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quarta-feira, 7 de julho de 2021

O CANTO DO ACAUÃ

 


Veja se o professor pereira tem ele em sua livrari. 

franpelima@bol.com.br

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CASARÃO ANTIGO E O QUARTO ONDE LAMPIÃO O REI DO CANGAÇO DORMIU FLORES PE

 Por Sertão Mamoeiro

https://www.youtube.com/watch?v=aAI-iGnQYqA&ab_channel=Sert%C3%A3oMamoeiro

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CONHEÇA A CASA DE UMA DAS PESSOAS QUE DAVAM ABRIGO A LAMPIÃO

 Por TV Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=nvYa6IWbpow&ab_channel=tvbrasil

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FINALMENTE O BOI VAI BERRAR

 Clerisvaldo B. Chagas, 7 de julho de 2021

Escritor Símbolo do Sert]ao Alagoano

Crônica: 2.570


 

Por falta de condições, inúmeros abatedouros de bovinos foram fechados em cidades alagoanas. Isso já faz bastante tempo. Estamos mandando abater as nossas reses em Arapiraca com o nosso antigo e obsoleto matadouro localizado às margens do Ipanema sem atividade. O governo estadual elaborou um plano de construir matadouros regionais para atender com presteza cada uma das regiões de forma mais moderna possível. Pois bem, tudo indica que chegou a vez de Santana do Ipanema que tem mais de 200 homens na atividade de marchante. Foi divulgado que o governo estadual e municipal, estão entrando em parceria e que logo o novo terreno do matadouro será visitado pelo IMA e ADEAL para avaliação do projeto.

Santana do Ipanema ganhará assim um presente dos céus. Além da companhia que irá administrar o órgão, a sociedade terá um lucro extraordinário em relação a Saúde, deixando de consumir carne desclassificada. Pensem quando tudo tiver pronto (essas coisas são demoradas) os milhões e milhões que circularão todas as semanas em nossa cidade! Criadores, boiadeiros, marchantes, transporte de gado e tantos e tantos empregos que serão assistidos no entorno da atividade. Dizem que a capacidade é para se abater até 200 reses/dia. É o comércio da carne, do couro, dos ossos... Até porque “do boi não se perde nem o berro”. O seu regionalismo abrange as cidades do Médio Sertão e a Bacia Leiteira, o que se vislumbra como “negócio da China”.

Valeu o período de sacrifício para os que vivem do gado e para a população que procura consumir produtos frescos e seguros para   a firmeza da saúde do município. Enquanto o território de Dois Riachos continuará dando seus espetáculos de feiras de bovinos, nós trilharemos pela senda do abatedouro, do frigorífico, do movimento sertanejo que não para nunca. Outra oportunidade dessa para alavancar mais ainda o município, somente quando a prefeita resolver trazer uma faculdade de Medicina para Santana, pública ou particular.

Estamos atentos às coisas que dão futuro à “Terra de Senhora Santana”.

E o melhor é que todos nos acompanharão nesse futuro.

UM DOS ASPECTOS DO CENTRO COMERCIAL DE SANTANA DO IPANEMA. (FOTO: B. CHAGAS).


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O MAIS LINDO SORRISO DO CANGAÇO DE LAMPIÃO.

 Por Helton Araújo

Em foco a baiana cangaceira Durvalina Gomes de Sá ou simplesmente Durvinha, considerada por muitos como a mais bela das mulheres que ingressaram no mundo hostil do cangaço.

Durvinha teve no cangaço dois companheiros, o primeiro Virgínio Fortunato o afamado cangaceiro Moderno, com a morte do mesmo, seguindo as regras do cangaço, passou a ser companheira do cangaceiro Antônio Ignácio da Silva vulgo Moreno. E foi com esse que fugiu em 1940 deixando o cangaço, rumando para terras do Sudeste.

Mudou seu nome para Jovina Maria da Conceição Souto, passou décadas da sua vida ao lado de José Antônio Souto ( nome falso de Moreno ) em sigilo, ocultando completamente seus passados.

