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domingo, 10 de julho de 2022

O MAIOR NAVIO DO MUNDO - VIAGEM INAUGURAL - (FULL HD) - SUPER NAVIO GIGANTE - TITÂNICO - MONSTRUOSO

 Por Bruno - Salto Quântico Genético

https://www.youtube.com/watch?v=S845VTd4X6g&ab_channel=Bruno-SaltoQu%C3%A2nticoGen%C3%A9tico

Cristãos e seus Comentários idiotas. - (Vários religiosos falando que "deus ou o diabo" afunda esse navio...) Alesandro Montoril: "Acho que só Deus pra afundar esse, porque o Diabo não é tão maldoso" - só ouço falar que Deus que faz essas coisas, afunda navio, derruba avião e choca carros". Resposta: Eles também dizem que Deus manda Câncer, que quem brinca com ele vai direto para o inferno. O Diabo é camarada, já o Deus dos cristãos é porra louca! Quem Precisa de um deus de Merda desses? - Os invejosos desejam que o Navio magnifico afunde, pois não podem ter um destes.

- Ademir Correa: quem vai afundar esse? Deus ou o diabo? Resposta: Quem vai afundar é o único e verdadeiro Deus! O Espaguete Voador!!! - Você tem um minuto para ouvir a palavra do Espaguete Voador? O único e verdadeiro Deus Sagrado? O almondegão??

- Keillor Schurtz: Oque esta havendo com esses "supostos" cristãos de hj em dia, querendo q deus afunde um navio com varias pessoas dentro? Na minha época cristão pregava amor ao próximo. Resposta: Pois é... são gente escrota, invejosos que tão se remoendo de ódio e como não tem o que falar para criticar os Dinamarqueses vem com a estória de "deus afunda esse navio". Bando de retardados mentais que tem ódio da Ciência. Pois a Ciência contesta o cristianismo.

- Top 25 Boas Razões para você NÃO ACREDITAR em Jesus Cristo!: https://seteantigoshepta.blogspot.com... Trecho: Jesus Cristo é um personagem de ficção criado pelo Imperador Constantino de Roma em 325 d.C, ele o criou a partir de outras figuras mitológicas da época. “Eles devem achar difícil... Aqueles que tomaram a autoridade como verdade, ao invés da verdade como autoridade”.

- Livro Jesus Nunca Existiu - Historiadores Provam que Jesus Cristo é uma Ficção Delirante: https://seteantigoshepta.blogspot.com... Trecho: Pesquisadores que se dedicaram ao estudo das origens do cristianismo sabem que, (desde o Século II de nossa era), tem sido posta em dúvida a existência de Cristo. Muitos até mesmo entre os cristãos procuram provas históricas e materiais para fundamentar a sua crença. Mas infelizmente, (para eles e sua fé), tal fundamento jamais foi achado.

- Constantino Imperador de Roma em 325 d.C. criou a religião Cristã a partir de mitos e lendas da época, a figura de Jesus é uma concha de retalhos de muitas crenças populares do seu tempo. Essa série de vídeos explicativos provam por “A+B” que é isso mesmo que aconteceu. A Religião Cristã é uma invenção Romana que reciclou crenças antigas. Artigo Sobre: https://seteantigoshepta.blogspot.com... (veja mais detalhes do assunto nesse artigo). PlayList: https://www.youtube.com/playlist?list...

- Jesus Histórico - Apologética Cristã - Teologia Comparada: https://seteantigoshepta.blogspot.com... Trecho: O Imperador Constantino foi quem mandou criar uma religião que agradasse há “Gregos e Troianos” para assim poder unificar novamente o Império Romano e mantê-lo coeso. . (Continua...).

Obs. - Maersk Triple E-class container ship, atualmente os maiores navios de carga do planeta. Multinacional da Dinamarca.
Você Sabe o que é “O Salto Quântico Genético”? Acesse: https://osaltociencia.blogspot.com/20...
Apostila Informativa Completa - Parte (1 de 4): https://osaltociencia.blogspot.com/20...
Mande e-mail: seteantigos@gmail.com - WhatsApp: (19) 99564-9779 ou (11) 98891-8597.

Iniciação o 'Salto Quântico Genético' - O Despertar do Seu Deus Interior! O Despertar Perpétuo de suas Memórias de Vidas Passadas!

