Seguidores

segunda-feira, 17 de junho de 2019

A VIDA DEPOIS DO CANGAÇO

encontro de Zé Sereno e o ex-soldadoAdriano

Matéria da revista Realidade, transcrita por Raul Meneleu

O que faz dois homens não esqueceram suas rixas depois de três décadas do último encontro bélico entre eles? O soldado Adriano e o cangaceiro Zé Sereno, nos contam nesse histórico e eletrizante encontro ocorrido há 48 anos em um restaurante em São Paulo, promovido pela jornalista, historiadora e pesquisadora do cangaço, Cristina Mata Machado, no ano de 1968, 30 anos depois da morte de Lampião no ataque das volantes a seu esconderijo/coito da Grota do Angico. Vamos à leitura! 

Trinta anos depois do cerco de Angico, Alagoas, onde Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros foram mortos e decapitados, reencontraram-se em um restaurante de São Paulo cinco participantes do combate na Grota do Angico. Eram quatro ex-integrantes do bando do "Rei do Cangaço" e um antigo membro da "volante", tão temida quanto os cangaceiros.

Depois da madrugada de 28 de julho de 1938, eles tomaram rumos diferentes. Deixaram o sertão, construíram uma existência sem aventura, tiveram filhos, tornaram-se cidadãos comuns. Todo aquele passado voltou, num relance dramático, quando o grupo começou a ser apresentado ao antigo "volante", o ex-soldado Adriano.


Adriano pareceu receber um choque ao ouvir o nome de Zé Sereno, o ex-bandido que ele perseguiu todo esse tempo, para vingar-se, e que hoje é um pacato zelador de um colégio. Adriano Ferreira de Andrade andou caçando Zé Sereno durante muitos anos. Em verdade, entrou na polícia, ficou três anos e meio na "volante" pervagando o alto sertão, unicamente para vingar-se de Zé Sereno.
Tinha umas contas a acertar com o cangaceiro desde um dia qualquer de 1936.

  - Pensei em dar uns conselhinhos pra ele, bem devagar, pra não sofrer muito.
 

Adriano cultivava seu ódio de morte por Zé Sereno. Jamais se esqueceu da provação que o cangaceiro lhe impôs em Jeremoabo, na Bahia, quando se avistaram pela primeira vez. Adriano trabalhava na fazenda do Coronel João Dantas e, um dia, viajava com a boiada quando passou por uma fazenda. Um coiteiro, sujeito que se especializara em homiziar cangaceiros, advertiu-o de que devia mudar o caminho, parque a estrada era ruim.
 

- Fui parar noutra fazenda. Quando menos esperava. estava cercado por cinco cangaceiros. Eles disseram que eu era delator, me amarraram e me deixaram preso durante três dias. Fui até obrigado a ir numa festa com eles e me mandaram dançar. Imagine se uma pessoa que vai morrer tem vontade de dançar. O dono da fazenda. que me conhecia, falou com os cangaceiros e pediu pra não me matar. Foi assim que eu me salvei de morrer mesmo. Quando eles me soltaram. disseram assim:
 

- "Agora pode andar sossegado". Mas eu disse pra mim mesmo: "Sossegado, hein?"

Em vez de sossegar, Adriano entrou para a "volante" e fez uma jura: — Enquanto existir cangaceiro, eu não saio da polícia. Só saio quando não tiver mais nenhum vivo.

A vingança, quase

Por duas vezes a vingança de Adriano esteve por se consumar. A primeira foi no cerco do Angico, comandado pelo Tenente João Bezerra, que reunira várias "volantes para liquidar Lampião. Não se tratava de pega-lo vivo ou morto mas eliminá-lo sumariamente.

O Tenente soube par intermédio de coiteiros que Lampião e diversos cabras se encontravam na Fazenda Angico. Foi para lá, obrigou outro coiteiro. que sempre fora amigo de Lampião, a dar notícias dos cangaceiros. Apresentou um ultimato: — Ou você me põe no lugar onde se encontram os bandidos ou então vai morrer. O "coiteiro" preferiu viver.

As 5 da manhã, Lampião estava sitiado. As demais 'volantes' já haviam tomado posições diferentes cercando o refúgio do 'Governador do Sertão' quando o Tenente chegou à área que lhe cabia. O embate durou 20 minutos, talvez menos. O grupo do Tenente travara vários choques com cangaceiros, que corriam para tomar posição ou fugir ao cerco. O oficial já estava baleado. Ao chegar à barraca de Lampião, casa e trincheira ao mesmo tempo, viu muitos cangaceiros mortos. Um soldado gritou:

— Lampião morreu, Seu Tenente!

Entre a fugitivos estavam Zé Sereno, Sila sua mulher, Marinheiro e Criança. Adriano chegara um pouco tarde. Entre as onze cabeças decepadas na mesma hora, para mostrar ao povo do sertão que Lampião "mostrar ao povo que Lampião morrera mesmo", não estava a de Zé Sereno.

Na segunda vez, Adriano empreendeu sozinho a caça a Zé Sereno. Foi dois anos depois, em 1940. Ele soube em Jeremoabo que o cangaceiro estava lá. Havia festa na cidade, os cabras fatalmente iriam. Adriano preparou o fuzil, procurou um rapaz que estivera preso com ele na fazenda, convidou-o para a vingança, dava-lhe até outro fuzil. O rapaz não quis. Aquilo já passou. Adriano foi sozinho.

— Armei uma tocaia pro Zé Sereno. Só que ele não passou. Se passasse eu torava ele.

