Seguidores

quinta-feira, 11 de julho de 2019

O LADO OCULTO DE LAMPIÃO E MARIA BONITA



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARTE DANIEL WALKER...


Por Manoel Severo

É com imenso pesar que o Cariri Cangaço comunica o falecimento do grande pesquisador e escritor, um espetacular amigo, Daniel Walker. Uma ausência sentida e imensa para todos nós ! 

Vá em paz meu querido amigo, lá no céu, "tome a bênção de nosso Padim Ciço" e continue cumprido sua preciosa Missão !


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SERTÃO INVERNOU

Clerisvaldo B. Chagas, 10/11 de julho de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.143

Sertão alagoano invernou mesmo, compadre. Pelo menos em Santana do Ipanema, ontem, fechou o tempo. Quarta – a segunda opção de feira livre nesta cidade – movimento enorme no trânsito, sem brecha nenhuma para estacionamento. Não existe na urbe estacionamento particular, pois essa moda ainda não chegou por aqui. Principalmente no primeiro horário, vans de mais de 40 cidades do Sertão, Alto sertão, Sertão do São Francisco e mesmo de Sergipe e Pernambuco despejam passageiros no Comércio santanense. Comércio e inúmeras ruas ficam lotados de veículos e de motoristas agoniados por uma vaguinha no centro e adjacências. Difícil mesmo é driblar o apito do guarda e escapar de multa enjoada que mexe com o bolso.
FEIRA LIVRE COM CHUVA, EM SAN. DO IPANEMA (FOTO: B. CHAGAS).

Esse movimento humano visa o Comércio que virou um titã (o primeiro mais belo e o segundo mais pujante do interior). Também busca a prestação de serviços bancários, estudantis e tantas e tantas outras coisas. Somente a partir das 11 horas é que as vans retornam aos lugares de origem, mesmo assim a cidade não para o dinâmico movimento no turno vespertino. Foi com essa agitação toda que as diversas fases da chuva encurralaram feirantes e usuários das bancas de mercadorias. A feira livre principal do município é realizada aos sábados, mas quando a chuva se impõe, cidadão, não tem dia escolhido para o corre-corre. Só se vê donos de bancas estufando os tetos de lonas com um pau, fazendo cachoeira e molhando pernas de clientes.

Mês de julho é mês chuvoso, comadre. Mês da padroeira que abençoa o território. Intercalando entre chuva mansa, rompantes de “torós” e parte ensolarada, o Sertão vai sendo tangido pelo otimismo e orações fervorosas pela bonança. As madrugadas trazem um “frio de matar sapo” e, como dizia minha sogra Ana Maria, “tá caindo gelo”. Cadê coragem para abrir a janela no meio da noite e espiar o tempo. O cabra apela para o celular com intuito de vê a temperatura, mas encontra apenas aquela marca padrão, seca, sem detalhe, que não tira a roupa. Ô graus mentirosos da gota serena!

Lá vem a chuva gente!
O gato e nós na beira do fogão... Rrrsss.
                                                                                               

ERA UMA VEZ UMA HORDA DE HOMENS MAUS...

*Rangel Alves da Costa

Era uma vez uma horda de homens maus... Era uma vez uma aldeia de homens bons... Os homens maus, sempre procurando fazer mais maldades, então resolveram tirar a paz dos homens bons. Estes, sempre companheiros da concórdia e da pacificidade, jamais esperavam serem invadidos por qualquer legião estrangeira.
Mas um dia, um ancião de seu povo profetizou que logo aqueles espaços seriam tomados por lanças, armas de fogo e flechas envenenadas, e o sangue iria jorrar como em vulcão sangrando a dor maior. Reunião a população e decidiram o que fazer acaso a terrível previsão se confirmasse. Decidiu-se que nada, absolutamente nada, fariam diante de um ataque, e até mesmo porque jamais haviam pegado em armas nem revidado o mal com o mal.
E na medonha expectativa foram passando os dias. Mas logo ao amanhecer de um dia se viram cercados por homens bárbaros, ferozes, embrutecidos, empunhando todo tipo de arma de destruição. Enviaram um emissário avisando que a aldeia se preparasse para ser destruída. E a resposta obtida foi a de que já estavam, desde muito, preparados e, por isso mesmo, eles podiam atacar quando desejassem.
O líder da horda enfureceu com a resposta. Seu desejo era encontrar um revide tão violento que justificasse o banho de sangue que logo espalhariam, mas não um povo sem demonstrar qualquer reação. Reenviou o emissário, e dessa vez para afirmar que ou a população iniciasse imediatamente um contra-ataque ou eles arrancariam todas as cabeças da população. Como resposta, foi-lhe enviada uma cesta com queijos, frutas e mel.
A fúria do líder bárbaro foi ainda maior. No mesmo instante ordenou um ataque devastador. Ao adentrar na aldeia, contudo, encontraram apenas pessoas sorrindo, conversando, cochilando nas calçadas. “Viemos matar todos vocês, então revidem, peguem em armas!”. Gritou a ferocidade. Mas nada de reação. “Lancem chamas nas moradias, deixem tudo em cinzas!”. Ordenou.


