Clerisvaldo B. Chagas, 24 de setembro de 2024
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 3. 114
É, meus amigos e amigas, foi domingo, primeiro dia de primavera que fiquei eufórico por ter terminado o livro que estava escrevendo sobre o padre Cícero Romão Batista. Muitos percalços nesses 12 anos de pesquisas, inclusive o COVID. “Padre Cícero, 100 milagres Nordestinos”, agora foi para a segunda fase que é consultas a gráficas para orçamento. E com outras etapas, se Deus quiser, o livro será distribuído gratuitamente, primeiro entre os depoentes/testemunhos, depois aos romeiros que estiverem na Pedra do Padre Cícero no dia 20 de julho, em Dois Riachos, Alagoas. Grande romaria tradicional à Pedra pelo dia de morte do padre Cicero. Mas como ia falando, chegou a primavera trazendo esperanças para o nosso hemisfério e para todas as nossas almas.
O sertão, nesse primeiro dia da estação, amanheceu, nublado, úmido e ainda com as últimas friezas do inverno que se foi. As árvores da caatinga estão floridas se preparando para o Natal, a exemplo da belíssima craibeira de flores amarelas. Pela intensa arborização dos quintais de Santana, vamos notando a mudança do tempo com flores e frutos de época. Mesmo na arborização das ruas, diversas árvores como a Acácia, o Pau-Brasil... Vão soltando seus pequenos frutos que atapetam o chão. Os montes que circundam a cidade, convidam para um domingueiro passeio familiar. E pelas ruas da cidade, pelos sítios, pelos povoados, o ritmo febril de campanhas políticas, parece nem ligar muito para a Natureza. Mas a primavera avança acenando para o mundo.
Infelizmente, o rio Ipanema continua poluído, pelo próprio povo inconsciente. E como foi dito acima, faz parte de belas paisagens genuinamente sertanejas. Mesmo cheio de descartes dos poluidores, suas areias mostram muito o verde, formando um belo jardim entre os pedregulhos, bolsões de lixo, poços afogados e pedras lisas. E os jardins primaveris que se formam no trajeto do leito sem água, igualam-se a quaisquer outros belos jardins, mas também depende dos olhares do observador.
Pensamento positivo, leitoras e leitores para contribuirmos com uma PRIMAVERA verdadeira na faxina dos mundos e baseada no coração magnânimo do Grande Arquiteto do Universo.
IGREJA AO PADRE CÍCERO. LAJEIRO GRANDE (B. CHAGAS/ACERVO DO AUTOR).