Seguidores

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

PRIMAVERA

 Clerisvaldo B. Chagas, 24 de setembro de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3. 114 


É, meus amigos e amigas, foi domingo, primeiro dia de primavera que fiquei eufórico por ter terminado o livro que estava escrevendo sobre o padre Cícero Romão Batista. Muitos percalços nesses 12 anos de pesquisas, inclusive o COVID. “Padre Cícero, 100 milagres Nordestinos”, agora foi para a segunda fase que é consultas a gráficas para orçamento. E com outras etapas, se Deus quiser, o livro será distribuído gratuitamente, primeiro entre os depoentes/testemunhos, depois aos romeiros que estiverem na Pedra do Padre Cícero no dia 20 de julho, em Dois Riachos, Alagoas. Grande romaria tradicional à Pedra pelo dia de morte do padre Cicero. Mas como ia falando, chegou a primavera trazendo esperanças para o nosso hemisfério e para todas as nossas almas.

O sertão, nesse primeiro dia da estação, amanheceu, nublado, úmido e ainda com as últimas friezas do inverno que se foi. As árvores da caatinga estão floridas se preparando para o Natal, a exemplo da belíssima craibeira de flores amarelas. Pela intensa arborização dos quintais de Santana, vamos notando a mudança do tempo com flores e frutos de época. Mesmo na arborização das ruas, diversas árvores como a Acácia, o Pau-Brasil... Vão soltando seus pequenos frutos que atapetam o chão. Os montes que circundam a cidade, convidam para um domingueiro passeio familiar. E pelas ruas da cidade, pelos sítios, pelos povoados, o ritmo febril de campanhas políticas, parece nem ligar muito para a Natureza. Mas a primavera avança acenando para o mundo.

Infelizmente, o rio Ipanema continua poluído, pelo próprio povo inconsciente. E como foi dito acima, faz parte de belas paisagens genuinamente sertanejas. Mesmo cheio de descartes dos poluidores, suas areias mostram muito o verde, formando um belo jardim entre os pedregulhos, bolsões de lixo, poços afogados e pedras lisas. E os jardins primaveris que se formam no trajeto do leito sem água, igualam-se a quaisquer outros belos jardins, mas também depende dos olhares do observador.

Pensamento positivo, leitoras e leitores para contribuirmos com uma PRIMAVERA verdadeira na faxina dos mundos e baseada no coração magnânimo do Grande Arquiteto do Universo.

IGREJA AO PADRE CÍCERO. LAJEIRO GRANDE (B. CHAGAS/ACERVO DO AUTOR).


http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2024/09/primavera-clerisvaldo-b.html

LIVRO DE ANTÔNIO CORRÊA SOBRINHO.

 

ADQUIRA-O ATRAVÉS DESTE NÚMERO: 79 9 8819-3518.

https://www.facebook.com/antonio.correasobrinho

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


CANGACEIROS - DEMARCAÇÃO DA SUPOSTA COVA DE SABINO GOMES - FINAL

 Por Conversas e Convidados

https://www.youtube.com/watch?v=yZgSWvPcw20&ab_channel=CONVERSAS%26CONVIDADOS

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA CONVERSA COM UM SOBRINHO-NETO DE LUIZ PEDRO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=c0AjMhKS2hY&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

No último dia 07 de dezembro de 2020 estivemos na cidade pernambucana de Triunfo e estivemos no Sítio Retiro e encontramos vários familiares do ex-cangaceiro Luiz Pedro, entre eles o senhor Aloísio Rodrigues de Lima conhecido como "Landa", sobrinho-neto de Luiz Pedro o qual cordialmente nos concedeu uma entrevista que agora apresentaremos aqui no canal.
Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MORTE DO CANGACEIRO LUIZ PEDRO - BRAÇO DIREITO DE LAMPIÃO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=AqSf0Cqd33g&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Antônio Amaury Corrêa de Araújo, um dos maiores especialistas e autor de inúmeros trabalhos sobre o fenômeno cangaço, nessa entrevista inédita e exclusiva do canal Cangaçologia, relata pormenores a respeito da morte em Angico do afamado cangaceiro Luiz Pedro, braço direito de Lampião e o cangaceiro que mais tempo permaneceu ao seu lado. Antônio Amaury conta o que ouviu de testemunhas que vivenciaram e presenciaram o evento que deu fim a vida de Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um soldado da Força Militar Volante alagoana na manhã de 28 de julho de 1938 na Grota do Angico em Sergipe. CONHEÇAM A NOSSA LOJA: https://www.lojaodonordeste.com/ Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Colaborem com o crescimento e com as melhorias do canal. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente:
Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaceirismo e cultura nordestina e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / cangaçologia  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DONA EXPEDITA FILHA DE LAMPIÃO E MARIA BONITA COM ANA MARIA BRAGA NO MAIS VOCÊ - CAMPEÃ DO CARNAVAL

