de gado. Este povoado representa outro ramal
Santana – Águas Belas que se encontra com o primeiro mais à frente. Registra12
km dali até o centro de Santana do Ipanema, em estrada de terra. Antes chamado
Quixabeira Amargosa, São Félix precisa de ligação asfáltica para Santana e
diretamente para Areias Brancas. Mesmo assim, veja que está entre os três mais.
Em busca do seu destino, o mais comum em Santana, é seguir pelo Bairro São
Vicente.
Assim como São
Félix, o povoado Areias Brancas (Areia Branca não existe) está localizado a 12
km de Santana do Ipanema, porém no rumo da capital cortado, pela BR-316. Foi
isso que fez a diferença. Transporte à toda hora tanto para Maceió quanto para
Santana e Alto Sertão. Tem um comércio ainda insipiente, porém básico. Filho da
zona rural, se expandiu e atualmente recebe inúmeros benefícios como Igreja,
padroeiro, água, luz, calçamento, biblioteca pública... Além de vários
empreendimentos particulares. Vive da agricultura e do criatório e possui
bastante força política.
Pois,
entendendo nosso amigo informante e conhecedor profundo da área rural de
Santana do Ipanema, estão aí os três do topo da economia rural do nosso
município, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Jorge Santana.
Vamos laçar dinheiro, peão!
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/02/dinheiro-passeia-no-campo-clerisvaldo-b.html
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CANGACEIRO JARARACA
Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=eaV-P5BeQr8&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7ohttp://blogdomendesemendes.blogspot.com
FOI REDESCOBERTO PELO EXÉRCITO BRASILEIRO NO AMAPÁ, UM AVIÃO AMERICANO B-26 PERDIDO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Na última semana membros do Exército Brasileiro redescobriram o local da queda de um avião de bombardeiro americano B-26 Marauder, que caiu em 1945 no Amapá. Essa aeronave já havia sido encontrada por indígenas da região do Oiapoque em 1946 e os militares mortos foram recolhidos por soldados americanos. Os corpos dos cinco tripulantes estão enterrados nos Estados Unidos.
Autor – Rostand Medeiros – INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE – IHGRN
Revisão – German Zaunseder.
Na última semana um grupo de militares do Exército Brasileiro, pertencentes ao 34° Batalhão de Infantaria de Selva, com auxílio de três indígenas que moram na região, reencontraram uma velha aeronave no meio da sela no Amapá. Consta através da página do Facebook “O Viajante”, que os militares sabiam da existência da aeronave sinistrada e em 2012 e até tentaram chegar a ela nessa época, mas não conseguiram.
Os destroços se encontram na região da Aldeia Santa Isabel, próxima ao Oiapoque, extremo norte do Amapá. Informações apontam que a área possui uma selva alagada e o grupo de militares, cujos nomes não foram revelados, era formado por um tenente, três sargentos, quatro cabos e três soldados, tendo levado três dias para chegar até os destroços. Consta que o local do acidente não foi divulgado, para evitar depredação do local. Uma atitude reconhecidamente muito positiva.
Os militares brasileiros fotografaram parte da cauda, de uma das asas, além dos restos de uma metralhadora Browning calibre .50, a mesma que até hoje é utilizada pelas Forças Armadas Brasileiras. Os militares e indígenas encontraram também nos destroços um dos dois motores radiais Pratt & Whitney Wasp R-2800.
Qual Avião?
Os destroços pertencem a um Martin B-26G Marauder, cujo número de registro na Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (United States Army Air Force) era 44-68105, fazendo parte do 387º Grupo de Bombardeio (387Th Bomb Group). O desastre ocorreu, conforme mostram documentos da época, em 25 de janeiro de 1945, durante um voo de traslado desde os Estados Unidos ao front de guerra.
A rota dessas aeronaves passava pelo Caribe e, no caso especifico do 44-68105, ele pousou em Atkinson Field, na antiga colônia inglesa da Guiana (atual República Cooperativa da Guiana). Depois, como era normal para essas aeronaves, sua rota seguiria para Belém do Pará e depois para a Base de Parnamirim, em Natal, Rio grande do Norte. Na sequência esse avião deveria cruzar o Atlântico Sul em direção a África Ocidental e depois seguir para a linha de frente na Europa, ao qual havia sido designado. No caso desse avião seria Inglaterra. Existe a informação no relatório dos americanos que o B-26 44-68105 decolou de Atkinson Field pelas 07:18 horas da manhã (10:18 Zulu).
