Seguidores

domingo, 21 de agosto de 2022

LIVRO

 Por José Mendes Pereira

Você leitor, e eu, vamos participar do casamento de José Ferreira da Silva (Santos) com a dona Maria Sulena da Purificação (Maria Lopes) pais dos irmãos Virgolino Ferreira da Silva, Antonio Ferreira da Silva, Levino Ferreira da Silva e Ezequiel Ferreira Silva.

Vamos chegar devagarinho! Pés às alturas, como se nós estivéssemos flutuando em um picadeiro de circo, silêncio total, sem pigarrearmos em momento algum, para vermos o que irá acontecer durante esta união familiar. Não se preocupe, os irmãos Ferreiras não estão aqui entre nós, eles ainda irão nascer, primeiro Antonio Ferreira, depois Levino Ferreira, depois Virgolino Ferreira e por último (dos homens) Ezequiel Ferreira da Silva.

O casamento destes famosos e futuros pais de 4 cangaceiros você irá adquirir toda história no livro: "Lampião a Raposa das Caatingas", do escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão - a partir da página 70.

Esta maravilhosa obra você irá encontrá-la através deste e-mail: franpelima@bol.com.br, com Francisco Pereira Lima, o professor Pereira, lá de Cajazeiras no Estado da Paraíba.

A maior obra já escrita até hoje sobre cangaço, e sobre a família Ferreira, do afamado Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/.../lampiao...

Fotos:

1 - Livro: "Lampião a Raposa das Caatingas";

2 - José Ferreira da Silva e Maria Sulena da Purificação os pais de Lampião;

3 - O autor do livro José Bezerra Lima Irmão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

  Por José Mendes Pereira


Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com
Ou dê um pulinho lá em Cajazeiras:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LAMPIÃO LAVA A HONRA DE UMA POBRE VELHA

 Por Histórias da Vida Real 

https://www.youtube.com/watch?v=pQR04x7wYic&t=4s&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

Em 1932 Lampião Lava A Honra de Uma Pobre Velha, que foi abusada por jagunços, ela e seu marido foram humilhados, e ainda os bandidos incendiaram a casa da pobre senhora. A justiça demorou, mas depois que Lampião ficou sabendo dessa história através de um amigo coiteiro, as coisas mudaram, Lampião arquiteta um plano infalível... e lava a honra do casal e da pobre mulher. SEJA MEMBRO, AJUDE O CANAL: APENAS 5 REAIS POR MÊS: https://www.youtube.com/channel/UCD8q... #historiasdavidareal #historiasdelampião Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO PORTUGUÊS " CABRA DE LAMPIÃO "

 Por Cangaço Eterno

https://www.youtube.com/watch?v=W-wnv3Wo0J8&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Conheça um pouco mais sobre a história do cangaceiro Português que foi chefe de subgrupo de Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E CORISCO JUNTOS PARA PERSEGUIREM VOLANTE...

 Por Helton Araújo

https://www.youtube.com/watch?v=DOF5MYJDy6A

Pessoal, vamos assistir esse vídeo onde Lampião e Corisco se unem para emboscarem as força volantes no Raso da Catarina.

Usei o livro do compadre Sandro Lee com base para a narração do vídeo. Então, clica no vídeo, assista e se gostar, deixe seu link e sua opinião com relação a este episódio incrível da história do cangaço.

Ah, não se deixe de se inscrever em nisso canal. Desde já agradeço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A NOSSA DESPEDIDA AO MESTRE ANTÔNIO AMAURY

 Por Bismarck Oliveira

Conselheiro Cariri Cangaço Bismarck Oliveira e Paulo Britto

Sábado, 30 de julho de 2022, as cinzas do grande escritor e pesquisador da historiografia do cangaço, o Mestre Antônio Amaury Corrêa de Araújo, um paulista de alma nordestina que dedicou 71 anos de sua existência (morreu aos 86, em fevereiro de 2021), são lançadas no "Velho Chico", pelas mãos do seu filho, Dr. Carlos Elydio, após a bênção do Padre Agostinho - Capelão do Cariri Cangaço - e na presença de dezenas de pesquisadores e escritores, de 16 Estados brasileiros, dentro da Programação do Cariri Cangaço Piranhas 2022. 

Carlos Elidyo deposita as cinzas do pai; Antônio Amaury ; no leito do Rio São Francisco dentro do Cariri Cangaço Piranhas 2022

Foi um momento de saudades, agradecimentos e solidariedade, onde a alma nordestina se fez presente, na exuberância da natureza que nos cercava. Vá com DEUS, Mestre!

