O INÍCIO
Gonzaga nasceu
em 13 de Dezembro de 1912, na Fazenda Caiçara, em Exu, distante 603 Km da
Capital Pernambucana. Segundo dos nove filhos da união do casal Januário José
dos Santos e Ana Batista de Jesus (Santana), veio ao mundo dividido entre a
enxada e a sanfona. Foi observando seu pai animando bailes e consertando velhas
sanfonas, que lhe desperta a curiosidade por tal instrumento. Certa vez seu pai
encontrava-se na roça e sua mãe na beira do rio, o mesmo pegou uma velha
sanfona e começou a tocar. Santana, que não queria que o filho trilhasse o
mesmo caminho do pai, dava-lhe puxões de orelha que nada adiantavam. Luiz
seguia em frente, acompanhando seu pai em diversos forrós, revezando-se com ele
na sanfona e ganhando seus primeiros trocados. Um belo dia Januário foi pego de
surpresa quando o Srº Miguelzinho, dono de um forró, pediu para que Gonzaga
tocasse, este havia acordado com um outro tocador que não apareceu. A salvação
foi convidar o então menino Gonzaga que já mostrara suas habilidades no mesmo
terreiro, sem a anuência de seus pais. Fez muito sucesso. E por aquelas "bandas" era conhecido por Luiz de
Januário. Assim o Forró rolou solto ao longo da noite, Gonzaga sentia-se feliz,
empolgado, era a primeira vez que tocava com o consentimento da mãe. Com o
passar da noite, começou a sentir seus olhos arderem, a cabeça pesar, foi então
que pediu para deitar na rede e de tão menino que era, ainda fez xixi enquanto
dormia. Daí então passou a acompanhar Januário em festas de mais
responsabilidades, revezavam-se entre toques e cochilos. Santana a princípio
relutava, mas deixou-se levar pelos dois mil réis que o principiante tocador
ganhava em suas "empreitadas". Assim cresceu Gonzaga: ajudando o pai
na roça e na sanfona, acompanhando Santana às feiras do Exu, fazendo pequenos
serviços para os fazendeiros da região, sendo protegido pelo Cel. Manuel Aires
de Alencar, homem bondoso e respeitado até por seus inimigos. Gonzaga era bem
tratado pelos Aires de Alencar, tanto que suas primeiras escritas e leituras
foram ensinamentos das filhas do Coronel.
A PRIMEIRA
SANFONA
Foi o próprio Coronel Aires quem realizou o grande sonho de Gonzaga: possuir
sua primeira sanfona. Tal instrumento custava a importância de cento e vinte
mil réis, Gonzaga tinha só a metade, a outra o próprio Coronel adiantou,
quantia esta paga mais tarde com o fruto do seu trabalho de sanfoneiro. O
primeiro dinheiro ganho com a nova sanfona foi no casamento de Seu Dezinho, na
Ipueira, onde ganhou vinte mil réis. Tal convite viera aumentar sua fama, começa
ali a ser um respeitado sanfoneiro na região.
O PRIMEIRO
AMOR
Casamento?
Gonzaga só pensava nisso. Comprou até aliança. Queria casar com Nazinha, filha
do Seu Raimundo Milfont, um importante da cidade. O pai da moça ao tomar
conhecimento das intenções do aprendiz de sanfoneiro, não permitiu o namoro.
"Um diabo que não trabalha, não tem roça, não tem nada, só vive puxando
fole". Gonzaga não hesitou, indignado, comprou uma peixeira, tomou umas
truacas (cachaça), quis brigar, quis matar, mas acabou levando outra surra de
Santana. Dessa vez fugiu triste para o mato, mas com uma idéia fixa na cabeça:
entrar para o Exército.
GONZAGÃO GANHA
O MUNDO
Dizendo que ia
a uma festa deixou a terra natal rumo ao Crato, no Ceará, cidade maior e mais
próspera, onde vendeu a sanfona e pegou o trem para Fortaleza, alistando-se em
seguida. Com a Revolução de 1930, o batalhão de Gonzaga percorreu muitos
Estados até chegar à cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ali, conheceu
outro sanfoneiro, Domingos Ambrósio, o grande amigo que lhe ensinara os ritmos
mais populares do Sul: valsas, fados, tangos, sambas. Gonzaga tirou de letra.
