Por José Cícero
Próximo de completar uma década a invenção do Cariri Cangaço tem se configurado como um importante instrumento de promoção da história e da cultura genuinamente nordestina, ao passo que também apresenta para o resto do Brasil e para o mundo coisas interessantes que só existem por aqui, nos nossos sertões.
Por isso mesmo, presta um imenso serviço à cultura e a história de uma região que, infelizmente, ainda hoje é vista de soslaio pelos chamados poderes do litoral, acostumados demais às mesmices e invencionices dos enlatados alienígenas.
De modo que, mostrar, resgatar, discutir e valorizar as autênticas riquezas dos nossos sertões tem sido a grande marca desta iniciativa pioneira, ousada e corajosa chamada CC que, malgrado a quase total ausência de suporte financeiro, tanto da iniciativa pública quanto privada, vem fazendo e promovendo a nossa história. Ao passo que já se consolida como um dos mais celebrados eventos de cunho cultural e histórico de todo o Nordeste brasileiro. O que, diga-se de passagem, diante de todo este cipoal de dificuldades não é coisa pouca. Portanto, digno de rasgados elogios e de aplausos.
Diria que, algo bastante incomum para uma "instituição" sem fins lucrativos, formada por abnegados e desprendidos amantes e estudiosos da temática do cangaço, como de tudo o mais que diga respeito à história lampiônica e sertaneja tais como Messianismo, religião, coronelismo dentre outras.
Como se percebe, uma verdadeira saga cultural empreendida pelo otimismo de todos quantos se deixam ferroar literalmente pelo marimbondo dos sertões, assim como pela usança do chapéu de couro quebrado e o surrado imborná de antigos jagunços e cangaceiros rasgando as caatingas do mundo. Eis aí os legítimos vaqueiros da história guiados(que são) por este grande timoneiro do bem, chamado Manoel Severo Barbosa. Um homem de pura exceção, cujo apego e a determinação aos estudos relacionados aos sertões tem sido quase uma profissão de fé.
Decerto, está aí a principal razão para o estrondoso sucesso desta confraria de amigos e de irmãos denominada de Cariri Cangaço. Parabéns a todos os seus integrantes, admiradores e conselheiros.
Viva o Cariri Cangaço 2015, viva!
José Cícero Silva, poeta e escritor
Secretário de Cultura de Aurora
Conselheiro do Cariri Cangaço
http://cariricangaco.blogspot.com.br/2015/04/cariri-cangaco-uma-saga-de-corajosos.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com