- “Todos Somos Deuses Adormecidos, se Souber como Despertar o Deus Então Ele Acordará...” -

- “Homem, conheça-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo”. [Os Sete Sábios - Oráculo de Delfos]

- “Quem quer que se esqueça do passado está fadado a repeti-lo...” (constatação de todos os que realizam o ‘Salto’)

- “Quem é o mais sábio, oh oráculo? (pergunta Sócrates) - Tu é o mais sábio, já lhe disse... (responde o oráculo) - Só sei que nada sei! (responde Sócrates) - Disse bem Sócrates! Dentre todos que vêm aqui é o primeiro que tem noção de que não sabe nada... antes de nascer tua memória foi reiniciada, e teu roteiro programado. Enganado você foi repetidamente... Lembra-te de “QUEM TU É” e entenderá o que faz aqui, o que é aqui, e para onde está indo...”

- Entrevista com Bruno Guerreiro de Moraes, o Ministrador das Iniciações: https://seteantigoshepta.blogspot.com...

Bruno Guerreiro de Moraes, apenas alguém que faz um esforço extraordinariamente obstinado para pensar com clareza...
Tags: O Maior Navio do Mundo, Viagem, Inaugural, Full HD,

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LAMPIÃO ENFRENTA O CORONEL PEDRO XAVIER NO COMBATE DA FAZENDA IPUEIRAS

 Por No rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=e1S3GEd4Xrk&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, o rei do cangaço, juntamente com seu Bando de Cangaceiros, ataca o Coronel Pedro Xavier e sua família, na Fazenda Ipueiras, hoje município de Serrita/PE, na batalha que ficou conhecida como O Combate da Fazenda Ipueiras.

Temas relacionados:
Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota de Angico, Contos do cangaço no sertão, cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco, cangaço e os coronéis.
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ESTÁCIO DE LIMA O ACADÊMICO E O MUNDO ESTRANHO DOS CANGACEIROS

 Por Lamartine Lima*

 
 https://www.youtube.com/watch?v=z7mspg2WqeY&ab_channel=CEEC-CentrodeEstudosEuclydesdaCunha

No ano do centenário do falecimento de Nina Rodrigues, foi publicado, na “Coleção Ponte da Memória”, através da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, um importante livro, o derradeiro escolhido para re-ediçâo pelo falecido membro da Academia de Letras da Bahia, Guido Guerra. Foi escrito por um outro acadêmico, também falecido, que merece ter revistos seus traços bio-bibliográficos.


O autor, Estácio Luiz Valente de Lima, nasceu na cidade de Alagoas, depois denominada de Marechal Deodoro, antiga capital do estado de Alagoas, no dia 11 de junho de 1897, filho do desembargador Luiz Monteiro de Amorim Lima e de D. Francisca de Jesus Valente de Lima, caçula de 14 irmãos, compondo uma daquelas famílias numerosas nordestinas do passado, que deram grandes médicos, advogados, engenheiros, militares, sacerdotes e religiosos ao Brasil.

Fez o curso primário na sua cidade natal e o secundário em Maceió e Recife, para onde se transferira seu pai, quando a família foi residir no arrabalde da Várzea, onde, atualmente, localiza-se a Universidade Federal de Pernambuco. Rapazinho ainda, prestou concurso, alcançou o primeiro lugar e foi nomeado telegrafista dos Correios e Telégrafos. Nessa condição, no ano de 1916, despediu-se dos pais, irmãos e amigos, embarcou num paquete, veio para Salvador trabalhar naquela repartição pública, prestar concurso vestibular, em que tirou o primeiro lugar, e fazer o curso da famosa e primaz Faculdade de Medicina da Bahia.

Na capital baiana, morando na república estudantil “Não Posso Comer Sem Molho”, na Rua da Lama, bairro da Barroquinha, fez a boêmia da estudantada de seu tempo, todavia destacou-se como dedicado às ciências e também às letras, ficou conhecido como ótimo orador.


Assim, apreciado pelos seus mestres da Faculdade, recebeu convite para tornar-se acadêmico-interno do Serviço de Clínica Médica de Augusto do Couto Maia, no antigo Hospital de Isolamento de Monte Serrate, atual Hospital Couto Maia, na Península de Itapagipe, em Salvador, onde passou a desempenhar suas funções com grande proficiência, inclusive acompanhando as autópsias ali realizadas no Serviço de Patologia. No final do curso, foi eleito pelos colegas como orador da turma dos doutorandos, para a cerimônia em que solenemente colariam grau no ano de 1921.

