Seguidores

sábado, 25 de dezembro de 2021

TRILOGIA DO ESCRITOR JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO

   Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:


https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO QUE CHEGOU NO DIA DE NATAL

Por Beto Rueda

José Alves Matos nasceu no dia 08 de março de 1917, na fazenda Alagoinha, município de Patrocínio do Coité, hoje Paripiranga, Bahia.

Cresceu em uma zona pobre influenciada pelo cangaço. De uma família numerosa contando oito irmãos, seis irmãs e mais cinco homens e três mulheres de um casamento posterior de seu pai. Teve vários primos e sobrinhos no cangaço, tais como: Santa Cruz, Chumbinho II, Zepelin, Ventania, Pavão e Azulão III, entre outros.

Pela constante perseguição das volantes, entrou para o bando de Corisco aos 16 anos, em 25 de dezembro de 1933, dia de Natal. Recebeu pela data o apelido de "Vinte e Cinco".

Com o passar do tempo, por desavenças com Dadá companheira do chefe, saiu e passou a acompanhar os grupos de Mariano e depois de Luiz Pedro.

Após quatro anos e sete meses de batalhas nos sertões nordestinos, no dia 28 de julho de 1938, no coito de Angico, onde foram mortos Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros, escapou da tragédia por sorte do destino: Fora buscar munições e mantimentos longe do local, com os irmãos Velocidade e Atividade.

Após a morte do Rei do Cangaço, Vinte e Cinco se manteve escondido até se entregar às autoridades com o grupo do cangaceiro Pancada, no dia 15 de outubro de 1938, em Poço Redondo, Sergipe. No dia 17 do mesmo mês, foram escoltados a Piranhas, Alagoas. Mais tarde encaminhados a Santana do Ipanema e Maceió.

Vinte e Cinco se negou a colaborar no período da perseguição aos companheiros do tempo do cangaço que não tinham se entregado. Ficou preso por quatro anos em Maceió. Estudou dentro da cadeia, onde tinha certos privilégios. No dia 10 de fevereiro de 1943, recebeu o alvará de soltura. Por indicação de um amigo, conseguiu entrar no Estado como guarda civil. Mais a frente prestou concurso para o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas onde foi aprovado e reconstruiu a sua vida, até se aposentar.

Extrovertido, concedeu várias entrevistas contando pormenores da vida na caatinga, contribuindo para o enriquecimento da historiografia do cangaço.

Último cangaceiro do bando de Lampião(hoje só resta Dulce, companheira do cangaceiro Criança), o servidor público aos 97 anos de idade, morreu na manhã de domingo, dia 15 de junho de 2014, na sua residência em Maceió, vítima de insuficiência respiratória. Deixou esposa, Mariza da Silva Matos com quem foi casado por mais de 50 anos, sete filhos e 16 netos.

REFERÊNCIAS:

BONFIM, Luiz Ruben F. de A. Fim do cangaço: as entregas. Paulo Afonso: Graftech, 2015.

OLIVEIRA, Bismarck Martins de. Cangaceiros de A a Z. 2.ed. João Pessoa. Mídia Gráfica e Editora, 2020.

LIMA, João de Sousa. Adeus a "Vinte e Cinco". <https://lampiaoaceso.blogspot.com/search?q=vinte+e+cinco

Acesso em 18 dez. 2019.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PINGA-FOGO

Clerisvaldo B. Chagas, 24 de dezembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.633

Quem não lembra das brincadeiras de pular-corda? Quase sempre todos já brincaram ou pelo menos apreciaram esse lazer mais praticados pelas adolescentes.  Duas mocinhas seguravam nas extremidades da corda enquanto uma terceira submetia-se ao teste. A atividade iniciava lentamente e cada vez ia ficando mais rápida. A moça do meio pulava, pulava, pulava... Até que a velocidade da corda chegava ao máximo. Com grande habilidade a adolescente desafiante dominava incrivelmente a brincadeira na velocidade extrema chamada de pinga-fogo. Nem todas conseguiam a façanha onde predominava pessoas do sexo feminino. Pular corda no sistema pinga-fogo não era nada fácil nas ruas empoeiradas do interior. Era ou não era!