Mas Zé Sereno não foi à festa. Adriano gravou bem o bando de cangaceiros que o prenderam e humilharam. Além de Zé Sereno, do grupo, fazia parte: Diferente, Zabelê, Meia Noite, Manuel, Moreno. O chefe era Zé Sereno, por isso Adriano pensava em se vingar nele.

O antigo volante não sabia que no almoço, tantos anos depois, estariam Zé Sereno, sua mulher e mais dois ex-cangaceiros. Ele reaviva o velho ódio ao relembrar o seus passado na "volante", na qual ficou até a morte de Corisco, o Diabo Louro.

Corisco, lugar-tenente de Lampião, vingou a morte do chefe, matando toda a família do coiteiro que o denunciou. (Nota: O coiteiro que Corisco matou, não o tinha traído, veja detalhes no artigo O Coiteiro que traiu Lampião. 


Matou inclusive duas mulheres pura "vingar Maria Bonita e Enedina", também mortas e decapitadas no cerco de Angico.

Com a morte de Corisco, desaparecia o último cangaceiro. Adriano cumprira sua jura, podia deixar a "volante". Foi o que fez. Trocou a profissão de soldado pela de comerciante, ficou em Jeremoabo até 1947, negociando com gado, viajando muito. Numa dessas viagens parou em São Paulo, torno-se laminador. Exerce o oficio até hoje numa fábrica perto de casa. Antes de ser oficial, fez um aprendizado lento, como auxiliar.

Aos sessenta anos Adriano conseguiu o que queria. Criou os dois filhos. Maria, casada e mãe de cinco filhos, e João, oficial de uma costura. O rapaz tem clientes famosos: Chico Buarque de Holanda, Wilson Simonal, Edu Lobo. Adriano só não conseguiu achar Zé Sereno. Dizem que ele mora aqui em São Paulo. Mas não sei não. Se eu encontrasse ele hoje... Não quero nem saber...

Um dia de Surpresas

Também os antigos cangaceiros não sabem como será esse encontro no restaurante. Só Sila sabe, e está impaciente.

— Cadê o pessoal?

 Zé Sereno é o primeiro a chegar. Não estranha a presença da companheira. Agora vem Marinheiro, irmão de Sila, cunhado de Zé Sereno. Depois chega Criança. Os abraços são apertados, de longa saudade. Risos, lágrimas. Criança é o que estivera mais tempo afastado dos outros nestes trinta anos. Sila se dirige a ele com carinho, sorrindo:

— Como o senhor está forte, compadre!

Numa briga Criança era uma cobra

Criança mal consegue sorrir, a emoção o sufoca. Custa a responder:

— Comadre Sila também está forte e cheia de saúde.

Zé Sereno olha com admiração para Criança. Ainda o trata de "menino". Criança contempla o companheiro, cinquentão como ele, e traz o mesmo respeito de outrora, quando Zé Sereno era o seu comandante. Zé Sereno fala. Criança se envaidece, mas baixa a cabeça, modesto, ao ouvir um elogio:

— Esse menino aqui era muito valente. Sempre calmo. Numa brigada, ele ela uma cobra.

Zé Sereno é o mais desembaraçado de todos; entre os demais, preserva ar de comando, vestígio do antigo chefe de grupo do bando de Lampião. Marinheiro o respeita como cunhado e como antigo líder. Tem razões para isso.

— Zé Sereno — lembra — encarou duas vezes o Capitão Virgulino.

A conversa agora é entre amigos íntimos. Casos e histórias são repassados. Um fala, outro completa a narrativa, corrige Ou acrescenta um pormenor.

Ao grupo se junta agora um estranho, que é posto frente a frente com Zé Sereno. Adriano. O antigo volante. Os dois se olham. Zé Sereno cumprimenta o recém chegado mais por cortesia, sem saber ao certo de quem se trata. Adriano reconhece logo o antigo inimigo: sua imagem jamais abandonou a sua memória. Zé Sereno franze a testa, morde os lábios e volta rápido ao passado sem saber quem é aquele que chegou:

—Zé Sereno este é Adriano, ex-volante e seu ex-inimigo.

Zé Sereno não esqueceu as mínimas coisas de sua vida de cangaceiro. Há nove anos trabalha como zelador num colégio, mas antes disso fez muitas coisas. Trabalhou como ambulante, vendendo peixe nas nas, foi operador de fábrica, depois esteve num frigorífico. Em São Paulo. criou os filhos, todos "bem encaminhados". O mais velho, Ivo. é dono de uma imobiliária: o caçula Wilson pediu engajamento na Aeronáutica, é cabo; Gilaene trabalha numa grande empresa.

Zé Sereno nunca revelou a ninguém que pertenceu ao bando de Lampião. Antes por segurança do que por vergonha de sua outra vida. Temia que algum inimigo lá de Alagoas, onde o desejo de vindita é transmitido como herança de família, tentasse vingar algum fato do passado. Vergonha não tinha nem havia por que. Foi anistiado por decreto do Presidente Vargas, no fim da ditadura do Estado Novo; não tinha contas a prestar. Além disso, lá no Sertão, não tinha escolha:

— Naquele tempo tinha que ser cangaceiro mesmo ou entrar na volante.  tanto um como outro passava maus bocados.

Dois tios e dois primos de Zé Sereno, Antonio de Engrácia, o velho Cirilo, Zé Baiano e Antonio Honório — eram cangaceiros, sem querer, acabaram por empurra-lo para o mesmo destino.

— Houve uma briga e dois soldados foram mortos pelos meus tios. O pai de um dos soldados, de nome Lau, resolveu se vingar em mim. Disse que ia me matar. Como não sou cabrito pra morrer dependurado numa corda, resolvi sair pro mato. Me lembro bem, isso foi em 1930, eu tinha sé dezessete anos.
 

