Por José G. Diniz
Seguidores
sexta-feira, 12 de maio de 2023
ESTRESSE...
PELEJA
Por Hélio Xaxá
A BUSCA
Autor: José Di Rosa Maria
ANANIAS DE OLIVEIRA, IRMÃO DE MARIA BONITA OU FILHO??
Pesquisa histórica
A dúvida sobre a real identidade de Ananias foi relatada em um livro
pelo pesquisador e historiador João de Souza Lima, de Paulo Afonso (BA). Na
publicação, ele cita que Ananias e Arlindo eram fisicamente diferentes.
O historiador Antônio Amaury Correia também descobriu o relato feito
pelo major reformado do Exército, José Mutti, no livro “Reminiscências de um
ex-combatente de Volante”. O militar diz, na publicação, que a mãe da Maria
Bonita, Dona Déa, lhe havia confidenciado que Ananias era filho de Lampião.
A busca pela identidade de Ananias foi registrada no documentário
"Sangue de Cangaceiro", que está em fase de edição e finalização pela
Ludo Filmes.
Fonte: G1
https://www.facebook.com/photo/?fbid=756255316046246&set=gm.2191326747742924&idorvanity=179428208932798
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
LIVRO
SÓ COMO ARQUIVO EM NOSSO BLOG - RITA LEE.
Por Salvador Sua Linda, Você Tá Barril
Rita Lee feliz em
Arembepe no final da década de 1970
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
ENCONTRO REGIONAL DE PSIQUIATRIA DE HOSPITAL GERAL
Por Dr. Epitácio de Andrade Filho
De 31 de julho a 4 de agosto de 1995, ocorreu no Hospital Universitário “Lauro Wanderley”, em João Pessoa-Paraíba, o Encontro Regional de Psiquiatria de Hospital Geral. Este congresso teve como objetivo discutir os principais referenciais teórico-conceituais da assistência hospitalar e propor a implantação de serviços de saúde mental em hospitais gerais do Nodeste brasileiro.
A promoção do evento científico foi do Curso de Especialização em Psiquiatria Clínica e Residência Médica em Psiquiatria (UFPB).
Estiveram entre os convidados: O professor-PhD Hubert Antoine Wallot (Montreal- Canadá), o professor-pós-doutor Neury josé Botega (UNICAMP), a professora-mestre Sandra Fortes (UERJ), a médica psiquiatra Hercília Valadares (Hospital Aliança-
Salvador-BA) e o médico e jornalista, na época deputado federal Humberto Costa (autor do projeto de lei da Reforma Psiquiátrica de Pernambuco).
A seguir são transcritos trecho da Conferência de Abertura: “Lições da História da Loucura”(Traduzida do espanhol), que foi proferida pelo médico psiquiatra-professor PhD Hubert Wallot.
“Há uma constante oscilação histórica entre lugares de cuidado inclusivo (cuidados físicos e cuidados mentais) e lugares separados (exclusivos).
Nos cuidados mentais, vemos varreduras episódicas, na maioria das vezes mais úteis para os cuidadores do que para os pacientes. Eles são frequentemente associados a encenações simbólicas, como uma mudança de nome.
Há uma oscilação entre a importância dada aos entes queridos em relação à dada aos pais e parentes, principalmente devido ao orçamento do governo ou a restrições de pessoal”.
Na sua eloquente conferência, o professor-PhD canadense afirmou que algumas vezes “ o transtorno mental é também um modo de ser” e exemplificou citando o modo esquizóide do pintor pós-imprecionista francês Paul Cézanne que, segundo o filósofo Merleau-Ponty foi a fonte de sua criatividade.
Há uma oscilação entre um modelo puramente biológico e um modelo psicossocial da etiologia dos transtornos mentais enquanto nenhum transtorno mental pode ser reduzido a um ou outro porque o transtorno mental é também um modo de ser”.
“Tratar do meio ambiente e da comunidade é um discurso, mas na prática é justamente essa comunidade que tem privilegiado o asilo, como lugar mais livre para pessoas com problemas, a ser realizado na periferia ou fora das cidades.
A medicalização da loucura tem justificado gradativamente o aumento dos orçamentos a ela destinados, mas muitas vezes à custa de uma visão reduzida do que seja um transtorno mental.
A falha parcial no controle do transtorno mental levou a uma sucessão de abordagens mais direcionadas a tranquilizar os cuidadores do que a demonstrar uma ação verdadeiramente positiva.
A história mostra que tentamos esquecer essa diferença que o transtorno mental introduz. Tínhamos criado fora das cidades, o asilo, um lugar mais protetor do que a cidade perseguidora, mas à custa de desenraizar os problemáticos. O asilo foi primeiro um lugar de alívio para os aflitos, mas logo foi usado como uma estrutura de esquecimento e se transformou em lugares superlotados e lugares de abuso porque o esquecimento havia triunfado”.
O Médico e jornalista, deputado- autor do projeto de lei, que resultou na Lei Ordinária da Reforma Psiquiátrica de Pernambuco, o então deputado federal e hoje senador Humberto Sérgio Costa Lima participou do encontro debatendo a lei de sua autoria e a inserção de hospitais gerais na rede de atenção psicossocial substitutiva aos hospitais psiquiátricos.
Na programação constou o lançamento do livro “Saúde Mental no Hospital Geral- Espaço para o Psíquico”, do livredocente Neury Botega.