Quis o Destino que o seu pai falecesse às vésperas da formatura, ele declinasse da honra de orador para outro colega, recebesse sem solenidade o diploma de médico, e colocasse no dedo o anel da eterna lembrança do genitor. Logo decidiu completar a formação profissional na Europa e, com esforço econômico, viajou para a Alemanha, onde fez estágio em Berlim, no Urbankrankenhauss, em que frequentou as clínicas médicas do cardiologista Max Koch, e do nefrologista Fritz Munck.

Estava na capital alemã, quando recebeu carta de Couto Maia, avisando-o do falecimento, no ano de 1923, de Oscar Freire de Carvalho, o segundo aluno preferido (o primeiro discípulo fora Júlio Afrânio Peixoto, nessa época catedrático no Rio de Janeiro) e sucessor, na cadeira de Medicina Legal da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, de Raymundo Nina Rodrigues, o Mestre da Escola da Bahia, que, no ano de 1906, falecera em Paris, França.

Oscar Freire, além de ter sido, também, fundador do Instituto “Nina Rodrigues”, sede do Serviço Médico-Legal do Estado, em Salvador, criara a especialidade na Faculdade de Medicina de São Paulo, e ali construíra o instituto que hoje tem o seu próprio nome. Imediatamente, Estácio de Lima voltou-se com afinco para o estudo da Medicina Forense com os sucessores de Casper, na capital alemã, com Leclerc em Estrasburgo, na Alsácia-Lorena, e com Balthazard, na capital francesa. Regressou ao Brasil, no ano de 1925, com o objetivo de fazer o concurso para a celebrizada cátedra que pertencera a Nina e a Oscar, onde teve como competidor o primeiro aluno deste último, Armando de Campos Pereira, importante jornalista, dirigente de “A Tarde”, o maior periódico da capital baiana.

Foi um muito disputado certame, em 1926, no qual Estácio apresentou tese sobre assunto então absolutamente novo – Indagação da Ascendência –, escreveu dissertação acerca do ponto sorteado – Responsabilidade Civil – e teve de dar demonstrações de grande domínio das matérias envolvidas nas questões teóricas e práticas científicas de laboratório e sala de necropsia, além de superar enormes obstáculos políticos, vindo a vencer galhardamente.

Por sua vez, Armando de Campos deixou Salvador e foi tornar-se legista de nomeada no Rio de Janeiro. Assumida a cadeira, o Professor Estácio de Lima tornou-se, ipso-facto, diretor do Instituto “Nina Rodrigues”, e resolveu retomar os trabalhos do Mestre Nina, na Antropologia Forense, e do Mestre Oscar, na Perícia Judiciária, procedidos paralelamente ao ensino, e, para tanto, contou com a assistência do seu conterrâneo recém-formado Arthur Ramos de Araújo Pereira – depois o extraordinário docente de Psiquiatria Social no Rio de Janeiro e revisor da obra do Mestre da Escola da Bahia –, mais Álvaro Dória, Egas Moniz Barreto de Aragão Júnior e outros profissionais escolhidos.

Assim, quando, em 1929, o capitão de cangaço pernambucano Lampeão (que muitos grafam hodiernamente Lampião) e seu grupo de cangaceiros, perseguidos desde Pernambuco, atravessaram o rio São Francisco, para a Bahia, alcançaram o Raso da Catarina, e aquele chefe procurou aumentar o seu bando com sertanejos recrutados nos municípios do interior baiano e sergipano, surgiu ocasião do Professor Estácio estudar os criminosos do banditismo rural. Sabedor de que existiam coiteiros poderosos para os cangaceiros, ele fez contatos com importantes fazendeiros daquela região porém não logrou obter entrevista com Lampeão e seu bando.

No ano de 1932, todavia, Mestre Estácio foi chamado a examinar, com seu assistente Arthur Ramos, dois jovens criminosos que haviam sido capturados no interior do Estado. Eram os cangaceiros Volta Seca – apontado como tendo sido, em 1929, o sangrador, a punhal, dos soldados da Polícia Militar, baleados por Lampeão e Corisco, no destacamento de Queimadas, – e Passarinho, noviço do bando. Seus exames clínico-psiquiátricos e antropológicos, em que suas histórias foram bem ouvidas, encetaram as anotações e registros médico-legais, inclusive fotográficos, que fundamentaram as primeiras observações científicas diretas sobre os bandidos do sertão brasileiro.

