“Se vier, que venha armado: cangaceirismo e masculinidade como definidoras das
identidades sertaneja e nordestina”
Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior
Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte (UFRN)
Autor dos livros: Nordestino: invenção do 'falo': uma história do gênero
masculino/1920-1940 (2ª ed., São Paulo, Intermeios, 2013), A invenção do
Nordeste e outras artes (5ª ed., São Paulo: Cortez, 2011) e História: a arte de
inventar o passado (Baurú, SP: EDUSC, 2007).
Lançamento de livro - Nordestino: invenção do 'falo': uma história do gênero
masculino/1920-1940 (2ª ed., São Paulo, Intermeios, 2013).
Conferência de Encerramento
25/ 10 / 2013 l Teatro Glauber Rocha l 20:00h
“O cangaço nas batalhas da memória”
Dr. Antônio Fernando de Araújo Sá
Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB)
Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Autor dos livros: O cangaço nas batalhas da memória (Recife, Editora da UFPE,
2011) e Combates entre história e memória (São Cristóvão/SE, EDUFS,
2005).
Lançamento de livro - O cangaço nas batalhas da memória (Recife, Editora da
UFPE, 2011).
Simpósios Temáticos
1. CULTURA E REPRESENTAÇÕES NO SERTÃO NORDESTINO: MEMÓRIA, IDENTIDADES E
RESSIGNIFICAÇÕES
José Ferreira Júnior
Doutorando em Ciências Sociais (UFCG)
Mestre em Ciências Sociais (UFCG)
Professor da Faculdade de Integração do Sertão / Serra Talhada – PE
Resumo: A cultura é objeto de investigação acadêmica; ela permite uma
maior compreensão dos fenômenos sociais, em particular aos que remetem às
especificidades da preservação de memórias, seu uso no processo de formação
identitária e às ressignificações por que passam tais identidades. Este
simpósio temático discutirá a memória e sua importância no constructo de
identidades e as ressignificações verificadas nessas construções, tomando como
espacialidade os sertões nordestinos em suas múltiplas representações: relações
de gênero, questões familiares, relação com os lugares, expressões artísticas,
religiosidade, etc. Acataremos trabalhos que tratem da temática proposta, sob
as óticas da História, da Sociologia, Antropologia e ciências afins.
2. CONTOS, CANÇÕES E CENAS: O CANGAÇO EM IMAGENS, LETRAS E SONS
Caroline de Araújo Lima
Mestre em História Regional e Local (UNEB/Campus V)
Professora do curso de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus
XVIII)
Coordenadora do Projeto de Iniciação Científica “História, cinema e ensino de
História: o sertão, o cangaceiro e o beato no cinema brasileiro” (2012/2013)
Resumo: Este simpósio temático tem como proposta reunir estudantes e
pesquisadores com o objetivo de divulgar resultados de pesquisas relacionadas
ao tema do Cangaço. Pretendemos analisar as representações dos cangaceiros no
cinema, nos folhetos de cordel, na literatura, nas fotografias jornalísticas,
dentre outras linguagens. A partir de tais linguagens que deram a esses
personagens contornos míticos e estereotipados, ofereceremos ricas discussões
sobre identidade, representações de sertão e sertanejo, relações de poder, de
gênero e de memória. O simpósio está aberto para receber propostas de temas que
versem sobre o universo cultural dos sertões e sertanejos no campo do
audiovisual, da literatura de cordel, na área fotográfica e da música popular.
