Por José Romero Cardoso
Francisco Pereira Dantas compôs um tipo diferente de cangaceiro na turbulenta década de vinte do século passado, ombreando com figuras exponenciais do banditismo rural sertanejo que imortalizaram época e marcaram indelevelmente as crônicas de violência de um passado não muito distante que singularizou-se pela extraordinária efetivação do cangaço, principalmente no semi-árido nordestino.
A justiça tendenciosa foi a principal responsável pelo fomento das lutas cangaceiras travadas por Chico Pereira, pois libertou o único homem que havia escapado do atentado contra o Coronel João Pereira, aprisionado pessoalmente pelo destemido paraibano. O situacionista era elevado aos degraus máximos do prestígio na sociedade sertaneja agropastoril sob a égide da reppúblicas velhas e dos seus valores.
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Agressão a um comerciante de nome Chico Lopes, amigo de Chico Pereira, nas ruas de Sousa, enfatizou o mais mirabolante lance de sucesso absoluto do cangaço sob o domínio de Lampião. Contactado pelo revoltado sertanejo, Virgulino Ferreira não hesitou em enviar parte do bando a Nazarezinho, onde este se juntou aos cabras de confiança da família ultrajada pelo poder político. O chefe supremo do banditismo rural sertanejo recuperava-se de ferimento no tornozelo em Princesa, sob a proteção de Marcolino Pereira Diniz. Entre outros elementos, compunham o bando sinistro, enviado por Lampião com o objetivo de atacar Sousa, estavam os irmãos Ferreira - Antônio e Levino - bem como Sabino Gório.
Na madrugada do dia 27 de julho de 1924, Sousa foi invadida, o magistrado desmoralizado e Chico Pereira, não tendo outra saída, acompanhou os cangaceiros em direção a Princesa. As notícias deixaram Lampião perplexo e apreensivo, pois raciocou sobre o recrudescimento das perseguições, o que não demorou a acontecer. No ano seguinte, Levino Ferreira foi morto em combate, na localidade Tenório, município de Flores do Pajeú (PE), alvejado pela descarga de arma empunhada por volante de nome Belarmino Morais, do contingente comandado pelo Cabo José Guedes, da polícia paraibana.
Diferente dos demais cangaceiros, Chico Pereira não usava chapéu quebrado na testa, nem gibão ou outra indumentária exclusiva ou tradicional ao ciclo épico do qual fez parte. Provavelmente seu figurino bandoleiro inspirou-se em revistas norte-americanas que vez por outra chegavam aos sertões. Tom Mix talvez tenha sido o personagem no qual buscou referência, pois de acordo com o Jornal do Recife de 22 de novembro de 1927, citado por Frederico Pernambucano de Mello, Chico Pereira não usava cabacinha d'água, chapéu de couro, preferindo um traje assim a herói do Far West, envergando chapéu de massa , de abas largas, lenço vermelho ao pescoço, pesadas cartucheiras, calças culote, polainas e clássico punhal nortista traspassado à cinta.
Casado por procuração na igreja matriz de Pombal (PB), com moça da localidade de nome Jardelina Nóbrega, Chico Pereira deixou três filhos, um frade, de nome Dagmar (Frei Albano), um ex-padre e filósofo, de nome Francisco Pereira Nóbrega e um engenheiro, chamado Raimundo, os últimos já falecidos.
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Notas interessantes sobre esse cangaceiro, encontramos na obra do historiador Frederico Pernambucano de Mello, intitulada Guerreiros do Sol, nas quais há ênfase à conversa que o bandoleiro teve com o escritor cearense Moreira Campos, em Lavras da Mangabeira. Chico Pereira afirmou que não tinha mais sossego no mundo, pois em todo canto queriam pegá-lo devido dever oitenta honras de moça.
Aprisionado em Cajazeiras, quando de diligência efetivada pelo tenente Manuel Arruda de Assis, Chico Pereira provavelmente caiu em uma armação. Levado a Pombal, depois sua transferência foi requisitada para Acari (RN), onde havia suposto processo contra ele, em razão de assalto à residência de respeitado sertanejo conhecido por Quincó da Ramada, havendo indícios de que sua excussão fora planejada pelo governo potiguar, provavelmente em represália radical contra atitude donjuanesca efetivada por Chico Pereira, protagonizada por sobrinha de Juvenal Lamartine, seduzida
Chico Pereira notabilizou-se nas hostes do cangaço por incorporar um tipo diferente de bandoleiro, cujas feições arianas marcaram indelevelmente o imaginário sertanejo quando do apogeu do banditismo rural sertanejo, arrancando suspiros de senhoras e donzelas de recônditos lugares espalhados pelo semi-árido dos estados da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do Norte.
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