Seguidores

quarta-feira, 10 de julho de 2024

O COMPRADOR DE CINZAS

 Clerisvaldo B. Chagas, 10 de julho de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.074


O comprador de cinza é empregado

Do dono usurário dos curtumes

Sai à noite com céu iluminado

Pelo dia vagueia pelos cumes

 

Vão as cinzas nos sacos encardidos

Que seus burros transportam com firmeza

Paga a compra dos preços discutidos

Pela rua do rico ou da pobreza

 

Um idílio na mente viageira

Do seu rancho à trilha é transladado

Para o casco do burro e da poeira

 

E se amor de caminhos não embasa

Como a cinza mais frágil do comprado

Mas no rancho, não cinzas... Só a brasa.

 

DO LIVRO INÉDITO: SANTANA, REINO DO COURO E DA SOLA. LANÇAMENTO NA FESTA DE SANTANA.


DANIEL, UM DOS COMPRADORES DE CINZAS. (FOTO; B. CHAGAS).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2024/07/o-comprador-de-cinzas-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RAIMUNDO JACÓ, O VAQUEIRO SÍMBOLO DO BRASIL E PRIMO DE LUIZ GONZAGA, O REI DO BAIÃO.

Por Volta Seca

Nasceu no município de Exu, Pernambuco, em 16 de julho de 1912, primo legítimo de Luiz Gonzaga. Sua maestria e coragem no trato com o gado lhe valeram a fama de maior vaqueiro da história, sendo respeitado e constantemente requisitado pelos fazendeiros para recolher reses perdidas.

Raimundo Jacó trabalhava como vaqueiro para o fazendeiro José de Sá Barreto, conhecido como Seu “São” e Dona Tereza Teles, a Dona “Tetê”. Consta que ele cuidava do gado do patrão e José Miguel Lopes, seu colega de profissão, era o responsável pelo plantel da patroa.

No dia 8 de julho de 1954, ano seco, os dois vaqueiros saíram pelo sertão em busca de uma rês arisca que havia fugido e era famosa pelas suas astúcias. Mas no fim do dia apenas Miguel retornou a sede da fazenda. Contou que não havia encontrado Raimundo Jacó e logo a notícia se espalhou. Em pouco tempo várias pessoas rasgavam a caatinga na busca pelo afamado vaqueiro. Dois dias após seu desaparecimento, o cadáver de Jacó foi encontrado junto a um pé de imbaúba, em um lugar conhecido como sítio Lajes. A pouca distância do corpo estava amarrado o garrote fugitivo, o seu cavalo e, guardando o cadáver dos urubus, estava o seu fiel cachorro.

No crânio do vaqueiro havia duas marcas de ferimentos e não muito distante do seu corpo, uma pedra com sangue. Todo o cenário apontava para um possível assassinato. Consta que Raimundo Jacó foi sepultado no local onde fora morto. Afirma-se que o seu fiel cachorro acompanhou todo o enterro e que depois ficou no local, até morrer de sede e de fome, guardando o túmulo do seu amo.







Logo, para a opinião pública e para a justiça local, Miguel Lopes surgiu como o mais provável suspeito da morte de Raimundo Jacó. Afirmavam que Miguel invejava o colega de profissão por suas habilidades como vaqueiro e que entre ambos havia uma rixa muito forte. Para muitos o assassinato teria acontecido quando Miguel chegou às margens do açude do sítio Lajes e se deparou com Raimundo Jacó fumando tranquilamente um cigarrinho.

 https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2474178399457756%2C2473069639568632&notif_id=1720481432182715&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

" A MAQUINA DE COSTURA DO CANGACEIRO, LUIZ PEDRO."

Por Volta Seca

A cerca de quatro anos atrás, ganhei da família de Martins Gabriel. Povoado do Brejo do Burgo, uma antiga máquina de costura a mão, da marca New Singer, que foi presente do cangaceiro Luiz Pedro, ao senhor Martins Gabriel. 

E hoje. depois de uma reforma, essa mesma máquina encontra-se em nosso humilde acervo. Estavam comigo no dia do presente, Glauber Araújo e Martiniano.


https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2474178399457756%2C2473069639568632&notif_id=1720481432182715&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOSÉ MUTTI DE ALMEIDA EX-COMPANHEIRO DE ANTÔNIA GOMES DE OLIVEIRA IRMÃ DE MARIA BONITA

  Por José Mendes Pereira

Major reformado do exército José Mutti de Almeida - foto do acervo de Rubens Antonio escritor e pesquisador do cangaço.