 

https://www.youtube.com/watch?v=8K-1CBtgw2I&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Expedita Ferreira, filha de Lampião, o rei do cangaço e Maria Bonita em entrevista a Ana Maria Braga, no programa mais Você da Rede Globo, fala sobre a vida de Virgulino Ferreira da Silva e Maria Bonita e a vitória na passarela do samba da Escola Imperatriz Leopoldinense, Verde e Branca de Ramos – Zona Norte do Rio de Janeiro que teve o enredo divertido, a fábula sobre Lampião, o Rei do Cangaço. Isso porque o carnavalesco Leandro Vieira abordou a vida e a morte de Lampião, barrado no inferno e no céu, à luz da cultura do cordel e num Nordeste multicolorido. Temas relacionados:

Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota do Angico, Contos do cangaço no sertão, cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço Vejam também:    • TENENTE ZÉ RUFINO MATA O CANGACEIRO Z...      • ÂNGELO ROQUE O VALENTE CANGACEIRO LAB...      • CANGACEIRO VIRGÍNIO FORTUNATO IMPÕE O...      • EX - VOLANTE DE ZÉ RUFINO É ASSASSINA...      • ZÉ BAIANO E LÍDIA  -  TRAIÇÃO E MORTE...      • VOLANTE DE MANOEL NETO CASTIGA COITEI...      • THEOPHANES FERRAZ CASTIGA SANFONEIRO ...      • A MORTE DO CANGACEIRO ZÉ BAIANO "O CA...      • ZÉ RUFINO MATA O CANGACEIRO MEIA NOIT...      • LAMPIÃO E A MORTE DE CHICO CHICOTE - ...  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O COITEIRO DO AFAMADO CAPITÃO LAMPIÃO, O MANÉ FÉLIX, MENTIU OU APENAS DEU UMA DESLIZADINHA NA ENTREVISTA QUE CEDEU?

  Por José Mendes Pereira

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2009/11/perolas-delirios-literarios-ou-seu-doto.html

Apesar da grande admiração que tenho pelo Mané Félix, o último coiteiro que viu Lampião vivo, mas mesmo assim, acho esta Informação meio pruética, como dizia o humorista coronel Ludugero para duvidar de algo. Mas isso é a minha opinião que poderá nem ter nenhum sentido, e nem ficarei chateado se algum dos amigos discordar. Cada um tem a sua visão, e sou apenas um estudante do cangaço sem rumo e sem direção, sem muito conhecimento, e com grandes chances de erros graves sobre o assunto. Afinal, sou humano com mais possibilidade de erros do que acertos. 

Esta que segue, no 2º. parágrafo, é que é a minha dúvida que foi dita pelo Mané Félix ao saudoso jornalista Juarez Conrado.

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2011/04/lancado-lampiao-assaltos-e-morte-em.html

Mané Félix: "- Nessa tarde, por sinal, depois de "caçoar" com Luiz Pedro (ele fala sobre Maria Bonita), deixando de fazê-lo somente no momento em que se dirigia para o riacho, o bandoleiro, que estava sentado sobre uma pedra, deu-lhe uma palmada mais ou menos forte nas nádegas, fazendo-a correr na direção do pequeno córrego, enquanto Lampião que a tudo assistia, sorriu como se nada tivesse acontecido". 

A minha pessoa acredita plenamente na honestidade de Maria Bonita. Ela jamais seria uma mulher vulgar que se entregava ou deixava que alguém batesse em suas nádegas, e principalmente, diante do seu companheiro capitão Lampião. 

Cangaceiro Jitirana.

