Seguidores

sábado, 16 de julho de 2016

FAMÍLIA PEREIRA DO PAJEÚ

Por Família Pereira do Pajeú

ANTÔNIO ANDRELINO PEREIRA DA SILVA, filho do segundo casamento de Andrelino Pereira da Silva (O Barão do Pajeú) com Verônica Pereira (Baronesa do Pajeú) casado com Maria Pereira da Silva (Marica), exerceu grande influência política em Vila Bela (Serra Talhada) foi o terceiro prefeito no período de 1898 a 1901. Dono da fazenda Pitombeira que herdou do seu pai Andrelino Pereira da Silva, sofreu grande abalo econômico devido ao conflito entre as famílias “Pereiras e Carvalhos”. Junto com Manoel Pereira Lins (Né da Carnaúba) proprietário da fazenda Carnaúba, foram os principais financiadores das empreitadas de defesa e ataque na guerra do clã Pereira contra os Carvalhos. Nascido em 11 de outubro de 1865, faleceu em 16 de abril de 1948 no Carmo, distrito de São José do Belmonte-PE.

Por Cicero Aguiar Ferreira
Fonte pesquisas: Genealogia Pernambucana
Blog Lampião aceso (Jorge Remígio)

A data de nascimento e óbito, obtida por Cicero Aguiar Ferreira através do livro do assentamento do cartório de São José do Belmonte-PE que está digitalizado.

Fonte:

 https://www.facebook.com/familiapereiradopajeu/photos/a.1772954646272314.1073741826.1772947302939715/1795007130733732/?type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO DO ESCRITOR SABINO BASSETTI - LAMPIÃO O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS


Através deste e-mail sabinobassetti@hotmail.com você irá adquirir o mais recente trabalho do escritor e pesquisador do cangaço José Sabino Bassetti intitulado "Lampião - O Cangaço e seus Segredos".

O Livro custa apenas R$ 40,00 (Quarenta reais) com frente já incluído, e será enviado devidamente autografado pelo autor, para qualquer lugar do país.

Não perca tempo e não deixe para depois, pois saiba que livros sobre "Cangaço" são arrebatados pelos colecionadores, e você poderá ficar sem este. Adquira já o seu.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS


Fazer o quê? Não é vaidade, O Edson, mas não tenho como me conter diante de um elogio como este. Eis o que escreveu em sua página no Facebook um cidadão de Floresta, Pernambuco, a respeito do meu livro:

“O livro Lampião - a Raposa das Caatingas, do escritor José Bezerra Lima Irmão, nos leva à verdadeira essência do Cangaço no Nordeste Brasileiro, de linguagem fácil e compreensão, em sua pesquisa séria, e quando você começa a ler esse magnífico livro não quer mais para. Um livro desse é escrito a cada 100 anos, uma verdadeira obra-prima, para historiadores pesquisadores amantes do Cangaço. Eu recomendo essa grande obra do meu amigo José Bezerra Lima Irmão”.

A mensagem é de Giovane Macário Gomes de Sá. Conhecemo-nos em Floresta, no recente encontro em Floresta, organizado pelo incansável Manoel Severo Barbosa.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONVITE


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205099357443219&set=gm.1582061442094010&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GENTE DAS RUAS DE POMBAL: DÉCADA DE 1950 AFONSO MOUTA: UM HOMEM À FRENTE DO SEU TEMPO

Por Jerdivan Nóbrega de Araujo

Afonso Coelho Mouta foi um desses homens que vêem oportunidade tanto na adversidade como na necessidade. Nascido no dia 12 de agosto de 1916, na a cidade de Massapê, Estado do Ceará. Era o segundo de uma prole dos oito filhos de Miguel Coelho Mouta e Maria do Carmo Coelho Mouta. Os outros irmãos eram: Raimunda, Francisco, Maria Geralda, Francisco de Chagas, Firmo, Maria do Socorro e Antônio.

Seu Afonso chegou à Paraíba em 1935, para fixar residência, passando a fazer parte dos quadros de funcionários do E.F.O.C. S atual DNOCS na cidade de Coremas, prestando seus serviços na construção da Barragem Mãe D'Água.

Casou-se no dia sete de setembro, do ano de 1940 com dona Clemilde, fato ocorrido na cidade de S. José de Lagoa Tapada.