Zé Sereno foi ao encontro de Lampião. O Capitão Virgulino, como era chamado, estranhou a presença do quase garoto e foi logo perguntando:

— O que é que faz esse macaquinho aqui?

Zé Baiano, primo de Zé Sereno, respondeu:

— Na minha família só tem gente valente. Esse menino não vai negar a raça.

Lampião quis a prova, e a teve. Arrrumaram uma briga de Zé Sereno com Volta Seca, também muito jovem, os dois se digladiaram durante muito tempo. Lampião deu um basta e ditou a sorte de Zé Sereno

— Esse menino é valente mesmo. Vai longe.

Lampião, o justiceiro

Zé Sereno, Antonio Ribeiro na pia de batismo, guarda por Lampião um respeito quase religioso. Ainda se refere a como "o capitão", patente com que o "Rei do Cangaço contemplou a si mesmo.

— Ele era corajoso e ajudava os pobres. Gostava muito das coisas justas e respeitava quem merecia respeito.

Uma vez. no sertão baiano. conta Zé Sereno, o grupo de Lampião encontrou um rapazinho que queria falar com o ''Capitão". Estava desesperado, porque o dono da fazenda não queria pagar os homem direito.

— Nós trabalhamos e ele não paga. Dinheiro ele tem; o que não tem é vergonha na cara.

Lampião mandou um recado:

— Você não fala pra ninguém que nós vamos lá.

No dia seguinte — relembra Zé Sereno — nós fomos na fazenda. O Capitão, chamou o fazendeiro, mandou reunir os empregados e obrigou ele a pagar todo mundo. Quando nós íamos saindo, o Capitão falou pro fazendeiro:

— Vou sair e não quero saber que mandou um empregado desses embora; Se mandar, eu volto aqui.

Ao falar da "volante'', Zé Sereno se exalta. Como Adriano, também ele conservou seu ódio.

— Eles perseguiam muita gente inocente. Matavam em nome da lei. Chiquinho de Imbuzeiro, um volante, pegou meu tio Firmino, que era vaqueiro, amarrou as pernas e os braços, acendeu uma caieira de fogo e jogou ele dentro, vivo. Só porque ele tinha os parentes no Cangaço. O Tenente Soares também matou dois primos meus, um a bala e outro queimado.

Antes de chegar a São Paulo, Zé Sereno passou pelo município de Rio Novo Camamu na Bahia e Jordânia em Minas Gerais. Dali chegou a Martinópolis no norte de São Paulo. Em Rio Novo Camamu, trabalhou em uma fazenda administrada pelo Sargento Cardoso. que pertencera a "volante" mas também empregava ex-cangaceiros. No sertão, cangaceiro era profissão. Zé Sereno trabalhou dois anos e meio na fazenda, nunca conseguiu receber o dinheiro do salário. Teve então a última aventura de violência de sua vida.

— Eu disse pros meninos: 'guenta ai com os capangas do Sargento que eu vou falar com ele'. Os meninos deitaram no chão, cada um com sua peixeira de uns 75 centímetros e ficaram cortando a grama, rindo do que estava acontecendo lá dentro. Eu cheguei pro sargento e falei: "Vai pagar e é hoje", ele respondeu que não tinha dinheiro. "Não quero saber" eu disse. Fiquei firme. ele teve de pagar mesmo. No dia seguinte, eu já estava no meio da estrada. Sabia que vinha bala atrás.

Um filho no mato 

Aos 45 anos Sila ainda é uma mulher bonita. Tipo sertanejo, concorreu em beleza com Maria Bonita e Dadá. Tem uma expressão meiga, a voz pausada, mansa. O olhar é triste. Sorri apenas quando olha para os filhos.

— Não é bonito o Wilson?

Aos catorze anos, Sila teve o primeiro contato direto com os cangaceiros. Sabia costurar qualquer tipo de roupa, deparou um dia com dois homens que lhe pediram para coser algumas peças. Eram Zé Baiano e Zé Sereno com o qual passou a viver. Nunca atirou. mas não deixou o companheiro em suas andanças. A persiga — a perseguição das "volantes" — era implacável.

— Nós não tínhamos nem água nem comida quando a persiga era muita. As vezes viajávamos três dias sem parar, sem dormir, sem comer, sem sossego, num calor horrível, pelo mato da catinga. Já imaginou ter um filho no mato? Foi o que aconteceu comigo  quando tinha quinze anos. Nós estávamos acampados perto dc Canindé em Sergipe. Nasceu um menino, que levou o nome de João. Como eu não podia ficar com ele mandei levar pra família de Galdino Leite, cunhado do Tenente Literato. Os ou-troa só nasceram quando deixei esta correria.

Sila ficou apenas dois anos no cangaço. O oficio que aprendeu em menina ajudou-a a se adaptar em São Paulo, onde sempre teve muito serviço, muita costura encomendada. Entre suas freguesas estava Dona Luisinha, tia afim de Hebe Camargo. Dona Luisinha sempre a procurava, tratava-a pelo nome de batismo, Hilda — Hilda Gomes de Souza. Sila trabalha como dama de companhia de uma senhora. Em breve, vai Maar um mês na Europa com a patroa.

Toda a família de Sila sofreu por causa do cangaço. 



— Quando sai de Poço Redondo, em Sergipe, as volantes começaram a perseguir meus pais. Dai para cá nunca mais vi eles. Por minha causa era tanta a persiga naquela região  que meus irmãos resolveram entrar no bando de Lampião. Mergulhão, que morreu no cangaço; Novo Tempo, que vive em Montes Claros, Minas Gerais, e Marinheiro, que tinha apenas treze anos. Hoje estamos aqui, numa vida nova, vendo crescer nossos filhos e esperando netos.