3. LINGUAGENS E NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM HISTÓRIA:
DOMÍNIOS, ABORDAGENS, ENSINO E PESQUISA
Jairo Carvalho do Nascimento (UNEB/Campus VI)
Doutorando em História – UFBA
Mestre em História Social (UFBA)
Professor do curso de História da UNEB/Campus VI
Eduardo de Lima Leite (UNEB/Campus VI)
Mestrando em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB)
Especialização em Educação, Cultura e Memória (UESB)
Professor de História da Educação Básica/Bahia
Maria Sigmar Coutinho Passos (UNEB/Campus VI)
Doutoranda em Educação – UFBA
Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB)
Professora do curso de História da UNEB/Campus VI
Resumo: Este simpósio tem por objetivo reunir pesquisadores, professores
universitários e estudantes de pós-graduação vinculados à pesquisa e ao ensino
no campo da disciplina História e áreas afins, propiciando um espaço para a
exposição de trabalhos acadêmicos e experiências didáticas relacionados aos
seguintes temas: a relação cinema/história (temas, fontes, teoria); o uso de
documentos imagéticos (cinema, fotografia, iconografia) em sala de aula; a
música e o ensino de História; a utilização da televisão como veículo de
ensino; as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC/computadores,
internet, etc.) e suas relações com a educação. Em que medida as diferentes
linguagens e as novas tecnologias de informação e comunicação contribuem para a
produção do conhecimento histórico, para o trabalho do professor de História?
Essa pergunta será o ponto de partida para promover o debate durante o
simpósio. O simpósio estará aberto para receber, também, propostas de
experiências didáticas e pesquisas de professores da educação básica e de
graduandos em História e áreas afins.
4. PROCESSOS DE PATRIMONIALIZAÇÃO E SUAS REPERCUSSÕES NOS “ESPAÇOS DA
TRADIÇÃO”
Bruno Goulart Machado Silva
Doutorando em Antropologia Social pela Universidade de Brasília
Mestre em Antropologia Social (UFRN)
Jean Pierre Pierote Silva
Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás
Graduado em Ciências Sociais (UFG)
Resumo: A noção de patrimônio cultural está na agenda das ações estatais
nas últimas décadas. Essas políticas se voltam muitas vezes para populações e
espaços geográficos circunscritos ao campo discursivo da tradição. Sejam
patrimônios materiais ou imateriais, os processos de patrimonialização trazem
consequências para os atores ligados a esses bens culturais. Este simpósio
temático tem como objetivo promover o debate sobre esses processos do ponto de
vista dos próprios atores sociais afetados pelas políticas patrimoniais,
especificamente aqueles situados nos lugares imaginados como “Sertão” pelo
pensamento social brasileiro. O debate visa a contribuir para a atual discussão
dos processos de patrimonialização a partir de alguns questionamentos: Como a
memória dos grupos é acionada e ressignificada nestas políticas? Como os grupos
as têm percebido? De que forma a patrimonialização afeta a relação dos grupos
envolvidos com os bens culturais?
5. NACIONALISMO E MODERNIZAÇÃO NO DEBATE INTELECTUAL, CIENTÍFICO E
LITERÁRIO NA PRIMEIRA REPÚBLICA
Renailda Ferreira Cazumbá
Doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB)
Mestre em Literatura e Diversidade Cultural (UEFS)
Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XX)
Wilson da Silva Santos
Doutorando em Filosofia e História da Educação (Unicamp)
Mestre em Educação (UFPB)
Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XX)
Resumo: O debate intelectual travado na Primeira República no Brasil
(1889-1930) polarizou-se em torno de temas como nação, ciência, raça e civilização.
Na época referendada, a discussão nacionalista baseava-se numa concepção
modernizadora e no cosmopolitismo que embasavam um projeto civilizador para o
país, em torno de propostas idealistas que animavam as pesquisas sociológicas,
históricas, políticas e a escrita literária na virada do século XIX para o XX.