Dr. Athur Ramos

Seguiu-se que, em 1936, foram entregues, ao Instituto “Nina Rodrigues”, as primeiras peças de decapitação de cangaceiros, as cabeças de Azulão, Maria do Carmo (Maria de Azulão), Zabelê e Canjica, degoladas por uma Força Policial Volante baiana, comandada pelo civil contratado Eleutério, conhecido como Cravo Roxo, de Campo Formoso, que os pegou de emboscada numa fazenda em Baixa Verde, também no interior da Bahia. Tais segmentos cefálicos foram examinados e mumificados por Estácio de Lima. Trinta e dois anos depois, em 1968, elas foram inumadas, em nichos vedados, dentro de uma reentrância entre carneiras do velho Cemitério da Quinta dos Lázaros, por ordem do governador do Estado da Bahia. Em 2003, exumei-as, fotografei-as e fiz a respectiva ata, a pedido da administração daquela necrópole, onde elas estão postas em ossuário.


No ano de 1938, o Professor Estácio, mandou buscar em Maceió, onde estavam com o Professor José Lages Filho, no instituto que hoje tem o nome de “Estácio de Lima”, e recebeu no “Nina”, as cabeças de Lampeão e sua mulher, a cangaceira baiana Maria Bonita, mortos e decapitados, com mais nove bandidos, na Grota de Angicos, próxima do rio São Francisco, no município de Poço Redondo, estado de Sergipe, pela tropa do Tenente João Bezerra, da Polícia Militar de Alagoas. As duas peças foram minuciosamente estudadas por ele, que nelas não encontrou os famosos estigmas anatômicos apontados por Césare Lombroso.

Depois de modeladas suas máscaras mortuárias, foram mumificadas, pelos cuidados de um de seus assistentes, o suíço-baiano Dr. Charles René Pittex. Trinta anos depois, em 1968, foram também inumadas, juntamente com aquelas anteriormente referidas, no Cemitério das Quintas, por ordem do Governo do Estado.

Em 2001, exumei-as, a pedido da família do casal de cangaceiros, a filha, Expedita, e as netas, Vera e Gleuce, estas quem presenciaram todo o procedimento, de que fiz a ata, documentaram tudo com fotografias e filmagem, e conduziram as duas cabeças para sepultamento no túmulo dos parentes, em Aracaju, Sergipe. Ainda, no ano de 1941, o Professor mandou desenterrar, em Miguel Calmon, e trazer para o “Nina”, a cabeça e o braço direito fraturado por bala, do cangaceiro Corisco, que fora abatido quando fugia, com a esposa cangaceira Dadá; depois de pernoitarem em uma casa de farinha da Fazenda Juá, na Malhada da Areia, no local Barro Alto, vizinho do lugar Ventura, fronteira do município de Miguel Calmon, nos contrafortes da Chapada Diamantina, foram surpreendidos, de manhã, pela tropa do Tenente José Rufino, da Polícia Militar do Estado da Bahia.


As peças estavam saponificadas; mesmo assim, foram analisadas por Estácio de Lima e conservadas por Charles Pittex. Trinta e sete anos depois, as peças foram inumadas, igualmente às dos outros bandidos, por ordem governamental.

A cangaceira Dadá, viúva de Corisco, fora ferida na perna esquerda, amputada, na sede daquele município, e re-operada do coto, no Hospital Santa Isabel, da Santa Casa da Misericórdia da Bahia, pelo cirurgião Aristides Novis Filho. Estava “sub judice” quando foi apresentada ao Professor Estácio, já presidente do Conselho Penitenciário do Estado, que a entrevistou, tornou-se amigo e, mais tarde, muito ajudou na formação e no encaminhamento prático das filhas e netos daquela senhora. Em 1977, a bordadeira Dadá, no segundo casamento, fez exumar e dar sepultura em túmulo condigno, àqueles restos mortais do seu primeiro marido, o cangaceiro Corisco, perto da capela do Cemitério das Quintas. Finalmente, em 1943, os últimos bandidos de Lampeão, os cangaceiros Labareda, Saracura, Deus-te-Guie, Candeeiro e Balão, através de acordo procedido por um fazendeiro de quem eram amigos, renderam-se ao juiz de Direito de Jeremoabo, Antonio de Oliveira Brito, foram presos, submetidos a júri, sentenciados, apenados e transferidos para a capital baiana, onde cumpriram alguns anos de prisão na antiga Penitenciária do Engenho da Conceição.

