Presidente da ABLA e Conselheiro Cariri Cangaço
Seguidores
sexta-feira, 23 de abril de 2021
A MORTE DOS CANGACEIROS MANÉ MORENO, SUA COMPANHEIRA ÁUREA E CRAVO ROXO
NAQUELA MESA ESTÃO FALTANDO ELES...
A SAUDADE. E quando o querido Manoel Severo novamente olhar para o lado, e em qualquer mesa sentir a saudade dos eternos amigos Alcino e Paulo Gastão, então certamente dirá: “E nessa mesa tá faltando eles, e a saudade deles tá doendo em mim. E nessa mesa tá faltando eles, e a saudade deles tá doendo em mim...”.
Rangel Alves da Costa
https://cariricangaco.blogspot.com/2021/04/naquela-mesa-estao-faltando-eles.html
BAIRRO PERDE O SÍMBOLO
Clerisvaldo B. Chagas, 23 de abril de 2021
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.518
Na última terça-feira (20) Santana do Ipanema perdeu um dos pontos de referência da cidade e o principal símbolo de origem de bairro. Com já foi historiado em outra crônica, vândalos derrubaram um grupo de Cajaranas que davam nome ao lugar, na antiga rodagem, saída para Olho d’Agua das Flores. Tudo ficou por isso mesmo. O lugar tradicional “As Cajaranas”, caiu assim no anonimato histórico da cidade. Agora, por coincidência, longe dali a árvore Cajarana que deu nome as habitações da Cajarana, por trás do Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo, tombou naturalmente, graças `a sua idade e os fenômenos da Natureza. A queda da árvore que originou o lugar Cajarana, danificou três casas vizinhas e teve, após, as ações do Corpo de Bombeiros.
Felizmente esse ponto de referência do Bairro Floresta, ficou imortalizado no livro “Negros em Santana”, de autoria nossa e parceiros. Agora só pode ser visto pela nossa foto imorredoura, pelas conversas de quem a conheceu ou pela memória dos que a vivenciaram. Cajarana (Spondias dulcis) é originária da Oceânia e, conforme a região tem outros nomes como Cajazeira, Cajá-manga e outros mais. Seu fruto é o cajá, azedo/doce, consumido in-natura e excelente para sucos, picolés e sorvetes. Sua madeira é mole e branca muito usada pelos artesãos em madeira. Em nossa juventude conhecemos o jovem filho do conhecido Ney Damasceno que fazia cabeças de piratas com o miolo da cajarana, à canivete. Uma perfeição.
Como a árvore foi cortada em pedaços, demos ideia ao Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Jorge Santana, que oferecesse a madeira a um artesão de Senador Rui Palmeira e que tem seus trabalhos expostos na Feirinha Camponesa das sextas-feiras, em Santana do Ipanema. Lembrando também que, Cajazeira foi vulgo de um dos cangaceiros de Lampião que escapou do massacre de Angicos e chegou a ser prefeito da sua cidade, em Sergipe. O lugar Cajarana faz parte do Bairro Floresta, por trás do Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo. É uma área muito sofrida e que recentemente foi contemplada com pavimentação em pedra. A Cajarana que lhe o título, já sofrera uma tentativa de incêndio por um morador local. Mas quis a natureza tombá-la pela idade centenária à base de chuva e ventania na parte alta da Floresta.
´CAJARANA EM PÉ (FOTO: LIVRO NEGROS EM SANTANA, B. CHAGAS). CAJARANA TOMBADA (FOTO: CORPO DE BOMBEIROS LOCAL).
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/04/bairro-perde-o-simbolo-clerisvaldo-b.html