Contudo, o fogo havia faltado. Então avistaram um senhor se aproximando com uma tocha na mão para oferecer. Tal gesto fez o sanguinário líder quase morder seu cavalo de tanto furor que foi tomado. Isso não pode ser, nada disso pode acontecer, disse a si mesmo, enquanto ordenava que todas as cabeças fossem cortadas a punhal. Mas antes do massacre ter início, o líder logo avistou todo o povo deitado à espera das lâminas ferozes. Esse novo gesto fez o coração do malvado pular em mil chamas.
Isso não pode ser, nada disso pode acontecer, novamente disse a si mesmo. Então esbravejou: “Levantem e lutem seus covardes. Levantem para morrer com dignidade seus vermes!”. Mas ninguém levantou. Um levantou sim, mas foi uma criancinha que lentamente foi caminhando até perto do cavalo do odiento bárbaro para arremessar uma pedra, uma pedrinha miudinha recolhida ali mesmo no chão.
Arremessou e a pedra entrou bem na boca aberta do sanguinário. Engasgado, quase se contorcendo para se livrar daquele doloroso e inesperado incômodo, o feroz quis gritar, e até gritou à sua horda. Mas as palavras saíram tão trocadas que ao invés de a horda ouvir “ataquem” ouviram “fujam”. E todos fugiram em desenfreado atropelo, deixando o arroxeado líder engasgado e quase sem poder respirar.
Vendo-se abandonado e prestes a morrer, o terrível algoz pediu ajuda à criancinha. Então o garoto arremessou outra pedra ainda com mais força, mas dessa vez nas costas do engasgado. Com a pancada, a pedra pulou da garganta e o feroz foi se refazendo até ficar em estado normal de embrutecimento. Depois de refeito, o sádico abandonado por sua horda ainda gritou e ameaçou acabar como todos ali.
Mas o que ouviu em seguida lhe deixou estupefato. Gargalhadas e zombarias àquele cuja menor palavra já era motivo para matar. Então o pior aconteceu. De repente ele avistou um monte de meninos se aproximando e todos com pedrinhas á mão. Então urrou: “Não!”. E fugiu tão velozmente que nem o vento o alcançava.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PRISÃO DO CANGACEIRO PANCADA


Data da foto: 1939
Fotógrafo: desconhecido.
Local: Alagoas - Brasil.

Depois de o cerco estar fechado Lino José de Souza, o cangaceiro conhecido como Pancada, entrega-se à polícia em Maceió, no Estado de Alagoas em 1939. Pancada era chefe de um subgrupo do capitão Lampião.


No cangaço Lino José de Souza, isto é o cangaceiro Pancada, teve como companheira a sua bela e estimada Maria Jovina. 

http://fotonahistoria.blogspot.com.br/2012/11/prisao-do-cangaceiro-pancada.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROGRAMAÇÃO CARIRI CANGAÇO 10 ANOS

PROGRAMAÇÃO CARIRI CANGAÇO
10 AN0S
Quarta-Feira 
Dia 24 de Julho de 2019 

18h – Solenidade de Abertura 
Salão Nobre da URCA
Universidade Regional do Cariri - Crato,Ceará

 Mestre de Cerimônia
ROSSI MAGNE
Propriá-SE

18h20min – Formação da Mesa de Autoridades e Hino Nacional
Prefeitura Municipal de Crato
JOSÉ AÍLTON BRASIL
Instituto Cariri do Brasil
MANOEL SEVERO BARBOSA
URCA - Universidade Regional do Cariri
FRANCISCO LIMA JUNIOR
Assembléia Legislativa do Ceará
DEPUTADO HEITOR FERRER
Assembléia Legislativa de Alagoas
DEPUTADO INÁCIO LOIOLA
SBEC- Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço
BENEDITO VASCONCELOS
Conselho Alcino Alves Costa
ELANE MARQUES
ICC - Instituto Cultural do Cariri
HEITOR FEITOSA MACEDO
GECC-Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará
ÂNGELO OSMIRO BARRETO
GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço
NARCISO DIAS
Academia Lavrense de Letras
CRISTINA COUTO
IHGP - Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú
AUGUSTO MARTINS