Esse bombardeiro B-26 Marauder fazia parte de um grupo de dezenove aviões. Consta no relatório de perda dessa aeronave, do qual possuo uma cópia, que eles encontraram uma forte tempestade e a tripulação chegou a enviar uma última comunicação por rádio, em uma posição a meio caminho entre a Guiana Inglesa e Belém. Tempos depois, com o sumiço do B-26, a tripulação foi declarada morta.
Um ano e meio após o acidente, em junho de 1946, indígenas trouxeram a informação de terem encontrado um avião na região do Oiapoque. A informação foi repassada para os militares da antiga estação do Exército dos Estados Unidos em Belém. A partir daí os militares americanos realizaram 565 horas de buscas por ar e terra do que sobrou da aeronave e os restos mortais dos tripulantes.
Encontrando a Tripulação
Após encontrarem a aeronave durante as pesquisas realizadas em 1946, os militares descobriram que um corpo havia sido atirado (ou se atirou) para fora dos destroços e foi identificado como sendo o sargento Wesley W. Fulton, de Norfolk, Nebraska. O desastre foi tão intenso que um outro corpo não foi identificado em um primeiro momento. Apenas através de sua placa de identificação (Dog Tag), foi possível saber de quem eram os restos mortais.
Os cadáveres foram levados para a Base de Val de Cans, em Belém, e enterrados com honras militares no lote nº 2 do Exército dos Estados Unidos, provavelmente no Cemitério Nossa senhora da Soledade, um dos mais antigos e tradicionais da capital paraense.
Somente no ano seguinte, 1947, os restos dos tripulantes do B-26 foram exumados e enviados primeiramente para o Post Cemetery, em Fort Buchanan, Porto Rico. Depois eles foram levados para os Estados Unidos e foram enterrados no dia 7 de maio de 1948 no Cemitério Nacional Zachory Taylor, em Louisville, no estado do Kentucky. A tripulação era composta pelo primeiro tenente Theodore T. Handley (piloto), o segundo tenente Raymond J. Carson (copiloto), o oficial de voo James E. Johnson Jr. (navegador), sargento Wesley W. Fulton (engenheiro de voo e atirador) e o cabo George M. Bodin (operador de radar e atirador).
O 387º Grupo de Bombardeio havia sido criado em 25 de novembro de 1942 e ativado em 1º de dezembro na Base de MacDill, em Tampa Bay, Flórida. Depois foi enviado para a Inglaterra, onde seus membros e suas aeronaves participaram de várias batalhas na Europa ocupada pelos nazistas. Ao final do conflito o 387º Grupo de Bombardeiro passou 21 meses em ação, executando 396 missões de combate, onde lançaram 16.280 toneladas de bombas contra alvos inimigos, estabelecendo no processo um excelente recorde de precisão de bombardeio. Quase 100 das aeronaves do grupo foram derrubadas ou danificadas. Infelizmente mais de 300 aviadores foram mortos ou dados como desaparecidos em ação e outros 217 ficaram feridos.
O B-26 Marauder reencontrado agora pelo Exército Brasileiro no Amapá, certamente seguia para recomplementação de unidades perdidas. Mas eles não chegaram lá!
B-26 na Segunda Guerra
A Companhia Glenn L. Martin, de Baltimore, Maryland, desenvolveu o B-26 em resposta a uma especificação emitida pela Força Aérea do Exército dos Estados Unidos em 25 de janeiro de 1939. Devido ao ritmo acelerado de desenvolvimento, o primeiro exemplo de produção do B-26 Marauder voou em 25 de novembro de 1940. As primeiras aeronaves Marauder voaram em missões de combate no Teatro de Operações do Pacífico, logo após a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
Entretanto, um crônico problema de mau funcionamento do motor e da hélice, uma inadequada preparação da tripulação e as características e exigentes maneiras de voar o B-26, levaram a uma alta taxa de acidentes em treinamento e logo a aeronave foi apelidada de “Widow Maker” (Fabricante de Viúvas). Sua reputação ficou marcadamente manchada, ao ponto da produção ter sido quase interrompida em várias ocasiões.
Entretanto, com os devidos reparos e apesar de toda a má-fama, o B-26 deu a volta por cima e se tornou um ótimo avião combate dos americanos durante a Segunda Guerra Mundial.
Agradecimentos aos amigos Edér José Barosh, de Altamira, Pará, e José Henrique de Almeida Braga, de Fortaleza, Ceará, pela informação sobre essa redescoberta.
https://tokdehistoria.com.br/2022/02/07/foi-redescoberto-pelo-exercito-brasileiro-no-amapa-um-aviao-americano-b-26-perdido-na-segunda-guerra-mundial/
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INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA.
Por Francisco Pereira Lima
Indicação Bibliográfica.