Sila tem do cangaço uma memória amarga. Só morte, fuga, sacrifício.

— Vi coisas horríveis. Tinha uma arma pequena só pra me defender se fosse preciso, mas não houve necessidade, nem mesmo no cerco do Angico. Pra nós mulheres, nessa hora não dava pra enganar a volante e dizer que era amigo. A polícia não levava mulher. Se nos pegasse era um horror. Matava logo. Enedina morreu ao meu lado. Fugi com Criança e só depois encontrei Zé Sereno.

"É companheiro!"

Criança confessa que não foi fácil romper o cerco em Angico, com Sila e Marinheiro.

— Nunca vi tanta volante na nossa frente. Era tiro pra tudo quanto é lado. Enedina caiu morta aos meus pés. A gente Saia correndo, ouvindo tiro e dando tiro. O que salvou é que as volantes usavam a mesma roupa que nós e isso confundia. Nós passávamos perto dos "macacos" como a gente chamava os soldados, e dizia fingindo que também, era da volante: "É companheiro!"

Criança, ou Vítor Rodrigues Lima, é muito calmo, os olhos se mexem devagar, a voz também é lenta, arrastada. É casado há 22 anos com Dona Ana Caetano Lima, filha de um ex-policial na época da Coluna Prestes. Baiana de Barra. Ela é costureira profissional. O casal tem três filhos. Aduíse, já casada, Vicentina e Adenilson e agora adotou uma menina, Edna Márcia. Quando os dois se casaram, Dona Ana conhecia o passado de Criança:

— Sabia que tinha sido cangaceiro, mas isso não me assustou. Não tive tempo para saber tudo antes, porque nos conhecemos num dia e dezessete dias depois já estávamos na igreja.

Criança tem uma quitanda e casa própria. Gosta muito de São Paulo, onde o "homem que trabalha não morre de fome". Com Zé Sereno, Marinheiro e mais seis, trabalhou na fazenda Maralina dois anos e meio, foi para Martinópolis em 1942. Quatro anos depois, no dia de Natal, casou-se com Dona Ana. Foi cangaceiro como podia ter sido polícia.

— Eu nasci em Bonfim e estava em Jeremoabo onde a coisa estava danada lá pra 1930. Um dia a volante Me pegou pra Cristo, queria que eu dissesse o que não sabia. Eles me ameaçaram e prometeram voltar. Antes que voltassem, entrei no bando de Mariano. Estava com dezessete anos incompleto. Depois de sua morte, fiquei com Zé Sereno. Conheci Lampião logo que entrei no cangaço. Antes tinha medo dele. Depois, vi que era um homem que não tinha nada daquilo que falavam. Falavam que o Capitão matava crianças. Era tudo mentira. Ele não gostava de matar ninguém a toa, matava só pra se defender. Naquele tempo, quem tivesse dezesseis, dezessete ou dezoito anos tinha de se alistar no cangaço ou na volante ou então ficava à mercê dos dois.

Criança se habituou à ideia de que poderia ser morto de um tiro.

— Quando a gente está na luta, nem tem medo de nada. A gente até se esquece. A pólvora dá fogo à pessoa, que nem se lembra se vai morrer. Quando a morte está por perto, a gente tem que lutar pra não morrer.

O pequeno cangaceiro 
Marinheiro era ainda mais jovem que Criança quando entrou no cangaço. Foi em 1936, ele estava com treze anos.

— Fui chamado pelo meu cunhado Zé Sereno. porque a volante queria me caçar. Depois que minha irmã Cila resolveu acompanhar o Zé, minha família passou a ser perseguida.
 
Até então, Marinheiro era vaqueiro de seu tio China, na Fazenda Recurso, em Sergipe. Voltou a ser vaqueiro depois do cerco de Angico, do qual escapou "correndo como louco no meio das volantes". Estava transtornado. Vira Maria Bonita morrer, bem de perto.

— Ela estava desarmada, nem pôde se defender.

 Como Zé Sereno, Marinheiro foi trabalhar na fazenda dirigida pelo Sargento Cardoso. De lá seguiu a mesma trilha: Palestina, Martinópolis, São Paulo. No começo, em São Paulo, a vida foi muito dura. Por dez anos, trabalhou na lavoura. Depois. passou para a indústria química, onde está até hoje. Vive satisfeito com o trabalho, com a vida.

— O cangaço era um inferno. Nem se podia dormir. Mas a gente não tinha outro jeito, não tinha encolha. Aqui a gente tem liberdade e pode dormir sossegado.

Marinheiro casou-se com a filha de um ex-volante, mora em casa própria. As filhas mais velhas, Maria José, de vinte anos, e Ivani, de dezessete, trabalham para ajudá-lo. Um dos meninos, Isaurino, está no quarto ano primário, e o outro, Wilson, de seis, saiu agora do jardim de infância.

— Se Deus quiser, eles vão ter na vida o que o pai não pôde ter. Marinheiro foi um dos raros cangaceiros que jamais sofreu um ferimento de bala. Corria no sertão que ele tinha "corpo fechado", fora encantado para ficar imune a tiro ou golpe de arma branca. Ele jura que não.

— Eu não tenho não. Mas tem muita gente que tem.

"O que passou passou" 

Zé Sereno é muito católico, organiza romaria todos os anos, em outubro, a Aparecida do Norte, sua padroeira. A mulher, Sila, é espírita, médium, mas ele é devoto da santa; usa sempre, fora da camisa, uma medalha de Nossa Senhora Aparecida. É outro homem, diferente do cangaceiro Zé Sereno. Agora sabe ser tolerante. Após a apresentação ao ex-volante Adriano, fechou o rosto, contrariado, mas logo se descontraiu, abriu a guarda. Passada a surpresa, abre os braços, aceita a confraternização com Adriano, vai abraçá-lo.