Já na velhice revelaram para a família o passadode lutas e sofrimento em meio ao fenômeno social.

Durvinha faleceu aos 93 anos de idade, no estado de Minas Gerais, em decorrência de um acidente vascular cerebral.

Por Helton Araújo

Foto : Benjamin Abrahão

Edição via aplicativo : Pedro Melo

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/

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CANGACEIRO BALÃO "SENSACIONAL ENTREVISTA"

 Por Ivanildo Alves Silveira

Levo ao conhecimento de todos os leitores do Lampião Aceso, este edificante entrevista dada pelo cangaceiro "BALÃO" á Revista Realidade, em Novembro de 1973.

O cangaceiro Balão

Nessa ocasião, o velho cangaceiro, faz importantes revelações, e narra em detalhes, como foi a CHACINA DE ANGICOS, em que vitimou LAMPIÃO e mais 10 cangaceiros. 

Na casinha branca de janelas azuis, em Monte Belo, subúrbio de São Paulo, mora Guilherme Alves, o ex-cangaceiro BALÃO. Ajudado por um de seus 25 filhos, nascidos de três casamentos, ele se concentra sobre os volantes da Loteria Esportiva espalhados pela única e modesta mesa. 

Antigamente, "volantes" para Guilherme tinha outro significado.- eram as patrulhas policiais que ele e LAMPIÃO enfrentaram nas caatingas. Tempos ruins que Guilherme, 63 anos, lembra com detalhes — e dos quais guarda sinais concretos: oito anéis nos dedos e uma bala encravada na perna.

Eis o seu relato: 

No ano passado eu estava subindo uma ladeira em São Paulo, quando um policial, já velho, começou a me olhar. Eu me esquivei, mas ele falou com uma voz fina, de caboclo: "Eu o conheço. Não digo de onde, porque você vai achar ruim". Depois, rindo: "Uma vez matei dois cabras seus na Várzea do Juá. Você é o ex-cangaceiro BALÃO".

Que olho! Aquilo acontecera havia mais de trinta anos. Entrei para o cangaço em 1929 e fiquei até ver LAMPIÃO com uma bala na testa, em 1938. Eu Morava em Paulo Afonso, na Bahia. Uma tarde passou pela minha casa uma força do sargento Inocêncio, de Alagoas.  Meu pai e meu irmão foram mortos e eu fugi com meu primo, o Azulão, que já estava no cangaço. 

Azulão primo de Balão

Minha vida de cangaceiro começou num tiroteio, em Aroeira, contra a volante de MANÉ NETO. Eu tinha 19 anos. LAMPIÃO havia me dado 615 balas e, quando a luta terminou, perguntou-me:

- E as balas?

- Só tenho cinco - respondi.

- E as outras?

- Por aí, capitão, voando atrás dos macacos. -  Ele riu e me admitiu.  Vivi de fogo em fogo durante 09 anos. A gente aprende a brigar: Soldado morria porque vinha de peito aberto. Cangaceiro não dá o peito nem as costas, briga de quina.

Um homem de quina é uma faca. Também não brigávamos sem preparo. Só atraíamos a volante depois de construir a trincheira. E lá ficávamos, ajoelhados ou em pé, escorando firme o coice da espingarda.

Se matei muitos não sei. Quem mata é o mosquetão, e o CAPITÃO LAMPIÃO é quem ordena. A gente obedece, vai atirando. Se o tiro pega, ouve-se o grito: "Ai, Nossa Senhora! Valei minha mãe". Vi uns filmes de cangaceiros. Tudo falso. Todo mundo bonito, a cavalo, como mocinhos. Nós andávamos quase sempre a pé, calçando alpercatas.