Entrada do Estandarte do Cariri Cangaço
CÉLIA MARIA E QUIRINO SILVA
João Pessoa-PB

18h40min – Apresentação do Cariri Cangaço
Por Conselheiro
JOÃO DE SOUSA LIMA
Paulo Afonso-BA
O
18h50min - Fala das Autoridades

19h15min - Posse de Novos Conselheiros Cariri Cangaço
MANOEL SEVERO BARBOSA
Cariri Cangaço

19h20min - Entrega de Diplomas a Instituições
URCA-Universidade Regional do Cariri
ICC-Instituto Cultural do Cariri
Academia de Cordelistas do Crato
Museu de Luiz Gonzaga – Pedro Lucas Feitosa
Por Conselheiros e Pesquisadores 
HONÓRIO DE MEDEIROS
Natal-RN
VALDIR NOGUEIRA
São José de Belmonte-PE
WESCLEY RODRIGUES
Sousa-PB
RODRIGO HONORATO
Exu-PE

20h - Palavras das Instituições Homenageadas
Representados pelo Escritor
HEITOR FEITOSA MACEDO

19h40min - Comendas de Mérito do Conselho Alcino Alves Costa 
NAPOLEÃO TAVARES NEVES
Por Conselheiro 
LEANDRO CARDOSO FERNANDES
Teresina-PI

19h45min - Comendas do Mérito Cultural a Personalidades
HUBERTO CABRAL
ESPEDITO SELEIRO
ANTONIO VICELMO
FRANCISCO JOSÉ DE BRITO

Por Conselheiros 
ADERBAL NOGUEIRA
Fortaleza-CE
ANTONIO VILELA
Garanhuns-PE
RANGEL ALVES DA COSTA
Poço Redondo-CE
JORGE REMÍGIO
Custódia-PE

20h - Palavras dos Homenageados
Representados pelo Jornalista
FRANCISCO JOSÉ BRITO

20h -  Comenda ao Coronel João Bezerra da Silva
"in memoriam"
"Personalidade Eterna do Sertão"
PAULO BRITTO
Por Conselheiros
IVANILDO SILVEIRA 
PROFESSOR PEREIRA

20h10min -  Comenda ao Pesquisador Paulo Medeiros Gastão
"in memoriam"
"Personalidade Eterna do Sertão"
MARIA DAS GRAÇAS E PATRICIA GASTÃO
Por Conselheiros
MANOEL SEVERO e JULIANA PEREIRA
Cordelistas
ROSÁRIO LUSTOSA E NEZITE ALENCAR

20h15min – Lançamento da Revista Itaytera
Edição Especial 10 Anos do Cariri Cangaço
EMERSON MONTEIRO
Crato-CE

20h30min – Lançamento da Revista da Academia Lavrense de Letras 
Edição 10 Anos 
JOÃO TAVARES CALIXTO JUNIOR
Juazeiro do Norte-CE

21h - Entrega da Medalha Fideralina Augusto Lima 
Academia Lavrense de Letras
Apresentação
CRISTINA COUTO
Homenageados
MADRE FEITOSA
OTONITE CORTEZ
DIVANI CABRAL
Por Acadêmicos
DEPUTADO HEITOR FERRER
EMERSON MONTEIRO
JORGE EMICLES

QUINTA-FEIRA
Dia 25 de Julho de 2019
8h - Saída para Visita Técnica
Missão Velha-CE

8h45min - Jamacaru 
Casa  do Coronel Liberato Manuel da Cruz
Descerramento de Placa da Rota Turística Cariri Cangaço