— Não guardo rancor. O que passou passou.

Adriano agora sorri, ainda surpreso, incrédulo, é como se visse um fantasma — o homem que êle procurara tanto estava ali diante de seus olhos. Também é sensível à reconciliação, abraça o antigo inimigo, procura explicar as razões da mudança de atitude.

— Eu tinha raiva mesmo era do coiteiro. Ele é que foi perverso. Vocês estavam na vida de vocês mesmo. Eu compreendo. Se eu achasse aquele coiteiro, agora, ele ia ver.

Zé Sereno está mais animado. Puxa o antigo volante para o lado, oferece-lhe uma batida, Adriano aceita, os dois bebem, começam o bate-papo. O cangaceiro intercala o diálogo com as mesmas expressões. — O que passou passou. Adriano quer explorar o terreno. Faz sondagens. Arrisca:

— O que eu queria mesmo é saber por que aquele coiteiro me mandou desviar do caminho. Você que mandou, Zé?

— De jeito nenhum, Adriano. Pra dizer a verdade, nem me lembro bem de quem era o coiteiro. Só sei que você tinha fama de delatar cangaceiro, e queria nos pegar. Os coiteiros é que diziam.

— Não é verdade, Zé. Eu vivia minha vidinha até aquele dia em que você e mais quatro me amarraram e fizeram o diabo comigo. Aí eu resolvi entrar na volante e ser contra vocês.

Zé Sereno desconversa, se desculpa, tenta recompor o passado.

— Os coiteiros às vezes falavam demais e mentiam pra gente. Sabe como é que é. A gente vivia num aperto danado, não podia descuidar.

Uma invenção que pegou 

O almoço demora, Adriano toma a iniciativa de pedir "mais uma". Há uma surpreendente facilidade de comunicação entre o ex-cangaceiro e o ex-volante. Os dois agora recordam casos e combates. Zé Sereno quer saber se Adriano esteve na "brigada de Maranduba".

— Não, não estive, mas estava bem perto. Soube dos estragos. Vocês perderam três cabras, né?

— Perdemos, mas a volante perdeu muito mais. Morreram mais de quinze macacos. Adriano não gostou do termo "macacos". A súbita cordialidade está sob ameaça. Indaga com ar de reprovação:

— Por que vocês costumavam chamar os soldados de macacos?

— Isto quem inventou foi o Capitão. E pegou. Pra ele toda volante era macaco. Como é que você queria que a gente chamasse uns homens que estavam sempre na nossa persiga?

Adriano agora faz sinal de que concorda. Zé Sereno ganha fôlego.

— A volante é que fabricava mais cangaceiro. Está vendo aqui? — aponta para o cunhado, Marinheiro.

— Esse menino, com treze anos, teve que entrar no cangaço pra não morrer dependurado numa árvore.

A hora é de expiação de culpas. Adriano não revela o menor desejo de defender a volante. Já dissera que entrara na polícia apenas por desejo de uma desforra pessoal. Ouve atentamente Zé Sereno, faz-lhe uma confissão.

— Sabe de uma coisa, Zé? Volante e cangaço era tudo igual. Os dois atrapalhavam a vida do povo.

O almoço começa a chegar, bem à nordestina: cabidela de galinha, peixe e camarão no coco, vatapá, sarapatel. Zé Sereno senta à cabeceira da mesa. Para um ex-comandante, um lugar de destaque. Adriano vai ao bar do restaurante em busca da batida que demora. É a última, "para abrir o apetite". Volta, o grupo come, esquecido do cangaço, das "volantes"; prefere elogiar as virtudes dessa cabidela de galinha, as qualidades do peixe, as virtudes do coco, a substância de um vatapá, um sarapatel.

Chega a hora das despedidas. O volante toma a iniciativa:

— Zé Sereno, espero agora você na minha casa.
— Não, Adriano, você é que vai lá em casa.
— Mas eu tenho prazer em receber você, Zé.

Mas Zé Sereno ainda teme uma traição.

— Lá, não. Lá eu não vou.

A custo Zé Sereno revela por que recusa o convite:

— Lá no bairro dele tem dois cabras que querem fazê a minha pele.

Adriano continua a insistir, mas o ex-cangaceiro já decidiu: não vai mesmo. Afinal, o ex-volante cede na discussão, que se prolonga por alguns minutos. Faz uma promessa:

— Está bem, Zé Sereno. Vou lá comer um sarapatel quando você matar aquele porco que está cevando no fundo do quintal.

O instinto venceu 

Longe de Adriano, já de volta a casa, Zé Sereno se dispõe a revelar os nomes dos homens que querem "fazer a sua pele". Um, o ex-volante Euclides Marques, suposto matador de Maria Bonita. Ele fica mais tranquilo ao ser informado de que Euclides cumpre pena num presídio de São Paulo, por ter assassinado a esposa. E o outro nome? Zé Sereno faz certo mistério, mas acaba confessando que é mesmo o do ex-volante Adriano. Nesse instante o instinto do cangaceiro ressurgiu no pacato zelador de colégio.

— Sabe? A gente precisa ter certo cuidado. A pior coisa é traição.

FIM
  

Lampião e seus cangaceiros adoravam fotografias. No grupo estão os sobreviventes de Angico: Sila (segunda à esq.) , Zé Sereno (terceiro) , Criança (quinto) e Marinheiro (sexto).
 