A MULHER FOI A PERDIÇÃO DO CANGAÇO:

Enquanto não apareceu mulher no cangaço, o cangaceiro brigava até enjoar. Depois, diante de qualquer perigo, logo se podia ouvir:

"Ai, corre, corre!" Quando eu entrei, Lampião tinha duzentos homens, separados em grupos para despistar as volantes. Muitos dos "oficiais" já tinham mulheres: Corisco, Luís Pedro, Pancada. No fim, até os cabras. Elas não lutavam. Uma única vez vi uma delas brigar como um homem, Foi DADÁ, no dia em que o seu marido, CORISCO, caiu baleado nos dois braços.

MARIA BONITA usava uma pistola Mauser, de 11 tiros, mas também não atirava nada. Não era bonita: baixinha, grossinha, pernas meio tortas, cintura fina, quadris bem largos, atrás era batidinha como uma tábua. Tinha o rosto cheio, redondo, andava com botas de couro de bode, bem coladas nas pernas. Usava saia de couro abaixo dos joelhos e uma blusa de couro.

Ela sempre tentava me derrubar, a gente brincava muito.. LAMPIÃO não ligava. Olhava e recomendava: "Depois não vão se zangar".

Aos poucos, o bando foi ficando cheio de mulheres. E homem de batalha não pode andar (RELAÇÃO) com mulher. Se o cangaceiro tem uma relação sexual, perde o poder da oração (uma espécie de amuleto), e seu corpo fica como uma melancia: qualquer bala atravessa. Por isso, antes, seriam necessários alguns cuidados:

O cangaceiro deve tirar a oração do corpo e entregá-la a um amigo por quinze dias. E antes de usá-la, novamente precisa tomar um bom banho, lavar bem as roupas do pecado.

Nasceram muitas crianças, enquanto eu estive no cangaço. As mães davam à luz à noite, e mal o dia clareava, estavam correndo da polícia. E, que eu saiba, nunca perderam um filho. 

As crianças eram entregues a algum padre ou fazendeiro, e os pais prometiam ir buscá-las um dia — se sobrevivessem. LAMPIÃO andava todo furado de balas. Eu pensava: é oração, ele não morre mais.

LAMPIÃO era alto, magro, as pernas secas. Lia e rezava muito. Só ele e CORISCO sabiam ler.

O bando sentava-se sob as árvores, ouvia suas explicações sobre o que estava escrito na Bíblia, principalmente no Velho Testamento. De madrugada todos se reuniam de novo para rezar o ofício sagrado.

Aprendi o Padre-Nosso com LAMPIÃO. Ele dizia ser essa a única oração ensinada por Deus e que todo o resto fora inventado pelo povo.

Repartia a comida com suas próprias mãos, em porções iguais. Às vezes passávamos fome. Chegamos a ficar uma semana comendo só raiz de imbuzeiro.

Até Hoje o povo pensa que LAMPIÃO matava por qualquer coisa. Mas nunca o vi mandar matar alguém a sangue frío. E as fazendas por ele destruídas eram dele mesmo. Lampião havia comprado as terras em sociedade com um tal de Petro de Alcântara Reis: Tronqueira, Cachoeirinha, Formosa. Mas Petro as registrou apenas em seu próprio nome. LAMPIÃO zangou-se. Eu mesmo, ajudei a matar muito gado a tiro, na Cachoeirinha. Petro fugiu para Alagoas.

Os fazendeiros que se recusavam a dar dinheiro ou gado para o bando nunca eram mortos, mas Lampião expulsava da fazenda todos os vaqueiros. Eles só podiam voltar com sua permissão. 

Uma vez me perdi do bando e fiquei um ano nas caatingas de Bebedouro, Jeremoabo, Cipó de Leite, sem ver uma alma viva. No começo eu estava com ANJO ROQUE e sua mulher.

Ele, porém, era ciumento e nos separamos. Fiquei só. Pensei em me entregar, mas seria morte certa. Vaguei pela caatinga como um porco-do-mato, comendo raiz de imbuzeiro, folhas e carne de bode. Do cipó de mucunã tirava a água: a gente corta, assopra e ela vai caindo, avermelhada mas doce. Quem não conhece o truque morre 

Cangaceiro não vive só de briga. LAMPIÃO sabia tocar uma gaita de oito baixos como ninguém. E seus homens gostavam de dançar. Uma vez, na FAZENDA CUIABÁ , ficamos oito dias e oito noites dançando. 

