Seguidores

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

MEUS FUTUROS MÉDICOS!

  Por José Mendes Pereira

Maria Prycylla Paiva Pereira

Maria Prycylla Paiva Pereira é a minha 4ª. filha e cursa Medicina. Ela agora faz o 10º período. Se Deus quiser, se tudo correr bem, no próximo ano ela estará apta para exercer a tão sonhada profissão Medicina.

O que ela escreveu em seu perfil:

“Existem oportunidades que batem em nossa porta que jamais sonhamos. E a Medicina foi uma dessas oportunidades que surgiu em minha vida. 

E olha que eu abracei com todas as forças. E hoje depois do resultado da última prova final, estou me despedindo do nono semestre e me encaminhando para o décimo.

Quem diria que eu estaria aqui hoje, nem eu acredito às vezes. Mas só tenho a agradecer a Deus por essa oportunidade. Sou muito grata”.






Além da Prycylla, dois dos meus filhos netos também iniciaram o 10º. período de medicina, os quais são: o Pedro Henrique (o primeiro da foto abaixo), e o Anthony D' Karllos mais atrás. 


Os três juntos, Maria Prycylla Paiva Pereira, Pedro Henrique Mendes de Oliveira e Anthony D' Karllos Mendes, cursam o 10º. período de medicina na mesma faculdade e na mesma classe.

Adryanna é a primeira da direita.

Adryanna Karlla Paiva Pereira de Freitas, a minha 2ª. filha estuda o primeiro ano na FACENE de Mossoró. Se tudo der certo, os três primeiros concluirão o curso no final do próximo ano de 2025.

Gisele Dos Reis Lopes. - Pediatra.

Eu tenho uma nora que há mais de dez anos que é médica, pediatra, que é a paulista Gisele dos Reis Lopes, mas reside em Mossoró-RN.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

  Por José Bezerra Lima Irmão

  


Depois de onze anos de pesquisas e mais de trinta viagens por sete Estados do Nordeste, entrego afinal aos meus amigos e estudiosos do fenômeno do cangaço o resultado desta árdua porém prazerosa tarefa: Lampião – a Raposa das Caatingas.

Lamento que meu dileto amigo Alcino Costa não se encontre mais entre nós para ver e avaliar este livro, ele que foi meu maior incentivador, meu companheiro de inesquecíveis e aventurosas andanças pelas caatingas de Poço Redondo e Canindé.

O autor José Bezerra Lima Irmão

Este livro – 740 páginas – tem como fio condutor a vida do cangaceiro Lampião, o maior guerrilheiro das Américas.

Analisa as causas históricas, políticas, sociais e econômicas do cangaceirismo no Nordeste brasileiro, numa época em que cangaceiro era a profissão da moda.

Os fatos são narrados na sequência natural do tempo, muitas vezes dia a dia, semana a semana, mês a mês.

Destaca os principais precursores de Lampião.
Conta a infância e juventude de um típico garoto do sertão chamado Virgulino, filho de almocreve, que as circunstâncias do tempo e do meio empurraram para o cangaço.

Lampião iniciou sua vida de cangaceiro por motivos de vingança, mas com o tempo se tornou um cangaceiro profissional – raposa matreira que durante quase vinte anos, por méritos próprios ou por incompetência dos governos, percorreu as veredas poeirentas das caatingas do Nordeste, ludibriando caçadores de sete Estados.
O autor aceita e agradece suas críticas, correções, comentários e sugestões:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:

franpelima@bol.com.br

Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JARARACA

 Por Marcílio Lima Falcão


Sinopse - Jararaca - Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró - Marcílio Lima Falcão.

Jararaca: Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró historiciza a construção das memórias sobre a santificação do cangaceiro Jararaca, morto na noite de 19 de junho de 1927, no cemitério São Sebastião, em Mossoró, pela força policial que o escoltava para Natal, capital do Rio Grande do Norte. A interpretação é realizada por meio da análise da documentação dos jornais O Mossoroense, O Nordeste e O Correio do Povo, da análise de obras com narrativas a respeito da morte de Jararaca, da importância dos lugares de memória como espaços de conflito e das falas dos devotos que visitavam o túmulo de Jararaca no dia de finados. Procura-se compreender as formas de circulação, apreensão e ressignificação das memórias sobre a santificação de Jararaca.

Jararaca - Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró - Marcílio Lima Falcão.

Autor: Marcílio Lima Falcão
Adquira logo este através deste e-mail:limafalcao34@gmail.com
Valor: R$ 
35,00 (incluso a postagem)
Banco do Brasil
Agência: 
3966-7
CC – 
5929-3
Marcílio Lima Falcão

Marcílio Lima Falcão é professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), mestre em História Social pela
Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente faz doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP).
Suas principais áreas de pesquisa são a História Social da Memória, Religiosidade e Movimentos Sociais no Brasil Republicano.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CORISCO A SOMBRA DE LAMPIÃO

 Por Francisco Pereira Lima


A recomendação bibliográfica de hoje: 

CORISCO: A Sombra de Lampião, de Sérgio Augusto S. Dantas. 
Um excelente livro sobre essa figura emblemática do Cangaço. 
CORISCO. Livro Novo. Preço 50,00 Com frete incluso. Pedidos: 

franpelima@bol.com.br e 
whatsapp 83 9 9911 8286.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PERSONAGENS TERCIÁRIOS

 Quem é este senhor, e o que ele tem haver com a história do cangaço?


Crato, ano de 1935 - Pedro Maia (1892-1981) com o seu Ford 1934, placa "CE 20 8-A", estacionado numa das laterais da Praça Siqueira Campos, na Rua Dr. João Pessoa, esquina em que funcionou o Banco do Cariry, fundado em 1924.
 

Chofer de praça e fotógrafo (além de outras profissões), foi Pedro Maia quem acompanhou o médico e jornalista Otacílio Macedo na célebre entrevista com o cangaceiro Lampião, realizada em Juazeiro do Norte no dia 06 de março de 1926, ocasião em que o bandido e seus familiares foram fotografados pelo profissional cratense.

**Foto: Júlio Saraiva / Acervo: Linard. Créditos do post: Nélio Falcão

Adendo Lampião Aceso:

Duas das fotografias de Lampião e sua família, feitas por Pedro Maia em 1926.



    Já as fotos a seguir foram batidas por Lauro Cabral de Oliveira...


 


http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/Juazeiro%20do%20Norte

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

MATEI 21 NEGUIM E O PRIMEIRO FOI ASSIM Historias de Lampião o rei do cangaço e de cangaceiros

 Por Histórias da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=APs8zP_s9Zo

MATEI 21 NEGUIM E O PRIMEIRO FOI ASSIM Historias de Lampião o rei do cangaço e de cangaceiros, Moreno foi o único cangaceiro que jamais teve um ferimento na guerra do cangaço, nem um tiro de raspão e nem um corte de faca, ele confessa que matou 21 neguim em toda a sua trajetória no cangaço, e conta com detalhes como foi o primeiro que ele deu cabo.

#historiasdavidareal #opobreeorico Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEU FILHO ANTHONY D'KARLOS MENDES, ATENDENDO UMA PACIENTE NO HOSPITAL, NO SEU ESTÁGIO (4º. ANO) DE MEDICINA .

 Por José Mendes Pereira


Ele está terminando o 5º. ano de medicina.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com