Escritos científicos, literários e jornalísticos na Primeira República se
unificaram em torno das projeções do positivismo e do liberalismo, que
motivaram um grupo de intelectuais (Tobias Barreto, Araripe Jr., José
Veríssimo, Sílvio Romero, Graça Aranha, Anísio Teixeira) para a defesa e
anseios de modernização e de superação do "atraso" que nos fazia um
país de maioria analfabeta e miserável frente às nações da Europa. Esse debate
nacionalista era também motivado pela aspiração de descoberta de parte do país
ainda desconhecida – o sertão e a periferia – através de uma produção crítica e
da escrita literária (Euclides da Cunha, Lima Barreto). Pretende-se com esse
simpósio integrar trabalhos que retomem os debates intelectuais e literários em
torno do problema da identidade nacional e da modernização durante a Primeira
República no Brasil, incorporando pesquisadores das áreas de História,
Geografia, Educação, Sociologia e Literatura.
6. MEMÓRIA, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO
Aline de Caldas Costa dos Santos
Doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB)
Mestre em Cultura & Turismo (UESC)
Pesquisadora do grupo Identidade Cultural e Expressões Regionais (ICER/UESC)
Gisane Souza Santana
Mestranda em Letras: Linguagens e Representações (UESC)
Especialização em Estudos Comparados de Literaturas (UESC)
Pesquisadora do grupo Identidade Cultural e Expressões Regionais (ICER/UESC)
Bolsista CAPES
Resumo - Esse simpósio visa a discutir as representações identitárias e
trânsitos culturais com ênfase em temas relacionados à memória e ao patrimônio
cultural (SIMÕES, 2006; HALL, 2002; ANDERSON, 2008; LE GOFF, 1990; NORA, 1993).
Pretende-se discutir representações comunitárias e a interface de discursos de
identidade a partir dessas expressões simbólicas (memória/patrimônio), a
visibilidade do patrimônio cultural e as ações políticas que a sustentam em
atenção ao fenômeno dos fluxos sociais.
7. ESTUDOS EM HISTÓRIA CULTURAL: OBJETOS, PROBLEMAS E ABORDAGENS
Cleide de Lima Chaves
Doutora em História Social (UFRJ)
Professora Adjunta da área de História do Brasil (DH/UESB)
Márcia Santos Lemos
Doutora em História (UFF)
Professora Adjunta da área de História Antiga e Medieval (DH/UESB)
Resumo: A proposta deste Simpósio é uma iniciativa do Laboratório de Estudos em
História Cultural (UESB). O objetivo do LEHC é fomentar a produção na área,
fortalecer as linhas de pesquisa do grupo, promover ações multidisciplinares,
apontar novas perspectivas de análise dos objetos da cultura e estimular a
formação de jovens pesquisadores. Nesta perspectiva, o simpósio pretende reunir
pesquisadores interessados na História Cultural, com o objetivo de conhecer e
divulgar diferentes enfoques e leituras dentro desse campo. Deverão ser
debatidos temas comuns ou complementares, como: História e Literatura;
fronteiras; representações; práticas religiosas; poder simbólico; gênero;
discurso e apropriação; linguagens: os mundos da escrita, da leitura, da
oralidade e da imagem; identidade; cidade; memória, História e historiografia,
dentre outros temas relacionados. É de interesse igualmente discutir trabalhos
que contribuam para atualizar o debate sobre fontes, métodos e teorias no campo
da História Cultural.
8. VIOLÊNCIA, BANDITISMO E DISPUTAS POLÍTICAS NOS SERTÕES DO NORDESTE,
SÉCULOS XIX E XX
Lina Maria Brandão de Aras
Doutora em História (USP)
Professora do Departamento e do PPG História da FFCH/UFBA
Rafael Sancho Carvalho da Silva
Mestre em História Social (UFBA)
Professor Substituto do Departamento de História da UFBA
Resumo: O simpósio temático objetiva analisar as disputas políticas nos sertões
do Nordeste e suas relações com banditismo e outras formas de manifestações de
violência vinculadas aos conflitos políticos. São três temas que mantêm relação
entre si e, dessa forma, pretendemos agregar pesquisadores interessados em
analisar e debater o banditismo e seu vínculo com as disputas do mandonismo
regional, bem como diversas formas de expressões de violência. Agregamos
pesquisas relacionadas não só com o sertão baiano, mas como de outras áreas do
Nordeste brasileiro nos séculos XIX e XX. Apesar de diferentes momentos da
história do Brasil, interessa o debate sobre as disputas políticas e suas
formas de expressão através da violência e do banditismo em diferentes momentos
da história dos sertões nordestinos.