Nessas ocasiões todos se enfeitavam, e já cheguei a ver cangaceiro tomando banho morno, - preparando-se para o baile. Havia preferência pelos enfeites de ouro. Muitos levavam moedas esterlinas no chapéu.

MARIA BONITA ia carregada de ouro, em voltado pescoço, prendia o lenço com várias alianças e usava até dois anéis em cada dedo. Ah, era bonito. E o perfume, então! Todos os cangaceiros usavam — e não economizavam. Madeira do Oriente e principalmente um chamado trina, que durava até seis meses, no corpo. As volantes às vezes achavam o nosso rastro só pelo cheiro.

A TRAIÇÃO DE PEDRO,

E A MORTE DE LAMPIÃO:

Nunca pensei que Lampião morresse. Estávamos acampados perto do Rio São Francisco. LAMPIÃO acordou às 5 da manhã e mandou um dos homens reunir o grupo para refazer o ofício Nossa Senhora. Enquanto lia a missa, em voz alta, todos nós ficamos ajoelhados ao lado das barracas, respondendo "amém" e batendo no peito na hora do "Senhor Deus". 

Terminado o ofício, Lampião mandou Amoroso buscar água para o café. Mas, quando ele se abaixou no córrego, veio o primeiro tiro. Havia uma metralhdora atrás de duas pedras a 20 metros da barraca de Lampião.

PEDRO DE CÂNDIDA, um dos nossos, havia nos traído, e acho que tinha dado ao sargento Zé Procópio até a posição das camas. Numa rajada de metralhadora serrou a ponta da minha barraca. Meu companheiro Merguião, levantou-se de um salto, mas caiu partido ao meio por nova rajada. Eu permaneci deitado, com jeito coloquei o bornal de balas no ombro direito, o sobressalente no esquerdo, calcei uma alpercata. 

Quando levantei vi um soldado batendo com o fuzil na cabeça de Merguião. De repente, ele estava com o cano de sua arma encostada na minha perna, e eu apontava meu mosquetão contra sua barriga. Atiramos. Caímos os dois e fomos formar uma cruz junto ao corpo de Merguião. Levantei-me devagar. O soldado estava morto, e minha perna não fora quebrada.

Então vi LAMPIÃO caído de costas, com uma bala na testa. Moeda, Tempo Duro; Quinta-feira, todos estavam mortos. Contei os corpos dos amigos. Nove homens e duas mulheres. 

MARIA BONITA, ferida, escondeu-se debaixo de algumas pedras. Mas foi encontrada e degolada viva. Não havia tempo para chorar. As balas batiam nas pedras soltando faíscas e lascas, ouviam-se; os gritos por toda parte, um inferno. LUIS PEDRO ainda gritou: "Vamos pegar o dinheiro e o ouro na barraca de Lampião"

Não conseguiu, caiu atingido por uma rajada. Corri até ele, peguei seu mosquetão e, com ZÉ SERENO, consegui furar o cerco. Tive a impressão de que a metralhadora enguiçou no momento exato. Para mim foi Deus.

No rancho do Minduim encontramos os cangaceiros: Cobra Verde, Novo Tempo, Candeeiro, todos feridos. De lá fomos para a FAZENDA CUIABÁ. Muitos se entregaram.

Eu resolvi seguir com um grupo, para Pínhão, onde estava CORISCO. Mas no caminho fomos cercados pela: forças do sargento Zé Luis. Os cangaceiros Cruzeiro, Amoroso, Zé de Vera foram mortos.

