Seguidores

segunda-feira, 8 de julho de 2024

CAMPO FORMOSO: 95 ANOS DA CHACINA DOS SOLDADOS MORTOS POR LAMPIÃO, NO POVOADO DE BREJÃO DA CAATINGA.

 Por Adelson Mota

https://www.facebook.com/brejaodacaatingaba/?locale=pt_BR

A chacina acontecida em 04 de julho de 1929, no Povoado de Brejão da Caatinga, foi um dos trágicos acontecimentos que comoveu os sertões da Bahia, pois naquela oportunidade 01 cabo e 04 soldados foram mortos, foram surpreendidos por Lampião acompanhado de 12 cangaceiros, os militares diante do ato repentino de chegada do bando não tiveram como se defenderem, esboçar uma reação. Em publicações anteriores e diversas entrevistas, relatei em detalhes como tudo aconteceu. 

No transcurso destes 95 anos, muitos livros foram publicados mencionando a chacina e os nomes dos militares mortos, doravante, estes documentos encontrados ratificam o que já foi escrito. Contando com apoio do pesquisador Adelsonmota Mota, Baiano, filho do Município de Várzea do Poço, mas residindo em São Paulo, há 35 anos, incansável nas pegadas de Lampião, estamos concluindo através de parentes e documentos que o Cabo Antônio Militão da Silva, era filho do Município de Morro do Chapéu, (alguns irmãos dele como, Rômulo Militão da Silva e Remo Militão da Silva lá nasceram), seu Pai Manoel Militão da Silva era delegado de Polícia da cidade quando aconteceu a morte do seu filho em Brejão da Caatinga. Infelizmente nas Certidões de Óbitos dos militares, (pela urgência dos sepultamentos) não foram mencionadas suas origens, filiação, datas de nascimento e estado civil. 

Certidões de Óbitos: Soldados mortos chacina Brejão da Caatinga.

Mas para nos pesquisadores estas Certidões foi um achado importante, pois antes só sabíamos os nomes destes homens que pereceram distantes dos seus familiares, nos sertões, no exercício responsável de suas funções. Hoje temos documentos, que comprovam que eles tiveram dignas sepulturas no cemitério velho, da então Vila de Campo Formoso. Futuramente quem sabe, novas informações aparecerão, descendentes, netos, bisnetos sejam identificados. Todas as cinco Certidões de Óbitos, (mostradas nesta matéria) foram declaradas em Cartório de Campo Formoso, no dia 11 de julho de 1929, pelo 2º Tenente José Martins de Oliveira delegado de Polícia deste termo. 

http://cangaconabahia.blogspot.com/2011/09/brejao-da-caatinga-brejao-de-dentro.html

Nomes dos mortos, como escrito nas Certidões de Óbitos: Antônio Militão da Silva, (Morro do Chapéu Ba?), Leocardio Francisco da Silva, (talvez o único filho de Campo Formoso Ba), Cecilio Benedicto da Silva (Povoação de Canoa (hoje Igara) Senhor do Bonfim Ba), Manoel Luiz de França (naturalidade ignorado) e Pedro Santana (naturalidade ignorado).

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/permalink/2472204099655186/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DADOS CURIOSOS DAS PIRÂMIDES DO EGITO.

 Por Linda Rosada

1 - Uma pedra na pirâmide pesava entre 2 e 15 toneladas.

2 - O número de pedras piramidais é de cerca de 3 milhões.

3- O peso da pedra de granito no teto do quarto do rei é de 70 toneladas! (E ninguém sabe como os faraós o criaram, apesar do seu tamanho enorme).

4 - A altura da pirâmide é de 149,4 metros, e a distância entre a terra e o sol é de 149,4 milhões de quilômetros (um dos misteriosos segredos dos faraós)

5- O corredor de entrada da pirâmide aponta para a estrela, o Pólo Norte. O lobby interior indica a estrela de Sírio.

6 - Se você colocar um pedaço de carne na câmara piramidal, ele secará dos líquidos, mas não apodrecerá (o segredo é misterioso).

7 - A circunferência da pirâmide dividida pela altura da pirâmide é igual a 3,14, e este número é considerado um número incomum em matemática, denominado constante matemática (i) e usado intensivamente em matemática e física.

