Seguidores
sexta-feira, 30 de abril de 2021
LIVRO CORISCO A SOMBRA DE LAMPIÃO
FLORESTA - RELATOS SOBRE HORÁCIO NOVAES - O CABRA QUE ENGANOU LAMPIÃO.
Por Geraldo Júnior
https://www.youtube.com/watch?v=uS8YkPYiwVY&ab_channel=Canga%C3%A7ologiaINSCREVAM-SE TAMBÉM NO RECÉM-CRIADO CANAL “ARQUIVO NORDESTE”. ACESSEM: https://www.youtube.com/channel/UCjSU...
Um relato a respeito da trajetória de Horácio Novaes ou Horácio Grande, como também era conhecido, inimigo pessoal da família Gilo da Fazenda Tapera no município de Floresta no estado de Pernambuco, que foi o principal responsável pelo ataque de Lampião que culminou na morte de vários membros e pessoas próximas da família Gilo. Fato que ocorreu no dia 28 de agosto de 1926. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.
Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente:
Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste.
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
https://www.youtube.com/channel/UCDyq...
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
PRIMEIRO CRIME COMETIDO POR LINO DE ZEZÉ O FUTURO CANGACEIRO PANCADA.
Por Geraldo Júnior
https://www.youtube.com/watch?v=kJDP8to_zbQ&ab_channel=Canga%C3%A7ologiahttp://blogdomendesemendes.blogspot.com
O CARISMA DESPRECONCEITUOSO DE LAMPIÃO - CONTOS DO CANGAÇO - CANGACEIRO LAMPIÃO
Por Contos do Cangaço
https://www.youtube.com/watch?v=1zWJSahd5BI&ab_channel=ContosdoCanga%C3%A7ohttp://blogdomendesemendes.blogspot.com
CABEÇA GIGANTE
Por José Mendes Pereira
"BENEDITO VASCONCELOS MENDES Formação & Titulação Engenheiro-agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (CE), graduado em 1969. Mestrado: Universidade Federal de Viçosa (MG) - Dissertação: Histopatologia de raízes do cafeeiro parasitadas por Meloidogyne exigua. Ano de Obtenção: 1975.
Doutorado: ESALQ/USP-Piracicaba (SP) – Tese: Histologia de galhas da coroa de chuchu (Sechium edule) induzidas por Agrobacterium tumefaciens e infestadas por Meloidogyne incognita e desenvolvimento de dois sistemas de cultivo in vitro para Meloidogyne javanica. Ano de Obtenção: 1980.
Vínculos institucionais & Atuação profissional 1) Docente (Prof. Titular) e Diretor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, antiga ESAM/Escola Superior de Agricultura de Mossoró, RN (1970-1994).
2) Pesquisador/Dirigente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – CPA do Meio Norte (1997-1999).
3) Docente (Prof. Adjunto IV) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Mossoró, RN (1999- ). Endereço: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Departamento de Geografia Fafic Caixa Postal 70 59600-970 - Mossoró, RN - Brasil Telefone: (84) 3152 2197 Ramal: 197 Fax: (84) 3152 2197 E-mail: beneditovasconcelos@uern.br
Posições ocupadas na SBN Presidente (1980-1983) e Vice-Presidente (1977-1978 e 1985-1986), organizando as 3ª e 10ª Reunião Brasileira de Nematologia, ambas em Mossoró (RN), em 1978 e 1986. Acesso ao Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1770891942535885".
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
FILHOS DO CANGAÇO - SÉRIE DE DEPOIMENTOS.
Entrevista com Martha L. Anastácio Menezes, filha da ex-cangaceira Dulce Menezes dos Santos a última cangaceira pertencente ao bando de Lampião, ainda viva. Sua mãe, Dulce Menezes, é uma das sobreviventes de Angico, local da morte de Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um soldado e a última testemunha ocular dos acontecimentos que antecederam e sucederam a morte do mais famoso cangaceiro de todos os tempos. Nesse documentário iremos conhecer algumas histórias e particularidades envolvendo a personagem histórica em questão, através de quem cresceu ouvindo revelações e histórias dentro do ambiente familiar.
Imperdível. Deixem suas críticas e opiniões.
