Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.
Seguidores
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA
Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.
O CANGACEIRO CAGÃO - CONTOS DO CANGAÇO - LAMPIÃO
GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO.
Por Manoel Severo
Manoel Severo Barbosa recebe Dimas Macedo e Cristina Couto para mais um grande programa Ao Vivo: "Entre Caneta e Bacamarte - A Saga de Fideralina" , nesta SEXTA, DIA 13 AS 20 HORAS no Canal do Cariri Cangaço no YouTube. Clique no link e ative o lembrete !!!
https://www.youtube.com/watch?v=zPGUQvZL74U
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
PUNHAIS DO CANGAÇO
Por Volta Seca
Punhais do cangaço...!
Devem ter matado muita gente...!
Fonte: Coleção particular de... !
OBS: Essa, é apenas, uma parte da coleção.
https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
A LÍNGUA DA VACA
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de novembro de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.417
Alguém deu com a mão e o automóvel parou à margem da pista. Um matuto de chapéu de palha, cumprimentou o motorista e pediu uma carona. O condutor, vendo que o matuto conduzia uma vaca pela corda, indagou: “Como é que senhor quer uma carona? Não posso colocar essa vaca dentro do meu carro”. Respondeu o matuto: “Não se preocupe, meu patrão, a vaca vai amarrada aí atrás no para-choque”. O motorista arregalou os olhos e disse: “o senhor é doido, basta uma arrancada minha para matar o animal. O roceiro voltou à carga: “Qualquer prejuízo eu me responsabilizo, vamos fazer a experiência”. O condutor, então, maliciosamente, mandou amarrar a vaca no para-choque traseiro, riu por dentro e pensou em sentir o mórbido prazer em matar a vaquinha do homem do campo.
Colocou a velocidade mínima, a vaca acompanhou. Foi aumentando gradativamente a velocidade e a vaca acompanhando. Sentindo-se incomodado, o motorista resolveu logo puxar o que o carro continha como velocidade máxima. O roceiro pitava calmamente e sua tranquilidade irritava o condutor. Quando o automóvel chegou à maior velocidade, mais uma vez o motorista lançou o olhar ao retrovisor, alegrou-se e disse: “Sua vaquinha enfim vai entregar os pontos, meu amigo, já colocou a língua de fora”. Então, o roceiro indagou com a mesma paciência de início: “A língua está para a esquerda ou para à direita?”. “Para a esquerda”, respondeu o motorista. O matuto afirmou com segurança: “Pois o senhor vá todo para a direita porque a MINHA VACA QUEBROU A CORDA E ESTAR PEDINDO PASSAGEM. (FOTO. Istockfhoto.com).
SEGUNDA PARTE DO DOCUMENTÁRIO. - CANGACEIRO SABINO INVADE CAJAZEIRAS - PARAÍBA.
Nessa segunda parte do documentário o Professor Francisco Pereira Lima falará sobre a entrada e a invasão do bando liderado pelo cangaceiro Sabino Gomes de Góis o "Sabino das Abóboras" à cidade paraibana de Cajazeiras, no dia 28 de setembro de 1926. Um fato que marcou para sempre a rotina da população da região e que causou grande repercussão na época do ocorrido. Vamos conhecer a história diretamente do local onde os fatos sucederam. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.
Forte abraço... Cabroeira!
Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.
TECNOLOGIA USADA NO COMBATE AO CANGAÇO
Por José João Souza
O tenente João Bezerra tinha saído em uma diligência para Delmiro Gouveia, depois de ter sido informado de que Lampião estava na divisa com Alagoas. Com a informação de Joca Bernardo, o sargento Aniceto pediu ao telegrafista Valdemar Dasmasceno para passar um telegrama endereçado ao tenente João Bezerra, em Delmiro. O teor do telegrama foi esse: tem boi no pasto! Era um código e o tenente Bezerra logo entendeu e retornou a Piranhas.
