Por DALLA C.D.P
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quarta-feira, 31 de julho de 2024
LAMPIÃO & MARIA BONITA filme completo
O CANGACEIRO (1953
Por oldbrcinema
A HISTÓRIA DO CANGAÇO
Em 1953, os cinemas da França foram invadidos por um grande sucesso. A história falava a respeito de um bando de criminosos que aterrorizam uma terra árida e sem lei, onde os poderosos mandam, até que o amor de uma moça causa um conflito entre eles. Parece a trama de um faroeste, mas não é. Eu estou falando do filme “O Cangaceiro”, que ganhou como melhor filme de aventura no Festival de Cannes de 1953 e é considerado o primeiro filme a lançar o cinema brasileiro lá fora.
ROBERTO CARLOS
Antonio Alves Tony
terça-feira, 30 de julho de 2024
NOSSOS POETAS.
Nossos poetas: José Di Rosa Maria
José Di Rosa Maria é o nome artístico de José Ribamar de Carvalho Alves, criado em 2018 em homenagem a sua mãe Rosa Maria da Costa, que antes assinava seus trabalhos com o nome de José Ribamar ou José Ribamar Alves. Poeta repentista, cordelista, cantador profissional, declamador, músico e escritor de bancada nascido em 16 de março de 1962, na fazenda Solidão, em Caraúbas/RN.
obrenome Carvalho” só há em sua documentação, equívoco de cartório. Avós paternos: Francisco Alves da Silva e Maria Ferreira Alves; Avós maternos: Vicente Cabral da Costa e Sofia Maria da Conceição.
Criou-se no sítio Boa Vista, Severiano Melo/RN. José Di Rosa Maria é casado com Rita de Oliveira Carvalho, com quem tem quatro filhos e seis netos. Têm, dentre outras obras, os livros Espelho de Carne e Osso (2011), Chorando na Chuva (2012), Pela Vida do Planeta (2014), Solidão Noturna (2015) e Glosas & Trovas (2020). José Di Rosa Maria, mora em Mossoró-RN, desde março de 1998.
CAUSA FEMININA
O MENDIGO DA PONTE
SOU
MONUMENTO
Clerisvaldo B. Chagas, 30 de julho de 2024
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 3. 079
Felizmente o quarteto arquitetônico do Bairro Monumento continua sendo preservado em Santana do Ipanema. Nesse contexto avulta-se a Igrejinha defronte ao antigo Ginásio Santana erguida para marcar o início do Século XX. Foi construída pelo saudoso padre, ex-prefeito, ex-governador em exercício, Capitulino de Carvalho. Como era um marco de século em forma de igrejinha, foi também dedicado à nossa Senhora Assunção e que ainda não tinha a sua imagem para entronizar na igreja. Foi inaugurada com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, provisoriamente, até a chegada da titular. Tempos depois chegou a imagem de Nossa Senhora Assunção, vinda de Portugal através de navio, foi de Maceió a Viçosa, de trem e veio para Santana em lombo de jegue ou de burro, devidamente encaixotada.
Na época, no local só havia mato, pois, a saída para Maceió era pela Maniçoba. Em 1938, a igrejinha/monumento ficou famosa no mundo inteiro por ter sido lugar de exposição das cabeças de onze cangaceiros trucidados na fazenda Angicos, em Sergipe, inclusive Lampião e Maria Bonita. Repórteres do Brasil inteiro vieram dar cobertura ao evento. Na ocasião, houve muitos discursos, Bebidas, farras, desfiles, feriados e bandas de músicas nas ruas. Não encontramos registro de data oficial de Bairro Monumento, entretanto, quando o casario tardio subiu a ladeira principal naquela direção, o povo passou a chamar aquela região de Bairro Monumento, devido a igrejinha/monumento.
A histórica igrejinha, portanto, é a primeira relíquia dos anais do município, no bairro, ainda hoje intacta, pomposa, singular e poderosa “Rainha do Bairro Monumento”. Mais antigo de que ela, seria somente o cemitério que fora construído perto do final do Século XIX, porém demolido na década de 40. Ficava a cerca de 200 metros do lugar onde foi construída a igrejinha. Apesar da imagem ter percorrido o mundo, em 1938, ficou quieta e esquecida. Não sabemos de nenhum arquiteto, de nenhum estudioso e nem de nenhuma jornalista de gabarito desses tempos modernos que tenha projetado a histórica igrejinha de Nossa Senhora da Assunção para conhecimento de todo o nosso Brasil.
Salve o belo! Salve a criatividade feliz!
