Seguidores

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

CARTA DA VIÚVA DO PRIMEIRO CANGACEIRO MORENO, MORTO POR LAMPIÃO, ENDEREÇADA A SINHÔ PEREIRA.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=1wn7PlJWC3I&t=208s

Nesse documentário apresentaremos a narração de uma carta que foi escrita no ano ade 1977 por Luíza Alves Batista, viúva do primeiro cangaceiro Moreno, que foi endereçada ao ex-cangaceiro Sinhô Pereira, antigo chefe de Lampião, que na época residia no estado de Minas Gerais, onde relata o assassinato do companheiro praticado por Lampião e seus homens nas mediações da então Matinha de Água Branca, atual Água Branca, Alagoas. Fato ocorrido no deia 13 de fevereiro de 1936.

Uma carta histórica e comovente, cujo conteúdo esclarece e acrescenta pontos importantes e até então desconhecidos nas páginas da história cangaceira.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço!
Atenciosamente:

Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:

   / cangaçologia  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A HISTÓRIA DE SINHÔ PEREIRA ANTIGO CHEFE E MESTRE DE LAMPIÃO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=7MyZjy5v8_w

A biografia de um dos cangaceiros mais afamados de todo o sertão nordestino e que foi chefe de Lampião antes desse assumir o bando cangaceiro por ele deixado, sendo assim um dos responsáveis diretos pela trajetória de Lampião como chefe de bando cangaceiro. O típico cangaceiro vingador que buscava pura e simplesmente a vingança contra inimigos mortais. Conheçam a história desse importante personagem da nossa história. CONHEÇAM A NOSSA LOJA: https://www.lojaodonordeste.com/ Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Colaborem com o crescimento e com as melhorias do canal. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaceirismo e cultura nordestina e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / cangaçologia  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MORTE DO CANGACEIRO GATO - CANAL CANGAÇO EM FOCO

 Por Cangaço em Foco

https://www.youtube.com/watch?v=3QDUaDv5rO4


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASARÃO ANTIGO NA CIDADE DE JATI, GUARDA HISTÓRIA E MEMÓRIAS DO PASSADO.

 Por Luís Bento

Morou nesse casarão Antônio Marrocos de Carvalho, que era cobrador de imposto de renda do então distrito Macapá atual Jati. Por duas vezes recebeu a visita de Virgulino Ferreira da Silva o cangaceiro Lampião. 02 de março do ano de 1926 e, fevereiro do ano de 1927.

Fiel a tradição sertaneja e por ser parente de Manoel Pereira da Silva Né Pereira sub-delegado distrital, Marrocos recebeu a visita de Lampião na sua residência com bastante cordialidade.
No mês de fevereiro de 1927, chegou no distrito Macapá uma volante comanda pelo tenente José Bezerra Gonçalves que, foi direto a sua casa ( foto ), e sugeriu-lhe que para desmentir as acusações de que estava sendo acusado de coiteiro de Lampião, deveria unir-se à sua tropa na perseguição do cangaceiro que havia passado pelo distrito na noite anterior. Para desfazer as acusações, Marrocos, incorpora-se à volante rumo a fazenda Guaribas de chico chicote, onde covardemente foi executado com um tiro pelas costas.

No de 1960, morava nessa casa o senhor Amâncio Leite de Sousa, quando foi surpreendido por Antônio Lopes de Lima que, chagava a sua porta com uma onça lombo preto para o mesmo tratar e dividir a carne do animal abatido com a população local. Seu Antônio, já havia matado duas onças em anos anteriores: 1957, 1958. Muitos jatiense comentavam em dizer que era mentira as matança das onças. O ato de bravura praticado por seu Antônio, demostrava a coragem do homem sertanejo e a comprovação dos fatos. Após o acontecido seu Antônio passou atender pelo codi-nome ( Antônio da Onça ), assim também toda família, família Onça.

O casarão acima citado, hoje é propriedade do senhor Reginaldo Bezerra Cunha ( calçadão, Jati-CE ).
Luís Bento

Diretor de Cultura.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com