Em 1939 deu baixa no Exército e seguiu para São Paulo e em seguida para o Rio
de Janeiro. Passou então, a apresentar-se em bares da zona do meretrício
carioca, nos cabarés da Lapa e em programas de calouros, sempre tocando músicas
estrangeiras. Em uma dessas apresentações, um grupo de estudantes cearenses
chamou-lhe a atenção para o erro que estava cometendo: por que não tocava
músicas de sua terra, as que Januário lhe ensinara? Luiz seguiu o conselho e
passou a tocar e compor músicas do Sertão Nordestino. Foi no programa do Ary
Barroso que Gonzaga recebera calorosos aplausos pela execução do Vira e Mexe,
música de sua autoria, proporcionando ao até então desconhecido Gonzaga o seu
primeiro contrato pela Rádio Nacional, no Rio de Janeiro.
SEUS AMORES
Na solidão da
cidade grande, distante de sua família e do seu pé-de-serra, Gonzaga não
dispunha de ninguém que dele cuidasse. Apesar de estar morando com seu irmão
Zé, demonstrava vontade em construir seu próprio lugar, sua própria família.
Teve diversos amores o mais conhecido foi com a corista carioca Odaléia Guedes,
em meados do ano de 1945, tendo-a conhecida já grávida, assumindo e registrando
como seu filho Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior - Gonzaguinha. Apesar de ser
bastante exigente Gonzaga finalmente encontra o que procurava, em 1948 conhece
a pernambucana Helena Cavalcanti, tornando-a sua secretária particular e mais
tarde sua companheira. Tal união estendeu-se até perto de sua morte. Não
tiveram filhos, pois era estéril.
O SUCESSO
O apogeu do
Baião perpassou a segunda metade da década de 40 até a primeira metade da
década de 50, época na qual Gonzaga consolida-se como um dos artistas mais
populares em todo território nacional. Tal sucesso é devido principalmente à
genialidade musical da "Asa Branca" (composição dele com Humberto
Teixeira), um hino que narra toda trajetória do sofrido imigrante nordestino.
Quando olhei a
terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação.
Luiz Gonzaga -
Humberto Teixeira
A partir de
1953 Gonzaga passou a apresentar-se trajado com roupas típicas do Sertão
Nordestino: chapéu (inspirado no famoso cangaceiro Virgulino Ferreira, O
Lampião, de quem era admirador), gibão e outras peças características da
indumentária do vaqueiro nordestino. Alia-se a esta imagem a presença de sua
inconfundível Sanfona Branca - A Sanfona do Povo. Com o surgimento de novos
padrões na música popular brasileira, o apogeu do Baião começa a apresentar
sinais de declínio, apesar disso, Gonzaga não cai no esquecimento, pelo menos
para o público do interior, principalmente no Nordeste. Todavia, foi o próprio
movimento musical juvenil da Década de 60 - notadamente Gilberto Gil e Caetano
Veloso, este último e depois Gonzaguinha regravando ambos o sucesso Asa Branca,
responsáveis pelo ressurgimento do nome Gonzaga no cenário musical do país. Em
março de 1972 em show realizado no Teatro Tereza Rachel, no Rio de Janeiro,
marca o reaparecimento de Gonzaga para as platéias urbanas. Nessa época retorna
às paradas de sucesso como "Ovo de Codorna" cuja autoria é do
nordestino Severino Ramos.
A VOLTA PRA
CASA
Após longo
período de atividade profissional, cerca de 35 anos, é chegada a hora de
retornar a sua terra natal. Em Exu dá início à construção do tão sonhado Museu
do Gonzagão, localizado às margens da BR-122, dentro do Parque Aza Branca
(escrevia desta forma por pura superstição, embora soubesse do erro
ortográfico). Lá se encontra o maior acervo de peças pertencentes ao Rei
do Baião: suas principais sanfonas, inclusive a que tocou para o Papa em
Fortaleza; suas vestimentas; seus discos de ouro; troféus; diplomas; títulos;
fotos e presentes a ele ofertados ao longo de sua brilhante carreira. Além do
Museu, o Parque abriga também o Mausoléu da família, lanchonete, grande palco
de shows, várias suítes para acolhimento de visitantes, a casa de Vovô
Januário, lojinha de souvenir e a casa grande de onde Gonzaga observava a sua
pequena Exu.
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