8- A pirâmide iluminava-se de noite porque estava revestida de material radioativo.

9 - A posição das três pirâmides é paralela a três estrelas no céu chamadas Cinturão de Órion.

10 - Um dia do ano os raios solares penetram na Grande Pirâmide, que é o dia do nascimento do Faraó.

11 - Os punhais faraônicos dentro das câmeras piramidais não enferrujam e não perdem a lâmina apesar da passagem de milhares de anos sobre elas (o segredo não é conhecido pelos cientistas até hoje).

12 - Em algumas salas da pirâmide, os dispositivos param de funcionar e seus sinais são interrompidos, e o motivo é desconhecido.

13 - A localização das pirâmides está na mesma linha que liga o Triângulo das Bermudas no Oceano Atlântico e o Triângulo Formosa no Oceano Pacífico, e ambos os triângulos têm coisas estranhas acontecendo neles, como o desaparecimento de navios e aviões e A falha da bússola.

14 - Dentro da Grande Pirâmide há 3 quartos, dois deles no chão e o outro subterrâneo, e Mirabo é o engenheiro genial que construiu esta pirâmide. Demorou 20 anos para construir e custou cerca de 100 mil trabalhadores para construí-la.

15 - Os quatro cantos da base da pirâmide apontam para as direções originais da Terra com uma precisão surpreendente que fez os cientistas ajustarem seus cálculos no século XX.

16 - A órbita que passa pelo centro da pirâmide divide os continentes e oceanos em duas metades completamente iguais em termos de área.

17 - Lâminas mornas se tornam afiadas como uma espada se deixadas dentro da pirâmide por vários dias (a razão é confusa e incompreensível).

18 - Cientistas dizem que o que foi descoberto das relíquias e segredos dos faraós até agora é apenas uma gota de um vasto oceano.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SAUDOSO PROFESSOR LUIZ SERRA, AUTOR DO LIVRO "O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO".

  Por José Mendes Pereira

Prof. e escritor de Brasília Luiz Serra

Lamentável !:

Parece-me que este livro foi o seu primeiro trabalho sobre cangaço. 

Infelizmente, veio a Covid-19 e o levou. Professor Luiz Serra esteve em Natal com sua filha no ano de 2016, para o lançamento do seu livro. Fui informado por ele que precisava vir à Mossoró, mas ainda não tinha sido programado para lançar a sua obra aqui.

Sempre estudiosos do cangaço me enviam e-mails para adquirirem esta obra, e eu os forneço o e-mail do professor Pereira, para uma possível solicitação, que é: 

franpelima@bol.com.br 

Era professor de língua portuguesa UnB
Pós-graduado UCM RJ
Revisor / fazia orientação para interposição de recursos de Redação / Gramática

Ministrava aulas de treinamento e atualização nos seguintes órgãos:
Itamaraty - Brasília;
Justiça Federal, 1ª Região;
Superior Tribunal de Justiça;
IPEA - Instituto de Pesquisa Aplicada;
Instituto Publix - Gestão Pública;
COOPERFORTE;

Ministrava aulas no IPA - Instituto de Português Aplicado (DF) e no IAD - Instituto Avançado de Direito - DF.

Era assessor de Revisão do CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

https://br.linkedin.com/in/prof-luiz-serra-79061246

UM POUCO DA SUA BIOGRAFIA:

Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 8 de junho de 1950. Licenciado em Letras (Português) e Literatura Brasileira pela UnB e pós-graduado em Linguagem Piscopedagógica do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da FAB (Cenipa), do Ministério da Defesa, Militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense. Como revisor, atuou na Câmara dos Deputados e em obras relevantes na área técnica e administrativa, como no projeto “Governança em Ação”, de Caio Marini, e no livro didático “Provas Discursivas: Estratégias”, de João Dino. Pert. à Associação Nacional de Escritores. Bibl.: O Sertão Anárquico de Lampião: Cangaço, Canudos, Padre Cícero, Coluna Prestes, Coronelismo e Estado Novo: o Nordeste no início do século XX, 2016. Faleceu a 8 de março de 2021. 

https://anenet.com.br/luiz-serra/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

 Por José Bezerra Lima Irmão

  


Depois de onze anos de pesquisas e mais de trinta viagens por sete Estados do Nordeste, entrego afinal aos meus amigos e estudiosos do fenômeno do cangaço o resultado desta árdua porém prazerosa tarefa: Lampião – a Raposa das Caatingas.