Perdeu o emprego do DNOCS, no ano de 1946, quando veio morar em Pombal, a convite de seu cunhado Chiquinho Formiga, o qual ofereceu a sociedade de um “Bar” que havia comprado ao comerciante Pedro Junqueira, localizado à rua Ten. Aurélio Cavalcanti, entre a Farmácia Central e a Movelaria Moderna. Fixou residência com a família à rua Cel. João Leite, antiga Rua do Comércio.


Homem de personalidade marcante foi pai de seis filhos: José Cleonso, Galdino, Geraldo Achile, Maria Afonsilde, Maria Gorete e Maria Clemilde
Em 1951, ainda em sociedade comercial mantida com o cunhado, mudou seus negócios para um prédio onde funcionava as “Casas Bandeiras” comprando uma máquina de fazer sorvete e picolés, passando a ser conhecido pelo apelido de “Joaquim do Picolé”. Foi esta a primeira sorveteria existente na cidade de Pombal. 

Empreendedor e ativo desfez a sociedade e passou a trabalhar por conta própria, continuando com a sorveteria após adquirir uma nova sorveteria e uma fábrica de gelo.

No período do “Bar Sorveteria” ele transportava o “Bar” para um pequeno clube que funcionava no terreno da Brasil Oiticica onde as festas eram realizadas sendo animado pelo Conjunto regido pelo exímio maestro Manoel de Donária.

Os carnavais se faziam em sua própria Sorveteria, pois não havia energia elétrica na cidade, mas seu Afonso Mouta havia adquirido um Motor com Gerador, fornecendo para diversas casas residenciais de amigos. Foi o primeiro fornecedor de Energia elétrica da cidade de Pombal. 


Também foi a primeira residência em Pombal a ser instalada uma linha telefônica, que antes só havia na Brasil Oiticica e na prefeitura.

Afonso Mouta acreditava que as suas atividades se desdobravam para subsistência da família, progresso e bem comum de Pombal que considerava seu torrão natal.

Em 1953 alugou outro prédio, o antigo Hotel de Chico Claro, onde permaneceu até 1954 quando vendeu a Sorveteria, a “Pedão”, que passou apenas três meses sob administração do novo dono.

Em 1954 Afonso Mouta compra uma tipografia que recebeu o nome de “Bom Sucesso” e readquiriu a já citada Sorveteria, a qual ficou até o ano de 1956 quando vendeu para comprar o Cinema ao seu cunhado Chiquinho Formiga, juntamente com as máquinas cinematográficas de 16mms.


Em 1958 resolveu ampliar o “Cine Lux” conseguindo colocar pela primeira vez, Cinemascope em Pombal, que também foi à primeira tela "Cinemascope" em um cinema do interior nordestino.

Mereceu aplausos por parte da população, ao tornar realidade este sonho que o fez inaugurar em 19 de dezembro de 1958 com o filme “O Cavaleiro da Távola Redonda” cujo fabuloso elenco era constituído de: Roberto Taylor e Ava Garder.

A sociedade pombalense compareceu em massa a esta exibição cinematográfica, tendo recebido convite especial enviado pelo dinâmico proprietário numa demonstração de “marketing” já quando sequer se sabia o que era isto na região.

O Cine Lux também funcionava como casa de show, trazendo artistas de renome da época como Luiz Gonzaga e Nelson Gonçalves. Entre outros.

O seu empreendedorismo de Afonso Mouta foi reconhecido pelo povo de Pombal, sendo-lhes conferido o Título de Cidadão Pombalense, conforme Projeto de Resolução nº4/62, datado de 25/12/62, de autoria do Vereador José Nicácio Amorim o conhecido Zuza.

Aprovado em votação pelos vereadores:

José Nicácio Amorim
Valdomiro Bandeira de Sousa
Francisco Fernandes de Almeida
Pedro de Castro Formiga
Pacífico Medeiros, tendo como presidente: José Benigno de Sousa – Lelé.

A segunda votação pelos mesmos vereadores aconteceu em 28/12/62.
Promulgada pelo mesmo presidente Lelé, transformada em Lei no dia 04/01/63 ficando Alfonso Coelho Mouta filho da secular cidade de Pombal.