Consegui esconder-me até escurecer e então comecei a descer, seguindo o rio. Os soldados, porém, não haviam desistido. Logo eu os senti na minha pista Resolvi tentar driblá-los. Voltei e consegui outra vez furar o cerco. No caminho derrubei um soldado que gritou, antes de morrer: "Pelo amor de Deus, eu não tenho culpa!" Depois contei mais de quinhentos buracos de bala na minha roupa e nos bornais. 

Como é que gente não morre?

Em Pinhão encontrei Corisco, Zé Sereno e Anjo Roque.

CORISCO era chamado também, de Diabo Louro; brigava muito. Nunca si entregou. Zé Rufino o matou.

E como são as coisas: DADÁ, mulher de CORISCO, foi quem mais tarde colocou a vela nas mãos de Zé Rufino, que morreu pedindo perdão.

O DESCANSO DA GUERRA NA

CIDADE GRANDE:

— Estávamos cansados de brigar. Ficamos nos divertindo em Pinhão, passeando dançando. Era a despedida - íamos nos entregar. Fomos bem recebidos em Jeremoabo, pelo capitão Aníbal. Não ficamos presos mas apenas detidos. O capitão ANIBAL era nosso amigo e alguma vezes chegou a desviar as volantes para evitar um encontro. Tive até privilégio de ter até um ordenança, à minha disposição, chamado Doutor.

Depois de soltos, tivemos de nos acostumar aos poucos com a civilização. Nas caatingas de Sergipe vi pela primeira vez um zepelim. Parecia um fim de mundo. 

Nesse tempo, em 1939, diziam que o mundo todo estava em guerra, e eu me apavorei: "Corre, gente, é um bombardeio". 

Todos se esconderam numa moita de mucunã. Numa cidade, ANJO ROQUE não deixou um homem ligar o rádio perto de bando: “Essa máquina é de prender, vai nos deixar sem movimento!"

Viajei muito. Trabalhei em Minas, como pagador da estrada de ferro. Um serviço perigoso na época, mas nenhum assaltante se meteu comigo. Depois morei muito tempo em Marília, no interior de São Paulo, e finalmente vim para a capital. 

Há algum tempo comecei a trabalhar numa construção. Tomava o trem às 3 e meia da madrugada e entrava no serviço às 8 na Lapa. Havia perigo de desabamento, no poço que estávamos cavando, e eu já avisara o engenheiro. Mas ele não ligou. 

Um dia aconteceu: veio tudo abaixo. Eu, que enfrentara tanto fogo sem sofrer um arranhão, quebrei a espinha, cinco costelas e perdi oito dentes.

A espinha nunca mais sarou. Tenho a impressão de estar com ela atravessada por uma porção de agulhas. Segundo o advogado do INPS, a firma, terá de me indenizar. 

Até agora, nada, e já faz um ano. Mas vou deixando. Eu sou caboclo, não me afobo, eu espero.

FIM...

AMIGOS:

ESSE DEPOIMENTO DO "BALÃO", É MUITO INTERESSANTE, POIS TRAZ MUITAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES, SOBRETUDO S/ O COMBATE DE ANGICOS, LOCAL DA MORTE DE LAMPIÃO.

UM ABRAÇO A TODOS E OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

IVANILDO SILVEIRA

NATAL/RN 

Legendas: FOTOS DE BALÃO QUE ILUSTRAM A REPORTAGEM, MAIS TARDE EM SÃO PAULO E FOTO DA FAZENDA CUIABÁ / CANINDÉ DO SÃO FRANCISCO/SE, LOCAL EM QUE ESTIVERAM VÁRIOS CANGACEIROS, APÓS O "COMBATE DE ANGICOS". OBSERVEM, O ESTADO DE ABANDONO, EM QUE SE ENCONTRA A CASA SEDE DA FAZENDA PERTENCENTES AOS "BRITOS" (grandes coiteiros):
FOTO: Cortesia do escritor/pesquisador do cangaço, Dr. Sérgio A. S. Dantas.

Extraído do blog "Lampião Aceso", do amigo Kiko Monteiro

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