Foto autor não identificado.

Em alguns momentos da vida o filme passa muitas vezes sem ser chamado. O trem da vida somente estaciona para alguém descer. Assim os momentos da existência são explicados e não têm explicações até porque depende do momento em que se quer ver ou não. Caminhar, pensar, filosofar, entretanto, vai ajudando a viver entre o ânimo e o desânimo. Não existe apenas caminhos planos, firmes e seguros, mas montanhas a serem escaladas, mares para serem explorados e pântanos fantasmagóricos nas trilhas camufladas. As coisas da existência, controladas com as mãos invisíveis, quase sempre surgem abruptamente e a reação depende do preparo do caminhante.

É final de ano.

Vou me preparando para uma devoção, uma aliança feita com Nosso Senhor Jesus Cristo para o dia 25 de dezembro de todos os anos. Mas isso não afasta momentos de angústias, esperanças trôpegas ou felicidade extremada. Bem diz o poeta que felicidade não existe, mas apenas momentos felizes. Se é assim, deve acontecer também para a desesperança, para a amargura, para o baixo astral de uma hora, de um dia... Pensar nos mistérios da vida tanto pode levar ao céu quanto ao purgatório. Talvez seja melhor vivenciar a hora, o dia, o mês nos conformes dos projetos divinais. Sei não!  Sinto que em alguns momentos da existência estou no meio de uma corda de movimentos invisíveis sem saber como sair de um tremendo PINGA-FOGO.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/12/pinga-fogo-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GRANDE OBRA DO VALDIR JOSÉ NOGUEIRA!

 Por André Vasconcelos

Com certeza "Entre rezas e bacamartes" torna-se uma indispensável referência para os que pesquisam a história dos sertões, sobretudo a respeito da lendária guerra entre os clãs Pereira e Carvalho, envolvendo célebres personagens do Pajeú Pernambucano e do Cariri Cearense.

A partir de São José do Belmonte, das terras da Pedra do Reino, esta é mais uma contribuição valiosa da lavra do mestre Valdir Nogueira, um profundo conhecedor das coisas deste nosso sertão, guardião da história.

Salve, mestre Valdir!

Muito obrigado por tanto!

https://www.facebook.com/valdirjose.nogueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO ASA BRANCA.

 Por Na Rota do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=0tOMuCKWWa8&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

Asa Branca, conhecido por sua gentileza e bons modos, o que vai de contra ponto tendo em vista que era cangaceiro, do bando de lampião. Antonio Luiz tavares Filho de Antonio Luiz e de dona Maria da Conceição, natural de Cajazeiras do Rio do Peixe no Estado da Paraíba e nasceu no dia 10 de Janeiro de 1901, faleceu no dia 02 de Novembro de 1981, vitima de problemas cardíacos, na cidade de Mossoró no RN, mesma cidade onde foi morto em combate o cangaceiro Jararaca, e uma curiosidade a cerca do assunto, é que o túmulo de asa branca fica ao lado do de Jararaca no cemitério são Sebastião. Popularmente conhecido em Mossoró como o cemitério velho. 

Asa Branca permaneceu 5 longos anos no bando de lampião, lá ele vivenciou não somente a rotina de lampião, mas também a rotina de crimes do bando, saques, sequestros, assassinatos, e fulgas, eram coisas comuns ´para seus olhos Um ano depois de seu primeiro crime, por volta do ano de 1922, Lampião fez uma visita à propriedade onde Antônio Luiz Tavares se encontrava escondido. 

A agilidade com que o jovem, de apenas 14 anos, fazia uso de armas de fogo aguçou a curiosidade do Rei do Cangaço. Prontamente o recrutou para o seu bando. Ele esteve no ataque a Mossoró, atirando contra a trincheira da Estrada de Ferro. 

Asa Branca foi preso pela polícia do Ceará e e transferido para Mossoró la, foi julgado e cumpriu pena de 10 anos. Paga a sua dívida para com a sociedade, ele voltou para o Ceará. Somente retornou para Mossoró quando já estava esquecido pela população. 