Finalmente vc descansará no pedaço do Brasil que vc mais amava!

Bismarck Oliveira, pesquisador e escritor, Conselheiro Cariri Cangaço

O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/08/a-nossa-despedida-ao-mestre-antonio.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O REENCONTRO DE UMA FAMÍLIA ABENÇOADA

 Por Sérgio Luiz

Manoel Severo e Sérgio Luiz no Cariri Cangaço Piranhas 2022


O que vi e vivi na minha participação pela segunda vez na Universidade Cariri Cangaço em Piranhas no estado de Alagoas nesse ano de 2022 foi o reencontro de uma família abençoada. A família de Alma Nordestina que foi capaz de se emocionar com o desejo do grande mestre Amauri em repousar sua matéria em cinzas no Rio São Francisco. A família Cariri Cangaço chorou e agradeceu pelos registros e dedicação do mestre e sentiu o que é gostar do Nordeste.

Ademais, seguir os passos pelos "Caminhos da Resistência", refazendo a trajetória do ataque e defesa de Piranhas nos anos idos do Cangaço, imaginando a invasão pelos cangaceiros e a defesa da cidade pelos moradores, como muitos sentiram, foi arrepiante. Ir a Grota de Angico e ouvir explanações lógicas possíveis, possibilita uma análise mais técnica e racional de um episódio histórico complexo e diverso no que tange ao que aconteceu realmente.

Valdir Nogueira, Sérgio Luiz e Louro Teles

Ter participado de mais uma edição do Cariri Cangaço é juntar-se na realização da preservação do patrimônio memorial da história de uma civilização. A Civilização Nordestina que ainda é discriminada, por outro lado tão rica, tão linda e tão histórica, a civilização existe e resiste. O Cangaço é um fato histórico dessa civilização, onde também o Brasil apareceu ao mundo.

O marco Cariri Cangaço é uma bandeira de resistência, a qual simboliza a essência de um povo que é sua história. Agradeço ao ilustre curador do Cariri Cangaço Manoel Severo pelo convite e a acolhida pelos distintos conselheiros e membros do Cariri Cangaço.

Sérgio Luiz , pesquisador, Itabuna - Bahia, 13 de agosto de 2022 

O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/08/o-reencontro-de-uma-familia-abencoada.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ESTOU MARAVILHADO COM TUDO QUE VI E OUVI

 Por Jônatas dos Santos

Jônatas dos Santos e o Cariri Cangaço Piranhas 2022

No final de semana dos dias 28, 29 e 30 de julho tive a honra e o prazer de participar do seminário Cariri Cangaço realizado na cidade histórica de Piranhas. Tive o privilégio de conhecer pessoas maravilhosas, dentre estas, grandes pesquisadores, escritores e cordelistas que há tempos acompanho de longe pelas redes sociais. Foram momentos únicos que levarei eternamente na memória e no coração. Realizei um sonho de muito tempo, poder participar do Cariri Cangaço, onde a alma nordestina se encontra, nessa terra de grandes encontros! Ainda hoje estou maravilhado com tudo que vi e ouvi. Próxima parada, Serra Talhada/PE.

Obrigado Manoel Severo querido amigo e obrigado também João de Sousa Lima, pesquisador incrível.

Jônatas Pereira dos Santos, pesquisador, Delmiro Gouveia - Alagoas 21 de agosto de 2022

O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/08/estou-maravilhado-com-tudo-que-vi-e.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O PRÍNCIPE FRANCÊS QUE FOI ESPANCADO NA BAHIA EM 1840

 

"Francisco Fernando Felipe Luís Maria de Orleans, Príncipe de Joinville, terceiro filho do Rei de França Luís Filipe, casou em 1843 com a Princesa D. Francisca de Bragança, irmã de D. Pedro II, Imperador do Brasil. Como Contra-Almirante em 1840, foi nomeado comandante da divisão da esquadra francesa encarregada de repatriar os restos mortais de Napoleão Bonaparte sepultados em Santa Helena. 

Para cumprir essa missão, deixou a França com as fragatas “Belle-Poule” e “Favorite”, tocando em primeiro lugar no porto de Tenerife, nas Canárias. Fez uma parada no Brasil que havia visitado em 1838, aportando na Bahia, onde o esperava uma aventura bem pouco interessante, segundo conta nas suas “Memórias”. 

Estando a sua esquadrilha fundeada diante da velha cidade do Salvador à espera de vento de feição que a levasse à Ilha de Santa Helena, resolveu o Príncipe francês, para matar o tempo, realizar uma excursão venatória no Rio Paraguaçu, que êle denomina Cachoeira. Fretou pequena lancha a vapor e, em companhia de alguns de seus oficiais, se dirigiu ao Recôncavo, subindo o rio sem encontrar viva alma até grande distância da foz. 