Lamento que meu dileto amigo Alcino Costa não se encontre mais entre nós para ver e avaliar este livro, ele que foi meu maior incentivador, meu companheiro de inesquecíveis e aventurosas andanças pelas caatingas de Poço Redondo e Canindé.

O autor José Bezerra Lima Irmão

Este livro – 740 páginas – tem como fio condutor a vida do cangaceiro Lampião, o maior guerrilheiro das Américas.

Analisa as causas históricas, políticas, sociais e econômicas do cangaceirismo no Nordeste brasileiro, numa época em que cangaceiro era a profissão da moda.

Os fatos são narrados na sequência natural do tempo, muitas vezes dia a dia, semana a semana, mês a mês.

Destaca os principais precursores de Lampião.
Conta a infância e juventude de um típico garoto do sertão chamado Virgulino, filho de almocreve, que as circunstâncias do tempo e do meio empurraram para o cangaço.

Lampião iniciou sua vida de cangaceiro por motivos de vingança, mas com o tempo se tornou um cangaceiro profissional – raposa matreira que durante quase vinte anos, por méritos próprios ou por incompetência dos governos, percorreu as veredas poeirentas das caatingas do Nordeste, ludibriando caçadores de sete Estados.
O autor aceita e agradece suas críticas, correções, comentários e sugestões:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:

franpelima@bol.com.br

Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DESCOBERTO, O PALÁCIO DO REI HERODES

 Acervo Rogério de Paula.

O Palácio do Rei Herodes, também conhecido como Herodium, é um notável sítio arqueológico localizado no deserto da Judeia, perto da atual Belém, em Israel.

Construída pelo rei Herodes, o Grande, por volta de 23-15 aC, serviu como fortaleza, palácio e local de descanso final para o rei.

O local inclui vestígios impressionantes do complexo do palácio, apresentando um grande palácio com luxuosos alojamentos, casas de banho e uma estrutura circular única que se acredita ser o túmulo de Herodes.

Herodium é um testemunho da grande visão arquitetônica de Herodes e continua sendo um marco histórico e arqueológico significativo na região...

#baudehistoria #historia #arqueologia

Postagem original feita pela página

Ysrael Soler

https://www.facebook.com/photo/?fbid=480052974965385&set=a.215963611374324

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

MANTEVE SEU PRIMEIRO CASAMENTO EM SIGILO POR 15 ANOS ... (SÓ COMO ARQUIVO EM NOSSO BLOG).

Acervo da Rosana Cavalline

Para quem não sabe, antes do Apresentador Sílvio Santos se casar com Íris Abravanel, ele teve uma esposa secreta.

Se casou com Maria Aparecida Vieira, “Cidinha”, com quem teve a filha Cintia e adotou a filha Silvia, em 1962 que, foi deixada pela mãe biológica na maternidade e, levada a um orfanato.

Revelou publicamente seu relacionamento, quase dez anos após o início de sua carreira, na TV Paulista.

Cidinha morreu precocemente aos 39 anos morreu em 22 de Abril de 1977, após perder a batalha contra um câncer no estômago.

Nunca se perdoou por esconder sua esposa: “Quando me lembro da minha mulher que morreu, e quando me lembro que dizia que era solteiro… Quando me lembro que escondia as minhas filhas para poder ser o galã, para poder ser o herói !

Quando falo com a minha consciência, acho que é uma das coisas imperdoáveis que eu fiz, diante da minha imaturidade.

Maria Aparecida Vieira, está sepultada no Cemitério da Vila Mariana, no jazigo da família Bandeira Vieira, sua família ...

Fontes: TV Foco – Bol.Uol.com.br

 https://www.facebook.com/photo/?fbid=1678105866326117&set=a.117108005759252

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO AZULÃO PERDEU A VIDA AQUI...

 Por Helton Araújo

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2471667493042180%2C2470776199797976&notif_id=1720265928925536&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com