9. ESCRITAS DE LUGARES: HISTÓRIA E LITERATURA, PAISAGENS E SENSIBILIDADES
Clóvis F. R. M. Oliveira
Doutor em História (UnB)
Professor Assistente da UNEB/Campus II/Alagoinhas)
Valter Guimarães Soares
Mestre em Literatura (UEFS)
Professor Assistente da UEFS
Resumo: Produto de “camadas de pedras e sonhos”, as paisagens emergem como
inscrições, imagens grafadas na memória e criadoras de fronteiras e
identidades. As escriturações riscam linhas que ligam e desligam pontos, criam
referenciais de lembranças e constroem monumentos para celebrações coletivas.
Nessa trajetória de escrita de discursos, historiadores e literários, em tensos
jogos de trocas, estabelecem marcos, escolhem os materiais para serem usados e
descartados e, sob o pretexto de descrever, produzem e dão forma aos lugares,
materializando o que antes estava disperso na forma de sonhos. Esta proposta de
simpósio temático pretende acolher estudos que se dedicam a pensar espaços,
memória e paisagens nas suas mais diversas figurações: litoral, sertão,
urbano-rural, campo-cidade, centro-periferia.
10. RASTOS, RESTOS E ROSTOS: HISTÓRIA, LITERATURA, CINEMA E OUTRAS ARTES
NA INVENÇÃO DOS SERTÕES
Alex dos Santos Guimarães
Mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura (UFSJ)
Especialização em Teoria e História Literária (UESB)
Graduado em História (UESB)
Joslan Santos Sampaio
Mestrando em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB)
Especialização em Teoria e História Literária (UESB)
Resumo: O objetivo deste simpósio é conhecer experiências históricas em
que a arte, em suas múltiplas formas de expressão – da literatura ao cinema, da
música às artes visuais – cria representações, imagens, percepções e sensações
que afetam o imaginário social e político, incidindo na memória multifacetada
dos sertões. Sabe-se hoje, para além da “teoria do reflexo” que norteou as
pesquisas históricas até os anos de 1960, que mais do que refletir um suposto
mundo objetivo, a arte institui “realidades”, produz conhecimentos e desejos,
molda comportamentos e gestos, oferece novos temas e problemáticas, abre novos
espaços para a imaginação criativa, afetando a psique, a memória, a escrita da
História e os seus modos de atuação. Por tudo isso, as artes têm papel fundamental
na invenção discursiva “dos sertões”, imaginando o cangaço, o coronelismo, o
messianismo, os movimentos sociais, políticos, religiosos e culturais.
11. MOVIMENTOS SOCIAIS: RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE
Lemuel Rodrigues da Silva
Doutor em Ciências Sociais (UFRN)
Mestre em História (UFPE)
Professor do curso de História da UERN
Marcílio Lima Falcão
Doutorando em História Social (USP)
Mestre em História (UFC)
Professor do curso de História da UERN
Resumo: A temática que envolve as discussões sobre religião e religiosidade, no
que diz respeito aos movimentos sociais rurais e urbanos, tem dado ênfase na
configuração de tais movimentos como formas de contestação social. Nesse
sentido, o estudo sobre os movimentos sociais passa a ser visto para além de seus
aspectos econômicos e políticos e, ao buscar a importância do sagrado e do
simbólico na gênese e desenvolvimento de tais movimentos, abrem-se novas
possibilidades e novas formas de abordar a temática. Assim, preocupado com
essas questões, esse simpósio temático busca ser um espaço de discussão e
diálogo entre pares que, aparentemente, são opostos como o sagrado\profano,
material\simbólico, político\econômico, mas que, em nossa proposta, também são
dialogais e promovem um profícuo debate historiográfico sobre os diversos
aspectos e sujeitos que em suas experiências tiveram o sagrado\profano como
elementos norteadores em suas formas de resistir.
