Seguidores

sexta-feira, 5 de julho de 2024

VELÓRIO DE PERCÍLIO DA COSTA ANDRADE

Por Robério Santos

Velório de Percílio da Costa Andrade (19/06/1892 | 24/12/1959). Grande fotógrafo e que empresta seu nome s uma das principais ruas de Itabaiana (a que @mensagemnagarrafaa mora, por exemplo). Já ouviram falar?

https://www.facebook.com/groups/205271909509842/?multi_permalinks=7730335453670079&notif_id=1720205693328973&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASA DA FAMÍLIA FERREIR EM POÇO DO NEGRO.

 Por MM Divulgações

Casa que pertenceu a família Ferreira, ou seja, a família de Lampião. Foi construída no ano de 1917 na localidade conhecida como Poço do Negro, na região de Floresta, Estado de Pernambuco.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1029335732040414&set=a.538408487799810

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PENSE...

Acervo do Sertão Cangaço

Se fosse vivo, Lampião faria 127 anos, e a Quixabeira que ele gostava de sentar embaixo, continua de pé em Serra Talhada.
Se ele estivesse vivo, estaria fazendo no dia 7 de julho, 127 anos. No Sítio Passagem das Pedras em Serra Talhada, nas quebradas do sertão, um pé de quixabeira espera por Lampião.
Ele curtiu sua sombra sentado numa cadeira com a espingarda na mão, cantando mulher rendeira, ou fazendo uma oração, para afastar os inimigos procurando proteção.
Pela janela da casa onde nasceu Virgulino dá pra ver a quixabeira que dava sombra ao menino. Essa quixabeira histórica, uma planta secular que viu toda a história do cangaço começar.
Lampião era vaidoso adorava cantorias e só andava cheiroso. Ele também foi poeta e gostava de poesias. Na sombra da quixabeira sentado num tamborete muitos versos ele escrevia.
Hoje a quixabeira sente ser tocada em outras mãos, ela morre de saudades do amigo Lampião e espera que um dia ele volte pro sertão.
Se foi herói ou bandido é o que menos importa, Lampião foi morto em 1938, há 85 anos, e quanto mais o tempo passa, ele vai fazendo histórias.
Lampião virou indústria, vai sustentando famílias, gerando renda e emprego e movimentando a economia.
Tudo através do Teatro, Cinema, Livros, Carnaval, Museu, Música, Turismo e Artesanato. Esse é seu grande legado.
Por Adelmo Santos, Poeta, escritor, ex-presidente da Academia Serra-talhadense de Letras (ASL); Via: Farol Noticias

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7555918751178651&set=gm.2234819223529043&idorvanity=893614680982844

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MORTE DO IRMÃO DE MARIA BONITA

 Sertão Cangaço Acervo do Helton Araújo

Vamos falar de mais um personagem pouco citado com ligação direta com o cangaço.

Na foto vemos José Gomes de Oliveira, também conhecido como Zé de Déa, era um dos irmãos da afamada cangaceira Maria Bonita companheira de Lampião.

Esse homem devido as perseguições que sua família sofria devido o envolvimento de sua irmã com o cangaço, por pouco não se tornou cangaceiro, ele até andou com o bando, mas foi vetado pela própria Maria Bonita, pois não queria vê-lo em tal vida, temendo o terrível e provável fim que a maioria daqueles que ingressavam nela tinham.

Porém, mesmo com os cuidados da irmã, ela não pode livrá-lo do destino terrível que o estava reservado.

Depois da morte de Lampião e de sua irmã Maria, Zé de Déa, seu pai, e o irmão Isaías, brigaram com o primo Gêncio e mais dois ou três. Um desentendimento corriqueiro que acabou em tiros e facadas.

Zé de Déa foi ferido a tiro e facada, seu pai também foi ferido e seu irmão Isaías acabou morrendo. Do outro lado um irmão de Gêncio e outro primo foram mortos por Zé de Déa.

Logo depois, Zé de Déa foi para São Paulo, morava pelos lados da Vila Guarani.

Certa noite, quando ele e um amigo passeavam pela vila, passou por eles um táxi, Zé de Déa jogou uma ponta de cigarro dentro do veículo, o motorista voltou e ao chegar perto apontou o revólver em sua direção, Zé de Déa abaixou e foi atingido na coluna. Ainda foi socorrido para um hospital asilo, mas não resistiu e acabou falecendo.

Certamente, esse "amigo" era um amigo de bar, pois só soube informar o seu nome incorreto e que Zé era operário. Não sabia o endereço, filiação e procedência.

Ele foi enterrado como indigente. Claro que depois a família deve ter tomado conhecimento do fato e tomado as providências cabíveis.

José Gomes de Oliveira, o Zé de Déa, faleceu em 24 de setembro de 1947 aos 32 anos de idade. Em sua certidão de óbito a causa para sua morte foi hemorragia cerebral, tendo o acréscimo de paraplegia por ferimento de bala na coluna vertebral.

O médico legista foi o dr. José Luiz Guimarães.

O registro civil foi logrado no bairro do Tucuruvi na zona norte de São Paulo.

Obs: Na certidão de óbito o nome de Zé de Déa estava simplesmente como "José de Oliveira" ignorando o "Gomes", geralmente usado por uma linha de pesquisadores.

Fonte das informações: José Sabino Bassetti (in memorian)

Foto: Acervo João de Sousa Lima

Agradecimento: Ivanildo Silveira

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PRYCYLLA TERMINOU O 9º. PERÍODO DE MEDICINA, E EM AGOSTO INICIARÁ O 10º. PERÍODO.

 Por José Mendes Pereira


Maria Prycylla Paiva Pereira é a minha 4ª. filha e cursa Medicina. Ela terminou o 9º. período, e agora, em agosto, iniciará o 10º. Se Deus quiser, se tudo correr bem, no próximo ano ela estará apta para exercer a tão sonhada profissão Medicina.

O que ela escreveu em seu perfil:

“Existem oportunidades que batem em nossa porta que jamais sonhamos. E a Medicina foi uma dessas oportunidades que surgiu em minha vida. 

E olha que eu abracei com todas as forças. E hoje depois do resultado da última prova final, estou me despedindo do nono semestre e me encaminhando para o décimo.

Quem diria que eu estaria aqui hoje, nem eu acredito às vezes. Mas só tenho a agradecer a Deus por essa oportunidade. Sou muito grata”.






Além da Prycylla, dois dos meus filhos netos também iniciarão em agosto, o 10º. período de medicina, os quais são: o Pedro Henrique (o primeiro da foto abaixo), e o Anthony D' Karllos mais atrás, e mais outra filha Adryanna Karlla Paiva Pereira de Freitas já fez matrícula para a mesma profissão, iniciando o curso de medicina em agosto deste ano de 2024. Se tudo der certo, concluirão o curso no final do próximo ano de 2025.


Os três juntos, Maria Prycylla, Pedro Henrique e Anthony D' Karllos cursam medicina na mesma faculdade e na mesma classe.

Gisele Dos Reis Lopes. - Pediatra.

Eu tenho uma nora que há mais de dez anos exerce a mesma profissão, como pediatra que é Gisele dos Reis Lopes.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com