DIVA HUMANA
Saibas
que és uma rosa
No jardim da minha vida,
Além de linda, cheirosa,
Por mim jamais esquecida.
Eu desejaria ter-te
Para poder abraçar-te,
Mas não queria perder-te
Porque nasci para amar-te.
Não tens o mérito de Santa,
Mas tens fragrância de flor.
És a sereia que canta
Nos verdes mares do amor.
Quisera te ver querer-me
Em teus braços cativantes,
E a sós ver-te fazer-me
Feliz por alguns instantes.
Diva humana, tu és
Atraente como os mares,
Ser que me curva a teus pés,
Origem dos meus cantares.
Fizeste-me gostar de ti,
Adoro-te de mil maneiras.
Pra amar-te estou aqui,
Embora tu não me queiras.
Torno-me meigo e galante
Por teus lábios tão risonhos.
Sinto-me feliz diante
De ti, mulher dos meus sonhos.
MEU FILHO JOSÉ MENDES PEREIRA FILHO COM O ADVOGADO, ESCRITOR E PESQUISADOR DO CANGAÇO FRANCISCO HONÓRIO DE MEDEIROS FILHO.
Por José Mendes Pereira
Bastante elogiado por
pesquisadores nacionais e estrangeiros, o escritor Billy Jaynes Chandler (escritor norte-americano com livros lançados
sobre o cangaço brasileiro), é o resultado de uma vida
dedicada à pesquisa.
EU ERA DOIDO PRA SABER: POR ONDE ANDAVA BILLY JAYNES CHANDLER...
Por Honório de Medeiros
Em uma quinta-feira do mês de setembro de 2015, publiquei um artigo em meu blog, cujo título é o seguinte: "WHERE IS BILLY JAYNES CHANDLER?"clique aqui para ler.
Nele, eu e minha filha, Bárbara de Medeiros, contávamos o resultado de uma procura intensa por notícias acerca do grande escritor americano que viveu no Brasil e nele escreveu alguns dos clássicos da literatura sertaneja nordestina.
Billy Jaynes Chandler é um dos mais importantes escritores acerca do cangaço e coronelismo, fenômenos ligados entre si e característicos de uma certa época da história recente do Brasil. Suas obras Lampião, o Rei dos Cangaceiros, e Os Feitosas e o Sertão dos Inhamuns, são canônicas, seminais, inigualáveis. Recentemente meu filho, que mora no Canadá, por lá adquiriu o Lampião traduzido para o inglês.
Passaram-se os anos, e nada. Nenhuma notícia...
No início deste agosto, quase três anos depois, mais precisamente dia 8, postaram o seguinte texto no espaço reservado aos comentários ao blog (as traduções a seguir são de Bárbara de Medeiros):
“Ginny disse...
I was googling my uncle and found this blog from back in 2015. I am Billy Jaynes Chandler's niece”.
“Estava pesquisando o meu tio no Google e encontrei esse blog de 2015. Eu sou a sobrinha de Billy Jaynes Chandler”.
Eu não li essa postagem. Ocupado com outros interesses, havia deixado o blog um pouco de lado.
Por sorte nossa, Ginny também escrevera para meu email:
“I read uncle bill your blog, translated in English, and it put a smile on his face. He is now 87 and has lost his Portuguese language and has some memory issues. He told me it was ok to reach out to you.
Ginny Petersen”.
“Eu li o seu blog para o tio Bill, traduzido para o inglês, e isso colocou um sorriso em sua face. Ele tem agora 87 anos e perdeu seu conhecimento da língua portuguesa e tem alguns problemas de memória. Ele me disse que era ok eu entrar em contato com você.”
Eu e Bárbara não conseguíamos acreditar. Ficamos muito felizes. Bárbara ficara contagiada com minha admiração por Chandler. No domingo, dia 11, mesmo mês, tratamos de responder:
“I am very happy to know that he’s alive! I hope he is well, despite the memory problems. He is a true icon for us Brazilians, who study cangaço and the local culture. Do you know if he has written anything else? I’m sending you a picture of myself with my copy of his book, now a rarety over here. If possible (and I completely understand if any of you don’t feel comfortable) could you send me a picture of him? My daughter helped me a lot in my researches and would love to see it. Thank you for reaching out!”
“Eu estou muito feliz em saber que ele está vivo! Eu espero que ele esteja bem, apesar dos problemas de memória. Ele é um verdadeiro ícone para nós brasileiros que estudamos cangaço e a cultura local. Você sabe se ele escreveu mais alguma coisa? Estou enviando uma foto minha com a minha cópia de um de seus livros, que se tornou uma raridade por aqui. Se possível (e eu entendo completamente se vocês não se sentirem confortáveis) você poderia enviar uma foto dele? Minha filha me ajudou muito nas pesquisas e adoraria vê-lo. Obrigada por nos contactar!”