Minicursos
1. A APROPRIAÇÃO E MERCADORIZAÇÃO DA MEMÓRIA LAMPIÔNICA NA CONSTRUÇÃO DA
IDENTIDADE DE SERRA TALHADA – PE
José Ferreira Júnior
Doutorando em Ciências Sociais (UFCG)
FACISST – Faculdade de Ciências Sociais de Serra Talhada – PE
Ementa: A identidade trata de uma representação de si para si e de si para
os outros. Serra Talhada, cidade sertaneja pernambucana, representa-se,
nacional e mundialmente, como sendo a Capital do Xaxado e, por tabela, terra de
Lampião, uma vez que, na literatura local, tornou-se lugar-comum atribuir ao
cangaceiro a invenção da dança que identifica a cidade. A identidade local serra-talhadense,
nada obstante experimentar cristalização, trata de uma invenção possível de se
detectar início e autores, além disso, sua ascensão, em detrimento de uma outra
nomenclatura que identificava a cidade (tricampeã da beleza feminina), torna-a
fenômeno social promotor de atratividade a pesquisadores. A mudança identitária
do lugar de nascimento de Lampião, por si só, já se revela temática
viabilizadora de discussão proveitosa. Porém, essa discussão se torna mais
acentuada quando se verifica, mais detidamente, o enredo que possibilitou tal
mutação: a ação dos produtores culturais, a influência midiática, bem como a
resistência imposta. Ademais, também se revela digna de nota a maneira por que
a memória lampiônica é comercializada e, nesse comercializar, a privatização
dos lugares de memória lampiônica. Somada à complexidade caracterizadora da
construção da identidade local, verifica-se a fluidez identitária que perpassa
o citadino serra-talhadense, revelada em seus discursos, no que se refere a
identificar-se com Lampião. Este minicurso tem como proposta discutir o uso da
memória lampiônica em Serra Talhada na construção identitária do lugar, as
ações protagonizadas pelos inventores dessa identidade e o contributo da mídia,
tomando-se como elemento de referência, além de aporte teórico
histórico-sociológico, o resultado de pesquisas realizadas in loco.
Objetivos: Analisar o processo de construção da identidade
serra-talhadense e sua relação com a apropriação e mercadolização da memória
lampiônica; Identificar as ações promotoras da glorificação da memória
lampiônica Serra Talhada; Relatar as reações caracterizadoras de resistência à
glorificação da memória lampiônica na cidade; Discutir os reflexos da
glorificação da memória lampiônica no cotidiano serra-talhadense; Analisar as
representações dos citadinos serra-talhadenses em relação à glorificação da
memória lampiônica na cidade.
2. RELIGIOSIDADE E CONFLITO NO SERTÃO CONSELHEIRISTA: A PERSEGUIÇÃO DO
CLERO DA BAHIA A ANTÔNIO CONSELHEIRO E CANUDOS (1874-1897).
Leandro Aquino Wanderlei
Mestrando em História Social (UFPE)
Professor do Ensino Básico da Rede Escolar do Estado da Paraíba.
Ementa: Estudo dos fatores de ordem religiosa, política e social que
explicam a perseguição da Igreja Católica, em particular da Arquidiocese da
Bahia e de suas freguesias nos sertões, às prédicas, devoções e obras
assistenciais dirigidas por Antônio Conselheiro, em colaboração com as
populações sertanejas do nordeste da Bahia e de Sergipe, inseridos num processo
mais amplo de reforma do catolicismo, empreendida sob o influxo tridentino e
por meio da direção dos bispos ultramontanos no Brasil, na segunda metade do
século XIX.