 10h30min – Câmara Municipal de Missão Velha
Missão Velha-CE

10h35min - Lançamento da Música "Cariri Cangaço"
CECÍLIA DO ACORDEON
Redenção-CE

10h40min – Formação da Mesa e Hino Nacional

10h50min – 
Fala das Autoridades
Prefeitura Municipal
DIEGO GONDIM FEITOSA
Instituto Cariri do Brasil
MANOEL SEVERO BARBOSA
Conselho Alcino Alves Costa
JOÃO BOSCO ANDRÉ
11h30min - Homenagens às Personalidades
PREFEITO DIEGO GONDIM FEITOSA
DR WASHINGTON FECHINE
CHARLES CRUZ
Por Pesquisadores
LÍVIO FERRAZ
Fortaleza-CE
MANOEL BELARMINO
Poço Redondo-SE
NOÁDIA COSTA
Teresina-PI

"Quinco Vasques - O Bravo Caririense" 
LUIZ AÉLIO VASQUES e HERNESTO VASQUES 
Por Conselheiro
LUIZ RUBEN
Paulo Afonso-BA

  "Cel. Liberato Manuel da Cruz"
GERALDA FURTADO
Por Conselheiro
ARCHIMEDES MARQUES
Aracaju-SE

12h -  Almoço em Missão Velha
13h45min - Visita a Casa de Isaías Arruda
Entrega de Comenda ao Cel. Isaias Arruda
"in memoriam"
DONA ORLANDINA ARRUDA
Por Conselheiro e Pesquisador
HONÓRIO DE MEDEIROS
Natal-RN
JOÃO TAVARES CALIXTO JUNIOR
Juazeiro do Norte-CE

14h30min - Visita à Fazenda Padre Cícero
Entrega de Comenda a Sinhô Dantas
"in memoriam"
JOSÉ IVO DANTAS FILHO
Por Conselheiros
JUNIOR ALMEIDA
Capoeiras-PE
EDVALDO FEITOSA
Água Branca-AL

"O Início da Querela entre os Paulinos e os Arruda"
JOÃO TAVARES CALIXTO JUNIOR
Juazeiro do Norte-CE

15h30min - Visita à Fundição Linard
Entrega de Comenda a Antônio Linard
"in memoriam"
MARATON LINARD
Por Conselheiro e Pesquisador
GERALDO FERRAZ
Recife-PE
GETÚLIO BEZERRA
Brasília-DF
"O Torno de Lampião"
AMÉLIA LINARD 

16h - Engenho Santa Tereza

(Berço dos Terésios)
Dr. CICERO LANDIM CRUZ

16h30min - Visita à Carnaúba dos Vasques
LUIZ AÉLIO VASQUES e HERNESTO VASQUES 
FAMÍLIA VASQUES

NOITE

19h30min - Auditório do Hotel Lagoa Lazer

Lançamento e Aprovação da Ata de Criação
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO 
ARCHIMEDES MARQUES
Aracaju-SE

"Lampião em Paulo Afonso" e
"Lampião e os Coronéis Baianos"
JOÃO DE SOUSA LIMA
Paulo Afonso-BA

Conferência e Debate
"O Tiro que Matou Lampião"
IVANILDO SILVEIRA
Natal-RN
LEANDRO CARDOSO FERNANDES
Teresina-PI
ADERBAL NOGUEIRA
Fortaleza-CE
SABINO BASSETTI
Salto-SP

SEXTA-FEIRA
Dia 26 de Julho de 2019

8h - Saída para Visita Técnica à Lavras da Mangabeira

9h40min – Fazenda São Domingos
Lavras da Mangabeira-CE

"Passagem de Lampião por Lavras da Mangabeira, em 1927"
JOÃO TAVARES CALIXTO JUNIOR
Juazeiro do Norte
VICENTE FERRIER TOMAS FERRER
RAIMUNDINHO AUGUSTO
Lavras da Mangabeira
11h45min - Almoço Fazenda Pau Amarelo
Lavras da Mangabeira-CE
GUSTAVO AUGUSTO LIMA BISNETO

Homenagem ao Vaqueiro das Caatingas
QUIRINO SILVA E CÉLIA MARIA
João Pessoa-PB

"Coronel Gustavo Augusto Lima"
JORGE EMICLES PINHEIRO
Crato-CE

14h30min - Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira
14h35min - Palavras de Boas Vinda
CRISTINA COUTO
Academia Lavrense de Letras

14h45min - Entrega da Comenda do Mérito Cultural
DEPUTADO HEITOR FERRER
Fortaleza-CE 
ALEMBERG QUINDINS
Casa Grande Nova Olinda-CE
Por Conselheiros 
EMMANUEL ARRUDA
João Pessoa-PB
MANOEL SERAFIM
Floresta-PE