https://www.facebook.com/groups/GrupoCangacologia
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
DE JOÃO PARA LUIZ O REI DO BAIÃO
TELEGRAMMA À SECRETARIA DA POLICIA E SEGURANÇA PUBLICA - 15/08/1929
Do acervo do professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio
De Quixabas - 68-136 - 18 de agosto de 1929
Dr. Secretario Policia - Bahia - (...) Tenho informar vossencia que Alfredo Barbosa teve em sua protecção muitos tempos os criminosos Hortencio Gomes Lima vulgo Arvoredo, Christino Gomes Lima vulgo Corisco, Faustino Gomes Lima conhecido ultimamente por Pae velho, irmãos Novatos, sendo que Hortencio acha-se armado fuzil (mauser) offerecido por Alfredo Barbosa, os demais eram merecidos tambem por sua valiosa protecção, tanto assim ultimamente Faustino, vulgo Pae Velho, achava-se homisiado fazenda Alfredo Barbosa. Foram roubados diversos animaes conduzidos para a fazenda do citado Alfredo Barbosa e alli foram vendidos por Faustino e bem assim anda grande centenas de pelles de creações furtadas e mortas pelos remettentes Curisco, Hortencio, João Ribeiro Silva, Manoel Ribeiro Silva vulgo Chileleu, Silvestre Gomes Lima, Ambrosio Gomes Lima e Manoel Gomes Lima vulgo Pé-na-meia, sendo estes tres ultimos filhos de Faustino, irmãos de Hortencio por intermedio de Pedreo Gomes Lima vulgo Judioca cujas pelles entregues a Faustino e vendidas a Pedro Borges em Bejo do Catuny tambem protector, sendo que Alfredo Barbosa sabia occorrido conforme, quando presos filhos Faustino e parentes, aqui relataram, bem assim comparsa tambem bandido Manoel Ribeiro Silva, vulgo Chilileu, conforme sciente vossencia por telegramma pt. Lembro vossencia que os irmãos Novatos foram presos primeira vez em Jaguarary a mando Capitão Arthur Cortes por ordem vossencia alli resistiram prisão, constando que Alfredo Barbosa naquella occasião requera habeas corpus em favor mesmo no Estado Pernambuco logar Boa Vista para onde tinham sido remettidos voltando mesmos a residir Jaguarary protecção Alfredo Barbosa, occasião Curisco e Hortencio achavam-se sobre protecção Alfredo Barbosa, tanto que deante denuncia Hortencio tambem preso em Joazeiro Alfredo trabalhou soltura voltando Hortencio residir fazenda seu patrão, onde varias vezes policia perseguiu-o juntamente Curisco e Faustino de tudo isso Alfredo era conhecedor. Esse Alfredo Barboza que quer defender não ser protector de bandidos muito concorreu para defender os bandidos da cadeia que hoje acham-se no grupo Lampeão. Lembro ainda vossencia que os irmãos Novatos criminosos eram reforço com toda certeza de Lampeão neste Estado e protegidos escandalosamente por Alfredo Barbosa em Jaguarary quaes ja tinham sido asseclas do grupo no Estado de Pernambuco por alcunha “os grandes” que tudo expuz a vossencia. Saudações.
(a) Tenente Waldemar Lopes Commandante Contingente.
http://cangaconabahia.blogspot.com/2012/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
25 DE DEZEMBRO DE 1929, NO “DIARIO OFICIAL DO ESTADO DA BAHIA”
Do acervo do professsoe e pesquisador do cangaço Rubens Antonio
SECRETARIA DA POLICIA
Portaria
O Secretario da Policia e Segurança Publica, no uso de suas attribuições, tendo em vista o art. 11 da Lei n.1897, de 2 de agosto de 1926, resolve designar o bacharel em direito João Mendes da Costa Filho, delegado de policia do termo séde da comarca de Maragogipe, para em commissão proceder o inquerito de referencia aos crimes commetidos na Villa de Queimadas, da comarca do Bomfim, por Virgolino Ferreira da Silva, vulgo “Lampeão” e outros, para onde deverá se transportar, afim de apurar as responsabilidades dos seus auctores e bem assim, de quantos prestaram auxilios para a practica desses crimes.
Secretaria da Policia e Segurança Publica, em 24 de Dezembro de 1929
Bernardino Madureira de Pinho
http://cangaconabahia.blogspot.com/2012/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
12 DE MAIO DE 1928, NO “DIARIO DE NOTICIAS”:
Do acervo do professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio
Lampeão!
Reduzido o grupo a 9 homens, o sertão pernambucano respira agora a liberdade
RECIFE, 11 – Argos – Commerciantes, autoridades e conselheiros de Villabella telegrapharam á imprensa, dizendo que realmente o sertão respira, hoje, livremente, por estar o grupo de Lampeão reduzido apenas a nove homens e internado nas caatingas, fugindo de todos e de tudo.
O povo sertanejo dá graças a Deus por haver o sr. Estacio Coimbra, inspirado nos mais nobres sentimentos, promovido a cruzada do saneamento moral do sertão, em boa hora confiada ao major Theophanes Torres, cuja actuação proveitosa e efficiente na campanha contra o banditismo só desconhecem inimigos pessoaes.
http://cangaconabahia.blogspot.com/2011/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
14 DE MAIO DE 1928, NO “A TARDE”: O BANDO DE ANTONIO SOUZA UMA FORÇA VOLANTE DO CEARÁ DESTROÇOU–O EM ARARIPE
Do acervo do professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio
De conformidade com as bases do convenio policial, os Estados limitrophes ao da
Bahia não dão treguas ao bando do destemido cangaceiro Antonio Souza, que ha
dias vem revolucionando o sertão bahiano.
Hontem, o dr. Madureira de Pinho, secretario da Policia, recebeu do seu collega do Ceará o seguinte telegramma:
“Acaba de ser destroçado na serra do Araripe o grupo do bandido Antonio Souza, pela volante do ten. Aristides Rosa, que continua perseguindo os bandoleiros. Morreu na luta o bandido José Pereira, sendo capturado o criminoso Firmino e apprehendidos tres animaes.
Telegraphei nosso prezado collega de Recife, pedindo concurso companhia volante tenente Arindo, empenhada como se acha esta chefia em auxiliar o exterminio do banditismo. Saudações cordiaes. – (a) Paulo Pessoa, chefe de policia.”
http://cangaconabahia.blogspot.com/2011/12/antonio-souza.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com