Tornou-se cidadão pacato, pai de família e trabalhador algo que ele fez questão de ressaltar, prefere n se lembrar que já fez algo errado. E chegou a trabalhar no Instituto de Educação de Mossoró, no meio de professores e estudantes. 

http://cariricangaco.blogspot.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A PRISÃO DO CANGACEIRO VELOCIDADE.

Por Nas Pegadas da História 

https://www.youtube.com/watch?v=xEiqEmVjOUw&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

DICAS DE LIVROS. https://ler-para-melhor-viver.webnode... https://jflavioneres-nph-livraria.fre... LIVROS SOBRE O CANGAÇO ✔✔✔Lampião e Maria Bonita: Uma história de amor entre balas https://amzn.to/35cf7Oo ✔✔✔Lampião. Herói ou Bandido? https://amzn.to/31gQj6O ✔✔✔Lampião, as mulheres e o Cangaço https://amzn.to/31dFtOL ✔✔✔O Cabeleira: 155 https://amzn.to/2H0jTXu ✔✔✔Assim Morreu Lampião https://amzn.to/2IHhCAP ✔✔✔A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/3lWeAXB ✔✔✔O covil do diabo https://amzn.to/3k9jaBx ✔✔✔De olho em lampião https://amzn.to/37i9ukG ✔✔✔Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangaceiros https://amzn.to/3lOxu2K ✔✔✔Um repórter do futuro no bando de Lampião https://amzn.to/2IFptim ✔✔✔O governador do Sertão https://amzn.to/31gcwlv ✔✔✔Apagando Lampião – Vida e morte do rei do cangaço https://amzn.to/3lVgiZf ✔✔✔Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço https://amzn.to/3jc56FY ✔✔✔Cangaços https://amzn.to/2H2xQnM ✔✔✔A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/36VCBIC CANAIS PARCEIROS: 😊👀 UMA HISTÓRIA PARA A MEMÓRIA https://url.gratis/EKbuum 😊👀 ROSINHA VIDA MINHA: encurtador.com.br/sHLMS 😊👀 Pr. FLÁVIO NERES : encurtador.com.br/ouCFH

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MORTE DE CALAIS.

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=JYjGyGCbHAs&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

DICAS DE LIVROS. https://ler-para-melhor-viver.webnode... https://jflavioneres-nph-livraria.fre... LIVROS SOBRE O CANGAÇO ✔✔✔Lampião e Maria Bonita: Uma história de amor entre balas https://amzn.to/35cf7Oo ✔✔✔Lampião. Herói ou Bandido? https://amzn.to/31gQj6O ✔✔✔Lampião, as mulheres e o Cangaço https://amzn.to/31dFtOL ✔✔✔O Cabeleira: 155 https://amzn.to/2H0jTXu ✔✔✔Assim Morreu Lampião https://amzn.to/2IHhCAP ✔✔✔A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/3lWeAXB ✔✔✔O covil do diabo https://amzn.to/3k9jaBx ✔✔✔De olho em lampião https://amzn.to/37i9ukG ✔✔✔Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangaceiros https://amzn.to/3lOxu2K ✔✔✔Um repórter do futuro no bando de Lampião https://amzn.to/2IFptim ✔✔✔O governador do Sertão https://amzn.to/31gcwlv ✔✔✔Apagando Lampião – Vida e morte do rei do cangaço https://amzn.to/3lVgiZf ✔✔✔Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço https://amzn.to/3jc56FY ✔✔✔Cangaços https://amzn.to/2H2xQnM ✔✔✔A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/36VCBIC CANAIS PARCEIROS: 😊👀 UMA HISTÓRIA PARA A MEMÓRIA https://url.gratis/EKbuum

😊👀 ROSINHA VIDA MINHA: encurtador.com.br/sHLMS 😊👀 Pr. FLÁVIO NERES : encurtador.com.br/ouCFH

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO ROUXINOL E O ATAQUE A CIDADE DO APODI.