Objetivos: Discutir os limites da ação religiosa da Igreja frente à
religiosidade leiga, predominante no catolicismo brasileiro nos tempos de
colônia e ao longo do século XIX; Avaliar o controle do Estado sobre a
instituição eclesiástica (regime de Padroado) e a situação política da Igreja
nos primórdios do regime republicano; Estabelecer relação entre estes fatores
históricos e a campanha do clero, especialmente na Bahia, contra Antônio
Conselheiro e Canudos (1874-1897).
3. O CICLO DO CANGAÇO NO MUNDO IMAGINÁRIO DA LITERATURA DE CORDEL
José Paulo Ferreira de Moura
Licenciado em História pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO)
Pesquisador e Escritor Membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço -
SBEC
Ementa: O cangaço é um dos temas mais explorados na literatura de cordel,
onde o cangaceiro é quase sempre retratado como herói. A literatura de cordel
é, como qualquer outra forma artística, uma manifestação cultural. Por meio
desta escrita eram transmitidas as cantigas, os poemas e as histórias do povo
pelo próprio povo, onde os cordelistas eram os poetas que viviam (e
sobreviviam) no meio das classes menos favorecidas. O objetivo do minicurso é
apontar a importância que a literatura de cordel teve para o cangaço e, através
dele, a visão do cangaço na ótica do povo, transformando o mundo real dos
cangaceiros, através do imaginário das narrativas poéticas, em verdadeiros
guerreiros que lutavam contra os desmandos dos coronéis e a favor do
povo. Como a literatura de cordel está intimamente relacionada com o
ciclo do cangaço, este minicurso se justifica pela relevância de compreender
até onde este imaginário poético se sobrepôs à realidade vivida naquele tempo
cruel de lutas, intrigas e desmandos sociais. E é através da leitura de alguns
épicos do cordel/cangaço que retrataremos a magia da recitação e o romantismo
dos diálogos entrando em consonância com o imaginário.
Objetivos: Abordar o fenômeno do Cangaço na ótica dos poetas de literatura
de cordel; Mostrar que a vida dos cangaceiros retratada através da literatura
de cordel é completamente parecida com as dos livros de história.
4. O CANGAÇO E AS VIAGENS PELA LITERATURA, MÚSICA E IMAGEM.
Rubervânio da Cruz Lima
Graduação em Letras – Inglês e Português (FASETE-2008)
Pós-Graduação em Estudos Literários (UEFS-2009)
Pós-Graduação em Gestão Cultural (SENAC-2013)
Sócio da SBEC.
Ementa: Estudo da relação Cangaço/História apontando alguns aspectos sobre o
cangaço e sua trajetória histórica, desde o principio do fenômeno até a figura
de Lampião, como aspectos que apontam o modo de vida e os costumes dos
cangaceiros. Pretende-se evidenciar a influência do cangaço nas expressões
literárias que fazem parte da cultura popular, como o cordel e a xilogravura.
Analisaremos o cangaço e sua influência na música e nas artes plásticas da
região Nordeste. Estudar as representações visuais do cangaço a partir de fotos
e filmes.
Objetivos: Envolver os participantes com esse tipo peculiar de estudo,
promovendo também uma discussão sobre o que vem a ser o tema, até os dias
atuais e as suas influências nas várias expressões artísticas (geral); Promover
um debate que aborde a questão da ligação entre o fenômeno do Cangaço e as
artes, de um modo geral, além de evidenciar algumas expressões artísticas
populares ligadas ao tema, mostrando-os em um estudo bibliográfico expositivo;
Desenvolver o senso crítico e promover a troca de experiência através de
intervenções dos participantes, a partir da exposição de aspectos que tratem da
temática; Associar essa abordagem à montagem de um painel de fotos que farão
parte de uma exposição realizada coletivamente ao término do minicurso cujo
objetivo é oferecer a oportunidade dos participantes aplicarem o conhecimento
através do desafio de tirar possíveis dúvidas dos visitantes dessa exposição.