FONTE DA MATÉRIA:  Revista Realidade de Janeiro de 1969 (acervo Geziel Moura)  

Pesquei no Blog do Meneleu

http://lampiaoaceso.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A AGONIA DOS BAIRROS

Clerisvaldo B. Chagas, 17 de junho de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.126

Visitando alguns bairros da capital e interior, notamos a presença de uma tristeza comprida naqueles que já tiveram suas glórias. Qualquer motivo, muitas vezes inesperado, desvia o progresso de uma região, deixando-a sem futuro. Algumas se transformam mesmo em lugares abandonados. Outras jamais superam o trauma e vão vivendo na vagareza do tempo. São inúmeros os motivos que desviam a história dos bairros. Um bom exemplo são os subúrbios emendados de Bebedouro/Maniçoba em Santana do Ipanema. Antes, lugares de festas e passagem obrigatória para agreste e capital, hoje o subúrbio ajardinado – à margem esquerda do rio – parece nem vê a marcha do tempo. Fora de rota viária, amarga sua pobreza e desdenha expectativa.

JARAGUÁ. (FOTO: SEMPTUR/WESLEY MENEGARI).
Na capital, o Bairro Jaraguá exibe o passado endinheirado dos grandes trapiches e dinamicidade das exportações. Mesmo com o esforço público para revitalizá-lo, o aspecto desértico de suas principais vias, causa receio de se andar a pé. Mesmo durante o dia às vezes não se avista outro pedestre na rua além de você. Ao deixar o bairro em qualquer direção, encontra-se a dinâmica do moderno, principalmente nas praias, tantas vezes beneficiadas. Mas esse registro não acontece somente em Maceió ou Santana do Ipanema, guardando-se as devidas proporções. O fenômeno estar espalhado pelo Brasil e pelo mundo, até mesmo pela civilizada Europa. É triste uma aldeia, uma cidade, uma região clamar por moradores imigrantes e até pagar para isso.
Ainda em Maceió, o Bairro Bebedouro, era a entrada principal de quem chegava do interior para a capital. Bairro de casarões tradicionais, onde a elite edificava suas mansões para fugir da agitação do centro. Atualmente também vive um marasmo e tanto. Andar a pé aos domingos pela avenida principal, é vagar no deserto. E quanto à nova ameaça de desabamentos, periferia do Pinheiro, ninguém sabe ainda como ficará.
Enchentes, vulcanismo, terremotos, esgotamento de minas preciosas, desvios de rodovias... São alguns dos motivos que levam ao isolamento de um lugar, antes próspero e feliz.
É a Natureza e o Homem.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVENTA E DOIS ANOS DE ARIANO SUASSUNA!



Taperoá o parabeniza com muitas saudades e agradecimentos.


"Quando eu morrer, não soltem meu cavalo
nas pedras do meu pasto incendiado:
fustiguem-lhe seu dorso alardeado,
com a espora de ouro, até matá-lo."


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NO TEMPO DO CANGAÇO MANTER-SE VIVO PASSOU A SER UMA ARTE.

Um período difícil para quem esteve presente nas trilhas cangaceiras. Tanto de um lado, quanto de outro. Policiais e cangaceiros conviviam diariamente com a sombra da morte e cientes de que cada dia, cada hora e cada minuto, poderia ser o último de suas vidas.

Sila "Ilda Ribeiro de Souza / Hermecília Brás São Mateus" (Foto) e seu companheiro o célebre cangaceiro Zé Sereno (José Ribeiro Filho), foram algumas dessas pessoas que fizeram parte da vida cangaceira e quis o destino que sobrevivessem para recomeçarem suas vidas e contarem suas histórias, que tanto engrandeceram e aprimoraram a literatura cangaceira.

A fotografia que ilustra essa matéria tem sua data desconhecida, porém acredito que ela tenha sido registrada por volta da década de 1970, devido a qualidade da imagem e a aparência da personagem. Uma fotografia pertencente ao acervo particular da família e que está sendo apresentada pela primeira vez nas redes sociais, dando assim a oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre a trajetória dessa antiga integrante do bando de Lampião. Sila.

Sem mais. 
Geraldo Antônio De Souza Júnior

BREJO DOS SANTOS E "SEU" ANTONIO DA PIÇARRA - DOCUMENTÁRIO Por: Munganga Produções Culturais

Fonte: YouTube

Documentário sobre o maior coiteiro do Rei do Cangaço em terras cearenses. Antônio Teixeira Leite, mais conhecido como Antônio da Piçarra. Em seu sítio Piçarra, em Porteiras - CE, aconteceu o famoso episódio do cangaço denominado o "Fogo da Piçarra" em 27 de março de 1928 e a morte do cabra Sabino das Abóboras, homem de confiança de Lampião, onde em março de 1926 teria recebido a patente de Segundo-Tenente do Batalhão Patriótico de Juazeiro.
Esse registro pertence aos descendentes de Antonio da Piçarra, gentilmente nos cedido pelo pesquisador e escritor Luís Bento de Sousa, o Luís Carolino, de Jati - CE. A primeira parte deste documentário foi dirigido por Rosemberg Caryri;
Apresentação: Tom Cavalcante
Música: Pingo de Fortaleza
Narração: Tom Barros


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEMÓRIAS SANGRADAS Por: Ricardo Beliel


Bom de prosa, Zé de Olindo nos diz "Zé Sereno e Sila se casaram na Serra Negra e depois se entregaram apoiados por meu pai Antonio Olindo. Corisco quis se entregar para meu tio João Maria, mas preferiu fugir e Zé Rufino, que era da Serra Negra saiu na perseguição. Os cangaceiros aqui não ficaram na cadeia. Foram para a casa de Chico Capitão, que era comerciante de peles, porque tinham medo de vingança, mas viviam nas ruas. Soltos. Era muita curiosidade da gente. Todo mundo queria ver como eles eram. Curiosidade e um pouquinho de medo. Mas Cajazeira e Diferente fugiram. O Cajazeira, que era filho de um coiteiro, o Julião, depois foi candidato a prefeito de Poço Redondo, apoiado por meu tio, mas perdeu e depois roubou as urnas. Para se vingar do prefeito, o Artur, contratou dois pistoleiros, mas quando ele tratou com os dois, o Eron e o Alfredão, eles já estavam entabulados com o outro lado e mataram ele. Cajazeira tinha sobrevivido ao Angico e era casado com Enedina, que morreu no cerco. Depois ele se casou com a irmã dela".