Por Nas Pegadas da História 

https://www.youtube.com/watch?v=htmFoLJ0BO0&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

DICAS DE LIVROS. https://ler-para-melhor-viver.webnode... https://jflavioneres-nph-livraria.fre... LIVROS SOBRE O CANGAÇO ✔✔✔Lampião e Maria Bonita: Uma história de amor entre balas https://amzn.to/35cf7Oo ✔✔✔Lampião. Herói ou Bandido? https://amzn.to/31gQj6O ✔✔✔Lampião, as mulheres e o Cangaço https://amzn.to/31dFtOL ✔✔✔O Cabeleira: 155 https://amzn.to/2H0jTXu ✔✔✔Assim Morreu Lampião https://amzn.to/2IHhCAP ✔✔✔A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/3lWeAXB ✔✔✔O covil do diabo https://amzn.to/3k9jaBx ✔✔✔De olho em lampião https://amzn.to/37i9ukG ✔✔✔Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangaceiros https://amzn.to/3lOxu2K ✔✔✔Um repórter do futuro no bando de Lampião https://amzn.to/2IFptim ✔✔✔O governador do Sertão https://amzn.to/31gcwlv ✔✔✔Apagando Lampião – Vida e morte do rei do cangaço https://amzn.to/3lVgiZf ✔✔✔Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço https://amzn.to/3jc56FY ✔✔✔Cangaços https://amzn.to/2H2xQnM ✔✔✔A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/36VCBIC CANAIS PARCEIROS: 😊👀 UMA HISTÓRIA PARA A MEMÓRIA https://url.gratis/EKbuum 😊👀 ROSINHA VIDA MINHA: encurtador.com.br/sHLMS 😊👀 Pr. FLÁVIO NERES : encurtador.com.br/ouCFH

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O PLANO DE LABAREDA PARA DAR FIM AO TENENTE SANTINHO

 Histórias da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=tc6-1MznZdg&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

Labareda tinha muitas razões para querer o fim do tenente Santinho, sujeito covarde que cometia maldades sem tamanho com os cangaceiros e com o povo, e então o cangaceiro labareda arquitetou um plano para dar fim ao tenente santinho, veja os detalhes no vídeo. 

SEJA MEMBRO. AJUDE O CANAL: 

APENAS 5 REAIS POR MÊS: 

https://www.youtube.com/channel/UCD8q... 

#historiasdavidareal #historiasdelampião

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO: O REI DO CANGAÇO │HISTÓRIA DO BRASIL

 Por Revisão

https://www.youtube.com/watch?v=NRYOQtH4c5Y&ab_channel=reVis%C3%A3o

LAMPIÃO, O REI DO CANGAÇO │HISTÓRIA DO BRASIL .feat. Raoni Rodrigues #ApoieEssaIdeia - CROWDFUNDING: https://apoia.se/canalrevisao Texto: Henrique Tavares Santos Narração: Raoni Rodrigues Tópicos abordados: -Lampião -Maria Bonita -História do Cangaço -Infância a vida adulta de Virgulino -O bando de Lampião vs Coluna Prestes -O Cerco a Mossoró -O convívio com a Maria Bonita -Os Volantes e a morte de Lampião BIBLIOGRAFIA: http://www.infonet.com.br/lampiao/ http://www.infoescola.com/biografias/... http://www.suapesquisa.com/biografias... http://www.eunapolis.ifba.edu.br/info... http://www.aguabranca.al.gov.br/inter... http://www2.uol.com.br/lampiao/pages/... http://historia-davida.blogspot.com.b... https://books.google.com.br/books?id=... http://www.abralic.org.br/eventos/con... http://istoe.com.br/270461_ENTRE+LAMP... http://www.defato.com/noticias/1605/h... http://www.eunapolis.ifba.edu.br/info... https://www.youtube.com/watch?v=dfl7L... PODCAST DO REVISÃO: https://castbox.fm/channel/reVis%C3%A... Curtiu? Quer comentar? Bater papo conosco? Youtube - http://www.youtube.com/revisao Facebook - http://www.facebook.com/canalrevisao Twitter - https://twitter.com/canalrevisao (@canalrevisao) Instagram - https://instagram.com/canalrevisao (@canalrevisao) Email - contato@canalrevisao.com.br NÃO DEIXE DE SE INSCREVER NO NOSSO CANAL, CURTIR, COMENTAR E COMPARTILHAR.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com