Vejam leitor, que naquele episódio triste que causou a morte da cangaceira Cristina, por ter traído o seu companheiro Português, com o cangaceiro Jitirana, Maria Bonita foi a primeira a protestar, que queria que a Cristina fosse assassinada para não deixar o facínora Português desonrado.

Veja o que falou Adriana Negreiros no seu livro: 

"O código de conduta era totalmente machista. Uma mulher que cometesse um adultério era morta; o homem, não. As mulheres até incentivavam que as outras fossem punidas. Havia suspeita de que (a cangaceira) Cristina, por exemplo, tivesse um caso com outro cangaceiro. Maria foi uma das que mais apoiou que ela fosse morta, como ela de fato foi". 

Clique neste link para conferir a minha informação escrita pela escritora Adriana Negreiros cearence: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45304399

Ainda Mané Félix falando sobre Maria Bonita: "- "Muito prosista e conversadeira.  Brincava bastante com alguns dos bandoleiros, pelos quais era respeitada, apesar de muitos deles levarem essa brincadeira mais além, como Luiz Pedro, por ela chamado de “Caititu”, e que gozava da maior confiança e intimidade da mesma e do próprio Lampião, seu compadre".

O coiteiro Mané Félix descreveu Maria Bonita como uma mulher baixinha, toda redondinha, uma carinha bonita e com dois olhos pretos e grandes, morena clara, cabelos negros e lisos, quadris relativamente largos, cintura fina, tendo os braços e pernas roliços e muito bem feitos. 

Algumas informações que eu as coloquei no meu pequeno texto foram adquiridas no blog http://lampiaoaceso.blogspot.com comprovadas no link abaixo, e este é administrado pelo pesquisador do cangaço Kiko Monteiro. 

O texto foi organizado pelo pesquisador e colecionador do cangaço Dr. Ivanildo Alves da Silveira. 

Se quiser apreciar o texto por completo clique neste link abaixo.


Lembrando ao leitor que, a minha dúvida neste texto, é somente sobre as palmadinhas que Maria Bonita levou das mãos do cangaceiro Luiz Pedro, que está no 2º. parágrafo. Nada mais. Jamais amigo, imagina que eu estou duvidando do restante do texto. De forma alguma. O escritor escreveu o que o depoente falou sobre as palmadas... 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ATÉ TU, COITEIRO MANÉ FÉLIX, QUE COMIAS NO MEU PRATO, TAMBÉM QUERES CONDENAR UM POUCO A HONRA DA MINHA QUERIDA E AMADA RAINHA MARIA BONITA?

 Por José Mendes Pereira

Neném do Ouro com o seu companheiro Luiz Pedro  e Maria Bonita

Pensando bem, é verdade o que afirma o escritor Rostand Medeiros que muitas histórias sobre o cangaço são motivos de piadas, mesmo por depoentes que tentaram enfeitar o que aconteceu no movimento social dos cangaceiros, e principalmente no dia que os cangaceiros foram chacinados.

O ex-cangaceiro Balão.

As respostas do cangaceiro Balão ao repórter da Revista Realidade, em novembro de 1973. foram mais do que fantasiadas, muito embora, existem outras que têm fundamentos.

"Lampião andava todo furado de balas. Eu pensava: é oração, ele não morre mais. Lampião era alto, magro, as pernas secas. Lia e rezava muito. Só ele e Corisco sabiam ler. O bando sentava-se sob as árvores, ouvia suas explicações sobre o que estava escrito na Bíblia, principalmente no Velho Testamento. De madrugada todos se reuniam de novo para rezar o ofício sagrado.

Então vi Lampião caído de costas, com uma bala na testa..."

Lampião rezando e seus cangaceiros

Como foi que o amigo Balão viu que Lampião tinha sido alvejado com uma bala na testa, se o cangaceiro estava de costas? Mas mesmo assim, sou fã deste corajoso cangaceiro, que é o amigo Balão.

Tenente João Bezerra e o capitão Lampião.

Existem informações que quem armava Lampião era o tenente João Bezerra da Silva, mas na minha humilde opinião, não há fundamento, uma razão é que: qual é o inimigo que arma o seu próprio adversário para depois arriscar a vida? Só em vídeo game quando muitos morrem e depois voltam a viver novamente, para darem inícios aos ataques.

