Seguidores

sexta-feira, 21 de junho de 2024

DADÁ, A ÚNICA CANGACEIRA QUE ATIRAVA NO CANGAÇO

 Por Robério Santos

Dadá, era esposa do ex-cangaceiro Corisco. Segundo Dr. Sérgio Dantas, ele foi a sombra de Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LANÇAMENTO DOS LIVROS 'DIÁLOGOS POÉTICOS' E 'TRAIÇÕES NO CANGAÇO' DE JINSENA

Por TV Jaguá News Oficial

 https://www.youtube.com/watch?v=nOVSOZ4LshI&ab_channel=TVJagu%C3%A1NewsOficial

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IPUEIRAS D'AURORA, LOCAL ONDE SE DEU TODA A TRAMA PARA À HISTÓRICA INVASÃO DE MOSSORÓ

Por José Cícero

Famosa fazenda IPUEIRAS no município de Aurora no CE; que um dia pertenceu ao célebre coronel Isaías Arruda e o seu parente Zé Cardoso. Palco do histórico encontro entre Isaías, Massilon, Júlio Porto, Lampião e seu bando com vistas a planejar a invasão de Mossoró em junho de 1927.

Foi ainda na Ipueiras, que se deu a tentativa de envenenamento do bando lampiônico, seguida da emboscada(tiroteio) e o incêndio do canavial com o cerco do bando. Fato que ficou conhecido na historiografia do cangaço, como "a traição do coronel".

* Referências das imagens:

1- Local das ruínas onde existiu a residência de Zé Cardoso em que aconteceu o encontro. - Foto: JC

2- Visão atual e panorâmica do terreno onde havia o canavial e ocorreu o tiroteio, seguido do cerco do bando e o incêndio. Obrigando Lampião e seus cabras a fugirem pela parede do velho açude. - Foto: JC

3- Escombros das antigas paredes e alicerces da residência que serviu como QG da trama para à invasão de Mossoró. - Foto: JC

4- Idem. - Foto: JC

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO: AS PALAVRAS DO SAPATEIRO DE LAMPIÃO

 Por Fatos na História

https://www.youtube.com/watch?v=O_EjOj80HvA&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

"Em meados de 1926, Lampião concebeu um plano para aniquilar o vilarejo de Nazaré, reduto dos seus inimigos. O plano consistia em isolá-lo do resto do mundo através da proibição da entrada ou saída de qualquer vivente, com o que acreditava levaria os moradores a total inanição, quando então daria o bote final. João Severo, sapateiro conhecido, que fazia alpergatas para várias pessoas, inclusive ao chefe dos cangaceiros, foi..." Referências: "João Severo - O sapateiro de Lampião", por Beto Rueda (via blog "Lampião Aceso") Imagens: .Lampião Aceso .Pinterest

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEDRA DO OSSO

Pedra do Osso, localizada no Parque Estadual da Pedra Branca - Realengo.

De acordo com o geólogo e professor da

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFR)

José Carlos Sicoli Seoane, a pedra foi formada

há mais de 500 milhões de anos. Para conseguir subir no topo da Pedra do Osso, a equipe do G1 contou com a ajuda de montanhistas especializados em escalada e rapel. Uma corda improvisada em formato de escada permitiu que a subida fosse feita pela chamada "escalada artificial", que durou cerca de 10 minutos. A descida foi feita via rapel. Do alto, é possível enxergar uma vasta paisagem da cidade e arredores: Pedra da Gávea, Pedra Bonita, Barra da Tijuca e até da Serra dos Órgãos, na Região Serrana.

Com 180 km de extensão, a Trilha Transcarioca liga Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, ao Pão de Açúcar, na Zona Sul, e foi inaugurada no dia 11 de fevereiro de

2017. A sinalização foi toda padronizada, com pegadas pintadas de preto e amarelo em árvores e pedras. A trilha saiu do papel graças aos esforços de mais de mil voluntários, além da parceria entre governos, gestores dos parques e diversas instituições que abraçaram a causa, como a ONG Conservação Internacional.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=3179693552160497&set=a.718311141632096

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SEU PITÉU E O CAFÉ KIMIMO

 Por José Mendes Pereira


José Batista da Mota, ou simplesmente "seu Pitéu" como era alcunhado em Mossoró, morava no centro da cidade, à rua Cunha da Mota, em frente ao rio Mossoró. E  era natural do Estado paraibano. No ramo de torrefação e moagem de café, seu Pitéu foi um dos maiores empresários de Mossoró, e com o seu reconhecido e afamado "Café Kimimo", dominou por mais de 30 anos as regiões adjacentes desta cidade, e  também uma boa parte do Rio Grande do Norte, A fábrica funcionava no centro de Mossoró, à Rua Dr Almeida Castro, s/n com a Rua Jerônimo Rosado.   

O Café Kimimo não foi uma criação de José Batista da Mota, e sim de uma tradicional família mossoroense, que fundou a torrefação em 12 de julho de 1960. Mas cinco anos depois de fundada a torrefação, o café Kimimo passou para as mãos deste empresário, que com raça e dedicação, fez com que a torrefação se consagrasse como a maior indústria de café do Rio Grande do Norte.

http://blogdoemilsontavares.blogspot.com.br/

No ano de 1996 a fábrica de café "Santa Clara", que antes era concorrente do café Kimimo no Rio Grande do Norte, reconhecendo a importância da marca para a comunidade, assumiu o controle da instituição, dando importante passo para alcançar a liderança neste setor do agronegócio. Desde sua fundação e hoje incorporado ao projeto Santa Clara, o café Kimimo continua conquistando cada vez mais o coração dos brasileiros.

José Agripino, Graças Mota e João Batista da Mota (Pitéu) –  Em 1983
http://www.azougue.org/conteudo/dobumba481.htm

Seu Pitéu era um senhor de estatura média, de cor morena, não tão gordo, e tinha um respeito pelas pessoas humildes. Independentemente da indústria, os seus empregados eram tratados como se fossem seus amigos,  mantendo esta amizade em qualquer lugar, na fábrica e fora dela. 

http://blogdoemilsontavares.blogspot.com.br/

Conheci o seu Pitéu através da Lourdes Gadelha, uma jovem que prestava os seus serviços à empresa, e que neste período, nós estudávamos na mesma escola e na mesma classe, e através dela, aproximei-me do seu Pitéu, e até fui beneficiado por ele quando eu era funcionário da Editora Comercial S/A, dando-me serviços gráficos para que eu ganhasse a comissão de 10% que a empresa oferecia a qualquer um funcionário que arranjasse serviços para serem confeccionados na gráfica. 

José Batista da Mota ou seu Pitéu foi uma figura humana de muita importância no que diz respeito ao desenvolvimento de Mossoró, mantendo a sua torrefação e moagem de café, sempre gerando empregos para os mais humildes da nossa cidade.

Minhas simples histórias

Se você não gostou da minha historinha, não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Se você gosta de ler histórias sobre “Cangaço” clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com