Geraldo Antônio de Souza Júnior
https://www.facebook.com/groups/508711929732768/?multi_permalinks=827579174512707%2C827551491182142¬if_id=1619787859298692¬if_t=group_activity&ref=notif
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
" TIRO DE MISERICÓRDIA ".
Por Luis Bento
O Cangaceiro Sabino das Abóboras, alvejado em março do ano de 1928 na fazenda Piçarra de Antônio Teixeira Leite seu Tonho da Piçarra.
Arrastado pelos comparsas dentro do mato, no escuro, escalando cercas, percorrendo veredas, subindo altos, descendo grotas, atravessando riacho. Naquela noite, o Cangaceiro pagou tudo que devia pelas suas numerosas vítimas. Implorava ao seu chefe Cangaceiro ( Lampião ), que acabasse de vez com seu sofrimento. Lampião, pergunta quem do grupo teria coragem de fazer serviço e aliviar o sofrimento do companheiro.
Cangaceiro Mergulhão
Foi aí que Antônio Juvenal da Silva o Cangaceiro "Mergulho " entrou em sena, se prontificando a eliminar o sofrimento do companheiro. Com um lenço vedou os olhos de Sabino, disparando um tiro a queimar-roupa, aliviou seu sofrimento dessa vida.
" Mergulho. Foi o primeiro Cangaceiro do bando de Lampião a ser morto em terras Baianas, em 7 de janeiro de 1929.
Natural do Pajeú, foi um dos 5 Cangaceiros que cruzou o Rio São Francisco para Bahia, fonte: José Bezerra Lima irmão ".
LUÍS BENTO
JATI 30/04/21/.
https://www.facebook.com/groups/1995309800758536/?multi_permalinks=2890693941220113¬if_id=1619791852017449¬if_t=group_activity&ref=notif
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
LAMPIÃO É NOSSO SANGUE
O DRAMA DE LAMPIÃO ANALISADO POR UM ÂNGULO DIFERENTE.
"LAMPIÃO É NOSSO SANGUE"
PELA PRIMEIRA VEZ A FAMÍLIA DO "CAPITÃO" VIRGULINO DEFENDE DE PÚBLICO A SUA MEMÓRIA
quinta-feira, 29 de abril de 2021
SANTANA – ÁGUAS BELAS
Clerisvaldo B. Chagas, 28 de abril de 2021
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.522
Quando o interventor Pedro Gaia, vindo de Palmeira dos Índios, assumiu a prefeitura de Santana do Ipanema, aconteceu no mesmo dia a morte de Lampião e Maria Bonita. A gestão de Pedro Gaia foi curta, mas profícua. Entre outras coisas reformou a prédio da prefeitura e que só foi reformada novamente no governo Isnaldo Bulhões, década de 80. Porém, importante mesmo foi a abertura de uma estrada que ligou Santana à cidade pernambucana e fronteiriça de Águas Belas. Um verdadeiro marco econômico, turístico e fraterno entre esses dois núcleos que sempre se respeitaram e se confraternizaram desde os primórdios. Normalmente para se chegar a Águas Belas, o santanense vai pela BR-316, até o entroncamento Carié, município de Canapi e dali continuará seguindo direto a Pernambuco. Arrodeio enorme.
Santana – Água Belas pelo atalho de Pedro Gaia – ainda estrada de terra – é apenas um pulo. A pavimentação asfáltica teria duas opções em Alagoas, uma diretamente pelo povoado São Félix e sítios com Baixio, Imburana do Bicho, Camonga, Gravatá, Poço d’’Anta e vários outros antes e depois de São Félix. A segunda opção teria no roteiro, os sítios Barroso, Água Fria, Salgado, Camoxinga dos Teodósio, Pinhãozeiro e Malembá, puxando um ramal para o povoado São Félix. Esta opção pega boa parte da região serrana de Santana do Ipanema.
O integração em asfalto, já foi cogitada antes, ficou, porém, no campo das ideias. Naturalmente precisaria interesse dos dois prefeitos em questão, além do apoio dos governadores dos estados envolvidos. Um novo leque de progresso se estenderia na região beneficiando os dois municípios em todas as áreas: Economia, turismos, saúde, educação, Comércio e prestação de serviços em geral. O movimento de Águas Belas é para a distante Garanhuns e que poderia reparti-lo com a praça de Santana do Ipanema. O futebol entre os dois núcleos, deixou as portas escancaradas para mais esse futuro intercâmbio que se não acontecer hoje será amanhã. A propósito, ambas às cidades são banhadas pelo rio Ipanema e sempre se ouviu dizer no passado: “Águas Belas e Santana são irmãs”.