Do total de oito componentes do bando de Lampeão, aprisionados e processados pela Justiça na Bahia, sete deles foram condenados. Na qualidade de catedrático de Medicina Legal, Estácio de Lima os entrevistou, examinou-os, analisou individualmente suas personalidades, o comportamento carcerário de cada um deles, observados durante longo período, finalmente exarou seu Parecer.

Considerou os cangaceiros como homens imersos nas circunstâncias de seu áspero ambiente sertanejo; sujeitos aos costumes de reviçamento medieval em uma sociedade interiorana camponesa quase esquecida pelas autoridades constituídas regularmente nas cidades; diferentes daqueles que ali não se tornaram criminosos, talvez porque estes não sofreram ofensas maiores; os cabras da peste, umas vezes na situação de vitimados pela injustiça manipulada pelos coronéis, outras tantas pela truculência da polícia a serviço dos proprietários rurais, mais outras, deserdados da honra pessoal ou da terra de sua sobrevivência, pela indignação foram empurrados para o crime, na condição de rebeldes que pegaram em armas e viveram ou morreram como bandoleiros rurais.

No mesmo passo, reativos, a forte excitação endócrina, proporcionando o seu vigor pessoal, impelia à liberdade de ação e capacidade de imposição da vontade pelas armas, que os levou, em seguida, a fazerem daquilo rendosa profissão, na qual se tornaram conhecidos e seria quase impossível deixá-la. Seu julgamento popular ouvia-se pela boca dos simples cantadores de feira, nas comunidades pobres do sertão, do agreste ou da mata, recitando cordéis sobre suas façanhas e recebendo animados aplausos dos matutos humildes, que viam naqueles guerrilheiros os seus iguais heroificados. E os moços caipiras mergulhados naquela atmosfera, gênese de mais cangaceiros. Não negou, todavia, o Professor Estácio, a possibilidade de algum criminoso não ter maior razão para ser bandido, que um convite de um chefe de cangaço, e usar um falacioso escudo ético.

 Ele ponderou que, fora daquelas circunstâncias, aqueles homens seriam, como mais tarde demonstrariam ser, capazes de plena recuperação social, tornando-se cidadãos úteis. Logo conduziu a revisão de seus autos processuais no Conselho Penitenciário, arrazoou com seus fortes argumentos ao presidente da República, general Eurico Gaspar Dutra, que lhes indultou as penas. Estácio conseguiu-lhes emprego digno, eles formaram família e criaram os filhos corretamente, como pessoas prestantes, nos padrões comuns da sociedade citadina.

Pelo resto de suas vidas, nunca mais delinquíram. Como também aconteceu com os cangaceiros Zé Sereno, Cila e Criança, que Estácio de Lima conheceria, bem mais tarde, em São Paulo, os quais, depois da morte dos principais chefes, conseguiram fugir para o Sul do País, onde começaram nova vida de trabalho e tiveram prescritos os prazos para serem levados à barra dos tribunais. Senhor das mais exatas informações e registros dessas fontes primárias, originais, o Professor Estácio de Lima, que, além de cientista e presidente da Academia de Medicina, também era literato e presidente da Academia de Letras, ambas da Bahia, sentiu a necessidade de escrever um livro sobre aquele mundo estranho dos cangaceiros. E assim o intitulou.

Elegeu os mais velhos daqueles bandoleiros – Labareda e Saracura – como regentes da orquestração dos outros antigos companheiros de lutas, para reviver na memória, para a qual não faltaram as relembranças de Dadá, aquele tão esquisito pequeno universo do cangaço.