Coiteiro de Lampião Mané Félix

O coiteiro Mané Félix pessoa de alta confiança do rei do cangaço capitão  Lampião, disse coisa com coisa, e eu acredito que ele deu uma deslizadinha, quando afirma que, Luiz Pedro meteu uma palmadinha meio forte nas nádegas de Maria Bonita, e o capitão Lampião que assistia de camarote, não disse nada. 

Leia o que disse Mané Félix à Revista Realidade:

"Nessa tarde - dizia o coiteiro Mané Félix ao reporte da "Revista Realidade" - por sinal, depois de "caçoar" com Luiz Pedro, deixando de fazê-lo somente no momento em que se dirigia para o riacho, o bandoleiro que estava sentado sobre uma pedra, deu-lhe uma palmada mais ou menos forte nas nádegas (de Maria Bonita), fazendo-a correr na direção do pequeno córrego, enquanto Lampião que a tudo assistia, sorriu como se nada tivesse acontecido".

Quando se respeita alguém, não há brincadeiras. O respeito de todos os cangaceiros com Maria Bonita e com Lampião era preservado. Lampião era na verdade um empresário, pois se contratava alguém, tinha a sua empresa, muito embora para ele, do bem, e para nós, do mal. 

Benjamim Abraão, Maria Bonita e capitão Lampião. 

Qual é o patrão que se mistura com os seus funcionários? Nenhum deles! Do contrário, perderá o respeito, e não saberá mais como contornar. 

Por que era que no acampamento Lampião se isolava dos seus comandados, armando a sua central administrativa um pouco longe dos asseclas? Justamente para que eles o respeitassem. Se ele vivesse misturado com os cangaceiros, salvo na hora das refeições, ou numa reunião, chegaria o dia em que perderia por total o seu respeito.

Sobre como era Maria Bonita fisicamente: 

O coiteiro Mané Félix acertou, descreveu para o repórter a corajosa companheira de Virgulino Ferreira da Silva: "mulher baixinha, toda redondinha, uma carinha bonita e com dois olhos pretos e grandes, morena clara, cabelos negros e lisos, quadris relativamente largos, cintura fina, tendo os braços e pernas roliços e muito bem feitos". Muito "prosista e conversadeira" - disse ele ao entrevistador. Brincava bastante com alguns dos bandoleiros, e pelos quais era respeitada, apesar de muitos deles levarem essa brincadeira mais além, como Luiz Pedro, por ela chamado de “Caititu”, e que gozava da maior confiança e intimidade da mesma e do próprio Lampião seu compadre.

Eu acredito na honestidade de Maria Bonita.

Essa informação sobre a palmadinha nas suas nádegas, para mim, é meio pruética, como dizia o humorista coronel Ludgero. Mas isso é a minha opinião que poderá nem ter nenhum sentido, e nem ficarei chateado se algum dos amigos discordar. Cada um tem a sua visão, e sou apenas um estudante do cangaço sem rumo e sem muito conhecimento sobre o tema.

 Não me refiro sobre quem escreveu, e sim, sobre os depoentes. Não tenho conhecimentos suficientes para duvidar dos escritores, pesquisadores e dos cineastas do cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANDEEIRO: OS SEGREDOS DE LAMPIÃO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=W3Zlam7eL5g&ab_channel=Canga%C3%A7oAderbalNogueira

Vídeo inédito com o ex-cangaceiro Candeeiro em visita a Fortaleza. Já havia postado uma parte e essa é a segunda, com Candeeiro na casa do saudoso memorialista Christiano Câmara. Para participar da Expedição Rota do Cangaço entre em contato pelo e-mail: narotadocangaco@gmail.com Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @cangacoaderbalnogueira   #lampiao #cangaço #maria bonita #cangaceiros #candeeiro #christiano câmara

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/ACADEM PRESIDÊNCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO DO CONVITE AOS “56 ANOS DE EXISTÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)”

 1481522002230_PastedImage

ASCRIM/ACADEM PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO DO CONVITE AOS  “56 ANOS DE EXISTÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)”