Talvez esteja faltando apenas um cacique do lado de cá e um pajé do lado de lá com a boa-vontade no meio.
PREFEITURA DE SANTANA, REFORMADA EM 1986 (FOTO: B. CHAGAS/LIVRO 230).
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/04/santana-aguas-belas-clerisvaldo-b.htmlENTREVISTA DO CANGACEIRO “ COBRA VERDE “..
ENTROU NO CANGAÇO PARA GANHAR UNS “ COBRES “, E, NA MADRUGADA DO TIROTEIO EM ANGICO, FOI BUSCAR O LEITE....!
Fonte: A Noite ( edição ..14/11/ 1938 )
COBRA VERDE tem apenas 21 anos de idade , segundo nos declarou...Há dois anos e 10 meses que é cangaceiro. Natural de Piranhas-AL, fazia parte do grupo de Moreno. O primeiro combate que teve foi no povoado Navio, com a força do sargento Negrinho.
Perguntamos a ele por que abandonou a vida pacata da cidade para viver como bicho na caatinga, ao que ele respondeu, em sua própria linguagem : “ Eu era operário da Fábrica da Pedra e ganhava de dez a quatorze mil réis por semana . Era um aperreio para mim, rapaz novo e que queria viver limpo como os outros . Era muito injustiçado na vida. Por isso resolvi ser bandido para ver se arranja uns cobres. Achei boa a vida. Cheguei a possuir dois contos de réis, fora o “ ouro “ . Conta que nunca maltratou alguém, e que vivia no cangaço só para arranjar “ uns cobres “. Disse que fez diversos saques, alguns com Luiz Pedro. No último apresentou aos bandidos, apenas nove contos de réis, escondendo o resto. O chefe era muito bom , mas era muito sabido.
Declarou-nos, ainda, que esteve no Combate de Angico ( quando morreu Lampião ). Não dentro do cerco, mas fora porque fora buscar LEITE muito cedo para a tropa, a mandado do Capitão. Quando foi chegando no coito viu a bagaceira ( tiroteio ) de longe, saiu correndo para a Fazenda Cuiabá onde encontrou Balão e outros que, igualmente, haviam fugido do tiroteio. – O Grupo – continua- era composto de 42 homens e 07 mulheres . Com a morte de Lampião esfacelou-se o cangaceirismo no nordeste , porque era o “ chefe “ que fornecia e dava ordens a todos os grupos de cangaceiros.
O desejo de COBRA VERDE é trabalhar honestamente. Não quer voltar para o sertão.
OBS:
1-Abaixo, foto de COBRA VERDE, por ocasião das entregas dos cangaceiros à polícia.
2- Foto, autor desconhecido..
3- Local da foto: Quartel da polícia em Santana do Ipanema-AL
https://www.facebook.com/photo?fbid=1627850960750205&set=gm.1634051366803801
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
PEÇA LOGO ESTES TRÊS LIVROS PARA VOCÊ NÃO FICAR SEM ELES. LIVROS SOBRE CANGAÇO SÃO ARREBATADOS PELOS COLECIONADORES.
Por José Mendes Pereira
A CRUZ NA COVA RASA DE UM INOCENTE
Nosso amigo Jonas Nemézio nos traz as imagens do “Tanque do Touro”, para alguns ‘pia’ e, para outros ‘calderão’, no sertão da Bahia, local onde Lampião e seu bando passaram por várias vezes para matar a sede e reabastecer as cabaças.
Junto, ele nos presenteia com a triste imagem da ‘Cruz de Zé Pretinho’, o qual foi abatido pela volante do terrível tenente Douradinho. O crível era que Zé Pretinho, até que se prove o contrário, era inocente sobre as acusações de ser ‘coiteiro de cangaceiro’. Ocorrido o assassinato nas terras de dona Generosa, grande coiteira de Lampião. Na casa de ‘dona Generosa’ Lampião e sua caterva curtiam festas e festas promovidas pela proprietária.
