Por Adelson Mota
https://www.facebook.com/brejaodacaatingaba/?locale=pt_BR
A chacina acontecida em 04 de julho de 1929, no Povoado de Brejão da Caatinga, foi um dos trágicos acontecimentos que comoveu os sertões da Bahia, pois naquela oportunidade 01 cabo e 04 soldados foram mortos, foram surpreendidos por Lampião acompanhado de 12 cangaceiros, os militares diante do ato repentino de chegada do bando não tiveram como se defenderem, esboçar uma reação. Em publicações anteriores e diversas entrevistas, relatei em detalhes como tudo aconteceu.
No transcurso destes 95 anos, muitos livros foram publicados mencionando a chacina e os nomes dos militares mortos, doravante, estes documentos encontrados ratificam o que já foi escrito. Contando com apoio do pesquisador Adelsonmota Mota, Baiano, filho do Município de Várzea do Poço, mas residindo em São Paulo, há 35 anos, incansável nas pegadas de Lampião, estamos concluindo através de parentes e documentos que o Cabo Antônio Militão da Silva, era filho do Município de Morro do Chapéu, (alguns irmãos dele como, Rômulo Militão da Silva e Remo Militão da Silva lá nasceram), seu Pai Manoel Militão da Silva era delegado de Polícia da cidade quando aconteceu a morte do seu filho em Brejão da Caatinga. Infelizmente nas Certidões de Óbitos dos militares, (pela urgência dos sepultamentos) não foram mencionadas suas origens, filiação, datas de nascimento e estado civil.
Mas para nos pesquisadores estas Certidões foi um achado importante, pois antes só sabíamos os nomes destes homens que pereceram distantes dos seus familiares, nos sertões, no exercício responsável de suas funções. Hoje temos documentos, que comprovam que eles tiveram dignas sepulturas no cemitério velho, da então Vila de Campo Formoso. Futuramente quem sabe, novas informações aparecerão, descendentes, netos, bisnetos sejam identificados. Todas as cinco Certidões de Óbitos, (mostradas nesta matéria) foram declaradas em Cartório de Campo Formoso, no dia 11 de julho de 1929, pelo 2º Tenente José Martins de Oliveira delegado de Polícia deste termo.
Nomes dos mortos, como escrito nas Certidões de Óbitos: Antônio Militão da Silva, (Morro do Chapéu Ba?), Leocardio Francisco da Silva, (talvez o único filho de Campo Formoso Ba), Cecilio Benedicto da Silva (Povoação de Canoa (hoje Igara) Senhor do Bonfim Ba), Manoel Luiz de França (naturalidade ignorado) e Pedro Santana (naturalidade ignorado).
https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/permalink/2472204099655186/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com