Clerisvaldo B. Chagas, 12 de agosto de 2022
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.750
Quando o livro “Canoeiros do Ipanema” estava para ser lançado, aconteceu o auge da pandemia, além de problemas de saúde do autor que não foi Covid. Ainda deu para algumas reduzidas pessoas adquirirem o opúsculo único e raro sobre a existência dos canoeiros em Santana do Ipanema. Amigos e amigas pediram o livro pela Internet, ficamos de entregá-lo em diversos pontos da nossa cidade, mas não houve condições físicas. Como essas pessoas não depositaram a quantia indicada e nós não entregamos a encomenda, ficou tudo na estaca zero e pedimos desculpas, embora não tenha havido nenhum prejuízo para nenhum dos lados. Melhorada a coisa, o autor ainda se recuperando, pediu ao parceiro literário Marcello Fausto que fizesse lançamentos dos “Canoeiros do Ipanema”, nas escolas, em nome do autor.
Estão sendo providenciandos esses lançamentos em diversos estabelecimentos de Santana, inclusive, com muita aceitação e prévios planejamentos de trabalhos escolares sobre o tema. Não existe nenhum outro documento que cita ou resgata esses episódios históricos da nossa sociedade. Portanto, o pequeno livro em volume, é grande na preciosidade sob sua guarda. “Os melhores perfumes estão nos menores frascos”, disse Rui Barbosa. Os livros, ainda embalados, irão alimentar o conhecimento da juventude que se achava privada do heroísmo desses santanenses que deram coragem, destreza e desenvoltura pelo progresso da terra sem o reconhecimento devido até que chegou o livro “Canoeiros do Ipanema”.
Segundo Fausto, o preço de cada unidade deverá ser fixado em apenas 15,00, para chegar ao maior número possível de lares santanenses e gerações diversas. Seus filhos irão gostar do presente daquilo que eles não sabiam e o último dos canoeiros, com mais de 90 anos, também. Não sabemos se as pessoas que pediram o livro pela internet ainda querem, vamos, portanto, reiniciar os pedidos. Desta vez passando para o companheiro Fausto e suas responsabilidades em fazer a entrega.
Em breve, outras novidades literárias.
Grato.