Seguidores

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

•_𝑫𝑶 𝑭𝑨𝑴𝑶𝑺𝑶 𝑭𝑰𝑳𝑴𝑬_•

Acervo Jao Jaaozinn

𝘙𝘢𝘳𝘰 𝘧𝘰𝘵𝘰𝘨𝘳𝘢𝘮𝘢 𝘥𝘰 𝘧𝘪𝘭𝘮𝘦 𝘥𝘦 𝘉𝘦𝘯𝘫𝘢𝘮𝘪𝘯 𝘈𝘣𝘳𝘢𝘩𝘢̃𝘰, 𝘦𝘮 1936, 𝘰𝘯𝘥𝘦 𝘰 𝘮𝘦𝘴𝘮𝘰 𝘳𝘦𝘨𝘪𝘴𝘵𝘳𝘢 𝘢 𝘮𝘢𝘳𝘤𝘩𝘢 𝘥𝘰𝘴 𝘤𝘢𝘯𝘨𝘢𝘤𝘦𝘪𝘳𝘰𝘴 𝘦𝘮 𝘥𝘪𝘳𝘦𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘢 𝘤𝘢𝘢𝘵𝘪𝘯𝘨𝘢.
𝘘𝘶𝘦𝘮 𝘭𝘪𝘥𝘦𝘳𝘢 𝘦́ 𝘓𝘶𝘪𝘻 𝘗𝘦𝘥𝘳𝘰, 𝘢𝘱𝘦𝘭𝘪𝘥𝘢𝘥𝘰 𝘱𝘰𝘳 𝘔𝘢𝘳𝘪𝘢 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘊𝘢𝘪𝘵𝘪𝘵𝘶; 𝘢𝘵𝘳𝘢́𝘴 𝘴𝘦𝘳𝘪𝘢 𝘎𝘰𝘳𝘨𝘶𝘭𝘩𝘰; 𝘕𝘦𝘯𝘦̂𝘮 𝘥𝘰 𝘖𝘶𝘳𝘰; 𝘔𝘰𝘥𝘦𝘳𝘯𝘰; 𝘊𝘢𝘵𝘪𝘯𝘨𝘶𝘦𝘪𝘳𝘢; 𝘊𝘩𝘶𝘮𝘣𝘪𝘯𝘩𝘰; 𝘗𝘢𝘯𝘤𝘢𝘥𝘢 𝘦 𝘔𝘰𝘳𝘦𝘯𝘰.
𝘈𝘰 𝘭𝘢𝘥𝘰 𝘥𝘪𝘳𝘦𝘪𝘵𝘰, 𝘦𝘯𝘤𝘰𝘯𝘵𝘳𝘢-𝘴𝘦 𝘢𝘴 𝘤𝘢𝘯𝘨𝘢𝘤𝘦𝘪𝘳𝘢𝘴 (𝘥𝘢 𝘦𝘴𝘲𝘶𝘦𝘳𝘥𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢 𝘥𝘪𝘳𝘦𝘪𝘵𝘢) 𝘋𝘶𝘳𝘷𝘪𝘯𝘩𝘢 𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘯𝘢̃𝘰 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘪𝘨𝘰 𝘪𝘥𝘦𝘯𝘵𝘪𝘧𝘪𝘤𝘢𝘳 (𝘤𝘩𝘶𝘵𝘢𝘳𝘪𝘢 𝘦𝘮 𝘴𝘦𝘳 𝘐𝘯𝘢𝘤𝘪𝘯𝘩𝘢, 𝘱𝘰𝘳𝘦́𝘮, 𝘯𝘢̃𝘰 𝘵𝘦𝘯𝘩𝘰 𝘤𝘦𝘳𝘵𝘦𝘻𝘢).
𝑪𝑹𝑬́𝑫𝑰𝑻𝑶𝑺: 𝘈𝘣𝘢 𝘍𝘪𝘭𝘮𝘴/𝘗𝘌 - 1936.
.𝑪𝑨𝑵𝑮𝑨𝑪̧𝑶 𝑩𝑹𝑨𝑺𝑰𝑳𝑬𝑰𝑹𝑶

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.

CARIRI CANGAÇO: UM NOVO JEITO DE FAZER HISTÓRIA ! Por Resenha do Cangaço - Lemuel Rodrigues.

 Por Resenha do Cangaço - Lemuel Rodrigues.

Canal Resenha do Cangaço por Lemuel Rodrigues, YouTube

"Recebemos hoje para uma Resenha especial, Manoel Severo Barbosa, idealizador e curador do Cariri Cangaço, para falar sobre a experiência de percorrer os sertões do Nordeste do Brasil em busca da História do Cangaço e organizando eventos de alto nível com a presença de pesquisadores da temática."

Lemuel Rodrigues, Presidente da SBEC

https://cariricangaco.blogspot.com/2023/12/cariri-cangaco-um-novo-jeito-de-fazer.html?fbclid=IwAR2y6vH-HRmCbr5Qsj6pyyU2cWBQto8HH3WN-WJtOvD-g1bYOCIkHvEHw0Y

http://blogdomendesmendes.blogspot.com

A HISTÓRIA DO CANGAÇO

 

https://www.youtube.com/watch?v=H2cInZLs0vo&ab_channel=PauloRezzutti

Para ajudar o canal: Pix: canalpaulorezzutti@gmail.com Torne-se membro do Clube do Canal    / @paulorezzuttiescritor   ** INSCREVA-SE NO CANAL: http://goo.gl/vjSyge ** *** PARA COMPRAR MEUS LIVROS E PRODUTOS: https://www.casadosmundos.com.br/cata... +++MINHAS OUTRAS MÍDIAS+++ Twitter:   / paulorezzutti   Instagram:   / paulorezzutti   Facebook:   / prezzutti   #PauloRezzutti #HistoriaNaoContada