Ginny voltou a fazer contato:
“He did not write any more books, 4 books altogether. I recall while I was growing up, his visits to Brazil. Here is a picture of him last year just after his 86 birthday”.
“Ele não escreveu mais livros, foram quatro ao todo. Eu lembro quando estava crescendo, das suas visitas ao Brasil. Aqui está uma foto dele do ano passado, logo após seu 86º aniversário.”
Nós: “Thank you so much! He looks great! Do you think I could write a follow-up to my article, now that you have given me the great news that he’s alive? I’d simply mention you have reached out! Maybe I could use the picture? Only if you allow me, of course. Once again, thank you so much for this exchange of messages, you have no idea how much it meant to me and my daughter”.
“Muito obrigada! Ele parece ótimo! Você acha que eu poderia escrever uma continuação do meu artigo, agora que você me deu a ótima notícia que ele está vivo? Apenas se você me permitir, claro. Mais uma vez, muito obrigada por essas mensagens, você não tem ideia do quanto significa para mim e para minha filha!”
Ginny:“You are more than welcome to do a follow-up. Your question to “where is Billy Jaynes Chandler” has been answered. He lives in Miami, Florida with his sister. :) I wish you could talk with him, he just doesn’t remember much, but has strong memories, although unclear, of his time in Brazil.
Take care to you and your daughter”.
“Sinta-se à vontade para fazer uma continuação! Sua pergunta ‘Onde está Billy Jaynes Chandler’ foi respondida. Ele mora em Miami, Flórida, com sua irmã. :) Eu gostaria que você pudesse falar com ele, ele apenas não se lembra de muita coisa, mas tem fortes memórias, apesar de incertas, do seu tempo no Brasil. Lembranças a você e sua filha!”.
Olha o homi ai!
Chandler. Hoje, com mais de 86 anos.
Imagem gentilmente cedida por Ginny Petersen, sobrinha sua.
Muito obrigada Ginny. Estamos enviando esse artigo para você e fazendo a postagem no blog, para que quem puder tenha conhecimento dessa notícia.
Ficamos maravilhados em saber que Chandler está vivo. Torcemos por ele, desejamos que fique muito bem, e lhe enviamos um grande abraço aqui do Nordeste do Brasil, do Sertão que ele conheceu.
http://honoriodemedeiros.blogspot.com/
Já eu fiz a pescaria no blog do Kiko Monteiro.
http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/Billy%20Jaynes%20Chandler
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
segunda-feira, 29 de julho de 2024
SÓ COMO ARQUIVO EM NOSSO BLOG. - NO XAXADO COM LAMPIÃO A OCTOGENÁRIA ALZIRA MARQUES RECORDA OS BAILES ANIMADOS, ORGANIZADOS PELO REI DO CANGAÇO
Por Denize Guedes*
Não havia escolha, só mesmo confiar na bênção da tia de criação antes de sair de casa engolindo o medo.
“Eles mandavam apanhar a gente. Vinha aquela ordem e tinha de cumprir. Se não, causava prejuízo depois”, conta Alzira Marques, que completa 86 anos em agosto. Ela lembra detalhes das incontáveis festas cangaceiras a que foi em fazendas que já não existem mais e que deram lugar à planejada Canindé de São Francisco, com o início da construção da hidrelétrica do Xingó, em 1987. Canindé Velho, como a sertaneja chama o local onde nasceu, à beira do Velho Chico, foi demolida por conta da usina, hoje fonte de renda para a cidade – atrai quase 200 mil turistas por ano com o Cânion do Xingó.
O auge de Lampião em Sergipe vai de 1934 a 1938, quando o cangaceiro foi morto ao lado de Maria Bonita e outros nove do bando, em 28 de julho, na Grota do Angico, município de Poço Redondo. “Este é o estado onde ele encontrava mais proteção, aliando-se aos poderosos locais, como o coronel Hercílio Porfírio de Britto, que dominava Canindé como se fosse um feudo”, explica Jairo Luiz Oliveira, da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço. “São os chamados coiteiros (quem dava proteção ao cangaço), políticos de Lampião. Melhor ser seu amigo que inimigo.”