Por Jonas Nemézio
https://www.facebook.com/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
NOTA DE PESAR!
Por Relembrando Mossoró
O Relembrando Mossoró toma conhecimento do falecimento da Professora Charceni Araújo Fernandes, conhecida como "Ninita", seu corpo está sendo velado em sua residência, na Rua Melo Franco, próximo ao Cemitério São Sebastião. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=142834251150959&set=gm.3788285024588233
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
MULHER DE 109 ANOS DIZ TER VISTO PADRE CÍCERO E BANDO DE LAMPIÃO, NO CE
Por Diana VasconcelosDo G1 CE
Aposentada completa 109 anos nesta quinta-feira. Viúva duas vezes, mulher teve oito filhos. Dois deles morreram.
A aposentada Amélia Nunes dos Santos, moradora da cidade de Mauriti, a 493 de Fortaleza, completa 109 anos nesta quinta-feira (20). Segundo ela, neste mais de um século de vida presenciou eventos históricos, como as missas celebradas pelo padre Cícero Romão Batista, os confrontos na cidade de Juazeiro, em 1914, e até passagens do cangaceiro Lampião e seu bando pelo sertão cearense.
Nascida em 20 de setembro de 1903, no Sítio Oitis na zona rural da cidade de Milagres, a “Dona Amélia”, como gosta de ser chamada, conta que se mudou para o distrito de Arapuá com pouco mais 10 anos, localidade próxima a Juazeiro do Norte. A partir de então passou a frequentar as missas de padre Cícero e os grupos de orações no turno da tarde.
“Eu o conheci indo para a missa dele, me ajoelhei aos pés dele e ele benzeu minha cabeça. Eu ia toda tarde para a reza dele. Ele era [um homem] miudinho, não era um 'homão', não. Era branquinho”, conta Dona Amélia. No mesmo período, o pai da aposentada foi chamado para combater na Sedição de Juazeiro, confronto de 1914 entre as oligarquias cearenses e o governo federal, no sertão do Cariri.
“Meu pai voltou bem, mas porque foi ajudar padre Cícero”, diz a devota sobre o retorno do pai. Após a revolta, padre Cícero sofreu retaliações políticas. Ele foi excomungado pela Igreja Católica no fim da década de 1920, mas mateve a influência na região. Aos 23 anos, Dona Amélia afirma ter vista aina a passagem do cangaceiro Lampião e seu bando por Irapuã. “O povo ficou com medo, eles [bando] saíram levando os cavalos e os animais do povo”, afirma.
Devota de padre Cícero, Dona Amélia deve renovar votos em cerimônia religiosa neste aniversário (Foto: Família/Arquivo Pessoal)
Lúcida aos 109 anos, a aposentada lembra com tristeza da perda de três irmãos. “Hoje só tenho uma irmã viva. Senti demais a morte dos meus irmãos. Viver de mais tem coisas ruins”, destaca. Dona Amélia perdeu também os dois maridos, primeiro o agricultor Antônio Nunes e depois o irmão dele, Jacó Nunes. “Casei com o mais velho, ele adoeceu e morreu. Depois casei com o mais novo”, conta com risadas.
Dona Amélia teve oito filhos, dois já morreram. “Vivos tenho três mulheres e três homens”, explica e completa dando risadas, “agora, os netos, eu não conto mais não minha filha. Parei de contar”. Apesar das perdas, Dona Amélia diz estar muito feliz com o aniversário e a festa que a família está preparando para ela. “Estou feliz porque eu estou bem, graças a Deus. E estou mais feliz porque minha família está toda aqui, é bom”, afirmou.
Segundo a filha, Nininha Teixeira, a aposentada tem 33 netos, 68 bisnetos e 10 tataranetos, todos participarão da festa de aniversário no fim da tarde. Além deles, parte dos moradores do Distrito da Palestina, em Mauriti, também devem participar. De acordo com a filha, o aniversário causa uma certa comoção na cidade pela aposentada ser muito conhecida.
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/09/mulher-de-109-anos-diz-ter-visto-padre-cicero-e-bando-de-lampiao-no-ce.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com