Quer ajudar nosso canal? Nossa chave Pix é o e-mail: narotadocangaco@gmail.com
João Saturnino, filho de José Saturnino fala da origem das brigas entre seu pai e Virgulino.
Link desse vídeo:
• Cangaço - Virgulino e Saturnino, o in...
RIO PRETO O CANGACEIRO MATADOR DE PADRESO, O cangaceiro Rio Preto... era filho de escravos... depois se tornou órfão, e foi entregue a um padre da igreja católica de Pombal na Bahia. O Padre era um homem perverso, surrava o menino por qualquer motivo, castigos frequentes por nada.
Aquele religioso era uma pessoa do mal, dentro da casa de Deus... mas o menino cresceu... e aí chegou o dia do acerto de contas. veja o vídeo até o final para entender a história.
Em 1920, Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, o Rei do Cangaço em companhia de Antônio Matilde, retornou de Alagoas e dirigiu-se à Serra Vermelha com o propósito de se vingar de seu velho inimigo José Saturnino e membros da família Nogueira. Carente de recursos para enfrentar o grupo, que lhe vinha acarretando mais danos que todos os anos de seca por si enfrentados, Saturnino finalmente recorreu a um experiente lutador: seu parente Cassimiro Honório (segundo depoimento de Sinhô Pereira a Nertan Macedo - “Sinhô Pereira, o Comandante de Lampião” -, Cassimiro era tio de José Saturnino). “O idoso cangaceiro já estava com a fama em declínio depois de uma longa carreira, mas atendeu ao apelo e logo reuniu um grupo de homens aguerridos e fiéis”. Antônio Matilde era seu compadre e Cassimiro sentiu combater o velho companheiro de lutas. Juntos haviam enfrentado o grupo de José de Souza. Mas, inteirado dos últimos acontecimentos e convidado para almoçar, respondeu: “Não, hoje eu quero é almoçar bala com compadre Antônio Matilde!” Os “cabras” de Lampião e de Antônio Matilde haviam tomado os bebedouros do Tabuleiro e da Lagoa da Laje, situados entre o Pajeú e a ribeira do São Domingos, provocando a morte de considerável parcela de gado de José Saturnino e de sua família.
Temas relacionados:
Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota do Angico, Contos do cangaço no sertão, Cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, Lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco.
Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões.
INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.