Seguidores

quinta-feira, 30 de julho de 2020

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA


Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima.
Solicite através deste e-mail: 
franpelima@bol.com.br

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com.

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VEM COISA BOA POR AI....


Esperamos Você
Acesse e faça sua inscrição 
através de nosso QRCode


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - LAMPIÃO E ISAÍAS ARRUDA

Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=u1ezU3i9Mug&feature=youtu.be&fbclid=IwAR0ddo3bZunrnS8tBg1wrv5xD6DHoStvf2TebasgnJ2w51YDxneDZSPpWWk 

MAIS UM VÍDEO COM A QUALIDADE ADERBAL NOGUEIRA

Cangaço - Lampião e Isaías Arruda Antônio Amaury fala um pouco sobre o cerco a Lampião por Isaías Arruda e a tentativa de envenená-lo. Fala também da importância dos locais onde aconteceram episódios ligados ao cangaço. Link desse vídeo: https://youtu.be/u1ezU3i9Mug


Do acervo do junior Almeida

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NO DIA QUE COMPLETOU 82 ANOS DA MORTE DE LAMPIÃO...


Por Geraldo Júnior

... realizamos uma visita ao túmulo de dona Mocinha irmã de Lampião e registramos tudo para trazermos ao conhecimento de todos um pouco da história e o local onde ela está sepultada aqui na cidade de São Paulo/SP.

Meus agradecimentos ao compadre José Francisco Gomes de Lima que me acompanhou e auxiliou nas gravações do documentário.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões.
Forte abraço!

Geraldo Antônio de Souza Júnior

NO TEMPO QUE AVIÕES POUSAVAM EM SERRA NEGRA

Por Manoel Belarmino

Aquelas notícias de que em Serra Negra, naqueles dias 29 e 30 de dezembro de 1981, pousariam aviões fez aquela matutada da roça ficar doidinha para logo cedo se arribar para a "rua". Inclusive eu, que, naquele ano de 1981, tinha apenas 11 anos de idade. Logo cedo, rapazes e moças corriam para a cidade. Serra Negra estava em festa. Grandes inaugurações. O comércio, a feira crescia, as fazendas... Um banco se abria na cidade. O BANEB (Banco do Estado da Bahia).


Pousar aviões numa cidade como Serra Negra significava progresso, prosperidade e esperança. O Campo de Aviação, um aeroporto simplificado, foi construído logo ali perto da cidade, no lado direito da estrada que liga Pedro Alexandre a cidade de Santa Brígida, para receber as autoridades. O prefeito era Dr. Heraldo de Carvalho, o filho do Coronel João Maria de Carvalho.

Os aviões pertencentes à Empresa Abaeté Táxi Aéreo Ltda pousaram faceiros naquela pista de chão batido do aeroporto da Serra Negra, sob os olhares de dezenas de curiosos. Eu era menino, de apenas 11 anos, mas me lembro como hoje daquela correria para ver o avião pousar.

Lembro-me que um menino da cidade, quando o avião estava chegando e sobrevoava a cidade, procurando a melhor posição para pousar, tirou as sandálias dos pés e pois-se a correr para o Campo de Aviação. No trajeto, caiu e quebrou o braço. Levantou-se e continuou correndo para ver o avião pousando. Só percebeu que estava com o braço quebrado e com dores depois que o avião aterrissou e os tripulantes e os passageiros desceram da aeronave. A curiosidade era tanta para quem nunca tinha visto um avião que nem a dor de um braço quebrado impediu de o curioso ver o avião pousar.

Um daqueles aviões que pousaram em Serra Negra naquele Aeroporto Municipal Simplificado de Pedro Alexandre, no início da noite daquele dia 30 de dezembro de 1981, depois de deixar Serra Negra, foi se chocar com a Serra de Itabaiana. Uma tragédia. Todos os 4 ocupantes da aeronave morreram. Renée Calwetti, de 30 anos; Irineu Neto, de 23 anos; Nicolau Mufford Ribeiro, que era engenheiro do Banco do Estado da Bahia - BANEB; e Benedito Sá Souto. Estes dois ultimos de 40 anos de idade. Dois eram tripulantes e os outros dois passageiros eram funcionários do BANEB.

