Trio Mossoró - A saudosa Hermelinda Lopes ladeada pelos os irmãos João Mossoró (à esquerda) e Oséas Lopes (Carlos André) (à direita).
Estes três irmãos, Carlos André, João Mossoró e Hermelinda Lopes (in memorian), mossoroenses da gema, foram os primeiros responsáveis, por levarem e ser conhecido no Brasil inteiro, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, França e Portugal, o nome da nossa querida cidade Mossoró.
Sabemos que alguns dirigentes da cidade (que ela não tem culpa), não reconhecem isso, mas toda Mossoró é conhecedora do que o Trio Mossoró fez durante a sua trajetória artística, levando Mossoró com ele.
O cantor Oséas Carlos André Almeida Lopes nasceu em Mossoró, no dia 28 de outubro de 1938), e depois da parceria com os irmãos Hermelinda Lopes e João Mossoró, que decidiram cada um seguir a sua carreira solo.
A partir dali, o Oséas Lopes passou a ser conhecido no Brasil inteiro pelo nome artístico de Carlos André, cujo nome faz parte do seu nome verdadeiro, Ele é um cantor, produtor e compositor de música popular brasileira.
No ano de
1959, Oséas Lopes fundou o Trio Mossoró, no qual cantava com seus irmãos,
Hermelinda Lopes e João Mossoró. Foi também um dos diretores e produtores das
gravadoras Continental, Copacabana, RCA, Tapecar e
Beverly Som.
Foi também produtor musical de vários cantores, entre eles Luiz Gonzaga, Cauby Peixoto, Vanusa, Núbia Lafayete, Waleska, Leonardo Sulivan, Lana Bittencourt, Trio Yrakitan, Paulo Diniz, José Ribeiro, Bartô Galeno, Luiz Ayrão, Orlando Dias, José Ribeiro, Silvinho, Odair José, Fernando Mendes, Balthazar, Paulo Diniz e Adílson Ramos, Nilton César, Anísio Silva, Genival Santos, Roberto Muller, Adelino Nascimento, Ivanildo Sax de Ouro, Messias Paraguai, Cláudia Barroso, Valdirene, Abílio Farias, Banda Labaredas e Alípio Martins.
Atualmente, Carlos André trabalha como representante da Socinpro (Norte
e Nordeste) e reside na Recife.
Um nome que Mossoró continua se orgulhando. "Trio Mossoró". E se falar este nome, lembramos logo, com certeza, do famoso cantor Carlos André.
Uma das melhores interpretações feita pelo cantor mossoroense João Mossoró. Ao meu ver, nem o próprio autor da letra que é Almir Sater, não interpretou igual a ele. Maravilha de interpretação!
O João Mossoró reside no Rio de Janeiro. Sempre fazendo os seus shows por lá, e em outros lugares do Brasil. Faz um bom tempo que ele eu não temos contato.
Kydelmir Dantas.
Em 2012, à noite, através do professor, poeta, escritor e pesquisador do cangaço e gonzaguiano Kydelmir Dantas, tive o prazer de receber em minha casinhola os antigos cantores e fundadores do Trio Mossoró, o Carlos André (Oséas Lopes), e o seu mano João Mossoró, que mesmo terminado o Trio, ele continua com o seu nome artístico João Mossoró, fazendo os seus shows por este Brasil a fora.
Uma planta
secular, uma testemunha ocular de uma grande história.
Passados 126
anos, 07 de julho de 1897 nascia Virgulino Ferreira da Silva o temido
cangaceiro Lampião, no sítio passagem das pedras antiga Vila Bela atual Serra
Talhada-PE.