Foi nas terras de Porfírio de Britto que Alzira mais arrastou as sandálias. “Na primeira vez, encontrei Dulce, que foi criada comigo em Canindé Velho e tinha virado mulher do cangaceiro Criança. Eles também eram de muito respeito e nunca buliram com gente minha. Pronto, não tive mais medo”, relembra. Temporada de baile era fim de mês, quando as volantes da Bahia e Pernambuco – as polícias mais algozes no rastro de Lampião – voltavam a seus estados para receber o soldo. “Aí os cangaceiros viam o Sertão mais livre para fazer festa”, diz.
Dia de dança, Alzira tinha de sair e voltar à noite para não levantar a suspeita dos vizinhos. Às 22 horas, punha-se a andar 2 quilômetros até o local onde um coiteiro escondia os cavalos. Outras meninas iam junto. Montavam e seguiam morro acima por uns 15 minutos. “Quando a gente chegava, ia direto dançar o xaxado, forró, o que fosse, até 4 horas da manhã.” Mesmo caminho de volta, chegava com um agrado do rei do cangaço: uma nota de 20 mil réis. “Era tanto do dinheiro, mais de 300 reais na época de hoje. Dava tudo para minha tia.”
Apesar de festeiro, não era sempre que o líder do bando dava o ar da graça. Quando ia, porém, não se fazia de rogado: no mato à luz de candeeiro, onde o arrasta-pé comia solto, brilhantina no cabelo, dançava com as moças do baile sem sair da linha. Média de 20 homens para 15 mulheres. “Ninguém era besta de mexer com a gente. Eles nos respeitavam demais. Lampião era o que mais recomendava: ‘Olha o respeito!’” Maria Bonita – que para Alzira “não era lá essa boniteza, Maria de Pancada era mais bonita” – não tinha ciúme.
O cangaceiro mais conhecido do Brasil gostava de cantar e levava jeito para compor. Quem não se embalou ao som de Olé, mulher rendeira / Olé, mulhé rendá? Ou de Acorda, Maria Bonita / Levanta, vai fazer o café? Alzira conta que era comum ele pedir ao sanfoneiro Né Pereira – outro intimado do povoado – para tocar essas canções, enquanto ele mesmo cantava. “Letra e música dele, além de ser um exímio tocador de sanfona”, confirma Oliveira.
Os bailes eram como banquetes. “Tinha comida e bebida de toda qualidade. Peixe, galinha, porco, carneiro, coalhada, bolo, cachaça limpa”, diz Alzira. Outro ponto que se notava era o aroma: os cangaceiros, que podiam passar até 20 dias sem tomar banho, gostavam de se perfumar. O coronel Audálio Tenório, de Águas Belas (PE), chegou a dar caixas de Fleurs d’Amour, da marca francesa Roger & Gallet, para Lampião. “Era perfume do bom, mas misturado com suor. Subia um cheiro afetado. A gente dançava porque era bom”, afirma a senhora, que se entrosava mais com Santa Cruz e Cruzeiro.
Mais de 70 anos depois, Alzira ainda sonha com aquelas noites e sente falta da convivência com os amigos: muitas festas aconteciam em Feliz Deserto, fazenda que Manuel Marques, seu então futuro sogro, tomava conta. Não raro, o brilho da prata e do ouro das correntes, pulseiras e anéis dos cangaceiros visitam sua memória, assim como a imagem de Lampião lendo a Bíblia num canto da festa. “Ele era muito religioso.” No seu pé de ouvido fica o xa-xa-xá das sandálias contra o chão, som que deu nome ao xaxado, segundo Câmara Cascudo, ritmo tipicamente cangaceiro que não se dança em par.
Testemunha de um período importante da história do País, conta que nunca teve vontade de entrar para o cangaço nem considerava Lampião bandido: “Não era ladrão, ele pedia e pagava, fosse por uma criação, por um almoço. Agora, se bulissem com ele, matava mesmo”. Na cidade é conhecida como a Rainha do Xaxado. No último São João, que antecipou as comemorações do centenário de nascimento de Maria Bonita (8/3/1911), foi uma das homenageadas.
Balançando-se na rede na entrada de sua casa, satisfeita com os dez filhos, 40 netos e 37 bisnetos, Alzira aponta para um dos locais onde dançou com Lampião: uns 100 metros adiante, a Rádio Xingó FM. “Continua lugar de música.” Mas e Lampião, dançava bem? “Ah, ele dançava bom.”
(Foto: Cesar de Oliveira)
*A repórter viajou a convite do Ministério do Turismo e da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
link para conteúdo online: CLIQUE AQUI
MEMÓRIA DO CANGAÇO NA VIZINHANÇA AMARGA VISITA PARA DIOMÉDIO.