15h10min - Lançamento e Debate

"Lampião e o Nascimento de Maria Bonita"
VOLDI RIBEIRO
Paulo Afonso-BA

"Lampião e Sua Falsa Patente de Capitão"
DANIEL WALKER
Juazeiro do Norte-CE

17h - Visita à Casa de Dona Fideralina Augusto Lima
Lavras da Mangabeira-CE

Comenda à Matriarca Fideralina Augusto Lima
"Personalidade Eterna do Sertão" 
ACADEMIA LAVRENSE DE LETRAS
HEITOR FERRER
Por Conselheiros e Pesquisadores
CRISTINA COUTO
Lavras da Mangabeira-CE
FÁTIMA LEMOS
Lavras da Mangabeira-CE

SÁBADO
Dia 27 de Julho de 2019

7h30min - Saída para Visita Técnica à Brejo Santo

8h30min - Recepção dos Pesquisadores. 
Local: CineTeatro Professor Júlio Macêdo Costa
Brejo Santo-CE 

8h50min - Formação da Mesa 

9h - Saudações do "Menino do Cordel e do Baião"
PEDRO POPOFF
Bauru-SP

9h15min - Fala das Autoridades
 Secretária de Cultura de Brejo Santo 
MIRAN BASÍLIO
Instituto Cariri do Brasil
MANOEL SEVERO BARBOSA
Câmara Municipal de Brejo Santo 
CARMEM MARTINS 
Prefeita Municipal de Brejo Santo
TERESA LANDIM 

9h40min - Diplomas a Personalidades
DR. MIRAN BASÍLIO
DEPUTADO GUILHERME LANDIM
PREFEITA TERESA LANDIM
Por Conselheiros:
SOUSA NETO
Barro-CE
MÚCIO PROCÓPIO
Natal-RN
CELSINHO RODRIGUES
Piranhas-AL

9h50min - Diplomas 
"Personagens da História do Sertão"
ANTONIO DA PIÇARRA
Ivanilda Teixeira Ferreira e Wilton Santana Filho
CHICO CHICOTE
Djalma Inácio de Lucena
ANTONIO MORENO
Neli Conceição e Familiares
ARLINDO ROCHA
Arlindo Rocha Filho
FAMÍLIA DO MAJOR ZÉ INÁCIO
Maria do Socorro Martins Cardoso 

Por Conselheiros e Pesquisadores
SOUSA NETO
Barro-CE
LOURO TELES
Calumbi-PE
HERTON CABRAL
Fortaleza-CE
BETINHO NUMERIANO
Floresta-PE
10h30min - Visita Técnica à Nascença, antigo Sítio Nascença,
Local assaltado pelo então Virgulino. 

12h - Almoço - Local:Projeto ABC 
Lançamento do Cordel
"José Inácio do Barro-O Coiteiro Cangaceiro"
Baseado no livro José Inácio do Barro de Sousa Neto
PAULO DE TARSO
O Poeta de Tauá

13:30 - Visita Técnica: Gruta de João Calangro. 

14h -  Visita ao Tumulo Major Firmino
 Filho do Major Zé Inácio do Barro -  Vila Cachoeirinha.         

17h - Retorno a Juazeiro do Norte

NOITE

19h30min - Auditório do Hotel Lagoa Lazer

"Dom Quixote como Arquétipo da Saga dos Beatos e Cangaceiros" 
DAMATA COSTA
Natal-RN
DOMINGO
Dia 28 de Julho de 2019
9h - Congratulações de Encerramento

Realização
INSTITUTO CARIRI DO BRASIL
Co-realização
ACADEMIA LAVRENSE DE LETRAS
O
Apoio
PREFEITURA MUNICIPAL DE MISSÃO VELHA
PREFEITURA MUNICIPAL DE BREJO SANTO
URCA-UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
SBEC- SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO
GECC - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DO CEARÁ
GPEC-GRUPO PARAIBANO DE ESTUDOS DO CANGAÇO
ICC - INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI
IHGP - INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PAJEÚ

Mídia e Redes Sociais
LAMPIÃO ACESO
GRUPO LAMPIÃO CANGAÇO E NORDESTE
GRUPO OFICIO DAS ESPINGARDAS
COMUNIDADE O CANGAÇO
GRUPO HISTORIOGRAFIA DO CANGAÇO
O CANGAÇO NA LITERATURA
GRUPO SERTÃO NORDESTINO
ODISSÉIA DO CANGAÇO


http://blogdomendese4mendes.blogspot.com