   MOSSORÓ-RN, 23 de SETEMBRO de 2024 - OFÍCIO. Nº 033/2024.
  ‘RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(a)!         
“REVERENCIAL DO PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTA EXECUTIVOS DA ASCRIM ”A SOLENIDADE SERÁ PRESIDIDA PELA MAGNÍFICA REITORA DRA. CICÍLIA MAIA, QUE REFORÇA O CONVITE PARA TODA A COMUNIDADE: “É SEMPRE UM MOMENTO DE MUITA ALEGRIA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DE NOSSA AMADA UERN, ESSA INSTITUIÇÃO ACOLHEDORA, QUE TRANSFORMA VIDAS E CONTRIBUI COM O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE. EU E O PROFESSOR CHICO DANTAS, NOSSO VICE-REITOR, ESPERAMOS CONTAR COM A PRESENÇA DA COMUNIDADE ACADÊMICA, CONVIDADOS E TODA SOCIEDADE POTIGUAR”, AFIRMOU A REITORA” PARA MARCAR OS 56 ANOS, A UNIVERSIDADE TEM COMO MARCA COMEMORATIVA O TEMA “SABER QUE ACOLHE”, ENFATIZANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE MÃOS DADAS COM A SABEDORIA POPULAR. OUTRO MARCO É A COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO CAMPUS DE ASSÚ, QUE DEU INÍCIO À POLÍTICA DE EXPANSÃO DA UERN.ATUALMENTE, A UNIVERSIDADE ESTÁ PRESENTE EM SEIS CIDADES POTIGUARES – ASSÚ, CAICÓ, MOSSORÓ, NATAL, PATU E PAU DOS FERROS – E POSSUI 16 POLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.O PONTO ALTO DA PROGRAMAÇÃO É A TRADICIONAL ASSEMBLEIA UNIVERSITÁRIA, QUE CONCEDE TÍTULOS HONORÍFICOS E HOMENAGENS COM A ENTREGA DA MEDALHA DA ABOLIÇÃO. NESTE ANO, A ASSEMBLEIA SERÁ REALIZADA NO DIA 27 DE SETEMBRO, ÀS 15H, NO REQUINTE BUFFET”
É PRAXE DESTA PRESIDÊNCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO/COMUNICADO (VIA EPISTOLAR OU ELETRÔNICA), TEMPESTIVAMENTE(3 DIAS CORRIDOS), DIGNAR-SE RESPONDER, EM TEMPO HÁBIL, ÀS ECLÉTICAS MENSAGENS  DO(A)S ENTUSIASTAS CULTURAIS, EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM(A)  INTELECTUAL CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE, NO INTERCÂMBIO DOS QUE RESPEITAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA MOSSOROENSE.  
    DESTA FORMA, AGRADECENDO À MAGNÍFICA REITORA DRA. CICÍLIA MAIA E AO VICE-REITOR PROFESSOR FRANCISCO DANTAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), PELO ESPECIAL CONVITE, DESTACA-SE ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, DIZENDO QUE É UMA GRANDE HONRA PARTILHAR DO SUCESSO DESSE MAGNO HISTÓRICO EVENTO, NOS FAREMOS REPRESENTAR, OFICIALMENTE À:
TRADICIONAL ASSEMBLEIA UNIVERSITÁRIA, QUE CONCEDE TÍTULOS HONORÍFICOS E HOMENAGENS COM A ENTREGA DA MEDALHA DA ABOLIÇÃO. NESTE ANO, A ASSEMBLEIA SERÁ REALIZADA NO DIA 27 DE SETEMBRO, ÀS 15H, NO REQUINTE BUFFET, MOSSORÓ(RN).
     PORTANTO, REPASSO O ASSUNTO DO ALVO CONVITE(ANEXO) DE IGUAL MODO, POR CÓPIA,  AS EXCELENTÍSSIMAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS,  ACADÊMICOS DA ASCRIM E POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADEMICOS DA ASCRIM E ACADEM, ILUSTRES PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, GOVERNAMENTAIS, PÚBLICAS, PRIVADAS E MAÇÔNICAS,  JORNALISTAS E COMUNICADORES, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS PRESENÇAS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.    
    NESTA SINTONIA, UM CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS E A CONFIRMAÇÃO, INTERCAMBIADOS ENTRE PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.  
      CONVOCANDO OS ACADÊMICOS DA ASCRIM E ACADEM PARA ESSE MAGNO EVENTO, COMUNICO, AOS QUE COMPARECEREM E SE IDENTIFICAREM COMO TAIS NA SESSÃO SOLENE SUPRAMENCIONADA, DEVEM DIGNAR-SE CUMPRIR, NO QUE FOR POSSÍVEL, O RIGOR OBRIGATÓRIO ESTATUTÁRIO DE USO DO UNIFORME OFICIAL (VESTE TALAR), CONSOANTE NORMA ESTATUTÁRIA, ATRIBUTO DIGNITÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.  
NA OPORTUNIDADE, ENFATIZAMOS NOSSO CONTÍNUO INCENTIVO DE RECONHECIMENTO E DE ELEVADA ESTIMA E DE ALTA CONSIDERAÇÃO ÀS INSTITUIÇÕES CULTURAIS E CONGÊNERES DE MOSSORÓ, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E DO BRASIL, A EXEMPLO DA UERN, SEMPRE PREOCUPADA EM PROMOVER ATIVIDADES NOTABILIZADAS PELA ÊNFASE CULTURAL, EM DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO SEU POVO, EMBASADO NAS PERSPECTIVAS DE PROGRESSO ECONÔMICO E SOCIAL DO PAÍS !  
SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO 
-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM ACADEM- 
MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO 
-PRESIDENTA EXECUTIVA INTERINA DA ASCRIM- 
P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS: 
P.S.-2): EVENTUALMENTE – EM RESPOSTA À TRANSMISSÃO DE CONVITE - RECEPCIONAMOS MENSAGENS QUE NOS SÃO ENVIADAS PELOS SIGNATÁRIOS DOS EMAILs DESTINATÁRIOS, AS QUAIS ENVIAMOS PARA OS PATROCINADORES DOS EVENTOS, ATRAVÉS DO NOSSO MALOTE DIGITAL OFICIAL DA ASCRIM-MADA .  
P.S.-3): ESTA É UMA CÓPIA ORIGINAL, ENCAMINHADA, OFICIALMENTE, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO PARA O(A)S:  
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.   
REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.  
MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.  
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTI
TUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.  
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.  
ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.  
ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.  
ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM  E ACADEM.  
POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A) DA ASCRIM E ACADEM


