Seguidores

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

O MINGAU DO GRUPO

 Clerisvaldo B. Chagas, 22 de outubro de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.132

 



Para a criançada de Santana do Ipanema, o Grupo Escolar Padre Francisco Correia, no Bairro Monumento, ainda era o melhor lugar fechado da cidade tanto para estudar quanto para se divertir. Era muito bom quando dona Prisciliana, já de certa idade, tocava a sineta para o recreio. Saíamos todos para o enorme pátio ao lado, piso de terra cercado de muretas baixas. Antes da saída para o pátio recebíamos o lanche da escola que, na época, era apenas uma caneca de plástico rígido de mingau. Sim, o mingau tinha uma cor marrom bem clarinha, cheiro bom, mas enjoativo. Às vezes bebíamos. Outras vezes, após o primeiro gole, derramávamos o líquido sobre a areia do terreno. Aquilo devia ser bastante nutritivo, mas era enjoativo, talvez pelo excesso de açúcar.

Isso, aproximadamente em torno de 1954. Dona Prisciliana era ainda da turma fundadora do Grupo e naquela função: apenas bater a sineta, puxando num cordão, para o recreio e para o final das aulas. Viera da fundação desde o ano de 1938. Foi ali onde fui vacinado contra a “Influenza”, pela primeira vez. Era uma equipe volante da Saúde e lembro bem apenas de um dos membros da equipe, o senhor José Chagas. A vacina era aplicada no braço com uma pena de escrever, tipo daquelas que se usava molhando a ponta de metal num tinteiro. O vacinador arranhava aquele troço na pele da gente e que deixava para sempre a cicatriz. As bancas compridas de madeira e ferro, cabiam dois alunos. Se não estiver enganado o recreio durava meia hora. A diversão para os meninos era brincar de pega, ximbra ou pinhão.

Não estudei no Grupo com minha mãe, que era um doce de pessoa, mas gostava muito da professora Maria de Lourdes Queiroz. O grupo finalmente foi reformado no início do Século XXI. Por ali passaram muitos alunos importantes que iriam se destacar dentro e fora de Alagoas em todas as áreas, inclusive um futuro governador. O Grupo Escolar Padre Francisco Correia, estar aniversariando com suas 86 velinhas, este ano. A mesma idade do prédio do Ginásio Santana, joias da coroa santanense.

Orgulho em ser Nordestino, alagoano sertanejo.

GRUPO POUCOS DIAS APÓS REFORMA. (FOTO: B. CHAGAS/LIVRO 230).



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VISITAS...

Por Anildomá Willans

Hoje de manhã recebemos aqui no Sítio Passagem das Pedras - onde nasceu Lampião - um grupo de alunos e professores da cidade de MAURITI/CE.

Estamos prontos para acolher aos visitantes.

https://www.facebook.com/groups/179438349192720

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SERTÃO DE BRAVOS, UMA ANTOLOGIA DE SUCESSO

Por Júnior Almeida

Amigos e amigas, entusiastas da belíssima história nordestina, como é de conhecimento de muitos, a Academia Brasileira de Estudos do Sertão Nordestino – ABRAES -, publicou, no mês passado, sua primeira antologia, denominada SERTÃO DE BRAVOS, com excelentes textos de seus membros, tarimbados pesquisadores/autores. Para enorme satisfação dos acadêmicos da novel instituição, a obra é um sucesso de venda e de crítica, já estando presente em todos os Estados do Nordeste, bem como outras localidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Paraná e Amazonas, além de alguns países da Europa.

Os artigos de “Sertão de Bravos” são de autoria de Frederico Pernambucano de Mello, Hildo Leal da Rosa, Leonardo Ferraz Gominho, Nivaldo Alves de Carvalho, Luiz Karlos Fernandes Ferraz, Diana Rodrigues Lopes e Junior Almeida, de Pernambuco; Emmanuel Conserva de Arruda e Luma Hollanda, da Paraíba; Idemberg Sena, Angelo Osmiro Barreto, Adriano de Carvalho Duarte e João Paulo de Souza Costa, do Ceará; Gustavo Costa Farias e Claudemiro Avelino de Souza, de Alagoas; Benedito Vasconcelos Mendes, do Rio Grande do Norte; Antônio Guimarães de Oliveira, do Maranhão; Antônio Porfírio de Matos Neto, de Sergipe; Leandro Cardoso Fernandes, do Piauí, além do fotógrafo de alma nordestina Ricardo Beliel, do Rio de Janeiro.

Quem ainda não adquiriu, o livro custa apenas 60 reais mais o valor frete para qualquer lugar do Brasil. Não perca a oportunidade de comprar uma obra que já é um clássico da literatura nordestina. Peça já o seu direto comigo!

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2021 (AOS NOSSOS 40 ANOS ).

Por Humberto Paz


Salve, doce inspiração em que me apego!

Rima rica destes versos que lhe faço.

Que o bom Deus eternize os nossos laços!

Meu regaço e meu divino aconchego.


Harmoniosa melodia de minha voz,

E a melódica harmonia do meu canto.

De amor, um infinito.

De ternura, um outro tanto...


Dourado sol do meu dia a dia,

Com ardentes beijos quero que me açoites.

Cobertor que aquece a madrugada fria.

Lua de prata de todas as noites.


Bruma leve que dos mares se levanta

E se lança sobre as nossas vidas sãs.

Aroma fugaz de pétalas de rosas.

Brisa suave das belas manhãs!


Poesia dos meus sonhos delirantes.

Poema que brota do peito sedento.

Vibrante perfume de todas as flores

Que enfeitam as trilhas dos meus sentimentos


Estrela matutina que no céu desponta

E todas as estrelas que no firmamento

Sorriram felizes pra se ter na conta

Que a festa se eterniza pela noite adentro.


Feliz compromisso o destino assinou.

Aonde quer que eu vá,

Ir por onde eu for,

Eternamente amar,

Eternamente amor!...


Amor pra suplantar mais de mil Atlânticos,

Embora seja eu o último dos românticos...

Oh, verde nuvem de amor que se desfrauda!

Sublimes Bodas de Esmeralda!...


(Humberto Paz).

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com