Quando a notícia da tragédia chegou em Serra Negra, a festa, que aconteceria naquela noite, acabou.

Dói no coração quando lembramos que em Pedro Alexandre já pousou avião trazendo boas novas e hoje, nos tempos atuais, pousa quase nada. Dói mesmo no coração e na alma de quem ama de verdade essa terra.

Mas, mesmo assim, ainda há esperança. E ontem , 28 de julho, Pedro Alexandre, a nossa Serra Negra, completou mais um ano de Emancipação Política.

Parabéns, parabéns, parabéns!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BEM VINDOS AO CARIRI CANGAÇO NO YouTube


Nosso desejo é levar até você um pouco do conjunto do "Universo Cariri Cangaço"; os principais temas discutidos, os cenários onde tudo aconteceu, as cidades protagonistas desta saga, os personagens marcantes e tudo o mais que fazem da memória e da historia de nosso sertão nordestino um capítulo todo especial. Dessa forma o Canal do YouTube do Cariri Cangaço se une às nossas plataformas digitais: Blog, Facebook e Instagram, num grande movimento de fortalecimento de nossa história , cultura e tradições. 


O Canal do YouTube do Cariri Cangaço tem o apoio institucional da SBEC-Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço; da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço; do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará; do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço e do GECAPE -Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco.

"Cariri Cangaço, onde o Brasil de alma nordestina se encontra" 
agora também no YouTube. 
Copie o Link abaixo e cole em seu navegador: 

https://m.youtube.com/channel/UCWSetStng7pRUXOahy2LziA

faça sua INSCRIÇÃO e ATIVE AS NOTIFICAÇÕES !!!

INAUGURAÇÃO OFICIAL 
DIA 01 DE AGOSTO DE 2020
19 Horas


http://blogodmendesemendes.blogspot.com

AS MULHERES NO CANGAÇO

A imagem pode conter: 4 pessoas, texto que diz "As Mulheres no Cangaço Teresa Raquel Nogueira Emídio"

Olá, pessoal! Sou autora do livro As mulheres no Cangaço.
 Quem quiser ele está por R$ 50,00, fale comigo no privado.

Eu não sei se o Francisco Pereira Lima está autorizado a vender também. Se estiver aqui está o seu e-mail: 

franpelima@bol.com.br


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALGUM CANGACEIRÓLOGO TÊM FOTOS DE VIRTUOSA IRMÃ DE LAMPIÃO?

Por José Mendes Pereira

Se tiver em seu arquivo foto de Virtuosa Ferreira irmã do capitão Lampião por favor, me envie para eu guardar nos meus documentos. Agradeço muito!

IDENTIDADESdos que aparecem na foto:

1- Zé Paulo primo da família Ferreira;
2 - Venâncio Ferreira (tio); 
3 - Sebastião Paulo primo; 
4 - Ezequiel Ferreira irmão; 
5 João Ferreira irmão; 
6 - Pedro Queiroz cunhado (casado com Maria Mocinha, que está à sua frente, sentada); 
7- Francisco Paulo primo; 
8 - Virgínio Fortunato da Silva cunhado (casado com Angélica); 
9 - ZÉ DANDÃO agregado da família. 
SENTADOS, da esquerda para direita: 
10 - Antônio Ferreira irmão;
 11-Anália Ferreiraq irmã;
12 - Joaninha cunhada (casada com João Ferreira); 
13 - Maria Mocinha ou Maria Queiroz irmã;
 14-Angélica irmã;  
15 - Lampião.