João Capoeira, irmão de Enedina e de Estela, a segunda mulher de Cajazeira, tinha agrado por Zé de Julião, como era conhecido Cajazeira entre os seus, e nos conta em sua pequena casa de dois cômodos em Poço Redondo, amparando seus 106 anos num pau de muleta, que "todo mundo aqui queria que ele fosse prefeito, mas o governo não aceitou não. O Eronides, que foi governador lá na capital, queria outro. Ele pelejou, mas não teve jeito". Julião, um bem sucedido dono de fazendas e pai de seu cunhado, tentou de tudo para tirar da cabeça do filho, Zé, o desejo de se aventurar na companhia dos cangaceiros. "Minha família era pobre e o Zé era fazendeiro. Nós morava na fazenda deles, de nome Jiquiri. O pai dele dava tudo para o filho não entrar nessa vida de bandido, pediu para ele escolher uma das quatro fazendas e até uma casa em Aracaju, em todo canto, mas não teve jeito. Terminou de fazer o casamento com minha irmã e os dois foram pros lados dos cangaceiros. Ela morreu no fogo, mais Lampeão. Lampeão não era conforme o povo dizia. Era um hominho, respeitador de todo mundo". Seu João Capoeira não seguiu os passos e percalços de Enedina, ainda muito jovem preferiu dar ouvidos às palavras de sua irmã mais velha, "não caia nisso não. É só pra nós que já estamos perdidos, pois que cangaceiro é comida de bala".

"Depoimentos de Zé de Olindo, em Jeremoabo, e João Capoeira, em Poço Redondo, Sergipe" Trecho do livro Memórias Sangradas, a ser lançado, sobre a saga dos cangaceiros nos anos 20 e 30.Foto e texto de Ricardo Beliel.



Comentários do Conselheiro Cariri Cangaço, pesquisador e escritor de Poço Redondo, Sergipe, Rangel Alves da Costa:"Alguns equívocos cometidos por Seu Zé de Olindo. Julião de Nascimento, o pai de Zé de Julião (Cajazeira), não pode ser visto propriamente como coiteiro. Ele era fazendeiro, proprietário de muitas terras, e mais voltado para os seus negócios do que para o cangaço. Aliás, seu filho Zé entrou para o cangaço exatamente pelas extorsões feitas pela volante contra seu pai, bem como todos os tipos de agressões praticadas contra os humildes sertanejos. Como não podia revidar ou vingar as barbaridades da volante, então resolveu se juntar ao bando de Lampião. Outro erro também com relação ao roubo das urnas. Numa eleição fraudulenta, Zé de Julião perdeu a primeira eleição que disputou (também a primeira de Poço Redondo). Mas na segunda, ante as falcatruas eleitoreiras já planejadas em seu desfavor, então roubou as urnas pouco após o início da votação. Daí ser errôneo afirmar que perdeu também essa segunda eleição disputada. O candidato opositor foi proclamado vencedor tempos após e sem que nenhum voto tivesse sido contado. Esse foi o único episódio que levou Zé de Julião à penitenciária. Não foi preso após o fim do cangaço, ainda que tivesse sido duramente perseguido (era protegido pelo Coronel João Maria de Carvalho, da Serra Negra), mas pelo roubo das urnas. Tem-se, assim, meu caro Beliel, que tal registro possui alguns testemunhos que necessitam de outro olhar à realidade histórica. Abraço e obrigado pela lembrança em me marcar. Aguardando o amigo em Poço Redondo, no Memorial Alcino Alves Costa.


Comentário de Ricardo Beliel: "Oi querido Rangel Alves da Costa. Minha admiração por você e seu trabalho aí em Poço Redondo em manter viva essa memória da época do cangaço e da região. Por esse motivo o marquei para que pudesse acrescentar seu conhecimento à esses depoimentos. O senhor Zé de Olindo é sobrinho do coronel João Maria e do Liberato de Carvalho. Como ele diz, a eleição em Poço Redondo tinha interesses da família Carvalho, que apoiaram Zé de Julião. Nesse depoimento ele não menciona se houve uma ou duas eleições, apenas que "foi candidato a prefeito de Poço Redondo, apoiado por meu tio, mas perdeu e depois roubou as urnas". Um fato verídico. Mas é curioso como se refere a esse episódio, principalmente sobre a contratação dos pistoleiros. Você tem como confirmar essa informação? Na época em que foram presos os cangaceiros em Jeremoabo ele já tinha idade para ser um bom testemunho. Principalmente porque os cangaceiros ficaram na cidade em contato com a população. Alguns deles se entregaram na região de Serra Negra onde era a base da família Carvalho. Sobre a entrada de Zé de Julião no cangaço, as palavras são do senhor João Capoeira, você o conhece, que era irmão de Enedina e cunhado do Zé. Ele não dá os motivos sociais dessa decisão, apenas que o pai tentou convence-lo a não entrar no bando de Lampião. Seu João deveria ter a mesma idade de Zé, seu cunhado, e conviveu bem com todos eles. Ao chamar o fazendeiro Julião de "coiteiro" o senhor Zé de Olindo pode estar apenas adjetivando o personagem em vez de afirmar que isso era verdade. Veja que essa declaração está nas aspas da fala dele, não me cabe censurá-lo ou corrigi-lo, pois é assim que ele vê e se expressa sobre esse assunto. Eu apenas evito incluir no texto absurdos e mentiras descaradas dadas em minhas entrevistas. Quanto às interpretações dos personagens, tenho que respeitá-los. No livro há bastante texto com a contextualização histórica e por essas informações eu me responsabilizo, quanto aos depoimentos, há algumas contradições, pequenas, mas que revelam um pouco mais sobre eles próprios que estão falando. A História é sempre contraditória, mas a experiência humana é única e é disso que trato no livro. Aproveito para sugerir que eu possa enviar trechos do texto que se referem à sua região e possamos trocar informações para enriquecê-lo. O que acha?