5. UMA IDENTIDADE SERTANEJA?
Danilo Uzêda da Cruz
Graduando em Ciências Sociais, Universidade Federal da Bahia - UFBA
Graduado em História, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
Especialista em Educação Superior, Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC
Mestrando em Desenvolvimento Regional e Urbano, Universidade Salvador - UNIFACS
Ementa: O minicurso abordará o processo de construção da identidade
sertaneja e suas dimensões sociais, políticas, econômicas e culturais,
discutindo os elementos dessa identidade e as relações que estabelece com o
mundo contemporâneo. De modo geral, o minicurso versará sobre os seguintes
temas: construção de identidades coletivas, região, territórios e comunidades;
o sertão, história e política, região e cultura; o imaginário no sertão; o
sertanejo e as transformações sociais, econômicas, ambientais e políticas do
século XXI.
Objetivos: Debater a construção da identidade sertaneja; Discutir
elementos do imaginário sertanejo e as transformações sociais, econômicas,
ambientais e políticas do século XXI.
6. ANÉSIA CAUAÇU: PIONEIRA NA PARTICIPAÇÃO “FEMININA” NO CANGAÇO
Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho
Mestre em Memória Social (UNIRIO)
Especialista em Literatura e Ensino da Literatura (UESB)
Licenciado em Letras (UESB)
Professor da Pós-Graduação das Faculdades Euclides Fernandes (FIEF)
Ementa: Estudo da participação feminina no cangaço. O papel pioneiro de
Anésia Cauaçu. Contempla abordagens sobre as raízes do coronelismo e do cangaço
na Chapada Diamantina e no sudoeste baiano, além de abordar o que permaneceu na
memória coletiva de tradição oral da região de Jequié sobre os Cauaçus.
Objetivos: Revelar o papel pioneiro de Anésia Cauaçu no cangaço e no
processo de emancipação da mulher do sertão; Discutir as origens do coronelismo
e do cangaço na Chapada Diamantina e no sudoeste baiano; Refletir sobre a
memória coletiva a respeito dos Cauaçus.
7. MULHERES NEGRAS: PRÁTICAS CULTURAIS E MILITÂNCIA EM COMUNIDADES
TRADICIONAIS DO ALTO SERTÃO BAIANO
Karla Dias de Lima
Especialista em Educação e Diversidade Étnico-Racial (UESB)
Professora da Rede Estadual de Ensino e Pesquisadora (GEPEECS).
Leila Maria Prates Teixeira
Mestre em História (PPGHIS-UNEB)
Professora do curso de História (UESB)
Ementa: Este minicurso pretende discutir as estratégias de sobrevivência
de práticas culturais desempenhadas por mulheres negras em comunidades
quilombolas do Alto Sertão da Bahia, como uma possibilidade de reconstruir
vivências, afetividade, ancestralidade, memória e identidade de gênero. As
concepções atuais acerca da história das mulheres e da liderança feminina nos
segmentos populares colaboram para a análise das especificidades das relações
vivenciadas pelas mulheres negras em comunidades tradicionais. Nesse sentido,
abordaremos conceitos introdutórios relacionados à mulher negra, à liderança
feminina, à cultura negra, à identidade étnico-racial e aos quilombos,
privilegiando estudos concentrados nas comunidades de Tomé Nunes (Malhada/BA) e
Tucum (Tanhaçu/BA), localidades pesquisadas pelas autoras dessa proposta.
Objetivos: Analisar o prestígio feminino através da marcante participação
nas questões políticas e na manutenção das práticas culturais nessas
comunidades; Conhecer as formas de sobrevivência e resistência criada por
mulheres negras e quilombolas em comunidades do Alto Sertão baiano; Refletir
sobre os conceitos de gênero e identidade na contemporaneidade.
