Por Luiz Serra (prof. de Literatura brasileira)
HÁ 80
ANOS (23/07), FALECIA O INVENTOR DO AVIÃO: ALBERTO SANTOS DUMONT.
Perseguiu
documentalmente “o sonho de fazer o ser humano voar”.
Antes
houve experiências de asas que tragicamente saltavam ou subiam e caíam no
estilingue, com Lillenthal, Adler e Wright.
Em
1910, os Wright finalmente voaram, isto é, alçaram voo controlado e pousaram, à
semelhança dos voos de Dumont, de quatro anos antes…Mas os EUA não gostaram de
Santos no episódio de St. Louis, veja abaixo.
Multidão
a comprovar o original feito (comandos de dirigibilidade em voo) para a
humanidade em Paris, evento que se repetiria no Campo de Bagatelle.
Santos Dumont criou o formato aerodinâmico como subsiste a aviação que
conhecemos…. O mais … é o costume nosso do “complexo de vira-latas, como dizia
Nelson Rodrigues, no achar que tudo de fora (do estrangeiro) é melhor!..
Vejamos…
Rememorando
eventos antecedentes à comoção nacional após o 23 de julho de 1906.
Companhia
constante de Santos Dumont com Yolanda Penteado, socialité paulista.
Depois do
histórico voo com o 14 Bis, em 1906, Santos Dumont entrou num período de
depressão. O sucesso com os aeroplanos parecia não mais animá-lo. Ele acusava
os amigos de o terem abandonado, e dizia a todos que estava sem dinheiro.
Aconselhavam-no a patentear seus inventos. Proposta imediatamente recusada.
Eram seus presentes para a humanidade, dizia. “Prefiro terminar num asilo de
pobres a cobrar o privilégio de copiar meus experimentos aéreos.”
Santos Dumont
jamais voou com seus dirigíveis em suas inúmeras visitas aos Estados Unidos.
Decolagem
ousada, as primeiras que se tinham conhecimento, impressionaram público e
julgadores aos olhos do mundo!
Em 1904,
estava tudo certo para ele voar na Feira Mundial de St. Louis mas, poucas
semanas antes do evento, o balão de seu dirigível No 7 apareceu misteriosamente
rasgado.
Havia tempo
para o conserto e os organizadores se propuseram a cobrir os custos. Mas Santos
Dumont afirmou não confiar na mão de obra da América e preferiu voltar à
França. Indignados, os americanos publicaram uma versão de que o próprio
brasileiro maquinara a destruição de seu balão.
Santos
tinha em mente sua ideia futurista, a começar com o simulador do avião como tal
a humanidade se desfrutou.
A argumentação
dos americanos baseava-se numa controvertida teoria: o governo japonês teria
prometido dar um milhão de dólares a Santos Dumont caso ele, após demonstrar a
eficiência do No 7, vencendo o prêmio em St. Louis, concedesse essa aeronave e
mais outras duas para que o exército do Japão atacasse os russos. Só que um
agente de Moscou também teria oferecido 200 mil dólares para o aviador romper o
contrato com os japoneses. Inseguro se conseguiria vencer em St. Louis, Santos
Dumont teria aceitado a proposta russa e cortado seu balão em pedaços. O
brasileiro declarou que sua dignidade não lhe permitia comentar suspeita tão
ignóbil.
Em 4 de
janeiro de 1910, sofreu um acidente sério com o Demoiselle, seu avião de uso
pessoal. Foi a última vez que pilotou uma aeronave.
Sua saúde
piorou. Passou a ter visão dupla e fortes crises de vertigem. Alguns médicos
diagnosticaram que Santos Dumont, aos 36 anos, sofria de esclerose múltipla.
Outros atribuíram os sintomas a problemas psíquicos.
Fermin
e Voisin, amigos e admiradores de Santos Dumont, fabricantes de aeronaves,
pioneiros, seguindo o modelo do mestre genial.
O aviador
passou a maior parte dos anos da guerra no Brasil. Projetou em Petrópolis (RJ)
uma casa de arquitetura bastante avançada para a época, chamada de “Encantada”.
Mas Santos Dumont nunca parou por muito tempo num só lugar. Revezava-se entre
Petrópolis e clínicas de repouso na França e na Suíça.
Num de seus
retornos ao Brasil, em 1928, um hidroavião batizado com seu nome explodiu
enquanto voava para saudar a sua chegada na baía de Guanabara, no Rio de
Janeiro. As 12 pessoas a bordo morreram no acidente, visto de perto por Santos
Dumont, que observava tudo de pé no convés.
Era
costume dos parisienses verem o Demoiselle a voar por lagas extensões de Paris.
O episódio só
agravou a saúde mental do aviador. Viveu em uma casa de repouso na Suíça.
Em 1931, um
sobrinho chamado Jorge retirou-o da casa de repouso na Europa e trouxe-o de
volta ao Brasil.
No ano
seguinte, irrompeu a guerra em São Paulo com emprego de aeronaves. A Revolução
Constitucionalista, que colocou paulistas e as tropas federais em campos
opostos. Os médicos sugeriram que Santos Dumont deixasse a cidade de São Paulo
e fosse morar num lugar mais tranquilo. O sobrinho zeloso o levou para um hotel
no Guarujá. Todas as manhãs, o sobrinho acordava mais cedo e escondia os
jornais na tentativa de ocultar do tio doente as notícias do conflito.
No dia 23 de julho de 1932, os dois estavam no saguão quando irrompeu uma explosão, um avião bombardeara um alvo próximo. O aviador mandou o sobrinho levar um recado ao maître d'hôtel e tomou o elevador de volta ao quarto. Hóspedes que estavam próximos revelaram que ainda o ouviram falar: “Nunca pensei que minha invenção fosse causar derramamento de sangue entre irmãos”.
Simples,
a máquina de voar, Demoiselle, com o pioneirismo dos comandos, à semelhança dos
mecanismos que se fixaram na aviação mundial.
O sobrinho
Jorge, que sempre temia deixar o tio sozinho, voltou para o quarto e o
encontrou pendurado com o pescoço amarrado a duas gravatas presas ao gancho da
porta do banheiro. O mais genial dos brasileiros, Santos Dumont, aos 59 anos de
idade, estava morto.
Processo de
embalsamento, para a transferência do corpo à então capital, o Rio de Janeiro.
Aguardaram a guerra findar, após seis meses de conflito intenso. E a presença
da multidão que foi se despedir do brasileiro ilustre para a humanidade.
Dentre as
tantas curiosidades do inventor do avião, uma delas não se sabia amiúde: a mãe
de Santos Dumont, Francisca Dumont, também cometera suicídio em Portugal, onde
morava junto das filhas. As circunstâncias são desconhecidas, já que a família
fez parecer que ela morrera de causas naturais.
Consultas:
Scientific American, Aeroclube de France.
https://www.facebook.com/luiz.serra.14/posts/10209492286446473
http://blogdomendesemendes.blogspot.com