A frente do seu tempo que vivia, Seu Afonso era o único dono de Cinema do sertão da Paraíba a receber as “latas” de filmes através de um raro avião, de propriedade da Sanbra, que pousava no Campo de Aviação da Brasil Oiticica e foi este avião que lhe tirou a vida.

Seu a Afonso Mouta faleceu vítima de acidente numa manhã de 07 de fevereiro de 1964, vitima das hélices do um avião da Brasil Oiticica que, movimentando-se para decolar, o atingiu mortalmente, abreviando a vida deste grande empreendedor da nossa cidade.

Ele chegou a ser socorrido às pressas para o Hospital “Sinhá Carneiro” onde foi submetido a uma cirurgia feita pelo médico Dr. Avelino Elias de Queiroga, não resistindo aos ferimentos, falecendo no dia 08 de fevereiro de 1964.

A cidade de Pombal se comoveu com a prematura morte do Empresário e Pioneiro Afonso Mouta, fundador da primeira sorveteria, primeira fábrica de gelo, do primeiro cinemascope no sertão, primeiro fornecedor de energia elétrica, primeira residência com eletricidade e linha telefônica.

No ano de 1995, a Câmara dos Vereadores de Pombal, através do vereador Francisco Roque Arruda, Fã Arruda, denominou umas das ruas de Pombal com o nome deste grande empreendedor a frente do seu tempo.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

MENSAGEM DE OTIMISMO

Por Benedito Vasconcelos Mendes

Após tanto tempo recebendo lendo notícias tão tristes sobre nosso país, recebi este texto.

Leiam, vai lhes fazer bem.

O QUE UMA ESCRITORA HOLANDESA FALOU DO BRASIL

LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.

Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo – ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal – e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa.

Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

9. Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO- 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é 1º maior mercado de jatos e helicópteros executivos do mundo.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando..

É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.

Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.

Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.

Bendita seja, querida pátria chamada Brasil!!

Divulgue esta mensagem para o máximo de pessoas que você puder. Com essa atitude, talvez não consigamos mudar o modo de pensar de cada brasileiro, mas ao ler estas palavras irá, pelo menos, por alguns momentos, refletir e se orgulhar de ser brasileiro…

Enviado pelo professor Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BAÚ DO CANGAÇO

Por Geraldo Júnior

HOJE EU TIREI O DIA PARA REVIRAR O BAÚ E AS NOVIDADES VÃO EMERGINDO À LUZ DO DIA.

Como por exemplo essa fotografia abaixo que pertence ao acervo da minha amiga Lili Neli filha do casal cangaceiro Moreno e Durvinha, em que aparecem Expedita Ferreira e Vera Ferreira, respectivamente filha e neta do casal Lampião e Maria Bonita.

Momentos particulares que foram registrados e que ficarão para o conhecimento das futuras gerações. Tenho certeza que no futuro estudiosos (as) e pesquisadores (as) terão a curiosidade de conhecer essas pessoas que direta ou indiretamente estão ligadas à história do cangaço e do Nordeste brasileiro.

À esquerda na imagem D. Expedita Ferreira e Vera Ferreira (Direita).

Não me perguntem onde nem quando essa fotografia foi registrada, pois só sei de uma coisa, essa as traças não devoram mais.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo O Cangaço)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=610433999120500&set=gm.1264631910216591&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AGRADECVIMENTO

Por Benedito Vasconcelos Mendes

Amigo Aderbal Nogueira, muito obrigado pelo seu empenho em presidir de maneira justa e imparcial os preparativos das eleições da SBEC. Você deu tudo de si para que nossa sociedade realizasse uma eleição limpa e inovadora, mas infelizmente brigas internas e falta de bom senso de alguns impediram a sua realização. A SBEC agradece o seu empenho e o seu entusiasmo para que este pleito se realizasse de maneira brilhante. Um abraço, Benedito Vasconcelos Mendes.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EXTRA - COMO ARQUIVAMENTO

Por José Mendes Pereira
Foto MANUELITO PEREIRA anos 50

No dia 23 de janeiro de 1943, na administração do então prefeito Cunha da Mota foi inaugurado o CINE PAX, que levou diversão para Mossoró por mais de seis décadas. 