A professora-mestre Sandra Fortes ministrou palestra sobre “Saúde Mental na Atenção Primária e sua Interação com Hospitais Gerais”.
A pós-graduação promotora do encontro tinha 3 residentes: Hermano José Falcone de Almeida, Ricardo Jorge Menezes de Lucena e Epitácio de Andrade Filho.
Hermano José é médico pediatra e psiquiatra da infância e adolescência. Tem mestrado e doutorado em filosofia, É escritor, autor de vários livros.
Ricardo Lucena é professor universitário (UFPB). Tem mestrado, doutorado e pós- doutoramento pela Universidade de Montreal-Canadá.
A experiência exitosa do I Encontro Regional de Psiquiatria de Hospital Geral motivou o convite para o médico psiquiatra e sanitarista Epitácio de Andrade Filho fazer parte como conferencista da mesa de abertura do Congresso Brasileiro de Interconsulta Psiquiátrica e Psiquiatria de Hospital Geral, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, em setembro daquele ano.
FILHA DE LAMPIÃO E MARIA BONITA VAI RECEBER TÍTULO DE CIDADÃ ARACAJUANA
Por Redação do Portal A8SE
O título vai
acontecer no dia 11 de maio na Câmara Municipal de Aracaju.
Expedita
Ferreira Nunes, filha de Lampião e Maria Bonita, vai receber o título de cidadã
aracajuana. A solenidade vai acontecer no dia 11 de maio, às 16h, na Câmara
Municipal.
A indicação
foi feita pelo vereador Ricardo Vasconcelos e aprovada por unanimidade.
História
A princesa do
cangaço, como é conhecida, nasceu em 13 de setembro de 1932, em Porto da Folha,
município do Alto Sertão sergipano. Ela foi criada por Severo e Dona Aurora,
coiteiros de Lampião, até os 9 anos, quando ficou órfã e foi morar em Propriá
com o tio paterno, João Ferreira.
Dona Expedita
se mudou para Aracaju em 1947, casou e construiu família com Manoel Messias
Neto, casamento que resultou em quatro filhos.
Em 2023, Dona
Expedita foi homenageada por algumas escolas de samba que ressaltaram a
história cultural de Lampião e Maria Bonita.
https://a8se.com/noticias/sergipe/filha-de-lampiao-e-maria-bonita-vai-receber-titulo-de-cidada-aracajuana/#:~:text=Filha%20de%20Lampi%C3%A3o%20e%20Maria%20Bonita%20vai%20receber%20t%C3%ADtulo%20de%20cidad%C3%A3%20aracajuana,-O%20t%C3%ADtulo%20vai&text=Expedita%20Ferreira%20Nunes%2C%20filha%20de,%C3%A0s%2016h%2C%20na%20C%C3%A2mara%20Municipal.
HOMENAGEM À ZULMIRIRA LANTYER ARAÚJO CARAÍBA
Por Adelso Mota
Quero
homenagear está grande mulher, Zulmira Lantyer Araújo Caraíba. Ela foi a
primeira pessoa a avistar, o cangaceiro Lampião no fatídico, 22/12/1929, quando
ele e seu bando sanguinários invadiram Queimadas, e cometeram o maior número de
Assassinatos, na história do Cangaço. As vítimas, os sete soldados, cruelmente assassinados, na ante véspera do triste Natal de 1929. Ela foi vereadora em Queimadas e representou muitas peças teatrais e musicais.
Adelso Mota é historiador amador, contador de histórias do cangaço na Bahia e na nossa região.
Agradecimentos,
Marly Lantyer Azevedo. Colorização da foto: Professor e historiador, Rubens
Antônio. Crédito das fotos pretas e brancas: Portal de Queimadas, Bahia.
https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
NOTA DE PESAR!
Por José Mendes Pereira
Chico Lopes era natural de Mossoró - no Estado do Rio Grande do Norte, nascido no dia 28 de fevereiro de 1939. Foi vendedor de picolé, mas posteriormente, foi parar nos palcos do mundo artístico, e com ele, fez uma multidão de gente cantar Eliana. De voz rouca e seu jeito “desembaraçado” fez a graça virar coisa séria, e além do mais, gravou um CD próprio com 9 faixas.
CD BANDA AQUÁRIUS 1996
"O ano era 1996 o forró movimentado com grandes bandas como Mastruz com Leite e Limão com Mel, a SomZoom gravadora da banda Aquarius lançou o CD que trazia uma faixa chamada “Fã de Eliane”, a capa era o artista vestido de Super-Homem em cima de um jet ski em uma piscina, o álbum vendeu mais de 80 mil cópias, sendo sucesso. Em parceria com Xampu Lopes fez uma dobradinha das melhores, alias convenhamos que nessa foto faltou o Xampu.
Eliane, é
conhecida como a “Rainha do Forró”, fez bastante sucesso nos anos 90.
Um fato curioso aconteceu em Macaparana em Pernambuco, a banda Aquarius fazia sua apresentação, e no palco estava Chico Lopes cantando sua música, quando o palco desaba, e para surpresa das pessoas que estavam na festa, ele continuava a cantar (só a voz), quando é interrompido por uma voz “parou”. Chico Lopes “O Astro de Mossoró”, interpretava a música que fez lotar os shows da banda Aquarius".
https://www.eitaforrozao.com.br/chico-lopes-o-astro-de-mossoro/