 Benício Saracura


 Ângelo Roque, "Labarêda"

Determinou que um funcionário de sua cátedra na Universidade Federal da Bahia, acadêmico-monitor Rogério Henrique de Medeiros Pacheco, seu conterrâneo alagoano e estudante de Medicina, acompanhasse Labareda pelas históricas veredas do sertão baiano, anotasse e fotografasse os lugares e pessoas remanescentes dos tempos dos reencontros entre volantes e cangaceiros, e trouxesse o relatório de como estava aquele torrão depois de três décadas de exterminado o cangaço. Foi em busca de antigos comandantes de Forças Policiais Volantes, como os coronéis João Bezerra e José Rufino, famosos perseguidores de bandidos e matadores de cangaceiros, entrevistou-os, procurou velhos componentes das tropas, inclusive rastejadores, e colocou-os ao lado dos antigos cangaceiros para recontarem as suas versões de perseguições, fugas e combates.

Tendo ao seu lado a conterrânea e assistente, quem o sucederia em todas as cadeiras que ensinou, Professora Maria Theresa de Medeiros Pacheco, a qual conheceu tão bem os velhos cangaceiros, ele estudou as anotações, registros de entrevistas e fotografias.

Em seu estilo suave de amante das belas letras, entrecortado de frases pronunciadas pelos sertanejos rudes, Estácio de Lima construiu seu livro singular, preciosíssimo, O Mundo Estranho dos Cangaceiros, que foi lançado, em primeira edição, no ano de 1965, na Livraria Civilização Brasileira, pela Editora Itapoan, através do proprietário das duas, o falecido livreiro Demeval Chaves.

Para citar apenas uma cena marcante, aquela em que é descrita a eutanásia do cabra Sabino – dos mais valentes e cruéis homens do cangaço – quando, malferido em combate, e para não dar oportunidade à polícia que tanto o queria sangrar, tira o lenço vermelho do pescoço e o coloca sobre o rosto, enquanto roga ao seu compadre, o cabra Mergulhão, que lhe dê um tiro de parabélum no crânio.

Essa obra veio juntar-se a outras que escreveu desde a sua tese inicial, Introdução ao Estudo da Agonia, passando pelas acima citadas duas monografias para a cátedra, mais o trabalho pioneiro no País sobre A Inversão Sexual Feminina, os avançados Ensaios de Sexologia, a original pesquisa sobre O Infanticídio e o Estado Puerperal, o especialista demonstrado mais uma vez em Perícias e Pareceres, o ficcionista revelado em A Aeromoça e Outras Novelas Regionais, o etnólogo mostrado no O Mundo Místico dos Negros, livros editados, além de três centenas de ensaios, artigos e crônicas brilhantes e inspiradas poesias publicados em coletâneas, revistas e jornais. Lamentavelmente, faltou a reunião de seus discursos admiráveis, pronunciados de improviso, os quais não anotava, restando alguns gravados, nem sempre em condições perfeitas.

Recebeu Estácio de Lima a láurea de Professor Emérito, depois de haver sido, ainda, catedrático da Faculdade de Odontologia e da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, e titular da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador, e mais, fundador da cadeira e primeiro titular de Medicina Legal na Escola “Bahiana” de Medicina e Saúde Pública e na Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia. Presidiu inúmeras bancas de concurso para titulares da especialidade, participou de congressos nacionais e internacionais de Medicina Legal, viajou pela América do Sul, voltou outras vezes à Europa, e, em duas oportunidades, demorou pesquisando na África Ocidental.

Como desejou, prosseguiu nos trabalhos de Nina Rodrigues, Mestre da Escola da Bahia, anotou, na qualidade de Ogâ do Terreiro do Gantois, as observações sobre a religião dos orixás, relacionadas com as práticas médicas; registrou as reações dos homens do povo, alcoolizados ou drogados pela maconha; documentou as entrevistas com homossexuais, masculinos e femininos; analisou os criminosos, particularmente os homicidas; estudou os costumes dos africanos no Continente Negro e na Bahia; criou uma coleção de objetos, que deu origem ao Museu Antropológico e Etnográfico “Estácio de Lima”; e, principalmente, ensinou através da teoria e da prática pericial, no exercício da função de grande educador, premiado pela Academia Nacional de Medicina.

Em reconhecimento, a Cidade do Salvador e o Estado da Bahia oficializaram sua cidadania, que já obtivera no dia-a-dia de serviços prestados aos concidadãos de sua comunidade.