Este senhor é o Major reformado do exército, José Mutti de Almeida, que fora companheiro de Antonia Gomes de Oliveira, irmã de Maria Bonita, e é aquele que esteve com o escritor e pesquisador do cangaço Dr. Antonio Amaury Correia de Araújo, e o pesquisador ouviu o seu relato que  teria ouvido de Dona Maria Déa, mãe de Maria Bonita, que o Ananias era filho do "homem", filho de Lampião com Maria Bonita.

Após o parto, Maria Bonita teria deixado Ananias sob os cuidados de Dona Déa, que criou o neto como seu verdadeiro filho, e também como irmão gêmeo de Arlindo de Oliveira – esse, sim, irmão de Maria Bonita.

CONHEÇA O MAJOR JOSÉ MUTTI ATRAVÉS DESTE MATERIAL DO PROFESSOR, ESCRITOR E PESQUISADOR DO CANGAÇO RUBENS ANTONIO.

José Mutti de Almeida
* - 1908 - Alagoinhas
+ - 1988 - Salvador

Militar do Exército, comandou, como 3-o sargento, contratado como provisório locado na Força Pública da Bahia, uma volante que travou dois fogos com o bando de Lampeão, em 1933.

Teve um relacionamento com Antônia, irmã de Maria Gomes de Oliveira, a "Maria Bonita". Tiveram um filho, João Mutti de Almeida, que chegou a brigadeiro, na Aeronáutica.

Casou-se José Mutti de Almeida duas vezes e teve outros filhos.

Reformou-se como major do Exército.

Autorou "Reminiscências de um ex-comandante de volante.", publicada em brochura, pelo mesmo, em 1982, em Alagoinhas, Bahia.

Falecido no hospital do Exército, em Salvador, foi sepultado em Alagoinhas.

Sargento José Mutti de Almeida, à esquerda.
.

Sargento José Mutti de Almeida
.

Major José Mutti de Almeida
.


Major José Mutti de Almeida

Sertanejo José Mutti de Almeida
.

Confraternização no Tiro de Guerra 0110. José Mutti de Almeida, que aparece em terno preto.
.

Capa do livro de autoria de José Mutti de Almeida.

https://cangaconabahia.blogspot.com/2019/02/jose-mutti-de-almeida.html?fbclid=IwAR18FIVOzUc54Vl_BRpX77ECst_IsUlsVzRggKr0DdNGP68qzFzPkRCX9yg

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VOLANTE...

 Por Luci Guimarães.

O famoso Sargento Mutti. Atuou por anos numa Volante Baiana. Você conhece a história desse homem? Vale a pena pesquisar. 

ADENDO:

JOSÉ MUTTI DE ALMEIDA, EX-COMANDANTE DE FORÇA POLICIAL BAIANA... ... que atuou no combate a Lampião e ao cangaço. 

Detalhe interessante é que Mutti, como era assim conhecido, foi casado com Antônia Gomes de Oliveira que era irmã de Maria Bonita, portanto concunhado de Lampião. - José Mendes Pereira Potiguar).

Antônia Gomes de Oliveira

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE FALECIMENTO!


Faleceu ontem em Mossoró o professor Antônio Maia Noronha, que residia no Conjunto Walfredo Gurgel, no grande Alto de São Manoel, na cidade de Mossoró - Rio Grande do Norte.
 
*08/03/1949
+09/07/2024

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FRANCISCO FERREIRA DE MELO

Por Helton Araújo 

Francisco Ferreira de Melo, popularmente conhecido como Chico Ferreira, foi um dos grandes responsáveis pela ação que deu cabo as vidas de Lampião, Maria Bonita e mais 9 cangaceiros na grota do Angico, em 28 de julho de 1938. Sob o comando geral do então tenente João Bezerra, o aspirante Chico Ferreira se transformou em uma fera, sendo um dos grandes destaques pelo lado das forças volantes.

No vídeo postado há pouco em nosso canal no YouTube, apresento um entrevista concedida no ano de 1966, pelo então tenente coronel Francisco Ferreira de Melo, o Chico Ferreira, relatando os acontecimentos na grota do Angico sob sua óptica, que culminou com a morte do rei do cangaço.

Para assistir basta clicar no link que está abaixo, onde você será direcionado ao nosso canal (CANGAÇO ETERNO) no YouTube.

https://youtu.be/m9uTrgTBviE?si=vriFHcyHCxH5wVRJ

Desde agradeço.

Att: @heltonaraujo9

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/?multi_permalinks=1504426290161322%2C1504426300161321%2C1500724310531520&notif_id=1720044296227705&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com