O PAX pertencia ao empresário Jorge Pinto, e nos dias de hoje, pertence aos herdeiros, e não mais funciona como casa de cinema, mas permanece com a mesma estrutura por fora, com uma diferença, não mais existem auditório, nem equipamentos para exibir filmes, nem cadeiras, todas foram retiradas, passando para local de lojas comerciais.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ELEIÇÕES 2016 DA SBEC – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO

Por Sálvio Siqueira
João de Sousa Lima na Casa Museu Maria Bonita - Projeto do pesquisador.

O egipciense/pauloafonsino João De Sousa Lima, lança sua candidatura à Presidência da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.

João de Sousa Lima Nasceu em São José do Egito, cidade localizada no Pajeú pernambucano.

Logo cedo, novinho ainda, João é levado para cidade baiana de Paulo Afonso. Lá, João dá prosseguimento aos estudos...

João de Sousa Lima com o ex-cangaceiro Vinte e Cinco

Interessa-se pelos caminhos tortuosos e misteriosos da saga sangrenta do cangaço. Começando, desde cedo, há entrevistar, pesquisar e, principalmente, conviver com remanescentes da história do tema referido.

João de Sousa Lima com Gonçalo: sobrevivente da chacina do Craunã

Sendo um poeta nato, natural da terra da poesia, coloca o conteúdo de suas pesquisas nas páginas de vários livros sobre o Cangaço como, por exemplo, A Trajetória Guerreira de Maria Bonita, a Rainha do Cangaço, Moreno e Durvinha, Lampião – O Cangaceiro e etc., assim como, sua vertente poética o faz publicar, também, obras poéticas.

João de Sousa Lima com Gérson Pionório, ex volante.

João ainda é autor de obras como 100 anos de Luiz Gonzaga, 100 anos de História, Rio São Francisco, Delmiro Gouveia e a CHESF, este último com a parceria do escritor Antônio Galdino.


Licenciado em História, o escritor, tendo uma grande bagagem no tema, quer participar esses conhecimentos com os membros da SBEC, e por que não dizer, com todos nós, que gostamos de estudar sobre.

João de Sousa Lima com equipe de TV na pesquisa sobre o cangaço.

Com sua incansável fonte de energias, saber e desenvoltura, o pesquisador faz um projeto que, depois de aprovado, e realizado sua obra, nos presenteia com a Casa Museu de Maria de Déa, a Casa de Maria Bonita, companheira de Lampião. Ficando, para toda posteridade, a casa onde viveu com os familiares a “Rainha dos Cangaceiros”.

João de Sousa Lima mostrando um torno de madeira na fazenda Paus Pretos do coronel Petronilo.

Como projeto, logo para a posse, caso seja eleito, João fará uma exposição chamada "Cangaceiros"... com pertences de ex-cangaceiros e volantes.E a indicação para novos membros da SBEC que serão já selecionados.

João de Sousa Lima com Cristino Marques Ribeiro. O velho sertanejo guarda na memória as histórias do cangaço acontecidas na região. Tercina, Cristino, João Lima e Van (sobrinho do casal e o guia que nos levou até a roça Baixa do Boi)

Com certificação dos participantes e na exposição uma fetografia com a biografia dos que marcarão presença

O “Vaqueiro da História” é possuidor de um grande, belíssimo e magnífico acervo de peças históricas. No entanto, o maior de todos eles, o que realmente representa seu acervo em termos de conhecimentos educacionais, são os conhecimentos adquiridos em tantos e tantos anos dedicados, quilômetros e quilômetros rodados em busca de vários e vários personagens e descendentes destes, nas brenhas da caatinga nordestina, no rastro da história, e ter convivido cara a cara, olhos nos olhos com eles.

Sálvio Roberto de Lima Siqueira ( administrador do Grupo Ofício das Espingardas)

PS// Acima, VEREMOS ALGUMAS DAS VÁRIAS CAPTURAS FOTOGRÁFICAS DO PESQUISADOR COM PESSOAS, PERSONAGENS DA HISTÓRIA, REMANESCENTES E NOS LUGARES POR ONDE A SENDA SANGRENTA SE FEZ.


JOÃO DE SOUSA LIMA, O INCANSÁVEL "VAQUEIRO DA HISTÓRIA".

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=722915724515649&set=pcb.659277697569683&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com