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO: AS REGIÕES NORDESTINAS PREFERIDAS PELOS CANGACEIROS

Por Anderson Batista

 https://www.youtube.com/watch?v=dzMzCzx5RtM&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

"Dentre as regiões e micro-regiões nordestinas preferidas pelos bandoleiros, algumas se destacam pela sua peculiaridade e condições propícias..." Referências: "Cangaceiros de Lampião - De A a Z", de Bismarck Martins de Oliveira Imagens: .Filme "LAMPIÃO (O Rei do Cangaço)" .Pinterest

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM ANTES E DEPOIS DA EX-CANGACEIRA SILA, COMPANHEIRA DO CANGACEIRO ZÉ SERENO.

Por Denilson Menezes

Hermecília Brás São Mateus nome verdadeiro de Sila que atuou no cangaço ao lado de seu companheiro Zé Sereno que foi chefe de subgrupo do bando de Lampião.

Sila permaneceu no cangaço por volta de um ano e meio, tempo suficiente para conhecer e presenciar fatos, histórias e personagens que hoje fazem parte da história do cangaço, nesse caso o cangaço lampiônico.
Sila após deixar o cangaço e o Nordeste adotou o nome de Ilda Ribeiro de Souza e terminou seus dias de vida em Guarulhos no Estado de São Paulo.

Ela faleceu o dia 15 de fevereiro de 2005, aos 81 anos de idade.
Foi uma das mais belas mulheres a fazer parte do cangaço.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

URNA CONTENDO AS CINZAS DO MESTRE AMAURY...,

 Por Volta Seca

URNA contendo as Cinzas do mestre Amaury, pouco antes de serem jogadas no Rio São Francisco, por ocasião do Cariri cangaço Piranhas...
Foto: Carlos Elÿdio, filho do grande mestre...

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS CABRAS DE LAMPIÃO NA FAZENDA JARAMATAIA ( QUAL DESTINO DELES ? )

 Por Helton Araújo

https://www.youtube.com/watch?v=d4hBj-Y_MYQ&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Esse vídeo busca mostrar todas as informações com relação a passagem de Lampião na fazenda Jaramataia. Você vai descobrir o destino de cada um deles.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

¡𝐀𝐋𝐄𝐑𝐓𝐄𝐈 𝐀𝐎 𝐒𝐑. 𝐉𝐎𝐀̃𝐎 𝐏𝐄𝐒𝐒𝐎𝐀!

Acervo Jaozin Jaaozinn

Fotografia do Tenente Manoel Arruda de Assis, que fora delegado de Princesa/PB e, saiu do cargo para se juntar às forças paraibanas no combate contra os "cangaceiros de Zé Pereira".
Foi uma grande figura nas redondezas da Paraíba, pois, em passagem da Coluna Prestes na região de Piancó/PB, o bravo Tenente estava presente e ofereceu resistência junto com os moradores da cidade, somente se evadindo do local quando a munição tinha acabado. Por ter essa fama, foi selecionado para o cargo de Delegado da região de Princesa/PB pelo próprio João Pessoa, afim de que fosse comprido uma série de prisões de bandoleiros nas regiões. A chegada do novo delegado não foi muito boa aos olhos do Coronel e chefe político da região, pois isso atrapalhava os seus planos.
Manoel acabou fazendo uma série de apreensões de assassinos na localidade, como Sebastião Lopes, José Francelino Diniz, José Clementino, Benedicto de Cerqueira, Antônio Brasileiro, Manoel Rodrigues, entre outros. Boa parte desses fazia parte dos "bandos do Coronel", o enfurecendo cada vez mais, ao ponto de hostiliza-lo, atrapalhando em suas buscas de assassinos e bandidos, e, também, fazendo inúmeros pedidos para João Pessoa substituir o delegado de Princesa, que não foram atendidos.
Em entrevista para o Sr. Antônio do Espírito Santo, relata que no tempo em que esteve na cidade, viu os preparativos para a tomada da cidade e revolução que José e os demais estavam fazendo, armando moradores no seu sítio Baixio, em Cabeça de Porco e Serro, além de cargas de armas e munições que os Pessoas de Queiroz lhe enviaram. Escreveu sobre este fato e mais outros em uma carta destinada para o Político, porém, na confiança que o mesmo tinha com o Coronel e que jurava sobre José não se rebelar contra o mesmo, acabou não tomando as providências ou enviando os 100 praças que o Tenente tinha pedido.
Em não receber o reforço, acabou saindo de Princesa, colocando o seu suplente em seu lugar, para alertar aos demais sobre o que estava acontecendo na cidade. Não pôde voltar novamente, onde optou por entrar nas forças paraibanas e confrontar os revolucionários, estando na coluna do Capitão Irineu Rangel.
Acabou não marchando com a tropa para Princesa por estar enfermo e permaneceu em Piancó, comandando o destacamento presente.
𝑭𝑶𝑵𝑻𝑬: 𝑫𝒊𝒂́𝒓𝒊𝒐 𝒅𝒂 𝑵𝒐𝒊𝒕𝒆/𝑹𝑱 - 1930.
.𝑪𝑨𝑵𝑮𝑨𝑪̧𝑶 𝑩𝑹𝑨𝑺𝑰𝑳𝑬𝑰𝑹𝑶.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=273457849076348&set=gm.2341694176039513&idorvanity=179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com