Hoje irei falar um pouco do amigo e ser humano ímpar de saudosa memória Alcino
Alves Costa. Ele nasceu em Poço Redondo em 17/06/1940, filho de Ermerindo Alves
Costa e Emiliana Marques da Costa. Homem simples, amigo de todos, um ser humano
ímpar. Pesquisador, escritor, compositor e radialista. Deixou uma obra
literária respeitável, especialmente sobre o Cangaço. Seus principais
trabalhos: Lampião Além da Versão: Mentiras e Mistérios de Angico de Angico, O
Sertão de Lampião, Lampião em Sergipe, Poço Redondo- A Saga de Um Povo, Canindé
de São Francisco-Se Povo, Sua Gente, entre outros. Foi prefeito três vezes de
Poço Redondo. Faleceu aos 72 anos em 01/11/2012. A minha satisfação é ter
desfrutado da sua amizade. Saudades.
https://www.facebook.com/memories/?source=notification¬if_id=1644338256558349¬if_t=onthisday&ref=notif
Blogdomendesemendes - Se você deseja adquirir este livro fale com professor Pereira através de g-mail: franpelima@bol.com.br.
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MISSÃO VELHA PALACETE DO CORONEL ISAÍAS ARRUDA EX-PREFEITO DE MISSÃO VELHA CE E O MAIOR COITEIRO DE LAMPIÃO
Por Firmino Expedições
https://www.youtube.com/watch?v=tyrGqWZRhXo&ab_channel=FirminoExpedi%C3%A7%C3%B5esPalacete do Coronel Isaías Arruda Ex-Prefeito de Missão Velha CE e o Maior Coiteiro de Lampião Link do canal Aderbal Nogueira-Cangaço https://youtube.com/user/aderbalvideo Ajudem o Canal de Firmino Expedições QUEM TIVER VONTANDE E PUDER AJUDAR EU COMPRAR UM DRONE Banco do Brasil Cícero Firmino Feitosa Agência 2308-6 C Corrente 14.061-9 Meu PIX 71291881387 Cícero Firmino Feitosa *CAIXA POUPANÇA Ag: 3880 OP: 1288 Cc: 937186504-6 Cicero Firmino Feitosa CPF Whatsapp 88 981959863 Banco: 290 - PagSeguro Agência: 0001 Número da conta: 07485742-6 Tipo: Conta de pagamento Pic Pay Acesse o link https://picpay.me/cicero.firmino22 para me pagar com PicPay. SEJA MEMBRO linkhttps://www.youtube.com/channel/UCn3J... Se inscreve no canal ativa o sininho se ainda não é inscrito meu muito obrigado e Ajudem o Canal de Firmino Expedições Queria Comprar um DRONE Banco do Brasil Cícero Firmino Feitosa Agência 2308-6 C Corrente 14.061-9 Aqui estão os dados da minha conta PagBank - PagSeguro! Banco: 290 - PagSeguro Internet S.A. Agência: 0001 Número da conta: 07485742-6 Tipo: Conta de pagamento SEJA MEMBRO linkhttps://www.youtube.com/channel/UCn3J... Se inscreve no canal ativa o sininho se ainda não é inscrito meu muito obrigado e que Deus abençoe Canal da Silvaneide https://www.youtube.com/c/canaldasilv... Canal Sertão Nordestino https://www.youtube.com/channel/UC1NH... Meu whatsapp 88 981959863 Canal da Silvaneide https://www.youtube.com/c/canaldasilv... Canal Sertão Nordestino https://www.youtube.com/channel/UC1NH... Meu whatsapp 88 981959863 Meu Endereço Rua José Calixto,124 CEP 63.207-000 Jamacaru Missão Velha CE
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DURVALINA GOMES DE SÁ OU SIMPLESMENTE DURVINHA...
... como era
conhecida no ambiente familiar e posteriormente no cangaço.
Durvinha
entrou para o mundo do cangaço ainda jovem quando resolveu acompanhar o
cangaceiro Virgínio Fortunato da Silva o "Moderno", viúvo de Angélica
Ferreira da Silva, irmã de Lampião.
Após a morte
de "Moderno", Durvinha passou a conviver maritalmente com o também
cangaceiro Moreno III (Antônio Ignácio da Silva), com quem permaneceu até o fim
de sua vida. Durvinha e Moreno estão sepultados no Cemitério da Saudade na
cidade de Belo Horizonte.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=2094775514019667&set=a.110305082466730
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O FOGO DE SERRINHA DO CATIMBAU.
Por Manoel Severo
João Caxeado, um dos defensores de Serrinha do Catimbau
DIÁRIO DO CORONEL ANTÔNIO GURGEL - FINAL.
Por Cangaçologia