Seguidores

domingo, 23 de abril de 2017

DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS LOGO MAIS CHEGARÁ NA CASA DO SENHOR!

Por José Mendes Pereira

Conheci Dr. Milton Marques de Medeiros nos anos 70, quando ele fazia na Editora Comercial S/A os seus serviços gráficos, para a sua "Casa de Saúde São Camilo de Lélis". Mas, durante muitos anos que eu não mais mantinha contato com ele, devido a minha saída do ramo gráfico, para tentar outras atividades. Recentemente, por três vezes, estive com o Dr. Milton Marques de Medeiros. 

Dr. Milton Marques de Medeiros

A primeira vez, foi na casa do saudoso fotógrafo José Rodrigues de Oliveira (meu primo), que residia bem próximo à minha residência, quando o fotógrafo se encontrava doente. Ele o visitou por algumas vezes, e em uma destas visitas, eu estava lá. 

Trio Mossoró - Hermelinda, "Oséas Lopes Carlos André", João Mossoró e o fotógrafo José Rodrigues (de roupa branca).

A segunda vez, foi em seu escritório na própria "TCM - TV a Cabo de Mossoró", para entregar o livro "Lampião a Raposa das Caatingas" do escritor José Bezerra Lima Irmão. 

Adquira-o através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

E a terceira vez, foi também em seu escritório quando nós conversamos sobre assuntos deste mesmo livro. Nesse dia, à tarde, eu vinha do "Conjunto Abolição III", em Mossoró, e ele estava chegando em sua empresa "TCM". Reconhecendo-me, chamou-me para conversarmos um pouco sobre o livro "o Raposa..., e ele me falou que, não tinha muito tempo para terminar a leitura logo, mas que aos poucos, estava lendo, e que ficou impressionado com tantas informações sobre os pais de Lampião, sobre o próprio Lampião e seus irmãos, assuntos que ele, jamais, em toda sua vida, pensava de ler tantas informações importantes sobre os Ferreiras e o cangaço

Escritores José Bezerra Lima Irmão e Antonio Amaury

Elogiou bastante o autor do Raposa, o José Bezerra, sobre a sua paciência, para escrever um livro tão volumoso quanto esse. Falou sobre outros livros que tivera oportunidade de lê-los, mas que o "Lampião a Raposa das Caatingas" é uma verdadeira Bíblia do Cangaço, pelo seu tamanho, conteúdos, e a grande quantidade de páginas. 


"O empresário-médico-professor, Milton Marques de Medeiros que faleceu neste sábado, nasceu em Upanema no Estado do Rio Grande do Norte, em 9 de julho de 1940.

Milton Marques se formou em medicina, exercendo a psiquiatria por 35 anos.

Ex-reitor da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), ele atuou ainda em várias academias e entidades, como a ACJUS (Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró), ICOP (Instituto Cultural do Oeste Potiguar), ASCRIM (Associação de Escritores de Mossoró).

Venerável da centenária Loja Maçônica 24 de Junho, professor Milton Marques tem formação acadêmica também em Direito.

Empresário do ramo salineiro, da radiodifusão e telecomunicações, Milton Marques fundou o Sistema Oeste de Comunicação que opera rádios em Mossoró, Assú e Apodi, além da TV Cabo Mossoró, promotora de TV por assinatura, internet e do Canal próprio TCM 10 HD.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/PRESIDÊNCIA – COMUNICADO ESPECIAL DE PESAR - OFÍCIO Nº 059/2017


MOSSORÓ-RN, 22 DE ABRIL DE 2017

CUMPRE-NOS, NA QUALIDADE DE PRESIDENTE DA ASCRIM, COMUNICAR, COM MUITÍSSIMO PESAR A TRANSIÇÃO DO NOSSO VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS, OCORRIDA HOJE EM FORTALEZA-CE.  


DR. MILTON ERA ACADÊMICO FUNDADOR VICE-PRESIDENTE DA ASCRIM. DESDE SUA FUNDAÇÃO EM 29.09,2914. NO DIA 30.03.2017(QUINTA-FEIRA), ANTES DA SUA TRANSIÇÃO, APESAR DE AUSENTE EM TRATAMENTO MÉDICO, POR OCASIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA-07/2017, FOI OUTORGADO  COM UMA DAS MAIORES HONRARIAS DA ASCRIM, PELO SEU ABNEGADO DESVELO A CULTURA NO RIO GRANDE DO NORTE, SOBRETUDO EM DEFESA DO PATRIMÔNIO DE MOSSORÓ, ESPECIALMENTE EM DEFESA DO ESCRITOR MOSSOROENSE, CUJO TÍTULO DE “PRESIDENTE DE HONRA DA ASCRIM”, FOI RECEBIDO POR SUA FILHA STELA MARIS, QUE O REPRESENTOU NO EVENTO SOLENE DA ASCRIM, NA QUALIDADE DE VICE-PRESIDENTE.


DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS, O HOMEM BENEVOLENTE, O HOMEM DO TRABALHO, O HOMEM DA EDUCAÇÃO, HOMEM DA CULTURA, O HOMEM PAI/AVÔ, O HOMEM ESPOSO, O HOMEM AMIGO, O HOMEM CRISTÃO CATÓLICO TEMENTE A DEUS, O GRANDE INTELECTUAL PERSEVERANTE, QUE DEIXA O LEGADO, TAMBÉM DO PRESTADOR DE SERVIÇO, MULTIFACÉTICO PROFISSIONAL, DEFENSOR DAS CAUSAS JUSTAS, EM SUA TRAJETÓRIA CHEGOU AO ÁPICE TRIUNFAL DA COMUNICAÇÃO, DEIXANDO-NOS, HOJE, NA SAUDADE DE RECORDAR COM ALEGRIA SUA ALTIVEZ COMO ADMINISTRADOR PONDERADO, MAS RETINENTE E RIGOROSO EM SUAS DECISÕES.