Fonte:Facebook Ricardo Beliel


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOS LABIRINTOS DO AMOR

*Rangel Alves da Costa

Situação complicada, difícil demais, é amar um amor amado. Não há coisa melhor, mais doce e singela do que amar; não há nada mais maravilhoso do que ter um amor. Contudo, e se o amor já é amado, e por outra pessoa?
Eis a situação que se coloca: Querer, desejar, gostar, estar apaixonado por alguém que já está sendo amado por outro alguém.
Será que esta pessoa ama aquele alguém, ou a sorte no amor poderá transformar tudo ao contrário, com ela deixando este e voltando o olhar para o outro?
Aquele que também ama, mas pelas circunstâncias apenas o faz na distância, certamente continuará semeando sua esperança de ver reconhecido seu sentimento. Mas como deverá se comportar?
“A flor entristece e murcha ao ver o jardim ter olhos apenas para outra flor; mas a flor, que certamente será outra flor, se impõe, se enobrece, se embeleza, não importando que outros olhos se voltem para seu encanto. E assim, nessa majestade solitária, vai brilhando tanto que o outono chega, as flores perecem, os aromas arrefecem, o jardim entristece, e ela continua altiva e perfumada, recebendo o orvalho da madrugada, sendo amada pela borboleta, sendo beijada pelo beija-flor!”.
Mas não é fácil fazer previsões sobre o comportamento de quem tanto ama e não é correspondido e, além disso, tem de sentir o desprazer de ver seu amor noutros braços. E lembrei-me de alguém que simplesmente fez chegar ao conhecimento da amada acerca do seu amor e deixou que o vento soprasse.
Outro, contrariando o respeito que se deve ter a qualquer situação de amor, ainda que em posição adversa, logo procurou agir para desfazer a relação entre o seu amor e o outro, amante do seu desejo. Fez promessa, consultou cartomante, foi em terreiro, começou a espalhar mentiras.


Contudo, quando mais fazia mais sentia o seu amor ser mais amada pelo outro, que além de amor agora dava maior proteção, maior compartilhamento, mais afeto e atenção. E o outro sentiu que tais aspectos eram totalmente diferentes do que estava fazendo. Então pediu a si mesmo perdão, procurou reparar os seus erros e entregar a sorte de sua paixão aos deuses dos apaixonados.
“E o vento maldoso que só pensava em soprar enfurecidamente, sempre levando na boca uma ventania, querendo passar por cima de tudo, desfolhar a vida, jogar pelos ares os sonhos, um dia de mais fúria ainda soprou tão violentamente uma brisa inocente que esta abriu uma janela fechada e entrou. De dentro do quarto, despontando na janela, apareceu uma jovem tão bela que o vento maldoso parou para apreciar. Mas ouviu da linda boca que vento igual aquele, tão covarde e desumano, não merecia derrubar sequer os muros da ignorância. Envergonhado, o vento se dissipou num instante e só ousa soprar agora como brisa suave e cativante”.
Mas se o amor não deixar seu amado para satisfazer o desejo do outro que tanto ama, não há outra coisa a fazer senão procurar resolver a situação através de dois caminhos diferentes. Continuar amando, pois onde há amor há esperança; ou procurar esquecer, ainda que seja difícil e dolorosa decisão.
Tudo ficará nas mãos do destino. Onde existe um amor verdadeiro, aquele que é ilusório não perdurará por duas estações seguidas. Colocar em repouso o desejo de amar, deixando que as oportunidades vão surgindo para torná-lo possível. Que a pessoa amada conheça desse amor, e simplesmente isso. Cabe a ele decidir ser amada por outro amor ou preservar a situação amorosa existente.
“E a noite desceu tristonha, mas tão negra e silenciosa que nem os vaga-lumes quiseram aparecer. Mas a noite com seu negrume suportou firmemente aquele instante passar, pois sabia que não tardaria para as nuvens seguirem seu rumo e deixar surgir o mais belo anel dourado jamais avistado. E o lume caiu sobre os seres com tão doce melodia que ninguém mais pensou em tristeza”.
Assim, quem sabe valha a pena esperar o amor acontecer. Nada é impossível sobrevir. Os nós se desatam, as pedras são transformadas em pó e depois levadas pelo ar. E quem verdadeiramente ama sabe esperar o momento de expressar seu amor.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com      

PROBLEMAS - Enquanto a falta de internet ouça esta linda música

Amigos leitores, a falta de postagens é a lentidão da internet.
Desculpem-me!

SERÁ MENTIRA OU SERÁ VERDADE... LAMPIÃO NÃO FOI ASSASSINADO, CONTA EX-VOLANTE


Se você gosta de lorota aqui está uma boa... mentira salgada.

http://blogdomendesaemendes.blogspot.com