Em certo ponto, deixou a embarcação ancorada e se meteu pelos matos, fazendo, diz êle, grande matança de papagaios, tucanos e outros animais. 

Ao pôr do Sol, meteram-se os caçadores por um caminho que, atravessando vasta clareira, os levou a uma povoação, a qual encontraram absolutamente deserta. Não se via uma pessoa na sua praça e nas suas ruas. As casas de moradia e de comércio se achavam tôdas fechadas. A igreja, aberta e deserta, ainda rescendia ao incenso duma cerimônia religiosa que se deveria ter realizado havia pouco tempo. 

“O povoado assim repentinamente abandonado"— escreve o Príncipe de Joinville — começou a nos intrigar. 

Como se aproximasse a noite, decidiram os franceses regressar a bordo e voltaram tranquilamente para a sua lancha pelo mesmo caminho.

Mas, quando se preparavam para embarcar, foram repentinamente cercados por uma verdadeira multidão, armada de espingardas, chuços, sabres, facões e paus. 

Não puderam o Príncipe e seus oficiais oferecer a menor resistência, pois logo os agarraram, os desarmaram, os separaram uns dos outros, os moeram a pau e os arrastaram para os matos.  A maioria dos atacantes compunha-se de negros e mulatos, que vociferavam e metiam o cacete a torto e a direito, de maneira que os franceses tiveram a impressão nítida de se acharem em poder duma horda de selvagens. 

O Principe tentou fazer-lhes compreender com algumas palavras de mau português, que era o comandante dos navios de guerra franceses na Bahia. Ao mesmo tempo, dizia-lhe que êle e os seus se arrependeriam, se lhe fizessem algum mal e aos seus companheiros. 

O poviléu furioso não lhe deu ouvidos. Arrastou-o a um montículo, onde o encostaram para o fuzilar, aprestando-se meia dúzia de pretos para isso com suas espingardas. 

Joinville foi salvo pelo Tenente Touchard , que conseguiu desembaraçar-se dos que o seguravam e cobriu com o seu o corpo do Príncipe. O tal homem da faixa conseguiu impor ordem àqueles endemoniados e ouvir as explicações dos mal-aventurados caçadores de tucanos e papagaios. 

À excitação sucedeu a calma. Os franceses puderam dizer quem eram e o que andavam fazendo. E o tal homem da faixa mandou que os soltassem, dando-lhe explicações que aclararam.

Os habitantes do vilajero baiano haviam confundindo os franceses com cangaceiros matadores, pois em um agitado período de eleições, o povo do vilajero foi ameaçado de morte por um político local por não terem apoiado a Revolta da Sabinada, ocorrida anos antes.

Narrando o acontecido, o Príncipe de Joinville termina um tanto melancolicamente: “Fomos, sem demora, postos em liberdade, com muitas desculpas, que, porém, não atenuaram os efeitos das pancadas recebidas”. O que nos permite afirmar que Sua Alteza, antes de conduzir o corpo de Napoleão para os Inválidos, foi na verdade, embora por equívoco, surrado na Bahia. 

O lamentável incidente motivou, como era natural, uma troca de notas diplomáticas entre as Chancelarias da França e do Brasil. O Govêrno Imperial deu as satisfações que o caso exigia e mandou proceder a rigoroso inquérito na Vila da Cachoeira, cuja população praticara o feito. 

Três anos mais tarde, esquecendo de todo aquela surra, o Almirante-Príncipe de Joinville casava com D. Francisca, Princesa brasileira, a qual seria, na intimidade da corte de França, a bela e simpática Chicá.  

Fonte: "Segredos e Revelações da História do Brasil" - Gustavo Barroso.

Postado no blog Saiba História por Adinalzir Pereira Lamego.

Postado no blogdomendesemendes por José Mendes Pereira

htt://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO NA PRAÇA SOBRE CANGAÇO

Por Valdir José Nogueira 

Com Prefácio do historiador e escritor Sérgio Augusto de Souza Dantas, Apresentação do artista plástico Manuel Dantas Suassuna, e Orelha do historiador e escritor Igor Cardoso, o presente livro, ora editado sob a chancela do CEHM – CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA MUNICIPAL, promete trazer luz a um dos mais polêmicos episódios do cangaço, que no dia 20 de outubro do corrente ano completará 100 anos.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5526609294065421&set=a.144216698971401

http://blogdomendesemendes.blogspot.com