Dos nove irmãos da família Ferreira, dois estão ausentes nesta foto: LEVINO, que morrera no ano anterior, 1925, no sítio Tenório, Flores do Pajeú/PE, em combate contra as volantes paraibanas dos sargentos Zé Guedes e Cícero Oliveira. E VIRTUOSA, que, sinceramente, não sei dizer se simplesmente não quis aparecer na foto, ou já era falecida.

A foto e a legenda eu as adquiri no acervo do pesquisador Volta Seca.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DÁ A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR!


Por kydelmir Dantas

Bom dia a tod@s. Assistindo e ouvindo pelo "feice" o programa dominical NAÇÃO NORDESTINA, sob a direção do Paulo Corrêa e produção da Kalina Elizabete. Com a participação especial da Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita, filha de Expedita Ferreira e irmã de Dejair, Gleusa e Isa, muito interessante, pois citou que a Missa do Cangaço, que este ano, devido a pandemia do covid-19, não ocorrerá na Grota da fazenda Angico, município de Poço Redondo-SE, mas acontecerá via net em Aracaju. 

Jararaca

Lá na Grota da Fazenda Angico, quando acontece a MISSA DO CANGAÇO, devido a propriedade pertencer aos herdeiros de Durval Rosa, tem a organização feita pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Piranhas-AL. O certo é que... Este ano teremos duas Missas do Cangaço.



Outrossim, quando se fala no livro ICONOGRAFIA DO CANGAÇO (Ricardo Albuquerque, org.) às páginas dedicadas a derrota de Lampião e seu bando em MOSSORÓ fazem parte do acervo do Museu Histórico Lauro da Escóssia e foram feitas pelos fotógrafos José Octávio (Mossoró) e Chico Ribeiro (Limoeiro do Norte). Vejamos às páginas 58, 64 e 65 = trincheira em Mossoró; 60 e 66= Jararaca na cadeia pública da Mossoró... Todas foram feitas pelos fotógrafo José Octávio (Mossoró, junho de 1927).


Páginas 68, 69, 70 e 71 fotos de Lampião e o grupo, à cavalo, e com a presença dos reféns, sentados, em Limoeiro do Norte-CE, são do fotógrafo Francisco Ribeiro (16/06/1927). Legalmente devem ser citados como eles os seus autores. Para o respeito à História e as suas Famílias, que lá se encontram.

facebook.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMO ARQUIVO - MINHA NETINHA ANA BEATRIZ

Por José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANGÉLICA FERREIRA IRMÃ DE LAMPIÃO



Angélica Ferreira da Silva foi a sexta filha do casal José Ferreira e Maria lopes, sendo a segunda entre as mulheres.

Nasceu em 1904 e casou-se em 1926 com o almocreve Virgínio Fortunato que viria a ser em um futuro próximo o famoso cangaceiro Moderno. Assim como toda família, teve que aprender lhe dar com as perseguições devido a vida que seus irmãos Virgolino (Lampião), Antônio Ferreira (Esperança) e Livino (Vassoura) levavam.

Angélica tinha apenas 22 anos quando morreu devido a peste bubônica, a jovem irmã de Lampião não resistiu 24 horas, a febre que fuminou sua vida.

Logo após o triste fato Virgínio e Ezequiel irmão mais novo de Lampião, que vinham sofrendo perseguições por conta dos familiares bandoleiroes adentrariam também no cangaço.

Fonte : Blog Anchieta Gueiros
Foto : Internet familia Ferreira em Juazeiro do Norte.
Edição Helton Araújo ( Acervo Helton Araújo ).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NORDESTE - A TERRA DO ESPINHO

Por José Bezerra Lima Irmão
José Bezerra e João de Sousa Lima

Agora com essa pandemia, aproveitei esse marasmo para concluir um livro que eu vinha escrevendo há um bom tempo. Terminei dividido-o em dois.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.


Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.


Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.



Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.
As Revoltas Tenentistas.


Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira:

ZAP (83)9911-8286, 
ou fale comigo, ZAP (71)9 9985-1664.
franpelima@bol.com.br

Vejam aí as capas dos três livros


http://blogdomendesemendes.blogspot.com