De: Cerimonial da UERN <cerimonial@uern.br>
Enviado: segunda-feira, 2 de setembro de 2024 16:47
Assunto: Fwd: Convite: Assembleia Universitária Uern - 56 anos
 


A Magnífica Reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Professora Dra. Cicília Raquel Maia Leite, e o Vice-Reitor, Professor Dr. Francisco Dantas de Medeiros Neto, sentem-se honrados em convidar você para a Assembleia Universitária em comemoração ao quinquagésimo sexto aniversário de fundação desta Universidade.

ASSEMBLEIA UNIVERSITÁRIA

27 de setembro de 2024

15h • Requinte Buffet


50 anos Uern Assú

16 de setembro de 2024

Uern Assú



Culto Evangélico

19 de setembro de 2024

19h30 • Igreja do Nazareno



Missa em Ação de Graças

22 de setembro de 2024

11h • Catedral de Santa Luzia Mossoró/RN


Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

23 de setembro de 2024

14h • Assembleia Legislativa

Natal-RN


Culto aos

Orixás

25 de setembro de 2024

16h • Pátio da Faculdade de Educação - Campus de Mossoró


Sessão Solene na

Câmara Municipal de Mossoró/RN

26 de setembro de 2024

09h • Câmara Municipal Mossoró-RN

HOMENAGEADOS 2024

Doutor Honoris Causa

Dorgival Dantas

Professor

Honoris Causa

Luiz Katu


Professora Emérita

Marlucia Barros


Mérito Administrativo

Myrths Flávia

MEDALHA DA ABOLIÇÃO 2024

Irmã Zelândia

Laplace Rosado 

(ex-reitor)

Pedro Fernandes 

(ex-reitor)


Saber que acolhe

Assim como a árvore resistente no semiárido, que precisa de pouca água para encantar o sertão nordestino, basta uma gota de Uern para transformar vidas em toda a região.

Enviado pela ASCRIM