O Professor Estácio de Lima, alagoano, baiano e soteropolitano, um homem admirável, faleceu aos 87 anos de idade, no dia 28 de maio de 1984, em Salvador, recebeu homenagens oficiais dos governos estadual e municipal, das universidades, academias e demais instituições a que pertenceu, e particularmente de seus antigos alunos, na Faculdade de Medicina da Bahia, em cujo Salão Nobre o féretro foi velado, sob a Guarda de Honra dos Cadetes da Polícia Militar. Depois de ato religioso celebrado pelo seu conterrâneo alagoano, confrade da Academia de Letras da Bahia e Cardeal Arcebispo Primaz do Brasil, D. Avelar Brandão Vilela, foi conduzido, sobre a elevação da escada de um carro de bombeiros, acompanhado por seus amigos, para receber sepultamento no Cemitério do Campo Santo.


A republicação de seu mais famoso livro, no ano de 2007, é, sem dúvida, a melhor homenagem que se poderia prestar, pela passagem do 110º ano de seu nascimento.

Lamartine de Andrade Lima é médico e ensaísta, presidente da Academia de Letras e Artes do Salvador e presidente emérito do Instituto Bahiano de História da Medicina.

Pescado em Blog do Facó

Adendo Lampião Aceso: 


Na imagem acima o recipiente sepulcral de Estácio Luiz Valente de Lima, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Cortesia do pesquisador Rubens Antonio, Blog O cangaço na Bahia

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2019/05/estacio-de-lima.html

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LAMPIÃO NO RN, MEDO TERROR E SANGUE - PARTE XV - O ASSASSINATO DE JARARACA

 Por José de Paiva Rebouças

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Por volta das onze horas da noite do dia 18 de junho de 1927, Jararaca que dormia em sua sela na cadeia pública, foi acordado pela polícia. Disseram que o levariam para Natal.


Suspenso pelos braços, foi levado para fora da cadeia. Lá fora, estavam os tenentes João Antunes, Laurentino de Morais e Abdon, os sargentos Pedro Sílvio de Morais, João Laurentino Soares e Eugênio Rodrigues, além dos cabos José Trajano e Manoel, bem como os soldados Militão Paulo e João Arcanjo.

Jararaca reclamou estar sem as sandálias, mas os policiais fizeram pouco dele. Depois disse que não aguentava viajar de carro, mas lhe disseram que o levariam até a estação, onde tomaria um trem até Areia Branca e de lá embarcação para a capital.

Em momento algum o preso se convenceu, por isso não estranhou quando os policiais fingiram uma pane no motor do automóvel em frente ao cemitério. "Eu sabia que você me traziam praqui", disse Jararaca.

A partir de então, começou a tortura. Um soldado puxou sua perna ferida, fazendo- urrar de dor. O motorista Homero Couto, que nada tinha a ver com a história, presenciou o ato brutal.

https://m.facebook.com/pg/Cole%C3%A7%C3%A3o-Mossoroense-420083831930613/posts/

"O soldado do lado oposto desferiu-lhe violenta coronhada de fuzil na cabeça, sem dar-lhe tempo ao mais leve gesto de defesa. Sucederam-se as pancadas. Tomavam proporções altíssimas, em meio ao silêncio da noite. Pareciam que socavam terra", disse, segundo relatos de Raul Fernandes.

Mesmo sob forte ataque de covardia, Jararaca não se entregava. "Você querem me matar, mas não vão me ver chorar de medo, nem pedir de mãos postas para não me tirar a vida. Vocês vão ver como mé que morre um cangaceiro", esbravejou, segundo conta Sérgio Dantas.

Túmulo do cangaceiro jararaca em Mossoró - RN - https://tokdehistoria.com.br/2019/02/10/marcos-de-religiosidade-no-caminho-de-lampiao-no-rio-grande-do-norte/

Um tiro na cabeça, por traição, teria findado o sofrimento. Jararaca caiu com todo o corpo em uma coja já aberta para ele. Mas o espaço era pequeno e para poder enterrar, os soldados tiveram de quebrar suas pernas a coices de fuzil.

Nos dias seguintes, todos comemoravam a morte do cangaceiro. O jornal O Mossoroense informou que ele havia morrido a caminho de Natal. Seu laudo cadavérico, feito com ele ainda vivo na cadeia, diz que sua morte se deu por "projéteis de arma de fogo".