Por: Kiko Monteiro
Em julho deste ano, à convite do professor e memorialista Salomão Santos, e na boleia do confrade Narciso Dias (presidente do Grupo Paraibano de estudos do Cangaço - GPEC), fomos realizar uma pesquisa de campo na cidade baiana de Adustina. São vários os fatos ocorridos naquele território que se chamava à época Bonfim do Coité e pertencia ao município de Paripiranga. Realizamos a viagem no intuito de conhecer e fotografar a sepultura de um cangaceiro. O que eu nunca imaginei é que logo ali a 60km de minha cidade ainda pudesse encontrar testemunhas oculares dos fatos que aterrorizavam a região na década de trinta.Patrocínio do Coité como era chamada no passado foi berço dos cangaceiros Saracura e Vinte e Cinco. A sede do município só foi atacada uma única vez, mas os distritos serviam como se dizia à época como “corredor de cangaceiros” que transitavam entre Jeremoabo, Bebedouro (Atual Cel. João Sá), Pinhão, Carira, Serra Negra (Atual Pedro Alexandre) etc.
Os cangaceiros tinham feito uma pilhagem na bodega de Manoel de Lia situada no Baixão de Carrolino, lugar bem próximo à Paripiranga e rumaram para o Olho D´água de Fora que hoje pertence à Adustina. Seu Diomédio contava treze anos de idade e morava com os avós.
Naquele dia estava somente ele e a irmã caçula. Da janela percebeu a aproximação de uma gente fardada montada em cavalos no terreiro da casa. Pensou ele se tratar de uma força Volante que guarnecia os povoados. Ele que portava uma pequena faca de ponta na cintura jogou-a embaixo da cama e correu pra sala. Lá estavam todos aqueles homens e duas mulheres, recorda que eram ao todo oito. Um deles, sem cumprimentar e nem fazer arrodeio, pergunta se tinha açúcar. Diomédio respondeu positivamente.
Em seguida, o mesmo cabra emenda:
- E Ouro?
O menino negou, e foi então que percebeu que estava diante de cangaceiros. Todavia, antes que pudesse formular uma desculpa, a irmã, que ouvia a conversa da cozinha, respondeu sem entender a pergunta feita pelo cabra. Não imaginava o perigo que corriam:
– Tem, e é uma mochila cheia.
Um dos cabras, percebendo a possível mentira de menino, deu-lhe um soco no abdômen que o fez cair ao chão. Tomado por uma repentina emoção, Diomédio viaja ao momento do episódio: Então me levantei e pedi para que entendesse, se quisesse bater, batesse, mas o que nós tínhamos era açúcar e não diacho de ouro. O resultado é que fui agredido pelo cabra novamente. Um deles visivelmente embriagado pela cachaça que furtara da venda de seu Manoel jogou a própria companheira para cima de mim, dizendo:
- Tome esta mulher pra você!!!
Nesse momento a cabroeira foi ao delírio. Ai eu gritei com mais raiva ainda: - Não quero porqueira de mulher nenhuma.
E um outro cabra se alterou inda mais. - Espia, quer dizer que é porqueira é? Ele não vai contar mesmo, atira neste cachorrinho.
Ai um deles manobrou um fuzil e o encostou na minha barriga e pediu pressa na localização da tal mochila de ouro. Era pra intimidar a todo custo.
Eu ainda insisti: - Não tem peste de ouro, o que tem aqui é açúcar, a menina entendeu errado.
O cangaceiro que perguntou pelo ouro, então, decide:
- Então você vai com a gente!
- Pois, não saio daqui pra lugar nenhum - Disse o moleque Diomédio sem estremecer.
E a cada negativa tome couro.
A narrativa ainda prossegue. Diomédio fala vagamente sobre um "fogo" ocorrido no dia seguinte à esta visita, que resultou na morte de um dos cabras de Ângelo Roque... Como o próprio Diomédio não recordava maiores detalhes e nós não obtivemos confirmação nem sobre a volante envolvida nem quanto à identidade do cangaceiro abatido, preferimos nos ater ao fato mais consistente que já faz de seu Diomédio mais que uma testemunha, uma personagem do Cangaço em Paripiranga.
Aguardem mais uma das histórias colhidas nesta nossa breve e proveitosa diligencia em Adustina.
Reitero nossa gratidão pelo convite e amizade do professor Salomão; Pela agradável companhia do casal Narciso e Catarina e pelo suporte técnico do "oráculo" Sergio Dantas na composição deste artigo.