DIANTE DA TRISTE NOTÍCIA DO SEU “DESAPARECIMENTO”, CONVOCAMOS AOS QUE PUDEREM COMPARECER A ESSE ATO DE FÉ CRISTÃ, NA FORMA ESTATUTÁRIA, TODOS OS ACADÊMICOS DA ASCRIM, AFIM PRESTAREM HOMENAGEM PÓSTUMA AO DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS:

DIA 22.04.2017

VELÓRIO ATÉ AS 13HS NA LOJA MAÇONICA 24 DE JUNHO, DA QUAL ERA VENERÁVEL.(PRÓXIMA AO MUSEU)

DIA 23.04.2017

15HS -MISSA DE CORPO PRESENTE NO SEMINARIO SANTA TEREZINHA(PRAÇA DOS HOSPITAIS).

16HS- EXÉQUIAS- TODOS ACADEMICOS DA ASCRIM DEVERÃO USAR VESTE TALAR(PELERINE, COLAR E MEDALHÃO). O FÉRETRO SAIRÁ DA CAPELA SANTA TEREZINHA E AS CERIMONIAS DO FUNERAL OCORRERÁ NO CEMITÉRIO SÃO SEBASTIAO.
       
NA OPORTUNIDADE, EM NOME DE TODOS ACADÊMICOS DA ASCRIM, PARTILHAMOS A DOR DOS FAMILIARES E AMIGOS DO DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS, ROGANDO DEUS OS CONFORTE NESSE MOMENTO DOLOROSO E FORTALEÇA OS SEUS CORAÇÕES DANDO-LHES A PAZ PARA O ESPÍRITO SUPORTAR A TRISTEZA.

Site Museu Virtual

DR. MILTON, GRANDE AMIGO DE TODOS,  INVOCAMOS DEUS O RECEBA NA CASA CELESTIAL, POR SUAS BONÍSSIMAS GRANDES OBRAS DE CARIDADE NA TERRA.

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE DA ASCRIM-

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ZÉ GONZAGA - ENCONTRO COM LAMPIÃO

https://www.youtube.com/watch?v=4URj5kB-izw

Publicado em 27 de jan de 2014
Autoria: Zé Praxedes e Zé Gonzaga
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE FALECIMENTO – MILTON MARQUES DE MEDEIROS


É com pesar que a ADUERN comunica o falecimento do docente, médico psiquiatra, empresário e ex-Reitor da UERN Milton Marques de Medeiros.

Milton faleceu na cidade de Fortaleza (CE) por volta das 13h. Ele se encontrava internado no hospital Monte Klinikum, lutando contra uma grave infecção bacteriana no pulmão.

O velório do docente será realizado na Loja Maçônica 24 de Junho, no centro de Mossoró, até às 13 horas deste domingo (23). Depois, o corpo será velado na Capela de Santa Teresinha, na praça dos hospitais. O sepultamento será às 16h, no Cemitério São Sebastião (Cemitério Velho).

Milton Marques de Medeiros era natural do sítio Poré, no município de Upanema. Foi Reitor da UERN entre 2005 e 2013, ano em que se aposentou das atividades acadêmicas. Além de professor, era Médico psiquiatra e comunicador, escrevendo periodicamente para o Jornal Gazeta do Oeste e apresentando um programa na TV Cabo Mossoró (TCM), emissora da qual era superintendente.


A ADUERN deixa suas mais sinceras condolências a amigos e familiares.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PRINCESA ISABEL/PB: TRADICIONAL FEIRA DA SEMANA SANTA (POPULARMENTE CONHECIDA COMO FEIRA DA JACA)

Por Fábio Arruda
Fábio Arruda e Graça Roberto

Princesa Isabel/PB: Tradicional feira da Semana Santa (popularmente conhecida como feira da jaca). Na noite e madrugada de terça para quarta (11/12 de abril de 2017).

Mesmo com as chuvas caídas no horário da feira livre, registramos um grande número de pessoas. Inclusive de toda região. 






Imagem inline 6

Imagem inline 8

Imagem inline 7

Imagem inline 9

Imagem inline 10

Imagem inline 11

Imagem inline 12

Imagem inline 13

Imagem inline 14

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGAÇO NO BRASIL

Por Genilson Alves da Silva

A história é uma cocha de retalho cada pedaço se completa e dar novo espaço e nova tonalidade para aquilo que se quer construir. Pois queremos trazer questionamentos e soluções e não só questionar o poder público e a forma de fazer política daquela época, e sim entender cada indivíduo no seu espaço e lugar esse é o papel do historiador sendo meramente imparcial naquilo que busca. O cangaço surgiu entre o final do século XIX e começo do XX (início da república O período que vai de 1889 a 1930 que é conhecido como a República Velha). Surgiu, no Nordeste Brasileiro, grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros. Estes grupos apareceram em função, principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina. O latifúndio, que concentrava terra e renda nas mãos dos fazendeiros, deixava às margens da sociedade a maioria da população, sem contar que os oprimiam. Se não já bastasse a seca predominante na região nordeste, as cargas de impostos altíssimas que assolava o povo sertanejo. 

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA LER TODA HISTÓRIA. 
Se ele não abrir, leve-o a google

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br/2017/04/o-cangaco-no-brasil.html