8. O CANGAÇO COMO FENÔMENO SOCIAL
Josué Damasceno Pereira
Pesquisador da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - SBEC
Resumo: A proposta de um minicurso voltado para a temática do cangaço como
fenômeno social tem por objetivo despertar no interlocutor um olhar mais
crítico a respeito das condições de vida e relações sociais nos sertões do
Nordeste brasileiro na primeira metade do século XX. Para tanto, nossas
atividades foram organizadas em função de quatro eixos: o banditismo nos
sertões do Nordeste; cangaço e política; cangaço e religião; e o mito Lampião.
Tal procedimento nos permite ponderar sobre as questões que envolvem os
cangaceiros e suas relações com a sociedade sertaneja, em especial a classe
política, setores do clero católico e, por fim, a construção do mito em torno
da figura de Virgulino Ferreira, o Lampião. O conhecimento dessas relações
constitui fatores importantes no processo de compreensão da História Regional.
Objetivos: Analisar a formação do cangaço no Nordeste brasileiro; Estudar
a constituição do mito de Lampião na cultura popular do
Nordeste.
9. VEREDAS DO GRANDE SERTÃO: CRENÇA, AMOR E VIOLÊNCIA NO IMAGINÁRIO DO
SERTÃO DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
Halysson F. Dias Santos
Doutorando em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB)
Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB)
Graduação em Letras (UESB)
Professor do curso de Letras (UESB)
Heurisgleides Sousa Teixeira
Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB)
Especialização em Teoria e História Literária (UESB)
Graduação em Letras (UESB)
Professora da UNEB (Campus IX/Barreiras)
Ementa: O imaginário do sertão na obra de João Guimarães Rosa. A
ficcionalização das crenças, do amor e as relações de conflito entre os
jagunços.
Objetivo: Apresentar e discutir o imaginário do sertão na obra de
Guimarães Rosa, a partir de elementos tematizados no romance Grande sertão:
veredas.
10. REVIRAMUNDO – O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM ENSAIO AUDIOVISUAL A
PARTIR DA “ENCICLOPÉDIA AUDIOVISUAL DA CULTURA POPULAR DO SERTÃO”, DE GERALDO
SARNO
Felipe Corrêa Bomfim
Mestrando do programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual
de Campinas (UNICAMP)
Graduado em Cinema pela Universidade de Bolonha (Itália)
Glauber Brito Matos Lacerda
Mestre em “Memória: Linguagem e Sociedade” (UESB)
Professor de “Documentário” e “Técnicas de Sonorização” no curso de Cinema e
Audiovisual (UESB)
Ementa: Entre os anos de 1969 e 1972, o cineasta Geraldo Sarno dirigiu uma
série de curtas-metragens documentais sobre manifestações da cultura popular
nordestina intitulada “Enciclopédia Audiovisual da Cultura Popular do Sertão”.
Em março de 2013, Geraldo Sarno voltou à sua terra natal, a cidade de Poções
(BA), acompanhado por uma equipe de filmagens que registrou o reencontro do
cineasta com pessoas e lugares da sua infância que, declaradamente,
influenciaram sua obra. O minicurso apresenta o processo de construção do
filme-ensaio “Reviramundo” que aborda o caráter memorialista da obra de Geraldo
Sarno, apresentando um diálogo das suas memórias de infância com o conteúdo e
com a forma da série documental dirigida pelo mesmo.
Objetivos: Apresentar o processo de criação do filme-ensaio “Reviramundo”
a partir de um diálogo com a forma e com o conteúdo dos filmes da “Enciclopédia
Audiovisual da Cultura Popular do Sertão”, de Geraldo Sarno; Assistir aos
filmes da Enciclopédia Audiovisual da Cultura Popular do Sertão; Discutir os
aspectos formais e o conteúdo do conjunto da obra; Destacar o caráter
memorialista da produção documental de Sarno; Apresentar o processo de
construção do filme-ensaio.
http://lampiaoaceso.blogspot.com