DE CANGACEIRO A SANTO DE MOSSORÓ

Túmulo do cangaceiro Jararaca - 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2015/11/o-tumulo-mais-visitado-no-cemiterio-sao.html

As circunstâncias  da morte de Jararaca causaram  comoção entre as pessoas mais pobres e o túmulo do cangaceiro virou ponto de romaria. Para muitos, ele foi enterrado vivo e teve tempo de se arrepender dos pecados.

Há relatos de pessoas que teriam alcançado alguma graça ao rezar no túmulo do cangaceiro, um dos mais visitados, ainda hoje, no velho cemitério de Mossoró, principalmente no dia de finados.

Parte Final

Fonte - Revista Brava Gente  do Jornal de fato.com

Página 35.

Mês Junho de 2022.

Digitado e Ilustrado por José Mendes Pereira - administrador deste blog.

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LAMPIÃO NA PARAÍBA - NOTAS PARA A HISTÓRIA


O livro ‘LAMPIÃO NA PARAÍBA – NOTAS PARA A HISTÓRIA’ não foi concebido com a intenção de se tornar uma obra revolucionária. O objetivo do autor foi apenas elaborar um registro perene e confiável sobre a atuação do célebre cangaceiro em terras paraibanas. Com 363 páginas e cerca de 90 fotografias de personagens envolvidas na trama - e lugares onde os episódios ocorreram -, o trabalho certamente será de grande utilidade aos estudiosos de hoje e de amanhã.

Dividido em 19 capítulos, com amplas referências e notas explicativas, tenta-se recontar, entre outros, os seguintes episódios:

“A invasão a Jericó; fazendas Dois Riachos e Curralinho; o fogo da fazenda Tabuleiro; os primeiros ferimentos sofridos por Lampião; as lutas com Clementino Furtado, o ‘Quelé’; combate em Lagoa do Vieira; Sousa: histórico do assalto e breve discussão sobre as possíveis razões políticas para a invasão da cidade; a expulsão dos cangaceiros do município de Princesa; combates em Pau Ferrado, Areias de Pelo Sinal, Cachoeira de Minas e Tataíra; o cangaceiro Meia Noite; Os ataques às fazendas do coronel José Pereira Lima; morte de Luiz Leão e seus comparsas em Piancó; confronto em Serrote Preto; Suassuna e Costa Rego; a criação do segundo batalhão de polícia; Tenório e a morte de Levino Ferreira; ataque a Santa Inês; combates nos sítios Gavião e São Bento; chacina nos sítios Caboré e Alagoa do Serrote; Lagoa do Cruz; assassinatos de João Cirino Nunes e Aristides Ramalho; Mortes no sítio Cipó; fuga de paraibanos da fronteira para o Ceará; confronto em Barreiros; invasão ao povoado Monte Horebe; combates em Conceição; sequestro do coronel Zuza Lacerda; o assalto de Sabino a Triunfo(PE) e Cajazeiras (PB); mortes dos soldados contratados Raimundo e Chiquito em Princesa; Luiz do Triângulo; ataques a Belém do Rio do Peixe e Barra do Juá; Pilões, Canto do Feijão e os assassinatos de Raimundo Luiz e Eliziário; sítios Vaquejador e Caiçara; Quelé e João Costa no Rio Grande do Norte; combates com a polícia da Paraíba em solo cearense; o caso Chico Pereira sob uma nova ótica; Virgínio Fortunato na Paraíba: São Sebastião do Umbuzeiro e sítios Balança, Angico e Riacho Fundo; sítio Rejeitado: as nuances sobre a morte do cangaceiro Virgínio”.

A obra certamente não abrangerá o relato de todas as façanhas protagonizadas pelo célebre cangaceiro no estado da Paraíba. Muito se perdeu com o passar dos anos. Os historiadores de ontem, em sua maioria, não tiveram grande interesse em dissecar os episódios por ele protagonizados no território do estado.

A presente obra busca resgatar o que não se dissipou totalmente na bruma do tempo.

LAMPIÃO NA PARAÍBA – NOTAS PARA A HISTÓRIA, Polyprint, 2018, 363 pgs.

Sobre o autor: Sérgio Augusto de Souza Dantas é magistrado em Natal. Publicou os livros Lampião e o Rio Grande do Norte – A História da Grande Jornada (2005), Antônio Silvino – O Cangaceiro, O Homem, O Mito (2006), Lampião Entre a Espada e a Lei (2008) e Corisco – A Sombra de Lampião (2015).

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